Guarda-Corpo de Alumínio para Escada e Sacada: Dicas e 40 fotos!

Segurança é fundamental para quem mora em prédios, sobrados e qualquer imóvel que tenha escadas e sacadas, sobretudo se há crianças e idosos que transitam no local. O guarda-corpo de alumínio, assim como aqueles confeccionados com materiais diversos, ajuda a deixar o ambiente mais protegido e livre de acidentes. Confira as vantagens dessa estrutura, modelos disponíveis, preço e mais informações para saber se pode ser incluído na sua casa.

guarda-corpo-destaque

Perceba como a escada fica bonita e mais segura com essa estrutura!

Além de um acessório que proporciona segurança, fatores como cor, design e altura ajudam a dar um toque à decoração do espaço, por isso, é necessário escolher um modelo bonito e eficiente. Geralmente, a indicação de especialistas é que o parapeito tenha distância de 1,10m do o chão até o seu final, com vãos pequenos para que as crianças e animais de estimação não se acidentem (ou então, se achar conveniente, instale um vidro para prevenção).

Já o corrimão deve ter um padrão de 0,92cm, ideal tanto para os grandes quanto pequenos. No caso do guarda-corpo de alumínio, a flexibilidade a versatilidade desse material, com um toque decorativo charmoso e com várias possibilidades de cores. É um dos modelos mais tradicionais e indicados para muitos projetos, do estilo rústico ao contemporâneo.

O guarda-corpo de alumínio geralmente vem acompanhado com vidro para aumentar a proteção. Não combina bem com telas e pode deixar a estrutura feia, ao contrário dessa opção moderna e arrojada!

Vantagens e desvantagens

Vantagens do guarda-corpo de alumínio

  • Segurança: Um guarda-corpo de alumínio proporciona segurança sobretudo para as crianças. Em sacadas, evita que pessoas caiam e mantém o local fechado, com altura ajustável e de acordo com o projeto. Um espaço livre pode causar situações desagradáveis, por isso, é ideal contar com essa estrutura.
  • Beleza: Esse tipo tem várias cores que combinam com muitos detalhes da decoração, criando um equilíbrio e beleza estonteante, ainda mais quando está em complemento com o vidro e em design diferenciado.
  • Fácil manutenção: É muito fácil de limpar e manter o guarda-corpo com o melhor aspecto. Basta usar um produto específico (detergente neutro) com um pano que fique sempre lindo.
  • Versatilidade: O alumínio é um dos materiais mais utilizados nesse conceito, versátil e ótimo para os mais diversos projetos de escada e sacada, com tons variados e inúmeros formatos, com vãos em muitos tipos.
  • Valorização: Ter um guarda-corpo de alumínio valoriza o imóvel, ainda mais na sacada. Quem não gosta de ter uma vista linda com uma estrutura moderna e com várias nuances? Dá uma sensação de continuidade à vista e mantém o ambiente ainda mais harmônico.
guarda-corpo-destaque-sacada

Veja como o modelo preto valorizou a sacada e ficou ótimo com o branco e as janelas de madeira!

Desvantagens do guarda-corpo de alumínio

  • Durabilidade: Embora o alumínio tenha boa resistência e impermeabilidade, alguns tipos não são tão duráveis, principalmente aqueles mais baratos. Por isso, você deve se atentar à qualidade na hora de comprar.
  • Desgaste: Se não houver uma limpeza ou proteção adequada, o guarda-corpo externo pode sofrer muito desgaste devido à ação do tempo, mais que tipos de ferro, por exemplo. Lembre-se que sol e chuva acabam deteriorando muitos materiais se a exposição for direta e sem cuidados.

Quanto custa? 

O preço do guarda-corpo de alumínio depende da loja, tamanho, altura e design, com variáveis de acordo com o projeto. É ideal que você faça uma boa pesquisa e muitos orçamentos antes de escolher o melhor modelo para você. Na média, uma estrutura bonita e durável custa a partir de 300 reais. Procure em lojas especializadas de materiais de construção ou então online.

Fotos e Modelos de Guarda-Corpo de Alumínio para Sacada / Varanda

Sua sacada fica ainda mais aparente e protegida quando um guarda-corpo de alumínio é instalado. Seja para uma casa ou prédio, mantém uma vista bacana que pode contar com a circulação segura de todos. São vários tipos flexíveis e com cores distintas!

