Móveis para quarto de bebê – 5 opções que não podem faltar!
A escolha dos móveis para quarto de bebê é uma providência que os pais devem tomar assim que a gravidez é anunciada. O pequeno merece um espaço confortável e aconchegante para um pleno desenvolvimento.
Mas, você sabe quais são as estruturas essenciais para esse cômodo? Embora pareça uma tarefa complexa, tudo fica mais fácil desde que você siga um planejamento e considere dicas valiosas.
Sendo assim, para ajudar você a montar um quarto de bebê passo a passo, preparamos este guia completo. Saiba tudo e comece a organizar desde já.
Como montar um quarto de bebê?
A fase da gravidez é muito especial mas, com a chegada do bebê, mamães e papais precisam se atentar a algumas obrigações para recebê-lo da melhor forma possível.
A montagem do quarto é um dos pontos fundamentais, afinal, o deve ter um espaço para dormir e brincar. Além disso, é nesse cenário que a mãe amamentará seu filho, por isso precisa ser totalmente aconchegante.
O planejamento do quarto de bebê depende do espaço disponível. Seja em um local pequeno ou grande, a escolha da decoração, iluminação e mobília é muito importante.
No primeiro caso, revestimentos e pintura podem seguir um padrão neutro, com cores como branco, bege, off-white e cinza como base e outros tons nos detalhes e acessórios – como os clássicos azul e rosa, além de amarelo e verde, que também são usuais.
Cores claras favorecem a iluminação, entretanto, é indicado instalar pendentes e pontos de luz indireta, como pequenas luminárias, principalmente na área de amamentação. Além disso, cortinas ajudam a deixar o ambiente mais confortável.
Por fim, a mobília é parte principal no quarto de bebê. Nesse caso, você pode comprar opções práticas, como móveis 2 em 1 ou funcionais, que servem para guardar roupas, brinquedos, acessórios, etc. Do mesmo modo, a decoração final ajuda a deixar o ambiente lúdico e bonito, perfeito para passar horas com seu filho.
Essas ideias servem para quartos de menino ou menina. Obviamente, você pode adaptar de acordo com o sexo do bebê e com seu gosto pessoal, além do tamanho e padrão do cômodo. Se achar conveniente, disponha dos serviços de um designer de interiores, com certeza será de grande valor para a montagem de um quarto dos sonhos.
Fotos e modelos de móveis para quarto de bebê
Você sabe quais móveis para quarto de bebê são primordiais para esse ambiente?
De modo geral, são poucas opções, justamente para deixar o cômodo confortável e sem excesso de materiais. Sendo assim, listamos 5 móveis que você deve adquirir para montar o quarto infantil passo a passo.
Berço
O berço é o adereço principal na montagem de um quarto de bebê, afinal, é nesse espaço que o pequeno vai dormir e descansar, sobretudo quando começa a se desenvolver.
A escolha do berço demanda muita pesquisa. Em meio a tantas marcas e padrões, é essencial comprar uma peça segura e certificada. Além disso, você deve escolher um berço com material resistente, para que o bebê fique realmente protegido.
Segundo especialistas, as barras do móvel devem ter as medidas corretas e a pintura deve ser atóxica. Do mesmo modo, você deve considerar a funcionalidade: há berços pequenos, suspensos, 2 em 1, entre outros modelos.
Faça uma boa pesquisa e orçamentos em lojas de móveis e decoração. Se quiser economizar, você pode comprar um berço usado, mas nesse caso, é essencial avaliar o estado e a estrutura para fazer um bom negócio.
Guarda-roupa
O guarda-roupa infantil é um móvel que ajuda na organização do quarto. Nesse móvel, você pode organizar todas as roupinhas da criança e outros adereços, como brinquedos e demais objetos.
Nesse caso, você não precisa comprar um armário grande, ao menos que o quarto seja compartilhado (no caso de gêmeos, por exemplo). De modo geral, versões compactas com duas ou três divisórias são suficientes, sobretudo aquelas que possuem gavetas.
Embora haja diversos modelos de guarda-roupa nas lojas, quando se trata do quarto infantil, as versões em cor branca ou padrão reto e provençal são as mais populares.
Aparador
Aparadores ou cômodas possuem uma função essencial no quarto de bebê. Além de incrementar a decoração e a organização do espaço, são indicados para trocar o bebê, por isso devem ter as medidas necessárias para isso.
Do mesmo modo, no aparador você pode guardar o kit higiene e demais materiais usados no cuidado com o pequeno – toalhas, mamadeiras, pacotes de fraldas, entre outros.
A grande vantagem dos aparadores é o preço acessível. Em muitos casos, inclusive, muitas pessoas dispensam o guarda-roupa e compram um aparador grande para deixar as roupinhas da criança. De fato, é um móvel funcional e bem importante para o quarto de bebê.
Poltrona
A poltrona é outra estrutura que está na lista de móveis para quarto de bebê. As mamães precisam de uma poltrona confortável para amamentar seu filho, por isso deve ser escolhida detalhadamente.
A ideia é optar por versões que deixem a mãe com uma boa postura, afinal, esse processo dura bastante tempo. Compre poltronas com apoio para os braços e pés, que não tenha um assento tão fundo e com materiais de boa qualidade.
Além disso, a cor da poltrona ajuda a valorizar a decoração do quarto infantil. Modelos em tons rosa, azul, cinza, branco e salmão são convencionais em diversos projetos.
Além da poltrona, a cadeira de balanço é uma boa opção para fazer o bebê dormir.
Nichos
Para complementar a montagem e decoração do quarto de bebê, que tal instalar nichos nas paredes? Essas estruturas básicas servem para guardar adereços de uso diário ou colocar brinquedos e pelúcias.
Os nichos para quarto de bebê podem ter vários formatos: quadrados, redondos, ovais, hexagonais (colmeia), entre outros. Além disso, oscilam quanto a cor e podem ter LEDs instalados, servindo até como pontos de luz indireta no cenário.
De fato, os nichos deixam o quarto mais bonito e organizado. São peças com um preço acessível e que podem ser customizados por você mesmo, feitos com materiais como madeira e pallets.
Todos os móveis para quarto de bebê podem ser adquiridos em lojas de móveis e decoração. Faça uma boa pesquisa e orçamentos para escolher peças bonitas e de qualidade.
Acima de tudo, esperamos que tenha gostado das dicas e fotos. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.