Flores Negras – As 7 Espécies Mais Surpreendentes!【2024】

Quem ama belas espécies fica encantado com as flores negras. Elas são exóticas e chamam atenção de muitos colecionadores e entusiastas.

As flores pretas são ótimas para compor um jardim diferente, combinam com outras cores e dão um toque arrojado ao paisagismo.

Você sabia que existem diversos tipos de flores escuras? Para conhecer as mais populares, acompanhe o conteúdo com lindas espécies e fotos.

Flores pretas

Pinterest

Simbologia e significado

As flores negras possuem uma simbologia incrível, começando pelo tom de mistério e exuberância, perfeitas para quem ama espécies exóticas e fora do comum.

Além disso, estão atreladas a significados nobres, como pureza, amor e seriedade. Segundo lendas, presentear alguém com uma flor preta quer dizer que você deseja ficar ao lado dessa pessoa para sempre, até a morte.

Por isso, você pode formar lindos arranjos de flores negras ou combiná-las com outras cores, como branco, laranja, vermelho, enfim. Uma ideia original e magnífica.

Flores negras

Pinterest

Fotos, nomes e espécies de flores negras

Quais são os nomes e espécies de flores negras? 

Dália Negra

A dália negra é uma espécie originária do México e da América Central. Ornamental, pertence à família Asteraceae e chama atenção pela sua rara beleza.

Segundo especialistas, a dália é apreciada por suas flores grandes e vistosas, que vêm em uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos.

As flores têm vários tipos e formatos e suas cores variam em tons de branco, amarelo, laranja, rosa, vermelho, roxo e preto! Por isso, a dália negra é uma das mais apreciadas do mundo.

Uma curiosidade é que a dália é considerada símbolo do México, muito apreciada nesse país, sobretudo na decoração de festas e comemorações.

dalia negra

Pinterest

flor dalia negra

Pinterest

black dalia

Pinterest

dalia flor

Pinterest

linda dalia negra

Pinterest

Orquídea-Morcego

A orquídea-morcego tem esse nome peculiar justamente porque suas flores são parecidas com asas de morcego.

Além do formato, a cor também é uma grande qualidade, pendendo para o preto e o roxo, com floração durante as estações mais quentes do ano.

O nome científico é Oncidium spp., uma espécie conhecida por ser epífita, ou seja, se desenvolve em troncos de árvores e outras estruturas, com as raízes à mostra, absorvendo nutrientes da matéria orgânica em decomposição ao seu redor.

A boa notícia é que a orquídea-morcego é muito comum no Brasil, por isso você pode encontrar facilmente na natureza e em orquidários, para cultivar em casa e deixar seu jardim lindíssimo.

orquidea preta

Pinterest

orquidea morcego

Pinterest

linda orquidea

Pinterest

orquidea negra

Pinterest

bela orquidea

Pinterest

Tulipa Negra

A tulipa é uma flor muito popular. Quando se trata da tulipa negra, ganha ainda mais adeptos e admiradores. Originária da Europa, África e Ásia, é considerada um símbolo cultural na Holanda.

Segundo especialistas, existem milhares de variedades de tulipas, com diferentes características, alturas e épocas de floração. Algumas variedades florescem na primavera, enquanto outras florescem no final do inverno.

As flores possuem uma variedade de formas e cores, sendo a tulipa negra uma das mais raras e apreciadas, perfeitas para arranjos e para buquês, sobretudo para dar de presente para uma pessoa amada.

tulipa negra

Pinterest

bela tulipa negra

Pinterest

tulipas negras

Pinterest

Rosa Negra

Quem não fica encantado ao ver uma rosa negra? Essa espécie é tradicionalmente criada a partir de técnicas de melhoramento genético e hibridização. Assim, as flores ficam com tons mais escuros, parecidos com o preto.

De fato, a rosa de cor negra não existe na natureza, pois a espécie não alcança esse tom naturalmente. O máximo que pode chegar é a um vermelho escuro, marrom ou roxo.

rosa preta

Pinterest

bela rosa negra

Pinterest

rosa negra

Pinterest

Petúnia Negra

A petúnia é outra espécie que possui uma variação mais escura. Trata-se de uma planta ornamental que pertence à família das solanáceas É nativa da América do Sul, ou seja, muito comum no Brasil.

Queridinha em vários jardins, a petúnia possui flores vibrantes e variadas, que vêm em uma ampla gama de cores, como rosa, vermelho, roxo, azul, branco e até mesmo bicolores. Suas flores podem ter diferentes formas e tamanhos, incluindo flores simples e flores dobradas.

A versão negra é bem difícil de ser encontrada, por isso causa estranhamento quando presente em algum jardim. Fato é que ela pode ser cultivada junto com petúnias de outras cores e outras espécies de plantas, sobretudo se também forem exóticas.

Com florescimento durante a primavera e o verão, a petúnia é capaz de atrair polinizadores, como abelhas e borboletas. Além disso, é relativamente resistente a pragas e doenças, exigindo poucos cuidados no cultivo.

bela petunia

Pinterest

petunia preta

Pinterest

petunia negra

Pinterest

Rosa do Deserto

Você já viu uma rosa do deserto preta? Pois é, ela existe e está na lista de flores negras. Muito popular em projetos de paisagismo e botânica, pode ser cultivada perfeitamente em canteiros e diversos tipos de vasos.

Natural de regiões secas e desérticas, é muito apreciada pelos colecionadores e entusiastas de suculentas. As folhas são agrupadas nas pontas dos galhos e são geralmente verdes e brilhantes.

A principal característica é o tronco grosso e inchado na base, que é adaptado para armazenar água. Assim, permite que a planta sobreviva em condições de seca.

De acordo com especialistas, a rosa do deserto possui flores grandes e vistosas que apresentam uma variedade de cores, como branco, rosa, vermelho, roxo, amarelo e preto! As flores podem ter formas diferentes, incluindo flores de pétalas simples ou flores dobradas e frisadas.

Você encontra a espécie em muitas floriculturas. Os cuidados são simples e básicos, pois a planta é resistente a tempos de seca e calor.

rosa do deserto

Pinterest

rosa deserto

Pinterest

rosa do deserto preta

Pinterest

rosa do deserto negra

Pinterest

Amor-perfeito

Amor-perfeito é o nome de uma flor muito conceituada e admirada por várias pessoas. Também está presente na lista de flores negras, nativa da Europa e amplamente cultivada como uma flor ornamental em jardins.

Essa espécie é conhecida por suas flores pequenas e delicadas. Elas têm uma forma arredondada e plana, com um centro amarelo cercado por pétalas, além de um aroma suave e agradável.

Comum em regiões de clima temperado, úmido e fresco. Tem bastante durabilidade e resistência, por isso é frequentemente usada em paisagismo para canteiros, jardins de rochas, vasos e jardineiras.

O amor-perfeito é fácil de cultivar e ainda tem grande simbologia, relacionada ao amor propriamente dito, ao afeto e a lealdade. Por isso, também se destaca em diversos arranjos e buquês.

amor perfeito

Pinterest

flor amor perfeito

Pinterest

amor perfeito preto

Pinterest


Enfim, gostou de conhecer essas espécies de flores negras? Conte pra gente qual é a sua preferida e comente se já viu outras. Até a próxima!

Você pode gostar...