Quadrado

O modelo quadrado para sacada quase sempre tem um vidro como complemento. Esses materiais permitem uma boa combinação, fora a segurança que é otimizada. Se a sua casa não tem crianças, um tipo aberto já faz grande diferença!

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-sacada-ideias

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-sacada-4

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-sacada-3

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-sacada-2

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-sacada

Branco

Branco combina com tudo e é uma das cores mais usuais nas varandas e sacadas. Além disso, visto de fora, deixa qualquer imóvel com aparência valorizada e charmosa!

guarda-corpo-de-aluminio-branco-sacada-1

guarda-corpo-de-aluminio-branco-sacada

guarda-corpo-de-aluminio-branco

guarda-corpo-de-aluminio-sacada-branco

Bronze

O bronze traz sofisticação a qualquer ambiente. Esse tom acobreado deixa o espaço mais requintado, ainda mais em complemento ao branco (na decoração minimalista) ou com detalhes rústicos. 

guarda-corpo-de-aluminio-bronze-sacada-1

guarda-corpo-de-aluminio-bronze-sacada-2

guarda-corpo-de-aluminio-bronze-sacada-4

guarda-corpo-de-aluminio-bronze-sacada

Preto

Tanto quanto o branco, o preto combina com tudo e deixa a sacada destacada com muitas cores. Com vidro, dá um charme a mais, tanto em conceitos urbanos quanto em casas de campo ou veraneio. 

guarda-corpo-de-aluminio-preto-sacada

guarda-corpo-de-aluminio-preto-sacada-1

guarda-corpo-de-aluminio-preto-sacada-2

guarda-corpo-de-aluminio-preto-sacada-3

Fotos e Modelos de Guarda Corpo de Alumínio para Escada

Faça a comparação de uma escada com e sem guarda-corpo. A mudança é grande, não é? Manter esse espaço sem estrutura protetora pode levar a graves acidentes! Além disso, a decor muda e deixa o interior com uma cara nova!

Quadrado

A escada também pode contar com esse molde geométrico que é o mais popular em estruturas de diversos formatos. O guarda-corpo de alumínio tubular é famoso e uma ótima dica para seu projeto!

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-escada-1

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-escada-2

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-escada-4

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-escada-tubular

guarda-corpo-de-aluminio-quadrado-na-escada

Branco

O guarda-corpo branco com vidro fica ótimo em interiores e locais de muita movimentação, ainda mais com um design moderno e contemporâneo. O tom também fica incrível na decor minimalista!

guarda-corpo-de-aluminio-branco-na-escada

guarda-corpo-de-aluminio-branco-na-escada-1

guarda-corpo-de-aluminio-branco-na-escada-2

guarda-corpo-de-aluminio-branco-na-escada-3

guarda-corpo-de-aluminio-branco-na-escada-4

guarda-corpo-de-aluminio-branco-na-escada-5

guarda-corpo-branco

Bronze

Em interiores e escadas, o bronze complementa aos detalhes rústicos e até com cores quentes. Esse tom amarronzado fica bem com amarelo, azul, bege, branco… Que tal inovar e escolher esse modelo? 

guarda-corpo-de-aluminio-bronze-escada-1

guarda-corpo-de-aluminio-bronze-escada-3

guarda-corpo-de-aluminio-bronze-escada-4

guarda-corpo-de-aluminio-bronze-escada

Preto

Impossível deixar o clássico preto de lado, que pode ser usado tanto como guarda-corpo de alumínio tubular quanto em outras versões. Dica: em complemento com o branco ou madeira, é uma escolha sem erro para uma decoração inovadora!

guarda-corpo-de-aluminio-escada-preto

guarda-corpo-de-aluminio-na-escada-preto

guarda-corpo-de-aluminio-preto-escada

guarda-corpo-preto-para-escada-1

guarda-corpo-preto-para-escada


Um guarda-corpo de alumínio é primordial para manter qualquer sacada e escada protegidas e incrementadas. Junte o funcional com a possibilidade de inovar na decoração de seu espaço e invista nessa estrutura! Depois, conte o resultado pra gente. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Até a próxima! 🙂

Você pode gostar...