Casas na montanha: 36 fotos de fachadas | Inspirações para Projetos

Praia ou montanha? Se você adora a natureza e o ventinho frio, com certeza tem uma preferência pelas alturas, e além de gostar do ambiente, ainda dá para para desejar e sonhar com casas na montanha.

Para quem optou por subir a serra, as casas na montanha são perfeitas para passar os finais e curtir as baixas temperaturas, mas além do clima e da paisagem incrível, vale a pena investir em uma casa que seja tão aconchegante quanto o ambiente.

E se você está sonhando com o seu projeto de casa na montanha, separamos inspirações para dar uma ajudinha com os sonhos.

fachadas

Dicas para casas na montanha

Se você está planejando ter uma casa nas alturas das montanhas, algumas dicas podem contribuir e valorizar muito o projeto:

  • Materiais: como o assunto é investir em uma casa em ambiente natural, uma boa alternativa para deixar o lar em harmonia com a paisagem externa, é apostar em materiais que tenham proximidade com a natureza, como revestimentos de pedra e madeiras. Esses elementos podem ser misturados com outros materiais, e criam uma sinergia na paisagem, deixando a casa aconchegante diante do ambiente que se encontra.
  • Vidros: em meio a uma paisagem natural e linda, não dá para fechar toda a casa e não ter a visão externa, por isso, uma alternativa é fazer grandes paredes e janelas de vidro, integrando o ambiente interno à paisagem externa.
  • Lareira: não é segredo que na montanha as temperaturas tendem a ser mais baixas, e em virtude disso, uma lareira é ideal para compor o projeto da casa e deixar o ambiente mais quentinho e aconchegante. As lareiras com chaminé dão um charme único nas casas na montanha, mas o modelo da lareira é algo livre e que deve estar em equilíbrio com a decoração interna.
  • Varanda / Deck: outra aposta para integrar a casa à natureza é fazer uma ampliação criando uma varanda externa. No caso do terreno irregular, aposte em um deck de madeira suspenso, que dá ainda mais charme à fachada da casa.

Fotos e Modelos de Casas na Montanha 

Simples

casa de tijolo a vista

A rede na varanda deixa o projeto ainda mais aconchegante

Se a intenção é ter um casa simples e aconchegante em meio a montanha, este projeto é uma ótima inspiração.

Na proposta, a casa térrea foi construída em tijolo a vista, que ficou aparente e dá ainda mais charme à fachada.

Além do tijolinho, o projeto ainda apostou em portas e esquadrias de madeira para as janelas, trazendo um toque natural. Os vidros usados nas portas e janelas permite a vista externa, e isso valoriza a proposta.

 

fachada casa simples

Uma proposta bem diferente para a casa simples, é este projeto de uma casa rústica, que traz um visual ainda mais próximo da natureza.

A construção é de uma casa térrea em terreno irregular, por isso, é preciso ter partes mais elevadas para nivelar a casa.

Entre os elementos que trazem rusticidade ao projeto, estão as madeiras desgastadas usadas como sustentação da casa, janelas de madeira e o telhado colonial aparente.

chalé simples

Para quem busca inspiração de uma casa estilo chalé, este projeto traz essa proposta.

Para a construção, a aposta foi por usar madeira pintada em um tom de azul claro; mas o visual vai além e conta com amplas janelas de vidro na fachada, deixando o interior da casa visível e integrando os espaços interno e externo.

 

Mais fotos

casa com janelas de madeira

O jardim traz uma mistura de espécies, e deixa o projeto rústico

 

casa com janelas coloridas

As janelas vermelhas dão destaque para a fachada

casa simples com varanda

Varandas fazem parte do projeto da casa

casa simples com janelas de vidro

Janelas de vidro integram o ambiente interno ao externo

fachadas casas simples

Pequena

casa rústica pequena

Para quem considerou um projeto de casa pequena e muito aconchegante, essa inspiração é o exemplo perfeito!

A casa em meio a montanha foi construída em alvenaria e tem detalhes de tijolo a vista aparente. A fachada ainda conta com janelas e portas de madeira pintadas de azul, dando um toque de cor ao projeto.

Para integrar a casa à natureza, a aposta foi deck de madeira na parte externa e com um pequeno lago na parte do deck.

casa com chaminé

O projeto tem telhado aparente

Entre as ideias de casas na montanha pequenas, este projeto traz uma série de elementos perfeitos para integrar o lar à natureza.

Entre esses elementos estão, revestimentos em pedra, detalhes em madeira, chaminé e decks que dão acesso e visão para o jardim.

casa pequena

Outra ideia para a casa em meio a natureza é este projeto, onde a casa pequena tem formato retangular.

A casa tem paredes de pedra aparente e amplas portas de madeira, que ao serem abertas integram todo o ambiente interno ao jardim.

O projeto ainda conta com alguns detalhes estruturais em verde, mantendo assim, o equilíbrio de cores com o ambiente em que está inserida.

 

Mais fotos

casa de madeira

A casa é toda feita em madeira

casa quadrada pequena

A casa foi construída em terreno irregular

casa com deck de madeira

O deck de madeira fica suspenso na área externa

casa com deck

Paredes de vidro integram a casa ao deck

fachadas casas pequenas

De Luxo / Grande

casa de luxo

Para quem está em busca de projetos que tragam uma aparência mais sofisticada, pode investir em uma casa maior e com detalhes arquitetônicos contemporâneos, como é o caso deste projeto.

A casa estilo sobrado tem telhado embutido e amplas janelas de vidro, que integram os ambientes e reforçam o visual moderno do projeto.

Para trazer um toque de natureza e manter o equilíbrio com o ambiente, a aposta foi por usar um revestimento externo que substitui a pintura e lembra o visual de pedras.

casa terreno irregular

A iluminação amarela interna deixa o ambiente mais aconchegante

No contexto de casas na montanha com terreno irregular, a estrutura exige um pouco mais, e neste caso, os projetos que deixam a casa suspensa são perfeitos para valorizar o aspecto natural.

Como inspiração deste tipo de projeto, a residência ganhou base metálica que sustenta a casa.

No projeto, o lar tem paredes de vidro, que enaltecem o visual e dão um toque de modernidade. Além disso, outra forma de integrar os ambientes, foi com o uso da varanda também suspensa, que dá acesso ao ambiente externo e com um deck para admirar a natureza.

 

Mais fotos

casa grande

casa moderna de madeira

A casa construída em madeira tem design mais moderno

casa rústica grande

A casa grande tem visual rústico

jardim casa montanha

A casa suspensa tem jardim embaixo

casas grandes fachadas de casas grandes e de luxo

Se você estava só sonhando com este estilo de moradia agora já tem inspirações para o projeto em meio a natureza e ficamos na torcida para que seu desejo se torne realidade o quanto antes.

Você pode gostar...