Flores Negras – As 7 Espécies Mais Surpreendentes!【2024】
Quem ama belas espécies fica encantado com as flores negras. Elas são exóticas e chamam atenção de muitos colecionadores e entusiastas.
As flores pretas são ótimas para compor um jardim diferente, combinam com outras cores e dão um toque arrojado ao paisagismo.
Você sabia que existem diversos tipos de flores escuras? Para conhecer as mais populares, acompanhe o conteúdo com lindas espécies e fotos.
Simbologia e significado
As flores negras possuem uma simbologia incrível, começando pelo tom de mistério e exuberância, perfeitas para quem ama espécies exóticas e fora do comum.
Além disso, estão atreladas a significados nobres, como pureza, amor e seriedade. Segundo lendas, presentear alguém com uma flor preta quer dizer que você deseja ficar ao lado dessa pessoa para sempre, até a morte.
Por isso, você pode formar lindos arranjos de flores negras ou combiná-las com outras cores, como branco, laranja, vermelho, enfim. Uma ideia original e magnífica.
Fotos, nomes e espécies de flores negras
Quais são os nomes e espécies de flores negras?
Dália Negra
A dália negra é uma espécie originária do México e da América Central. Ornamental, pertence à família Asteraceae e chama atenção pela sua rara beleza.
Segundo especialistas, a dália é apreciada por suas flores grandes e vistosas, que vêm em uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos.
As flores têm vários tipos e formatos e suas cores variam em tons de branco, amarelo, laranja, rosa, vermelho, roxo e preto! Por isso, a dália negra é uma das mais apreciadas do mundo.
Uma curiosidade é que a dália é considerada símbolo do México, muito apreciada nesse país, sobretudo na decoração de festas e comemorações.
Orquídea-Morcego
A orquídea-morcego tem esse nome peculiar justamente porque suas flores são parecidas com asas de morcego.
Além do formato, a cor também é uma grande qualidade, pendendo para o preto e o roxo, com floração durante as estações mais quentes do ano.
O nome científico é Oncidium spp., uma espécie conhecida por ser epífita, ou seja, se desenvolve em troncos de árvores e outras estruturas, com as raízes à mostra, absorvendo nutrientes da matéria orgânica em decomposição ao seu redor.
A boa notícia é que a orquídea-morcego é muito comum no Brasil, por isso você pode encontrar facilmente na natureza e em orquidários, para cultivar em casa e deixar seu jardim lindíssimo.
Tulipa Negra
A tulipa é uma flor muito popular. Quando se trata da tulipa negra, ganha ainda mais adeptos e admiradores. Originária da Europa, África e Ásia, é considerada um símbolo cultural na Holanda.
Segundo especialistas, existem milhares de variedades de tulipas, com diferentes características, alturas e épocas de floração. Algumas variedades florescem na primavera, enquanto outras florescem no final do inverno.
As flores possuem uma variedade de formas e cores, sendo a tulipa negra uma das mais raras e apreciadas, perfeitas para arranjos e para buquês, sobretudo para dar de presente para uma pessoa amada.
Rosa Negra
Quem não fica encantado ao ver uma rosa negra? Essa espécie é tradicionalmente criada a partir de técnicas de melhoramento genético e hibridização. Assim, as flores ficam com tons mais escuros, parecidos com o preto.
De fato, a rosa de cor negra não existe na natureza, pois a espécie não alcança esse tom naturalmente. O máximo que pode chegar é a um vermelho escuro, marrom ou roxo.
Petúnia Negra
A petúnia é outra espécie que possui uma variação mais escura. Trata-se de uma planta ornamental que pertence à família das solanáceas É nativa da América do Sul, ou seja, muito comum no Brasil.
Queridinha em vários jardins, a petúnia possui flores vibrantes e variadas, que vêm em uma ampla gama de cores, como rosa, vermelho, roxo, azul, branco e até mesmo bicolores. Suas flores podem ter diferentes formas e tamanhos, incluindo flores simples e flores dobradas.
A versão negra é bem difícil de ser encontrada, por isso causa estranhamento quando presente em algum jardim. Fato é que ela pode ser cultivada junto com petúnias de outras cores e outras espécies de plantas, sobretudo se também forem exóticas.
Com florescimento durante a primavera e o verão, a petúnia é capaz de atrair polinizadores, como abelhas e borboletas. Além disso, é relativamente resistente a pragas e doenças, exigindo poucos cuidados no cultivo.
Rosa do Deserto
Você já viu uma rosa do deserto preta? Pois é, ela existe e está na lista de flores negras. Muito popular em projetos de paisagismo e botânica, pode ser cultivada perfeitamente em canteiros e diversos tipos de vasos.
Natural de regiões secas e desérticas, é muito apreciada pelos colecionadores e entusiastas de suculentas. As folhas são agrupadas nas pontas dos galhos e são geralmente verdes e brilhantes.
A principal característica é o tronco grosso e inchado na base, que é adaptado para armazenar água. Assim, permite que a planta sobreviva em condições de seca.
De acordo com especialistas, a rosa do deserto possui flores grandes e vistosas que apresentam uma variedade de cores, como branco, rosa, vermelho, roxo, amarelo e preto! As flores podem ter formas diferentes, incluindo flores de pétalas simples ou flores dobradas e frisadas.
Você encontra a espécie em muitas floriculturas. Os cuidados são simples e básicos, pois a planta é resistente a tempos de seca e calor.
Amor-perfeito
Amor-perfeito é o nome de uma flor muito conceituada e admirada por várias pessoas. Também está presente na lista de flores negras, nativa da Europa e amplamente cultivada como uma flor ornamental em jardins.
Essa espécie é conhecida por suas flores pequenas e delicadas. Elas têm uma forma arredondada e plana, com um centro amarelo cercado por pétalas, além de um aroma suave e agradável.
Comum em regiões de clima temperado, úmido e fresco. Tem bastante durabilidade e resistência, por isso é frequentemente usada em paisagismo para canteiros, jardins de rochas, vasos e jardineiras.
O amor-perfeito é fácil de cultivar e ainda tem grande simbologia, relacionada ao amor propriamente dito, ao afeto e a lealdade. Por isso, também se destaca em diversos arranjos e buquês.
Enfim, gostou de conhecer essas espécies de flores negras? Conte pra gente qual é a sua preferida e comente se já viu outras. Até a próxima!