Lareira Rústica – 20 Modelos Super Divinos & Como Usar na Decoração!

Lareira não é um simples acessório de um espaço. Ela é a grande diferença entre um ambiente simples e um projeto com personalidade e muito estilo. Tudo deve ser pensado nela e ao redor dela. Não muda se estamos falando de uma lareira rústica. Mesmo parecendo um pouco mais livre a lareira rústica deve ser bem elaborada para acrescentar pontos e não baixar a nota do projeto. Isso pode ser possível com boas dicas a seguir.

ideias para lareira rústica

dicas de modelos de uma lareira rústica

Fotos e Modelos de Lareira Rústica

Antes de curtir fotos e lindos modelos de lareira rústica é preciso entender o que é rústico em primeiro momento. Rústico é algo com inspiração campestre, no campo, no verde e natural.

Há uma tendência entre os aspirantes a decoradores de apelidar de rústico tudo o que é antigo e muitas vezes com mal acabamento. Muito pelo contrário. Tudo em uma decoração rústica parece se encaixar com perfeição (se for um bom decorador, claro!) para acrescentar muito a um projeto.

A escolha de um lareira rústica deve ser motivada em primeiro momento pela decoração do ambiente. Ela se encaixa bem melhor quando o estilo inspirado no campo predomina na casa. Não necessariamente combinando com a fachada mas a sala precisa se encaixar bem. Ideias? Temos muitas a seguir!

Moderna

O modernismo abriu uma espaço gigantesco para o rústico. Seja porque agora estamos querendo voltar às nossas raízes naturais ou porque a paixão ficou maior pelo tema campestre, a lareira rústica entra em cena mais uma vez como opção de decoração mas agora com toques modernos.

Uma lareira tradicional é apenas tijolo e a abertura para a fumaça sair. Nos projetos modernos a opção por gás é a mais indicada. Menos sujeira, menos espaço e com a mesma eficiência. E ninguém precisa sair por ai cortando madeira. Mesmo nas cidades sulistas como Gramado e Canela, próximo a grandes vegetações e por muito tempo usando madeira se voltaram para o gás.

lareira rústica em ambiente externo

O toque mais moderno e elegante para valorizar a sua lareira rústica é o projeto de iluminação. Pode ser pontual com o uso de lâmpadas de cróica para criar um ambiente intimista e bem bacana.

lareira rústica com iluminação

Com parede de pedra

A parede de pedra parece ser a opção mais usada quando se trata de lareira rústica. É de fato um material bem natural e como vantagem ele troca de temperatura muito rápido com o ambiente. Uma simples aquecida de minutos e as pedras já ficam quentes e mantém o espaço com uma temperatura agradável.

Os construtores mais práticos podem fazer uso de revestimento cerâmico com textura de pedra. É mais simples de aplicar (como uma cerâmica tradicional) e mais em conta.

Dos tipos de pedra possíveis de serem usadas para revestir a parede com a lareira rústica temos alguns nomes conhecidos. Pedra de ferro e basalto são opções duráveis e com valores em conta.

lareira rústica de pedras

lareira rústica embutida

Aproveite o mais legal de optar por parede de pedra com a sua lareira: os tamanhos diferentes. Esqueça uma parede de composição perfeita. Deixe isso para a cerâmica e brinque com as formas criando um lindo mosaico.

lareira rústica simples

A lareira rústica é um elemento de destaque no ambiente. Por isso ela deve diferenciar na cor do teto e das paredes ao redor. Pode ser tom sobre tom mas sempre em uma cor diferente.

O uso de elementos naturais garantem o aconchego de um espaço. Com uma lareira rústica o clima já é bem naturalista e fica melhor ainda com móveis de madeira crua e mais material natural nos itens decorativos.

lareira rústica de pedra em sala clara

Cadeiras de palha entrançada e centro de sala de madeira combinam com a lareira rústica para um ambiente campestre e moderno.

lareira rústica em sala de estar

 

De Canto

Colocar a lareira rústica no centro ou no canto do ambiente? Esta é uma escolha que nem sempre pode ser feita. Na maior parte das casas já é um acessório instalado. Mas se não é estude o ambiente.

O melhor lugar para instalar uma lareira sempre será o que tiver maior circulação de ar para espalhar o calor e com melhor aproveitamento da área. Se a lareira de canto atende aos pré requisitos ela é uma opção viável para você.

lareira rústica de canto à gás

Cômodos pequenos exigem o uso do espaço com cautela e sua lareira rústica de canto pode ajudar. Aproveite ainda o espaço acima e crie uma bancada funcional ou para empilhar itens para uma melhor visualização.

lareira rústica de canto com banqueta

lareira rústica de canto em sala de estar

De todos os modelos de lareira os de canto são os mais práticos de fato. O espaço fica mais vago e pode criar um mini ambiente para todo tipo de relaxamento.

lareira rústica de canto ao lado de hidromassagem.

lareira rústica de canto simples

lareira rústica de canto bonita

Simples

Uma lareira simples é composta por um espaço vazio e tijolos. Isso é também tudo o que você precisa para deixar a sua sala de estar, de jantar ou quarto decorado com uma lareira rústica.

O contraste entre ultra moderno costuma ser uma brincadeira para os decoradores atualizados. É mixar uma lareira rústica simples com móveis planejados com muito metal e um ambiente extremamente clean. As combinações excêntricas estão em pauta nos últimos tempos.

lareira rústica simples na sala

lareira rústica simples bem decorada

Nas casas tradicionais a lareira rústica costumava ganhar uma parede só dela. Hoje a pauta do momento é “funcionalidade”. Por que deixar uma parede inteira apenas com uma lareira se dá para usar de forma útil? Pode ser a parede de sua TV, por exemplo. O ambiente ficará ainda mais convidativo.lareira rústica simples como decorar

A paixão por quadros sempre acrescenta personalidade aos ambientes. Contudo, saiba escolher qual obra de arte vai para qual lugar. Mixar estilos pode funcionar ou pode se tornar um dos erros mais grotescos de sua história como decorador.

lareira rústica simples com quadro

 

Preciso ou posso ter uma lareira em casa?

Esta é a primeira pergunta a ser respondida antes mesmo de optar por uma lareira rústica. O seu espaço combina com uma lareira? Vai ficar legal? Como saber?

Esta é uma dúvida comum. A verdade é que nem todos com o desejo de investir em uma lareira em casa precisam ou devem fazer uso de uma. Um ambiente hiper aquecido com cidades com clima quente e temperado podem ter um modelo na sala social apenas decorativo mas não é legal. Essa opção pouco é usada atualmente.

Uma lareira suscita uma necessidade de troca de temperatura do ambiente. Exige manutenção porque é aberta na parte de cima, então pense duas vezes se não houver a necessidade do uso. Mas em cidades frias é quase uma obrigação ter uma lareira rústica na sala de estar.

Você pode gostar...