Plantas para Sala: 16 melhores espécies para decorar o ambiente!

Deixar sua casa mais verde é uma ideia perfeita tanto para a decoração quanto para dar um toque naturalista e de vivacidade. As plantas para sala são opções versáteis, fáceis de cuidar, econômicas, entre muitas outras qualidades incríveis que dão uma cara nova para qualquer ambiente. Que tal apostar? Preparamos muitas dicas legais para você se inspirar, confira o post e saiba tudo!

plantas-na-sala-destaque

Esse conceito de ter plantas dentro de casa não tem nada de novo, ao contrário, é uma tendência bastante comum e utilizada há muito tempo, desde casas grandes até apartamentos pequenos. O grande máximo da natureza é proporcionar modelos variados que servem para qualquer espaço, desde uma palmeira média no vaso até um cacto pequeno que não atrapalha em nada. Interessante, não é?

Então, se você ainda não escolheu as plantas para sala mais indicadas para sua casa, vale a pena considerar nossa lista com muitas alternativas para os mais diversos ambientes. Da sala de estar (mais espaçosa) à sala de jantar (como composição da mesa), você pode complementar e dar um upgrade na decoração. Além disso, é ideal para quem não gosta de tipos artificiais, afinal, uma versão natural é mais bonita e atraente.

sala-com-plantas-destaque

Veja como as plantas dão destaque e incrementam a sala!

De espécies médias até pequeninas e delicadas, selecionamos algumas dicas legais para te inspirar. Confira, escolha a que mais tem a ver com você e no conceito que mais te agrada!

Dicas de Plantas para Sala de Estar e TV

Pleomele

Planta arbustiva e com caule ereto, pode chegar até a 2 metros dependendo da variedade. A cor verde clara chama atenção, uma ótima opção rústica e que tolera bem a baixa luminosidade. Purifica o ar em interiores e ama terra fértil, calor e umidade, com boa multiplicação nas épocas mais quentes.

plantas-para-sala-pleomele-1

plantas-para-sala-pleomele-2

plantas-para-sala-pleomele

Antúrio

O antúrio é bastante tradicional e popular, com vermelho e verde escuro em destaque, muito exótico e com folhas no charmoso formato de coração. É uma planta que floresce o ano todo e tem muitas variedades, alcançando até 90 centímetros e indicada para mesas de centro ou aparadores. Gosta de terra úmida e regas de 2 a 3 dias.

plantas-para-sala-anturio-1

plantas-para-sala-anturio

Lírio da Paz

Lírio da Paz também se enquadra na categoria clássica de plantas para sala de estar e TV. Ama terra úmida e sombra, com uma folhagem discreta e muita exuberante. Se você mora em apartamento e gosta de uma opção para purificar o ar, é uma escolha certeira. Chamada também de bandeira branca, alcança até meio metro de altura.

plantas-para-sala-lirio-da-paz

plantas-para-sala-lirio-paz

plantas-para-sala-lirio

Palmeira Areca

Palmeiras são ecléticas e sempre há uma espécie indicada como plantas para sala. A areca se encaixa nesse conceito e fica ótima tanto no jardim (exterior) quanto em salas maiores. Essa palmeira bambu tem origem africana, é extremamente popular e com adaptação à meia sombra, com tons esverdeados e amarelados dependendo da estação.

plantas-para-sala-areca-na-sala

plantas-para-sala-areca

plantas-para-sala-palmeira-areca

Palmeira Ráfis

A ráfis tem inspiração oriental e proporciona um ambiente sofisticado em jardins de inverno, casas e apartamentos. Como cresce de modo vertical, alcança uma boa altura. Também chamada de ráfia e muito fácil de cuidar, com regas de 15 em 15 dias em uma terra bem adubada.

plantas-para-sala-palmeira-rafis

plantas-para-sala-rafia

plantas-para-sala-rafis

Palmeira Leque (Licuala)

O formato de leque da licuala já chama atenção por si só! Pense em uma opção charmosa para colocar do lado do sofá e de outros móveis. Pois é! Gosta de vasos grandes e luz direta, para que cresça saudável e com muito brilho no verde claro destacado.

plantas-para-sala-leque

plantas-para-sala-palmeira-leque-1

plantas-para-sala-palmeira-leque-em-casa

plantas-para-sala-palmeira-leque

Pau d’água

Chamada tanto por esse nome quanto por dracena ou coqueiro de vênus, se enquadra na linha de plantas para sala com design espaçoso, para cantos e próxima à janela. Vai do verde até a detalhes avermelhados, com folhagem perene que não dispensa sol e adubo.

