Como Fazer Catavento de Papel – Passo a Passo & 25 Inspirações!

O catavento de papel é um brinquedo que foi muito presente na nossa infância e hoje é usado em decorações, seja de festa infantil, casamento, doces e bolo.

São peças coloridas com movimento hipnotizante, por isso os pequenos adoram. O melhor é que não é necessário ventar para rodar o catavento, basta correr que ele começa a girar.

Nesse post vamos mostrar modelos lindos de catavento de papel com dicas para compor a decoração. Além disso, no final do post vamos ensinar a fazer o catavento que pode ser usado tanto para decorar quanto para brincar, pois ele gira de verdade.

Fotos e Modelos de Catavento de Papel

Para fazer o catavento de papel é necessário usar um papel duplaface. Esse tipo de papel tem cor e estampa dos dois lados, por isso fica tão legal. A dica é usar um papel que tenha estampas diferentes dos dois lados para causar contraste e deixar mais alegre.

Catavento de papel modelos para se inspirar

Catavento de papel modelos para se inspirar

Catavento de papel modelos para se inspirar

Catavento de papel modelos para se inspirar

Catavento de papel modelos para se inspirar

Catavento de papel amarelo e branco

Catavento de papel azul

Catavento de papel estampado

Catavento de papel azul

Catavento de papel rosa

Catavento de papel vermelho

Catavento de papel rosa e vermelho

O catavento de papel com garrafa de vidro pode ser uma boa opção de enfeite de mesa. Essas garrafinhas de cerveja não são reutilizáveis e por isso vão parar no lixo. É uma maneira de reutilizar materiais e ainda fazer um centro de mesa lindo.

Se o vidro for transparente você pode pintar a garrafa com tinta vitral. Basta colocar duas gotinhas de tinta dentro da garrafa e girar até a cor preencher todo o espaço. Em lojas de artigos para artesanato você encontra muitas cores dessa tinta e tem um ótimo rendimento.

Para utilizar garrafas de outras cores você pode encapar com bexiga, basta usar balão de boa qualidade para “vestir” a garrafa. Além disso, pode colocar apliques de EVA ou de papel para complementar a decoração.

Catavento de papel colorido

Catavento de papel com 4 cores

Catavento de papel laranja

Catavento de papel rosa

Catavento de papel rosa

Usar botão no centro do catavento de papel é uma maneira de valorizar a peça. Você pode usar um botão simples ou estampado, depende do tipo de decoração que deseja fazer.

Os botões resinados custam mais caro, mas também deixam o catavento muito mais bonito. Se você está preparando uma festa com muita antecedência pode ser legal importar da China, os preços são melhores e você encontra uma grande variedade de modelos.

Catavento de papel colorido

Catavento de papel verde

Catavento de papel vermelho

Catavento de papel vermelho

Catavento de papel para cupcake

O catavento de papel pode ser feito em versão mini para decorar doces, como é o caso do cupcake. É o tipo de enfeite barato que vai deixar a sua mesa de doces completa. A dica é usar cores que sejam nos mesmos tons do restante da decoração.

O catavento pode ser colado no palito de dentes e fica lindo em cupcakes, brigadeiros e beijinhos. No caso de festa junina, você pode fazer com revista ou jornal para combinar com as bandeirinhas.

Catavento de papel bege

Para dar um charme a mais no catavento você pode encapar o palito de churrasco com fita colorida, preferencialmente de duas cores diferentes que combinem com o tipo de peça que deseja fazer.

Catavento de papel roxo

Como Fazer Catavento de Papel: Passo a Passo

Com o catavento de papel é possível decorar diversos tipos de peças, principalmente itens decorativos para festa. É bem fácil de fazer e você vai usar poucos materiais. Bora aprender?

Materiais:

  • Cola quente
  • Tesoura
  • Régua
  • Lápis
  • Cortador de flor
  • Alicate de corte
  • Taxinha
  • Palito de churrasco
  • Papel colorido de dupla face (nossa dica é usar papel de scrapbook com estampa divertida).

Passo a Passo:

  1. Comece cortando um quadrado de acordo com o tamanho do catavento de papel que deseja fazer. Recomendamos um quadrado de 20×20 ou 10×10.
  2. Coma régua e o lápis trace duas retas diagonais, como se fosse um X.
  3. Corte no X tomando cuidado para não cortar o centro. Deve ficar quatro partes presas no centro.
  4. Cole uma ponta dobrando até o centro do catavento de papel. Use pouca cola quente para não ficar um acabamento feio.
  5. Repita o processo com outras 3 pontas para deixar no formato certinho.
  6. Use o cortador para cortar o coração de papel de uma cor diferente do restante do catavento. Você pode usar o formato que quiser, inclusive pode usar um botão bonitinho.
  7. Cole o coração no meio do catavento para dar acabamento.
  8. Use a taxinha para furar a ponta do palito de churrasco onde vai prender o catavento. Você pode usar o alicate fechado para martelar.
  9. Tire a taxinha.
  10. Coloque a vareta na altura do centro do catavento de papel.
  11. De um lado coloque a taxinha e no outro a vareta, deixando a parte de papel no meio.
  12. Pressione e se for necessário use cola quente.
  13. Para dar acabamento na parte de trás use um pedacinho de papel.
  14. Pronto! Mega fácil, né?

DICA: Na hora de furar a vareta é necessário tomar cuidado para não estragar a mesa ou machucar a mão, por isso nossa dica é colocar uma borracha embaixo, como uma placa de EVA.

Curtiu as nossas inspirações? Ficou com alguma dúvida sobre como fazer catavento de papel? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...