Casas pequenas e modernas – 60 fachadas incríveis para se inspirar!

Atualmente há muitos projetos de casas pequenas e modernas devido à necessidade de aproveitar espaços, contar com um local mais compacto e aconchegante, fazer um investimento menor, enfim, são várias vantagens.

As casas pequenas estão cada vez mais presentes nas áreas urbanas e chamam atenção com projetos inovadores. Muitos profissionais estão se especializando nesse conceito que rende ótimas construções.

Sendo assim, vale a pena se encantar com muitas ideias de casas pequenas e modernas: térreas, de 2 andares, com piscina, etc. Além disso, selecionamos fotos de interiores e algumas plantas. Acompanhe o conteúdo completo e surpreenda-se.

casas pequenas e modernas

60 inspirações de casas pequenas e modernas + dicas de construção e decoração

A construção de uma casa é um projeto de vida para muitas pessoas. A sensação de ter seu próprio lar é emocionante e essencial para qualquer pessoa, por isso tudo depende de um belo planejamento.

Desde a contratação dos profissionais responsáveis pela obra até a decoração, tudo deve ser detalhado, afinal, todos querem ter um lar confortável e agradável, da fachada ao interior.

Se antes as casas enormes predominavam, hoje em dia as casas pequenas tomaram conta do cenário das grandes cidades. Aproveitar o espaço tem sido uma necessidade. Do mesmo modo, manter uma casa enorme custa caro e é bastante trabalhoso, sobretudo se é habitada por poucas pessoas.

Nesse contexto, vale se inspirar no minimalismo para projetar a casa dos seus sonhos. Segundo especialistas, em pequenos espaços é possível construir um imóvel super moderno e inovador.

casas pequenas e modernas

Casas térreas são comuns em áreas rurais e urbanas

Fotos de fachadas de casas pequenas e modernas

Entretanto, a construção e decoração de casas pequenas e modernas depende de alguns cuidados, tudo para aproveitar melhor o espaço e manter seu lar sempre aconchegante e harmônico. Confira algumas dicas:

Prioridades: definir o que é prioritário e necessário aos moradores da casa é o primeiro passo. O número de habitantes deve ser considerado tanto para o número de cômodos quanto para sua estrutura.

Casas com crianças precisam de um espaço para que elas possam brincar, por exemplo. Se há idosos, é bom evitar escadas para facilitar a mobilidade. Se a casa é para um casal, o quarto pode ser maior e confortável. Enfim, são pontos que fazem toda a diferença no projeto.

casas pequenas e modernas

Casas térreas são comuns em áreas urbanas

Iluminação: uma casa pequena deve ser bem iluminada. Quanto mais luz, maior será a sensação de amplitude, ainda mais quando a decoração conta com cores claras, como branco. Sendo assim, invista em pontos de iluminação natural e na localização de cada janela. Assim, os cômodos ficam mais agradáveis.

Ambientes integrados: a integração de ambientes é essencial em casas pequenas e modernas. A maior vantagem é a funcionalidade, sobretudo quando se trata de sala e cozinha. Em alguns casos, quarto e sala também podem ser integrados, separados por divisórias de ambientes, por exemplo.

casas pequenas e modernas

Você pode se inspirar em uma variedade de projetos

Cores: a escolha das cores é primordial. Conforme salientamos, tons mais claros dão sensação de amplitude ao ambiente, como branco, off-white, bege, etc. Cores vibrantes também são bem-vindas, sobretudo em algum detalhe na fachada.

Estilo de decoração: conte com o apoio de um especialista para definir o melhor estilo de decoração para sua casa. Casas pequenas e modernas podem ser projetadas seguindo um conceito minimalista, sem excessos. Além disso, dá para apostar em um estilo industrial, rústico, etc.

Fachada: a fachada é o cartão de visita da casa e precisa ser projetada detalhadamente. Escolha elementos que valorizem a fachada. Materiais de vidro e metal são convencionais. Entretanto, pense que “menos é mais”, para manter o projeto equilibrado e harmônico.

casas pequenas e modernas

Casas compactas e com fachadas inovadoras

Para inspirar você, selecionamos diversos projetos de casas pequenas e modernas de vários estilos.

2 andares

As casas de 2 andares chamam atenção tanto pelo design quanto pela funcionalidade. O objetivo é aproveitar totalmente o espaço, integrando ambientes tanto na parte de baixo quanto de cima.

Além disso, a fachada deve ser projetada utilizando materiais de qualidade, com um belo acabamento que valorize a entrada. Cores claras são boas ideias, assim como elementos de vidro que favorecem a iluminação. Além disso, um bom projeto de paisagismo ajuda a deixar a fachada ainda mais bonita.

casas de 2 andares

A casas de dois andares conta até com garagem

casas de 2 andares

A fachada tem um design moderno e conceitual

casas de 2 andares

Casa simples de dois andares com acabamento de madeira

casas de 2 andares

Os quartos estão instalados na parte de cima da casa

casas de 2 andares

Design arrojado que valoriza a fachada da casa

casas de 2 andares

Um belo projeto moderno com uma fachada elegante

casas de 2 andares

A fachada dessa casa tem acabamento em madeira

casas de 2 andares

A casa urbana e moderna parece ser bem aconchegante

casas de 2 andares

Detalhes em madeira valorizam a fachada da casa

casas de 2 andares

O acabamento valoriza a fachada da casa moderna

Com Piscina

Grande parte das casas pequenas e modernas contam com uma piscina. É uma boa ideia para criar um espaço de lazer e entretenimento, para receber os amigos e se divertir.

