Tapete Persa: como reconhecer e dicas de como e onde usar!
O tapete Persa é um clássico da decoração, e mesmo que você não tenha um, é bem provável que já tenha ouvido falar deste estilo de peça.
Além de trazer todo o conforto para o ambiente e sensação de aconchego, características comuns no uso de tapetes, o modelo Persa ainda traz consigo um estilo único e bem peculiar, que caracteriza a peça e a torna um clássico que perdura por séculos.
Mas você sabe como reconhecer um autêntico tapete Persa? E como usá-lo na decoração, você sabe? Se você ainda tem essas e outras dúvidas sobre esse tipo de tapete, vamos ao post com dicas.
Como identificar? #Características
O termo tapete Persa é comumente usado em um determinado tipo de tapete, mas muitas vezes o termo é empregado em versões que não são propriamente tapetes Persos.
Mas como saber se a peça é ou não um tapete Persa?
Para ser classificado como um Persa original, é preciso que a peça tenha as seguintes características:
- Similaridade: nos tapetes autênticos, o trabalho é tão delicado e minucioso que o verso é idêntico a frente do tapete; ou seja, ao virar a peça é possível ver um avesso perfeito, mas com um pouco menos de intensidade nas cores.
- Trabalho manual: uma característica que torna a peça tão única é o fato do tapete ser exclusivamente um trabalho artesanal e feito a mão. E apesar da demora na produção artesanal, isso faz com que a peça seja única.
- Estilo: o estilo dos desenhos caracteriza bastante a peça, e a composição também é uma das suas peculiaridades. Em um clássico e autêntico tapete Persa, a peça é composta por borda secundária externa (contorno na parte extrema do tapete); borda principal (contorno mais largo e que fica logo após a borda secundária); borda secundária interna (borda que fica depois da borda central e mais ao centro do tapete); cantos (ficam nas quatro laterais e dentro do contorno das bordas); medalhão central (desenho estilo medalhão que fica na parte central do tapete); e campo (preenchimento com desenhos que fica em volta do medalhão e dentro do campo definido pela borda secundária interna).
- Cores: a composição das cores também é uma característica bem comum dos tapetes Persas. Nas versões clássicas, a composição geralmente segue um mix de três cores – vermelho, amarelo e azul.
- Tecidos: o material usado para a confecção da peça também é uma das características que ajuda a definir uma peça autêntica. Geralmente a peça é feita com lã e algodão, mas não é raro ver detalhes em seda, o que deixa a peça ainda mais nobre.
- Desenhos: os estilo dos desenhos usados nos tapetes originais também é um característica marcante desse tipo de peça, e entre as formas mais comuns estão os desenhos geométricos, medalhões e flores.
Diferença entre tapete Persa e Turco
Apesar de serem visualmente parecidos, e comumente confundidos, os tapetes Turco e Persa são peças diferentes. E se você quer entender melhor as principais diferenças entre esses dois estilos de tapetes, vamos a um comparativo entre ambos:
Turco | Persa |
Nós feitos em dois fios e em movimentos circulares e contínuos | Nós simétricos e feitos com um fio em cada linha vertical do tear |
Mais resistente por conta do uso de dois fios | Menos resistente que a versão turca |
Originário da Turquia | Originário da antiga Pérsia, atualmente a região do Irã |
Composto por figuras geométricas, animais e imagens de jardins | Composto por desenhos geométricos, medalhões e florais |
Quanto custa? #Preço
Vamos ao grande ponto, que é preço de um tapete Persa original.
Com tantas características e detalhes que compõem esse tipo de peça, já dá imaginar que o preço não é dos mais em conta, e se você quer adquirir uma peça autêntica e feita artesanalmente no Irã, prepare o bolso, pois o preço pode chegar até US$ 15 mil o m².
E você não leu errado, o preço está em dólar mesmo, então, já pode multiplicar esse valor e você vai ter uma tapete que custa bem mais que um carro popular.
Mas é claro que estamos falando de uma peça super tradicional e por isso o preço é tão “salgado”; mas não desanime, pois dá para encontrar versões inspiradas nos clássicos tapetes Persas, e aí o preço é bem mais amigo.
As inspirações seguem o mesmo estilo de cores e desenhos, mas são industrializadas e produzidas em diferentes países, e a boa notícia é o preço, já que o m² pode custar em média R$ 300. Ou seja, estamos falando de um preço dentro do padrão para tapetes.
Modelos de Tapete Persa na Decoração
E depois de saber como reconhecer um clássico tapete Persa, é hora de aprender como usar a peça na decoração; e basicamente, dá para seguir dois estilos:
- Clássico: na proposta clássica, o tapete estilo Persa, que é uma peça bem tradicional, é usado para compor uma decoração também tradicional e que siga a tendência clássica, mantendo todo o resultado harmonioso.
- Moderno: no caso do estilo moderno, o tapete é usado como contraste de uma decoração mais contemporânea e isso cria um visual de mais destaque para o ambiente.
Ambos os estilos são muito bacanas, e é preciso escolher uma linha decorativa que seja mais similar ao seu estilo. E para dar uma mãozinha, vamos a alguns projetos decorativos com esse tipo de tapete.
Entre as propostas de decoração, este projeto apostou no clássico tapete Persa vermelho para decorar a sala.
No ambiente, a cor vermelha destaca o projeto que tem predominância de cores claras, como bege. Os detalhes com plantas e flores dão um toque mais natural ao projeto decorativo, e ficam em harmonia com a proposta.

