Empreendedorismo Feminino: História e Tudo Sobre!【2024】
O cenário de negócios e empreendedorismo por muitas décadas foi protagonizado por homens, e com muitos desafios essa realidade vem mudando e o empreendedorismo feminino vem ganhando forças.
O empreendedorismo feminino representa negócios idealizados ou comandados por mulheres, e mesmo com o aumento desse cenário, ainda existem muitos desafios para as mulheres conquistarem o seu espaço no mundo dos negócios.
Para entender sobre empreendedorismo feminino, trouxemos um histórico e a importância de apoiar mulheres.
Empreendedorismo feminino no Brasil
O empreendedorismo feminino surgiu por volta dos anos de 1970 e 1980, mas no Brasil os primeiros estudos relacionados ao tema só apareceram no final dos anos de 1990.
Apesar de ainda ser recente os apontamentos sobre o empreendedorismo feminino, no Brasil o número de mulheres empreendedoras no país vem crescendo e chegou a uma marca histórica.
De acordo com pesquisa do Sebrae, o terceiro trimestre de 2022 apontou 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, o que representa mais de 34% dos empreendedores. Segundo a pesquisa, grande parte dessas mulheres iniciaram um negócio por necessidade.
Em estudos realizados pelo We Cities, há uma lista com 55 cidades mundiais mais favoráveis ao empreendedorismo feminino, e apenas São Paulo aparece entre as opções de cidades brasileiras, na 51ª posição.
De acordo com pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em relação a proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais, o Brasil ocupa a 7ª posição em um ranking de 49 países.
Apesar dos apontamentos recentes que mostram o Brasil se destacando no empreendedorismo feminino, ainda há um caminho longo a ser percorrido.
Para celebrar a luta feminina, em 2014 a ONU (Organização das Nações Unidas) determinou que o dia 19 de novembro é considerado o Dia do Empreendedorismo Feminino.
Importância do empreendedorismo feminino
O empreendedorismo feminino é um marco da conquista das mulheres, e apoiar esse cenário é uma forma de apoiar a importância da atuação feminina.
Para entender a importância do empreendedorismo feminino, reunimos alguns pontos que demonstram a relevância das mulheres de estarem à frente de negócios.
- Contribuição para a economia: a abertura de negócios de sucesso é uma forma de incentivar a economia do país e a criação de empregos.
- Igualdade de gênero: ao apoiar mulheres à frente de negócios, há a promoção da igualdade de gênero, auxiliando mulheres a enfrentarem barreiras do mercado de trabalho tradicional, como falta de oportunidade para ascensão social e discriminação salarial.
- Autonomia financeira: o apoio a mulheres empreendedoras pode ser um incentivo para que as mulheres conquistem autonomia financeira vir o que pode ajudar muitas mulheres a sair de relacionamentos abusivos e violência doméstica.
- Inspiração: o apoio a uma mulher empreendedora pode inspirar outras mulheres a também seguirem seus sonhos, aumentando o cenário de mulheres a frente de negócios.
Desafios do empreendedorismo feminino
Diante do crescimento de mulheres empreendedoras no país, ainda existe muitos desafios para a conquista desse cenário pelas mulheres. Os maiores desafios no empreendedorismo feminino são questões como:
- carga burocrática;
- impostos corporativos elevados;
- complexidade do sistema tributário;
- menos acesso a financiamentos e restrição de acesso à capital.
O que é preciso para ser mulher empreendedora?
Para se tornar uma mulher empreendedora é preciso desenvolver algumas habilidades essenciais e que podem ajudar a alcançar o sucesso nesse cenário.
Entre as habilidades pessoais e técnicas que podem tornar uma mulher uma empreendedora de sucesso estão:
- iniciativa;
- inovação;
- resiliência;
- atitude empreendedora;
- organização e planejamento;
- capacidade de comunicação;
- habilidade para criar e conduzir uma equipe.
Para se inspirar em mulheres empreendedoras brasileiras, você pode clicar aqui e conferir nosso post sobre o assunto e com referências de sucesso no mundo dos negócios.
Atividades com mais mulheres empreendedoras
De acordo com pesquisas recentes, o cenário de empreendedorismo feminino se destaca em algumas áreas como:
- Cabeleireiros e tratamento de beleza;
- Comércio de vestuário;
- Serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada;
- Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria;
- Confecção sob medida;
- Profissionais de saúde, exceto médicos e odontólogos;
- Confecção (vestuário);
- Outras atividades de serviços pessoais;
- Outras atividades de ensino;
- Fabricação de artefatos têxteis.
Agora que você já sabe o histórico e os desafios enfrentados pelas mulheres nesse cenário que por décadas foi predominantemente masculino, já pode apoiar mulheres que se desafiam e buscam empreender.