Lareira Ecológica – O que é, Como Funciona & Principais Vantagens!

Fabricada em aço carbono ou Inox, a lareira ecológica é uma alternativa que possibilita ter uma lareira em casa com segurança e praticidade. O funcionamento à base de álcool é o que lhe confere o perfil ecológico, pois isso faz com que ela não precise de lenha para funcionar e não libere CO2, gás proveniente da queima de combustíveis fósseis prejudicial ao meio ambiente.

A lareira ecológica dispensa projetos muito complexos e pode ser adquirida em diversos modelos diferentes que se adaptam à estrutura da sua casa ou apartamento. Sua capacidade é bastante surpreendente: a lareira ecológica pode aquecer bem um ambiente de até 100m² com um calor agradável que gira em torno dos 80 graus.

Montagem com cinco fotos diferentes de lareiras ecológicas.

Dúvidas Frequentes

Originária da Finlândia, a lareira ecológica só se popularizou no Brasil recentemente. Por isso, é comum que existam algumas dúvidas sobre suas vantagens, funcionamento e preço. Nos tópicos abaixo vamos esclarecer essas e outras dúvidas de forma rápida e simples.

O Que é?

A lareira ecológica é uma lareira que funciona à base de etanol e de acordo com engenheiro e arquitetos pode ser considerada a lareira mais adequada para países de clima tropical como o Brasil. Ela é atualmente a lareira mais prática e segura para se usar dentro de casa pois não queima oxigênio.

Foto de uma lareira ecológica embutida em um tronco baixo no centro de uma sala de estar.

A lareira ecológica é comercializada por lojas especializadas em lareiras e pode ser adquirida em uma série de modelos diferentes, desde os mais práticos que podem ser adaptados a qualquer ambiente até os mais complexos, que demandam um projeto de instalação detalhado.

Como Funciona?

A lareira ecológica funciona por meio de etanol, um tipo de álcool que não gera fumaça e nem poluentes quando é queimado. A principal característica que garante seu perfeito funcionamento é uma caixa de aço inoxidável chamada de queimador, similar à peça que fica embaixo de travessas em buffets de selfie service que mantêm a comida aquecida.

Foto de uma lareira ecológica embutida dentro de uma parede.

A chama é produzida a partir da combustão do álcool 92,8%, produto facilmente encontrado em supermercados e farmácias. Esse álcool é capaz de manter acesa uma chama bonita e uniforme que, dependendo da lareira, pode funcionar por até 20 horas interruptas.

Esquenta Bastante?

A eficiência do aquecimento de uma lareira ecológica varia de acordo com seu modelo, que dependendo do tamanho pode aquecer tanto quanto uma lareira convencional.

A peça responsável por definir a capacidade de aquecimento de uma lareira ecológica é a câmara de combustão (queimador), um reservatório para armazenar o álcool que possui uma abertura regulável cuja função é controlar a intensidade, a altura da chama e o tempo de aquecimento.

Lareira ecológica grande embutida dentro de uma parede.

A área de aquecimento também pode variar bastante. Se você deseja aquecer apenar um ambiente pequeno de até 10m², uma lareira ecológica simples será o suficiente; para ambientes maiores, o ideal é investir em uma lareira com uma câmara de combustão mais potente.

Dependo do projeto de decoração, também é possível instalar mais de uma lareira pela casa, pois através de uma boa distribuição elas serão ainda mais eficientes em sua função de aquecimento.

Quais suas Principais Vantagens?

Entre as principais vantagens da lareira ecológica, podemos destacar:

  • Elas podem se encaixar praticamente em qualquer ambiente, sem a necessidade de instalação de chaminés ou dutos. Se você optar por uma lareira ecológica portátil, basta colocá-la no local que achar melhor e ela cumprirá perfeitamente sua função;
  • A combustão do etanol não resulta em cheiro, fumaça e não resseca o ar enquanto a lareira estiver acesa;
  • A lareira ecológica pode ser ligada e desligada a qualquer hora com muito mais praticidade que as lareiras convencionais;
  • Seu principal combustível não é derivado do petróleo e, portanto, não é poluente. A lareira ecológica é hoje a lareira mais ecologicamente correta disponível no mercado;
  • O design é incrível. Com um projeto planejado, é possível desenvolver modelos de lareiras incríveis que se adaptam ao ambiente de acordo com sua ideia de decoração;
  • A lareira ecológica pode ser facilmente deslocada de um ambiente para outro. Dessa forma, é possível alterar o posicionamento da lareira de acordo com suas necessidades: se pretende ficar no quarto em um dia frio, pode deixá-la por lá; se for ficar na sala, também é possível levá-la até lá.

Quanto Custa? #preço

Por ainda ser uma novidade no mercado brasileiro, a lareira ecológica ainda possui um preço consideravelmente alto. São poucas empresas que oferecem o produto, sendo a maioria delas especializadas no ramo de lareiras. O preço da lareira ecológica varia de acordo com o tamanho, modelo e acabamento, indo de R$ 1.200,00 a R$ 5,000.00.

Lareira ecológica portátil protegida por dois vidros laterais com base de madeira colocada no chão.