O espelho geométrico na parede segue uma tendência moderna
Fugindo um pouquinho do clássico, uma opção é o tapete Persa preto; cor usada neste projeto.
Como a sala de jantar segue uma tendência de decoração moderna e com cores claras, a aposta foi pelo modelo com a parte central (campo) em preto, e assim o tapete que fica sob a mesa de jantar dá destaque e delimita a área.
O tapete para quarto de bebê não precisa ser propriamente um modelo infantil, e uma sugestão é usar um modelo clássico, como o Persa que foi usado neste projeto.
No ambiente, as cores claras, como branco, são predominantes, e o tapete preto é destaque na parte central do cômodo.

O lustre retangular segue o formato da mesa de jantar
Uma inspiração de que é possível unir o clássico do tapete ao estilo moderno da decor é esta proposta decorativa.
No ambiente, os detalhes modernos, como mesa de jantar preta e espelhos bronze são elementos do ambiente; e em contrapartida o tapete estilo passadeira foi usado no ambiente, trazendo esse estilo clássico e completando a decoração.
Engana-se quem acha que a peça é exclusiva de salas e quartos, o tapete clássico também pode ser uma proposta para compor e decorar um banheiro.
Nesta proposta, o banheiro de luxo é predominantemente branco e o tapete vermelho garante destaque ao ambiente e dá um toque mais aconchegante ao banheiro.
Mais fotos

O sofá branco destaca o tapete vermelho

O espelho veneziano decora a parede

A mesa de vidro garante o destaque para o tapete

A sala de TV é um mix de elementos modernos e clássicos

No quarto de casal, o tapete foi usado aos pés da cama

Na mesa de centro, decoração com orquídeas brancas

O tapete vermelho destaca-se na decoração toda branca

O sofá de couro marrom compõe a sala de TV

Na sala, o sofá de canto aproveita melhor o espaço

Almofadas em tons de vermelho combinam com o tapete

A mesa de jantar segue o estilo provençal

O tapete preto estilo passadeira foi usado no hall de entrada

O modelo estilo Persa foi usado no banheiro

A parede e o teto azul marinho dão destaque para o ambiente moderno

A mesa de centro tem estilo triangular

A mesa de centro espelhada, é composto por espelho bronze

O tom da cortina combina com o sofá

A mesa de centro foi decorada com livros

A mesa de centro tem um design moderno

A samambaia decora o banheiro

A sala de jantar tem decoração com elementos estilo industrial
Agora que você já sabe tudo sobre tapete Persa, já pode investir numa peça original ou optar por uma inspiração, afinal com o preço alto desse modelo de tapete, a inspiração é muito bem-vinda para um projeto decorativo.