Flores que gostam de sol – 10 espécies para cultivar no sol direto!
Se você tem um cantinho com sol e está pensado em montar um jardim ou cultivar flores dentro de casa, é ideal escolher por espécies de flores que gostam de sol, de modo que esse cantinho com incidência de sol receba espécies apropriadas e resistentes a exposição ao sol.
E se você tem dúvidas de quais flores gostam de sol, trouxemos uma seleção de espécies e dicas de como cuidar de cada uma, assim você pode ter um espaço florido para decorar o jardim ou interior de casa.
Espécies de flores que gostam de sol
Alamanda
A alamanda é uma espécie de flor do estilo trepadeira, ideal para jardins verticais e cercas vivas e traz como características flores amarelas. A espécie é caracterizada por flores que gostam de sol e florescem o ano todo.
A espécie deve ser cultivada em solo fértil e rico em matérias orgânicas, e as regas devem ser regulares, evitando que o solo fique encharcado, mas garantindo que a terra nunca fique seca demais.
Essa espécie de flor é considerada tóxica, por isso é a ideal manter o cultivo longe de crianças e animais domésticos.
Azaleia
A azaleia é uma espécie bastante conhecida pela delicadeza das flores , que parecem dobradas, e trazem uma gama de cores, variando entre tons de branco, vermelho, rosa , entre outros.
A espécie pode ser cultivada em vasos ou até mesmo em canteiros com flores, e o cultivo deve ser feito em local de sol pleno e constante, garantindo que a flor recebo bastante incidência de luz natural.
A azaleia é uma flor bastante resistente e além de suportar sol pleno, também é uma espécie indicada para regiões frias uma vez que suporta baixas temperaturas.
Begônia
As begônias são flores caracterizadas pelo cultivo em vasos, podendo decorar o interior de casa, ou o cultivo em canteiros de flores, dando um toque florido ao Jardim.
O cultivo da espécie deve ser feito em local com bastante incidência de luz natural , mas sem a incidência direta e constante de sol, evitando que as flores possam vir a queimar com o sol direto e constante.
A vergonha é uma flor que não resiste a frio ou geadas, e por isso é ideal que o cultivo seja feito em regiões de temperaturas amenas à quente , o que garante que a floração se estenda pela maior parte do ano.
A espécie deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e as regras devem ser regulares evitando que o solo fique encharcado.
Girassol
Como o próprio nome já indica, o girassol é uma espécie entre as flores que gostam de sol .
Essa espécie de flor é conhecida por realizar heliotropismo, que é o fato da flor se direcionar ao sol.
Com o passar dos anos o homem foi desenvolvendo diversas variedades da espécie, o que permite o cultivo em vasos e em jardins, sendo que as espécies cultivadas diretamente no solo podem alcançar até 4 m de altura.
A espécie pode ser plantada através de sementes que germinam facilmente entre as estações da primavera e do verão, e a manutenção deve ser feita com regas periódicas evitando o solo encharcado.
Hibisco
O hibisco é uma espécie conhecida pelo porte arbustivo e florescimento de caráter ornamental, que traz floração durante o verão.
A espécie traz flores de cores variadas podendo apresentar tons de branco, rosa, vinho, salmão, vermelho , entre outros. E além da beleza das flores para jardim, a espécie é ideal para atrair beija-flor e borboleta.
O cultivo do hibisco deve ser feito em solo arenoso ou argiloso, com acréscimo de matéria orgânica; e em local de sol pleno. Já a rega deve ser feita frequentemente, mantendo o solo constantemente úmido.
Para garantir a floração do hibisco, o ideal é usar adubos durante a primavera e verão para incentivar a floração.
Lantana
Como indicação de flores que gostam de sol para jardim, a proposta aqui é da lantana ou cambará, uma espécie em formato de arbusto e que dá mini buquês de flores delicadas e em tons variados como laranja, rosa , amarelo, vermelho, e até mesmo variando os tons no mesmo mini buquê.
A espécie é bastante indicada para composição de jardins , uma vez que atrai borboletas tem bastante potencial de desenvolvimento.
O cultivo da espécie deve ser feito em sol pleno e em solo rico em matéria orgânica, enquanto as regras devem ser periódicas evitando que o solo fique muito seco.
Onze-horas
A onze-horas é uma espécie de flor bastante conhecida em popular, e traz como característica ramos com flores nas pontas e em diversas cores.
A floração costuma acontecer nos meses mais quentes do ano e a flor abre pela manhã e se fecha à tarde.
O cultivo da espécie pode ser feito em jardins, canteiros, e até mesmo como uma versão de plantas pendentes, já que os ramos tendem a cair quando a planta é cultivada em vasos ou cestos elevados.
A espécie se enquadra entre as plantas que gostam de sol, pois o cultivo deve ser feito em sol pleno.
Para a manutenção da espécie, o ideal é o cultivo em solo fértil e bastante drenável , uma vez que a planta não gosta de solo encharcado.
Petúnia
A petúnia é uma espécie de flor com formação abundante, sendo uma perfeita opção para vasos, floreiras e canteiros.
Essa espécie é indicada para regiões de climas amenos e frios. E a floração acontece do final do inverno e se estende pela primavera, trazendo flores delicadas e de cores variadas
O cultivo deve ser feito em sol pleno e em solo rico em matéria orgânica, com regas periódicas.
Primavera
A primavera, também conhecida como buganvile, é uma trepadeira lenhosa que pode ser conduzida como arbusto, cerca viva, trepadeira, e podendo ser usada como cobertura para pergolados.
A espécie deve ser cultivada em solo fértil, a pleno sol e com adubação para a floração que acontece anualmente que se estende ao longo de toda a estação da primavera.
A espécie é bastante resistente a frio e geadas, e pede podas anuais para estimular o florescimento e renovar a planta.
Rosa do Deserto
A rosa-do-deserto é uma espécie de planta com floração que varia entre tons de lilás a magenta, tem como característica ramos que dão folhas e as flores nas pontas.
A espécie deve ser cultivada em sol pleno, com solo bastante drenável e é indicada para cultivo em canteiros ou vasos.
A espécie tem como característica ser uma planta de clima sim com, por isso às cegas devem ser espaçadas, de modo que o solo não fica encharcado.
Durante o inverno as regas devem ser ainda menos frequentes e a adubação deve ser suspensa.
Você conhece alguma outra espécie? Conta, aqui nos comentários, qual a sua opção preferida para ter no jardim ou dentro de casa.