Sorveteria Pequena – 7 Dicas para Montar e Ganhar Dinheiro!

Para quem pensa em empreender montando uma sorveteria pequena, o negócio pode ser uma proposta lucrativa de negócio próprio, mas antes de fazer o investimento é importante se planejar.

Para ajudar no planejamento de uma sorveteria pequena e garantir a abertura de um negócio de sucesso, reunimos dicas para o negócio, dicas para montar o estabelecimento e ideias de decoração.

sorveteria pequena

Como montar uma sorveteria pequena? #dicas

Planejamento

Para montar qualquer negócio é imprescindível se planejar, e o plano de negócios pode ser a melhor maneira de fazer o planejamento para um negócio de sucesso.

O plano de negócios é um documento que ajuda a estruturar o negócio, avaliando riscos, prevendo o futuro do negócio, identificando o público-alvo, entre outras características que são importantes para montar um negócio sólido.

Desse modo, é importante considerar o desenvolvimento de um plano de negócios para montar um negócio, mesmo que seja pequeno.

Tipo de sorveteria

A ideia de abrir uma sorveteria pequena não dispensa a necessidade de definir o tipo de negócio, identificando se o investimento será feito em uma sorveteria do estilo self-service, gelateria, ou até mesmo em um negócio de retirada de sorvetes de pote ou picolé.

A identificação do tipo de sorveteria pode influenciar bastante no investimento feito no negócio e até mesmo na decisão sobre outras características, como localização da loja.

Local

Para alugar ou comprar um ponto comercial para montar uma sorveteria pequena é essencial escolher o local de acordo com o público-alvo e estilo do negócio, desse modo a ideia é estar mais próximo do estilo dos seus clientes.

A escolha do local também deve levar em consideração um ponto comercial que não fique tão próximo de outros concorrentes, o que pode ser um dificultador inicial para o seu negócio.

Fornecedores

O planejamento para abertura do negócio também deve considerar a escolha de fornecedores, definindo os fornecedores de acordo com a necessidade de produtos que o negócio precisa.

A escolha também deve levar em conta fornecedores responsáveis, que cumpram prazo de entrega, ofereçam boa qualidade de produtos e bons preços.

Investimento

O investimento para montar uma sorveteria pequena pode variar bastante de acordo com o estilo do seu negócio, e alguns investimentos necessários são em relação ao ponto comercial e decoração, definindo um estilo decorativo para a sorveteria e deixando o espaço mais agradável para o cliente.

O investimento também deve ser feito para a área de atendimento, com a compra de balcão, caixa e até mesmo área de consumo.

Além dessas áreas que são de acesso ao público, também é necessário investir em maquinários e equipamentos para a produção e armazenamento de sorvetes, como freezer, utensílios de cozinha e máquinas que são necessárias de acordo com sua produção.

Para reduzir o investimento, uma possibilidade é montar uma pequena sorveteria apenas de revenda, o que reduz os custos de investimento em máquinas para fabricação de sorvetes.

Legalização

Uma etapa importante para abertura do seu negócio é a parte burocrática, e mais propriamente a legalização da empresa, emitindo licenças e alvarás necessários para a abertura do negócio.

Alguns dos documentos que são necessários para abertura do negócio são:

  • CNPJ;
  • alvará da vigilância sanitária;
  • alvará do corpo de bombeiros;
  • alvará da prefeitura local.

Esses documentos costumam ser as opções mais frequentes entre as exigências, mas é importante verificar a necessidade dos documentos exigidos pelo município.

Colaboradores

Uma das etapas que pode fazer parte da abertura de uma sorveteria pequena é a contratação de funcionários, e nesse caso os funcionários podem ser contratadas de acordo com a necessidade e demanda do negócio.

A contratação deve ser feita de forma legal, com o registro dos funcionários, e é importante oferecer treinamento, garantindo qualidade na produção e atendimento.

Decoração de sorveteria pequena

Além do planejamento para o negócio, também é essencial pensar na decoração da sorveteria, criando um estilo para o negócio e deixando o espaço convidativo e aconchegante para os clientes.

Pensando nisso, reunimos alguns estilos e ideias de decoração para sorveteria pequena.

Sorveteria pequena e simples

decoracao de sorveteria pequena com mesas

Para quem está pensando em montar um negócio simples para atender clientes e com uma área de consumo no local, trouxemos esta inspiração que mostra uma proposta simples de decoração.

A decoração para sorveteria pequena traz a parede em 2 tons, reunindo nuances de lilás, garantindo cores claras para o espaço pequeno.

O balcão de exposição dos sorvetes é o ponto central do espaço e funciona como uma vitrine para que os clientes possam escolher e fazer o pedido.