plantas-para-sala-dracena-pau-d-agua

plantas-para-sala-dracena

Singônio

Com certeza você já deve ter visto o singônio em alguma casa ou jardim. Essa variedade é muito adaptável a conceitos interiores. Muda de cor conforme o tempo, indo do verde claro ao escuro, em vasos diversos e dando um tom natural a qualquer espaço. Ama água e umidade, por isso, vale a pena regar sempre.

plantas-para-sala-singonio

vaso-de-singonio

Dicas de Plantas para Sala de Jantar

Cacto

Cactos pequenos são plantas para sala de jantar recomendadas para centro de mesa. Não ocupa espaço e a manutenção é praticamente nula. Atualmente, é um dos mais indicados para decoração de interiores devido à versatilidade de formatos para todos os gostos. Além da mesa, também fica bem nas janelas, estantes, escadas, pias e até pequenos bancos.

cactos-para-decoracao

plantas-para-sala-cacto-sala

plantas-para-sala-cacto

Cactos têm muitos tamanhos e formatos, ótimos para uma decor linda!

Rabo de Tatu

O rabo de tatu é uma espécie de suculenta simples de cuidar, que alcança no máximo 10 centímetros. É econômica e exige poucas regas, com cuidados básicos tanto quanto os cactos, com duração de mais de seis meses!

rabo-de-tatu

vaso-de-rabo-de-tatu

Aloe Vera

Aloe Vera é funcional e com fins terapêuticos que também serve para decorar. Também chamada de babosa, serve para muitos problemas, de suco desintoxicante até para a pele e cabelo. Não atinge uma grande altura e ama sol, com regas apenas a cada 15 dias. Uma boa opção de plantas para sala de jantar!

vaso-de-aloe-vera

plantas-para-sala-aloe

Jade

O verde intenso da jade dá destaque a essa planta que se assemelha a uma árvore pequenina. Ela não gosta de muito sol, mas ama solos úmidos. Essa espécie de suculenta perene e ornamental também é conhecida como árvore da amizade, ideal para qualquer espaço. Vale até espalhar por vários cantos da casa!

plantas-para-sala-jade-1

plantas-para-sala-jade

jade-para-sala

Ripsális

Na linha de plantas para sala, a ripsális é um dos tipos mais frequentes, encontrada em muitos ambientes internos. Ama sombra e tem mais de 50 espécies, sem a necessidade de regar sempre, com um formato parecido com macarrão, por isso que muitas pessoas chamam de cacto macarrão.

vaso-de-ripsalis

ripsalis-na-sala

Orquídea

Impossível não lembrar das famosas orquídeas quando se trata de plantas para sala. A variedade dessa flor impressiona, já que há estilos maravilhosos e encantadores que impressionam qualquer um. É fácil de cuidar, basta se atentar à manutenção pelo menos uma vez por mês na época do florescimento para que permaneça sempre linda e vistosa.

decor-orquideas

plantas-para-sala-orquideas

plantas-para-sala-orquidea

Portulacaria

O formato redondinho das folhas da portulacaria dá um toque delicado à decoração do ambiente. Ela se adapta bem ao clima quente e seco, assim como o sol e o vento. Modere nas regas e fertilize sempre para que continue bela e com destaque no centro da mesa ou em aparadores.

plantas-para-sala-portulacaria

portulacaria

Narciso

O narciso é uma flor de origem europeia, amarelada e de crescimento reto e compacto, rústica e que floresce na primavera e no inverno. Dá um tom campestre ao ambiente e ama luminosidade, com solo na média de umidade.

decor-com-narciso

narciso-sala

narciso-decor

Onde comprar plantas para sala? É muito fácil comprar muitas variedades em lojas especializadas em paisagismo. Os tamanhos são distintos, tanto em vasos quanto em pequenas mudas. Pesquise e escolha a versão que mais te agrada!


Gostou das dicas de plantas para sala? Então, não espere mais para inovar e dar uma renovada total no ambiente com alternativas lindas e naturais! Faz toda a diferença deixar seu espaço verde e único. Faça o teste e conte o resultado pra gente. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Até a próxima! 🙂

Você pode gostar...