Fotos e Modelos de Lareira Ecológica

A lareira ecológica possui estilos e tamanhos variados. Basicamente, ela pode ser dividida em dois tipos: portátil e embutida. Enquanto uma é menor e não necessita de um projeto de instalação, a outra costuma ser maior e demanda maior planejamento para a instalação.

Abaixo separamos fotos de 30 lareiras ecológicas incríveis instaladas tanto em ambientes internos quanto externos. Use os modelos como inspiração para comprar sua própria lareira e para decorar o ambiente, deixando-o mais aconchegante e confortável.

Portátil

Como o próprio nome sugere, a lareira ecológica portátil é pequena e pode ser levada para qualquer canto da casa. A vantagem desse modelo está em sua praticidade: não há necessidade de desenvolver um projeto para a implementação da lareira no ambiente, basta comprá-la e colocar no lugar que achar melhor. Este também costuma ser o tipo mais barato de lareira ecológica devido a simplicidade que possui.

Lareira ecológica portátil com base de madeira e chama protegida por um tudo de  vidro. Lareira ecológica portátil pequena ligada com uma base redonda que cabe em uma mão. Lareira ecológica portátil acesa com base côncava e chama protegida por dois vidros nas laterais. Lareira ecológica portátil acesa. Lareira ecológica portátil simples e pequena acesa colocada em cima de um móvel. Lareira ecológica portátil pequena acesa com a chama sendo protegida por dois vidros laterais. Lareira ecológica portátil com a base redonda acesa na mesa de uma cozinha. Lareira ecológica portátil com base retangular pequena acesa com sua chama protegida por vidros laterais.

Embutida

Diferente da lareira ecológica portátil, a lareira ecológica embutida demanda um planejamento mais cuidadoso. Ela pode ser embutida de diversas formas diferentes, sendo móveis, paredes e o chão opções bastante viáveis. O tamanho pode variar de acordo com a decoração desejada, algumas inclusive costumam ser bastante semelhantes às lareiras convencionais devido à sua dimensão e design arrojado.

Foto de uma sala grande e bem decorada com uma lareira ecológica grande embutida na parte inferior de uma parede. Foto de uma lareira ecológica acesa embutida dentro de uma parede. Foto de uma lareira ecológica acesa embutida em uma parede de madeira com lenhas de decoração ao seu lado. Foto de uma sala com uma lareira ecológica acesa embutida no móvel que fica em frente ao sofá e embaixo da televisão. Foto de uma sala de estar com uma lareira ecológica acesa embutida em uma parede embaixo da televisão. Foto de uma lareira ecológica acesa embutida em uma parede que fica em ambiente externo. Lareira ecológica embutida na parte inferior do móvel que fica embaixo da televisão. Foto de um quarto muito bem decorado com uma lareira ecológica embutida na parede que fica ao lado da cama.

Na Mesa de Centro

A segurança e o fato de não liberar gases tóxicos permite que a lareira ecológica seja inserida nas mesas de centro. Essa é uma ótima ideia pois ajuda a aquecer o ambiente com maior efetividade e, caso seja necessário, pode ser movida para outro local, ainda que esta seja uma tarefa um pouco complicada.

Foto com foco em uma lareira ecológica acesa que é embutida em uma mesa de centro. Foto de uma lareira ecológica instalada em um móvel que fica em cima da mesa de centro, cuja base de sustentação está no teto. Foto de uma lareira ecológica entre dois sofás com as chamas protegidas por dois vidros laterais. Mesa de centro com uma lareira ecológica embutida cercada por pequenas pedras em ambiente externo bastante iluminado. Foto de uma sala com três sofás e uma mesa de centro entre eles com uma lareira ecológica embutida acesa. Foto de uma sala de estar bem decorada com diversos sofás e uma mesa de centro com lareira ecológica embutida. Lareira ecológica embutida em uma mesa de centro que fica em uma sala pequena com um sofá e dois pequenos bancos.

Criativas

A lareira é uma parte fundamental da decoração, portanto usar a criatividade é sempre uma ótima ideia quando se trata de sua instalação. A maioria das lareiras ecológicas usadas de forma criativa costuma estar embutida em materiais pouco usuais como madeira e acrílico, causando aquela sensação de surpresa agradável.

Foto de um ambiente externo no alto de algum lugar com sofás, uma mesa de madeira e uma lareira ecológica instalada em um tronco de madeira retangular. Foto com foco em um tronco de madeira redondo com uma lareira ecológica instalada em seu interior. Foto de um jardim com quatro cadeiras de descanso e no meio delas um móvel redondo feito de madeira com uma lareira ecológica acesa instalada nele. Mesa de madeira rústica com uma lareira ecológica instalada. Lareira ecológica instalada em uma bancada que fica próxima a uma parede tijolos. Foto de três lareiras ecológica pequenas posicionadas lado a lado, todas iguais. Elas tem uma base da madeira quadrada, chama protegida por um vidro cilíndrico e pedras em sem interior.

As diversas vantagens proporcionadas pela lareira ecológica fazem dela a opção mais viável para quem deseja ter uma lareira em casa. Se você tem alguma dúvida ou quer deixar sua opinião, escreva em nosso campo de comentários! Para outros posts como esse, acesse nossa sessão de Projetos e Ambientes.

Você pode gostar...