O projeto ainda traz pequenas mesas com cadeiras, criando uma área pequena para o consumo local, deixando o espaço mais convidativo para os clientes.

 

decoracao de sorveteria pequena

A área de consumo traz sofá, mesas e cadeiras

decoracao simples e sorveteria pequena

O espaço pequeno ganhou cores claras nas paredes

decoracao de sorveteria simples com mesas

O espaço foi decorado com madeira pinus

decoracao simples para sorveteria pequena

Sorveteria pequena e aconchegante

decoracao de sorveteria pequena com balcoes

A proposta decorativa também pode seguir um estilo aconchegante, tornando o espaço mais convidativo para os clientes.

A proposta de uma sorveteria pequena e aconchegante é este projeto que traz o balcão de sorvetes ao fundo, como uma vitrine dos produtos e uma pequena área de consumo logo na entrada da sorveteria.

A área de consumo traz pequenos balcões de madeira com banquetas altas, aproveitando o espaço pequeno com uma proposta compacta para a área de consumo.

A escolha da cor para as paredes é em tom de azul claro, seguindo uma proposta mais aconchegante e relaxante, além de funcionar bem para o espaço pequeno.

A decoração das paredes com referências a sorvetes também é uma proposta que faz parte da decoração do espaço da área de consumo.

 

decoracao criativa para sorveteria pequena

A decoração traz um toque rústico com detalhes em madeira de demolição

decoracao aconchegante para sorveteria

Os tons de verde e as plantas usadas na decoração deixam o espaço aconchegante

sorveteria pequena e aconchegante

A decoração traz móveis em madeira clara, e cor nos pendentes

decoracao aconchegante para sorveteria pequena

Sorveteria pequena e moderna

decoracao moderna e colorida de sorveteria pequena

Para quem pretende seguir um estilo moderno na decoração da sorveteria pequena, este projeto é a ideia perfeita para unir detalhes em madeira com pontos coloridos.

O projeto para uma sorveteria pequena e com decoração moderna traz diversos elementos em madeira clara e um toque de cor através dos detalhes, como as faixas coloridas que se estendem do chão para a parede e também dos pendentes com luzes coloridas que ficam sobre o caixa e o balcão de sorvetes.

O projeto traz uma pequena área de consumo com mesas de madeira e cadeiras em tom de azul, complementando os detalhes coloridos da decoração.

 

sorveteria com decoracao descolada

O espaço moderno traz elementos coloridos

decoracao moderna e criativa para sorveteria pequena

A luzes penduradas marcam o estilo moderno

sorveteria pequena com decoracao moderna

O estilo moderno traz elementos em seralheria preta e detalhes em dourado

decoracao moderna para sorveteria pequena

Sorveteria pequena retrô

decoracao criativa e retro para sorveteria pequena

O estilo decorativo também pode seguir uma proposta retrô, e uma ideia criativa para o negócio é este projeto que traz uma Kombi em tom de verde menta como parte da estrutura e decoração do local.

Parte da Kombi foi usada como revestimento da base do balcão de sorvetes e a frente do veículo ficou em destaque para marcar o estilo retrô e criativo da decor.

A cor verde menta é uma opção suave para o espaço pequeno e combina com outros detalhes que aparecem no espaço, mantendo uma cartela de cores neutras, como cinza e branco e com destaque para o verde claro da Kombi.

 

sorveteria pequena com decoracao colorida e retro

Além do colorido, o espaço ainda traz quadros e móveis em estilo retrô

decoracao retro para sorveteria pequena

A decoração retrô mistura tons coloridos nas paredes

decoracao retro para sorveteria pequena

Sorveteria pequena com estilo industrial

sorveteria pequena com decoracao industrial

A decoração do espaço também pode seguir uma tendência do estilo industrial, como mostra este projeto que traz elementos industriais que marcam o estilo decorativo da sorveteria.

A proposta de negócio traz elementos como colunas de concreto aparente, além de serralheria na cor preta, elementos que fazem referência ao estilo industrial, lembrando fábricas.

O estilo do negócio com pegada industrial pode ser um atrativo da sorveteria, que ganha um charme especial e foge das propostas decorativas mais comuns.

 

sorveteria pequena com decoracao estilo industrial e parede de cimento queimado

O espaço tem parede de cimento queimado, pendentes, cadeiras industriais

estilo industrial para decoracao de sorveteria

O espaço tem diversos detalhes em estilo industrial

sorveteria pequena com paredes de cimento queimado

As paredes e piso em cimento queimado dão o toque industrial ao projeto

decoracao industrial para sorveteria

As loucas na parede mostram opções do cardápio

 

Com as dicas e inspirações para montar o negócio, vai ficar mais fácil de se planejar e ter um empreendimento de sucesso!

Você pode gostar...