GUARDA-CORPO DE FERRO: Tipos, Dicas, Modelos Imperdíveis!
O guarda-corpo de ferro é um elemento clássico nos projetos de interiores, e principalmente nas sacadas, já que são muito resistentes as intempéries do tempo. Além da resistência, o material utilizado para a composição do cercado de segurança tem suas variações, o que permite encontrar o modelo e estilo perfeito para combinar com diferentes projetos.
Dicas para guarda-corpo de ferro
- Oxidação
Apesar de muito resistente, se você em mora no litoral é bom deixar de lado esse material para a composição do parapeito da sacada. Por conta da maresia, é possível que com o passar do tempo o material sofra oxidação e fique totalmente deteriorado.
- Pintura
Alguns tipos de ferro utilizados na confecção do elemento precisam ser pintados para deixar o acabamento perfeito e valorizar o item, mas a pintura deve se tornar parte da rotina quando houver necessidade. Com a exposição ao sol, chuva e vento, é possível que a tinta desgaste e uma nova pintura ajuda a proteger o material, então a dica é estar sempre em atenção e ficar em alerta para a necessidade de renovar a tinta.
Modelos
Ferro galvanizado
O ferro galvanizado nada mais é que uma estrutura de ferro revestida de zinco, de modo a formar uma camada protetora sobre a estrutura e que aumenta a vida útil. Por conta do acabamento que pode ser brilhante ou fosco, este tipo de material dispensa a pintura quando a ideia é manter o visual inox.
Para manter o visual da fachada moderna, a aposta foi por fazer o parapeito em inox. As barras de metal brilhante foram posicionadas na horizontal e seguem a forma curva da estrutura, o que valoriza a residência.
Para este projeto, o material foi utilizado em todo o entorno do andar superior, já que o projeto é composto por várias sacadas e aberturas que permitem apreciar a vista para a piscina ao fundo da casa. O design das peças segue listas retas e canos mais fininhos na parte do guarda-corpo.
Nesta proposta, o item de segurança complementa a estrutura do anda superior e forma uma barreira de proteção. O desenho é todo composto com linhas levemente curvadas, mas com um visual clean que adiciona ainda mais estilo a casa e garante uma fachada atual.
Para quem pretende adotar o elemento em inox como parte do projeto, mas busca uma maneira simples, a inspiração é este projeto. Aqui o elemento só ocupa a parte da sacada e as linhas são retas e com acabamento brilhoso.
Se você busca modernidade para o projeto, este modelo é uma boa aposta. Além dos canos tubulares, o item ainda conta com esferas que interligam os pontos onde há ligações e novos direcionamentos. Apesar de ser apenas um detalhe, as pequenas esferas dão um charme a mais ao projeto.
Mais fotos
Ferro fundido/ forjado
Tanto o ferro fundido como o forjado são conhecidos pela pureza, já que contêm uma quantidade mínima de carbono na composição. O resultado é um elemento mais pesado e muito conhecido de construções coloniais.
O uso do ferro forjado ou fundido é muito ligado as peças mais trabalhadas, como é o caso deste parapeito. Nesta versão o item é composto por ferrinhos levemente torcidos e com desenhos curvos, o que adiciona mais características a fachada.
O ferro pintado de branco destaca os arabescos que compõem o guarda-corpo. O modelo por ser bem detalhado é capaz de dar traços mais marcantes a fachada, como neste caso onde a fachada torna-se um ponto de destaque da residência por conta do parapeito.
Em uma versão mais sofisticada, este projeto mostra um trabalho com menos detalhes e curvas, mas com mais destaque, isso por conta da combinação de preto e dos detalhes dourados que compõem a peça. O resultado é um charme, mas a instalação pede um espaço com tons claros, como neste exemplo.
Mais um modelo preto, aqui o item tem desenhos mais leves e é menos trabalhado, o que deixa a peça com um visual mais limpo. O visual clássico do item é ideal para compor projetos com esse estilo, e valoriza fachadas com um toque tradicional e requintado.
Mais fotos
Tubular
Este tipo de material costuma ser mais barato, já que sua estrutura pode ser de alumínio e tem o interior vazado, o que deixa a peça mais leve. A possibilidade de criar diferentes estilos e adotar cores é uma versatilidade do item.
Neste projeto, o modelo de guarda-corpo adotado foi uma versão mais espaçada com barras no sentido horizontal e pintadas na cor chumbo. O item que completa a segurança das sacadas, também é responsável por manter o estilo moderno da residência.
No projeto do sobrado, a plataforma de metal localizada no pavimento superior se estende sobre a piscina e cria uma varanda no primeiro andar. O cercado em volta foi feito de tubos de metal no sentido horizontal e pintados de preto, mantendo as cores utilizadas na fachada.
Para este projeto, os tubos no sentido horizontal foram utilizados nas sacadas. A cor mais escura da pintura contrasta com o fundo mais claro da casa, mas fica harmonioso com o restante da proposta.
Mais fotos
Depois de conhecer as opções de guarda-corpo de ferro é hora de escolher o tipo de material e design que mais combina com o projeto e garantir a segurança da sacada com estilo.