Modelos de Caixa d’Água – Medidas, Tipos e Onde Comprar!

O reservatório de água é essencial em projetos residenciais, comerciais e industriais, sendo uma alternativa para momentos de falta d’água. E diante da necessidade de ter um reservatório de água, é importante conhecer os modelos de caixa d’água e saber calcular o tamanho ideal de acordo com o seu projeto, garantindo que o reservatório atenda às necessidades.

E se você está no momento de escolher o reservatório de água para o projeto hidráulico, separamos uma seleção de modelos de caixa d’água com dicas que ajudam na escolha, além de passo a passo para calcular o tamanho ideal do reservatório, e dicas de onde comprar e preços de variados modelos.

modelos e tipos de caixa d'água

Tipos e modelos de caixa d’água

Caixa d’água de fibra de vidro

Do mesmo material das tradicionais piscinas de fibra, a caixa d’água de fibra é feita a partir de resina e fibra de vidro, materiais que dão uma longa vida útil ao reservatório.

A composição do reservatório faz com que a caixa d’água seja leve, de fácil instalação, limpeza, manuseio e com proteção contra raios ultravioleta, aumentando a vida útil do item.

As versões de fibra de vidro são de encaixe simples e podem ser fechadas com tampa, garantindo que a água não fique exposta e vire criadouro de larvas e mosquitos.

A vantagem do modelo está em relação ao ótimo custo-benefício, mas essa versão pode não ser tão resistente a impactos e perfurações.

modelo de caixa dagua de fibra

Os modelos de fibra são leves e de fácil limpeza

Caixa d’água de Polietileno

A caixa d’água de polietileno é uma das opções mais vendidas e tem ótima durabilidade, com vida útil de aproximadamente 30 anos.

O material plástico garante que a caixa d’água seja leve, fácil de limpar, instalar e manusear.

Os modelos em polietileno ainda possuem proteção contra raios ultravioletas e são resistentes ao transporte.

O ponto negativo fica por conta de ser um material plástico feito à base de petróleo, o que pode dar menor resistência a impactos e perfurações.

modelo de caixa dagua de polietileno

O modelo de polietileno é leve

Caixa d’água de Aço Inox

Entre os modelos de caixa d’água há também as versões feitas de aço inox, que por conta do material metálico são mais pesadas, mas como facilidade de limpeza.

Os modelos em aço inox são muito resistente à corrosão e a impactos, não apresentando trincas e sendo bastante duráveis.

O ideal é que a caixa d’água de aço inox não fique exposta a incidência direta de raios solares, o que pode esquentar a água mantida no reservatório.

No entanto, se mantida em local de sombra, a água do reservatório fica fresca por mais tempo.

O ponto negativo desse modelo é o preço, já que costuma ser uma das opções mais caras se comparada outros modelos.

modelo de caixa dagua de aco inox

Caixa d’água de Fibrocimento

Entre os modelos de caixa d’água, a versão de fibrocimento é uma das opções mais antigas e encontrada em projetos de casas antigas.

Esse modelo é constituído de fibrocimento e tem como característica ter baixa durabilidade e pouca resistência a impactos.

Por ser um modelo antigo, é comum ter a presença de amianto na composição da caixa, um material que é prejudicial à saúde e requer a troca da caixa d’água.

modelo de caixa dagua de fibrocimento

As caixas de fibrocimento não devem ter amianto na composição

Como saber o tamanho ideal?

Para saber o tamanho ideal da caixa d’água no projeto, é necessário considerar o consumo médio diário por pessoa. Assim, a média de consumo de água por pessoa é de 150 a 200 l por dia.

O cálculo também leva em conta a quantidade de moradores da residência e deve ser considerada uma reserva para 2 dias.

Assim, o cálculo para saber o tamanho ideal de caixa d’água é o seguinte: consumo médio diário (de 150 a 200 l) x número de pessoas x quantidade de dias (2).

Um exemplo prático para entender como fazer o cálculo é uma residência com 4 moradores e levando em conta o consumo diário de 200 l de água por morador. Assim, a conta fica a seguinte: 200 x 4 x 2= 1600; o que resulta na necessidade de um modelo de caixa d’água de no mínimo 1600 l para atender as necessidades durante 2 dias.

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

onde comprar caixa dagua

Links para comprar: De polietileno com tampa (500 l) / Fortleve (500 l)

modelos e precos de caixa dagua

Links para comprar: Em aço inox (2000 l) / Retangular em fibra (500 l)

modelos e onde comprar caixa dagua

Links para comprar: Acqualimp (1000 l) / Bakof (3000 l)

 

Agora é só aproveitar nossas dicas e escolher o modelo ideal de acordo com o seu projeto e um tamanho que atenda às suas necessidades.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *