Tudo sobre【ORQUÍDEA BAMBU】➞ Como plantar e cuidar?
O que é orquídea bambu? Já ouviu falar nessa variedade? Se você ama plantas diferentes, conheça tudo sobre a espécie neste conteúdo completo.
Que tal cultivar em seu jardim uma opção que pode alcançar até dois metros de altura? Pois é, essa flor tem características incríveis. Leia e saiba mais.
Características da orquídea bambu
Por que a orquídea bambu tem esse nome?
Seu nome científico é Arundina Graminifolia ou Arundina Bambusifolia. É uma espécie de orquídea diferente das versões que conhecemos.
O nome se deve ao caule, que realmente parece um bambu. Para se ter ideia, pode alcançar mais de 2 metros quando cultivada em jardim.
Segundo especialistas, é uma espécie originária da Ásia, muito comum na China e na região do Himalaia. Por lá, você encontra verdadeiras plantações.
Aqui no Brasil, a planta conquistou muita popularidade. Amantes e colecionadores de orquídeas fazem questão de cultivá-la, considerando até uma espécie rara e difícil e encontrar.
A grande vantagem da orquídea bambu é florescer o ano todo! Além disso, deixa o jardim mais bonito, favorecendo o paisagismo e atraindo pássaros. Suas flores são lindas e vistosas, com cerca de 8-10 cm. Elas podem ficar abertas por até uma semana.
Quais são as cores da orquídea bambu?
Essa é a dúvida comum dos iniciantes. A orquídea bambu tem várias cores?
Especialistas garantem que sim! Veja a tabela:
Roxa – a orquídea bambu roxa é a mais tradicional. As flores oscilam entre os variados tons de roxo, mais forte ou próximo ao lilás. É a queridinha dos paisagistas.
Amarela – também é possível encontrar a orquídea bambu amarela. Um verdadeiro luxo, une tons de roxo com labelo amarelado, considerada rara por muitos colecionadores.
Branca – enfim, também é possível cultivar a orquídea bambu branca. Segundo especialistas, é chamada de arundina alba. Suas flores são pequenas e têm desenvolvimento lento. Em algumas variações, pode ter detalhes em roxo.
Quanto custa em média? #preço
Qual é o preço da orquídea bambu?
Segundo nossas pesquisas, uma muda de 25 cm custa cerca de 70 reais. O preço varia bastante conforme a região. Em alguns lugares, chega até a 200 reais.
Geralmente, a muda vem plantada em um pequeno vaso, pronta para ser replantada no seu jardim ou lugar de escolha.
Vale destacar que, conforme for bem cuidada, a orquídea bambu floresce o ano todo. Se for em um canteiro grande, melhor será seu desenvolvimento.
Como plantar e cuidar da orquídea bambu?
Quais são os cuidados com a orquídea bambu? Preparamos um passo a passo completo para você ter essa espécie em sua casa.
Escolha o local de plantio
Se for plantar em vaso, é ideal que tenha cerca de 30 centímetros de altura. Em todo caso, é melhor plantar ao ar livre, em um canteiro.
O solo deve ser fértil, permeável, rico em matéria orgânica. Escolha um local que não tenha muita sombra. A orquídea não tolera e necessita de luz solar.
Além disso, plante sempre perto de um muro ou revestimento, nunca no centro do jardim. Ela não tolera ventos fortes e alta incidência de sol. Prefira os cantos, sempre à meia sombra.
Quanto ao solo, vale usar um bom substrato para o pleno desenvolvimento da planta. A terra deve ser bem drenada para favorecer o crescimento das raízes.
Se for cultivar em casa, escritório ou apartamento, mantenha o vaso em local estratégico, como em uma sacada ou no canto da sala.
Como regar a orquídea?
As regas devem ser frequentes, principalmente durante o verão. Em dias de muito calor, a orquídea exige até três regas semanais. Já no inverno, é indicado duas regas por semana.
A dica é manter o solo úmido, nunca encharcado. Assim, sua planta não morre e tem um bom desenvolvimento. Faça a rega sempre pela manhã ou no final da tarde.
A orquídea bambu não tolera geadas e clima frio. Para o cultivo, são recomendadas temperaturas entre 25ºC e 30ºC.
A exposição ao sol pode ser intensa durante uma parte do dia, por cerca de quatro horas pelo menos.
Como podar a orquídea bambu?
As podas são necessárias e ajudam na floração da planta. Para isso, use um alicate ou uma tesoura de poda.
Retire as folhas caídas e as hastes feias. Assim, os brotos crescem mais fortes. Consequentemente, as flores ficam mais bonitas e vistosas.
Como fazer mudas de orquídea bambu?
Sim, você pode fazer mudas para replantar e também vender, dar para um amigo, enfim. Que tal se tornar um criador profissional?
Desde que você tenha uma orquídea saudável, faça as mudas a partir dos brotos (keikis). Eles aparecem na ponta ou no meio das hastes.
Destaque o broto quando estiver seco e volumoso. Retire com a mão ou com uma pequena tesoura, com bastante cuidado para não quebrar ou machucar.
Pragas e orquídea doente
Infelizmente, esses problemas podem afetar a planta. As pragas que mais afetam as orquídeas são os fungos, deixando o caule, folhas e flores com aspecto escuro, com manchas pretas.
Além disso, há uma série de bichos parasitas que podem aparecer, sobretudo se a orquídea é cultivada na parte externa da casa.
Em todo caso, muitos produtos (remédios) podem ser utilizados, assim como receitas caseiras. Felizmente, são métodos simples que você mesmo fazer. Do mesmo modo, servem para qualquer espécie de orquídea.
Tenha em mente que a orquídea bambu pode alastrar rapidamente. Portanto, fique de olho na saúde e no aspecto da planta pra que cresça vistosa e deixe o seu jardim belíssimo!
Fotos de orquídea bambu
1. Lindo canteiro de orquídea bambu posicionado junto ao muro
2. Veja como a planta tem alto poder de alastramento
3. As flores são lindas e podem aparecer durante todo o ano
4. De fato, os ramos e as hastes parecem de bambu
5. As flores se destacam em meio ao caule grande da planta
6. Veja como a planta fica cultivada em um belo vaso
7. A orquídea bambu amarela é um verdadeiro achado
8. Orquídea bambu branca para trazer leveza e sofisticação ao ambiente
9. Bela versão amarela para a decoração da sua casa
10. Você pode criar na área externa em vasos grandes
11. De fato, a orquídea bambu pode alcançar dois metros de altura
12. Plante sempre perto dos muros à meia sombra
13. Um belo jardim decorado com essa espécie belíssima
14. A beleza é essencial na versão roxa dessa orquídea
15. O caule lembra um bambu e revela todo o charme da orquídea
Enfim, esperamos que tenha gostado desse tutorial completo sobre orquídea bambu. Tem dúvidas? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!