A piscina deve ser projetada aproveitando o espaço disponível, por isso é necessário o auxílio de um especialista. Piscinas de fibra são as mais convencionais e são fáceis de instalar. Além disso, você deve considerar a iluminação direta sobre a estrutura, o tamanho e o formato.

Mesmo em espaços pequenos, projetar uma piscina moderna e com um belo acabamento faz toda a diferença. Do mesmo modo, você pode adaptá-la ao paisagismo do local, seja na entrada ou no fundo da casa. Inspirações não faltam.

casas com piscina

A piscina pequena ornamenta a decoração do quintal

casas com piscina

Uma casa convencional e moderna com espaço para piscina

casas com piscina

A piscina é planejada de acordo com o espaço disponível

casas com piscina

Essa casa moderna tem um quintal ideal para a instalação da piscina

casas com piscina

O design dessa casa é inovador e impressionante

casas com piscina

Uma boa ideia para instalar uma piscina em casas pequenas e modernas

De Madeira

Casas de madeira são muito charmosas e atemporais. Projetos assim nunca deixam de ser tendência e se destacam em áreas urbanas e rurais. São mais práticas e econômicas, fáceis de construir e possuem todo aquele toque rústico que encanta muitas pessoas.

Atualmente há diversas ideias de casas de madeira pequenas e modernas, sobretudo para casais. Além do auxílio de um especialista, é necessário se atentar à manutenção do material – sobretudo com aplicação de verniz, que se deteriora devido à incidência de raios solares.

Do mesmo modo, é preciso se atentar ao isolamento térmico, investindo em mantas para deixar o espaço mais aconchegante em todas as estações. Outro ponto primordial é escolher madeiras de ótima qualidade, para evitar cupins. Já a fachada deve ser valorizada, para exaltar todo o conceito rústico desse projeto.

casas de madeira

A casa tem detalhes de madeira, pedras e vidro, uma junção perfeita de materiais

casas de madeira

Pequena casa de madeira com janelas e portas de vidro

casas de madeira

Uma bela casa de campo com jardim espaçoso

casas de madeira

Essa é uma boa ideia para casas de veraneio

casas de madeira

Pequena casinha de madeira com fachada rosa

casas de madeira

Um conceito rústico incrível e elegante

casas de madeira

Linda casa moderna em padrão horizontal

casas de madeira

Madeira combina perfeitamente com detalhes em vidro

casas de madeira

Um design diferente que valoriza a fachada

casas de madeira

Uma casinha de madeira super conceitual

casas de madeira

O design dessa casa de madeira de dois andares é bem interessante

casas de madeira

Um padrão clássico incrível para casas urbanas

Por dentro/Interior

É interessante ver projetos de casas pequenas e modernas por dentro. Além de uma linda fachada, a parte interna deve ser totalmente funcional, integrando totalmente os espaços e de acordo com as prioridades dos moradores.

A ideia é focar na praticidade, evitando o excesso de móveis e objetos, deixando o espaço mais livre e apenas com o necessário. Sendo assim, a tendência minimalista é uma ótima opção, seja em casas térreas ou de dois andares.

casas pequenas

Além de dois andares, a casa ainda segue um padrão rústico e industrial na decoração

casas pequenas

A integração perfeita de todos os espaços da casa

casas pequenas

Na parte de cima, uma pequena sala de estar e o banheiro

casas pequenas

Uma versão compacta na qual o quarto está instalado na parte superior da casa

casas pequenas

Casa de dois andares com cozinha e salas integradas

casas pequenas

Um projeto inovador que aproveita todo o espaço disponível

casas pequenas

Cores claras deixam o interior com sensação de amplitude

casas pequenas

Exemplo perfeito de uma casa com estilo minimalista

casas pequenas

Um projeto coerente e dinâmico, em linhas minimalistas

casas pequenas

A divisória separa o quarto da sala e cozinha

casas pequenas

Que tal seguir um padrão rústico na decoração?

Plantas de casas pequenas e modernas

Para ter uma melhor visualização desses projetos, selecionamos algumas plantas de casas pequenas e modernas de vários estilos. Veja como é o aproveitamento do espaço e a localização de cada cômodo visando aproveitar e valorizar o ambiente.

casas pequenas

Uma casa pequena e aconchegante ideal para um casal

casas pequenas

Nesse projeto, a cozinha é integrada com a sala e há dois quartos, por isso é ideal para uma família

casas pequenas

A integração de ambientes é perfeita e deixa o ambiente super agradável

casas pequenas

A casa tem dois quartos e uma sala ampla

casas pequenas

O quarto é confortável e a sala perfeita para receber os amigos

casas pequenas

A integração dos espaços é uma alternativa prática e funcional

casas pequenas

Além de suíte, a casa moderna tem dois quartos e salas, perfeita para uma família de 4 pessoas, por exemplo

casas pequenas

A casa pequena tem garagem e uma área de circulação

casas pequenas

Um padrão convencional que conta até com varanda


De fato, há lindas inspirações de casas pequenas e modernas para todos os gostos. Siga nossas dicas em seu projeto construtivo e conte pra gente o que achou das ideias. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...