Vagonite – Passo a passo para iniciantes + 73 inspirações lindas!
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o bordado vagonite, uma técnica conhecida há décadas e que continua sendo uma boa técnica para iniciantes no mundo do bordado e também uma proposta de artesanato para diferentes peças.
E se você gosta da ideia de aprender novas técnicas de bordados e quer se inspirar em artesanatos lindos, reunimos dicas sobre esse estilo de bordado , além de gráficos de receitas com passo a passo para você aprender a fazer a técnica de maneira simples linda!
O que é vagonite?
O bordado vagonite é uma técnica executada sobre um tipo de tecido com tramas mais soltas e que se sobrepõem, permitindo que a agulha com linha do bordado posso passar por cima por baixo dessas tramas, criando os desenhos do bordado.
Essa técnica apresenta 2 aspectos bastante comuns:
- O avesso perfeito, ou seja, uniforme e sem arremates, costuma estar bastante presente no bordado vagonite, o que dá um acabamento melhor para as peças.
- A outra característica desse estilo de bordado é o padrão com desenhos geométricos, como triângulo e losangos, que costumam estar bastante presentes nas peças bordadas nesse estilo.
Dicas para iniciantes
Para quem está iniciando no mundo do bordado vagonite, algumas dicas podem ser fundamentais para facilitar para os iniciantes.
- Comece a praticar com os pontos mais fáceis desse tipo de bordado, como ponto haste e o caseado, e quando já tiver prática nesses pontos fáceis dê início a novos pontos mais elaborados.
- Para os iniciantes, uma dica fundamental é encontrar o centro do tecido para dar início ao bordado. Para isso, dobre o pano ao meio e em seguida faça uma nova dobra ao meio, passando o ferro para marcar o vinco e criar uma espécie de cruz, que marca o centro do tecido.
- Para o bordado, o ideal é passar a agulha com a linha da esquerda para a direita e e depois voltar da direita para a esquerda.
Fotos e inspirações de bordado em vagonite
Vagonite de fita
Uma das técnicas para o bordado vagonite é um mix com artesanato em fita de cetim, uma vez que esse bordado em estilo geométrico pode ser feito como o uso de fita de cetim, que substitui a tradicional linha para bordados.
Como ideia para utilizar a fita de cetim nesse estilo de bordado, a proposta aqui traz um pano branco e fitas em tons degradê, variando entre nuances de vermelho, laranja e amarelo.
A fita garante um efeito lindo ao bordado, destaca a técnica de maneira diferente é criativa, seguindo um estilo de bordado simples e com elementos que remetem a característica geométrica.
Vagonite de linha
Uma das técnicas mais comuns para bordado vagonite é o bordado trabalhado através de linhas, que costumam ser linhas coloridas e que se destacam diante das tramas do tecido.
Como inspiração para um bordado simples, a ideia aqui traz o bordado sobre um tecido branco e que reúne linhas em tom de laranja e verde escuro, que se destacam nas tramas do tecido.
Os desenhos ao estilo geométrico caracterizam esse tipo de bordado, e trazem uma composição de pontos simples e fáceis de reproduzir, mas que dão um efeito lindo ao tecido trabalhado.
Vagonite para pano de prato
A técnica de bordado vagonite é bastante versátil, e uma das possibilidades é o bordado em pano de prato, deixando os paninhos simples com um toque mais charmoso.
Como ideia para o pano de prato bordado, a inspiração aqui traz um pano branco e com bordado em linha em tons de preto e cinza, formando desenhos geométricos, característicos desse estilo de bordado.
O pano de prato ainda traz outros detalhes decorativos, como passa fita com fita de cetim cinza combinando com o bordado, e o barrado em tecido que imita patchwork, misturando cinza e preto, cores presentes no bordado e que mantém a proposta harmoniosa.
Vagonite em toalha
Outra possibilidade para usar este bordado clássico, é em barrados de toalhas, seja toalha de banho, lavado ou de rosto. A inspiração é uma maneira de transformar a toalha e trazer um toque artesanal para o item, agregando valor e um estilo único para a peça.
Como inspiração para a toalha bordada ao estilo vagonite, a proposta aqui traz a toalha branca e com barrado em etamine, área perfeita para ser bordada.
A área do etamine branco ganhou bordado em tons que variam de preto a nuances de cinza, criando uma ideia de efeito degradê no desenho geométrico que preenche essa área da toalha.
Vagonite em caminho de mesa
Entre as tantas possibilidades para usar o bordado vagonite em diferentes peças, uma das ideias é o uso desse tipo de bordado em caminho de mesa, uma peça perfeita para decorar a mesa me trazer um estilo artesanal e trabalhado para a decoração.
Como inspiração para esse tipo de trabalho em caminho de mesa, a proposta aqui traz o bordado em fita de cetim como uma proposta delicada e que decora todo o caminho de mesa.
A decoração em fitas varia entre tons de roxo e lilás, e para combinar com esse bordado, a proposta foi de dar acabamento ao caminho de mesa através de um barrado de renda de guipir, que traz tonalidade de lilás e combina como bordado em fita de cetim.
Como fazer vagonite? – Passo a passo fácil
Se você gostou do estilo desse bordado, que traz uma tendência geométrica, reunimos gráficos e receitas como passo a passo para que você possa colocar em prática o bordado vagonite. Então, separe as agulhas linhas para começar essa técnica.
Você já conhecia esse estilo de bordado? Conte-nos o que achou das ideias e se você já colocou os gráficos e receitas em prática.