Empreendedorismo Feminino: História e Tudo Sobre!【2024】

O cenário de negócios e empreendedorismo por muitas décadas foi protagonizado por homens, e com muitos desafios essa realidade vem mudando e o empreendedorismo feminino vem ganhando forças.

O empreendedorismo feminino representa negócios idealizados ou comandados por mulheres, e mesmo com o aumento desse cenário, ainda existem muitos desafios para as mulheres conquistarem o seu espaço no mundo dos negócios.

Para entender sobre empreendedorismo feminino, trouxemos um histórico e a importância de apoiar mulheres.

 

Empreendedorismo feminino no Brasil

O empreendedorismo feminino surgiu por volta dos anos de 1970 e 1980, mas no Brasil os primeiros estudos relacionados ao tema só apareceram no final dos anos de 1990.

Apesar de ainda ser recente os apontamentos sobre o empreendedorismo feminino, no Brasil o número de mulheres empreendedoras no país vem crescendo e chegou a uma marca histórica.

De acordo com pesquisa do Sebrae, o terceiro trimestre de 2022 apontou 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, o que representa mais de 34% dos empreendedores. Segundo a pesquisa, grande parte dessas mulheres iniciaram um negócio por necessidade.

Em estudos realizados pelo We Cities, há uma lista com 55 cidades mundiais mais favoráveis ao empreendedorismo feminino, e apenas São Paulo aparece entre as opções de cidades brasileiras, na 51ª posição.

De acordo com pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em relação a proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais, o Brasil ocupa a 7ª posição em um ranking de 49 países.

Apesar dos apontamentos recentes que mostram o Brasil se destacando no empreendedorismo feminino, ainda há um caminho longo a ser percorrido.

Para celebrar a luta feminina, em 2014 a ONU (Organização das Nações Unidas) determinou que o dia 19 de novembro é considerado o Dia do Empreendedorismo Feminino.

1 empreendedorismo feminino Portal FGV

Via: Portal FGV

Importância do empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino é um marco da conquista das mulheres, e apoiar esse cenário é uma forma de apoiar a importância da atuação feminina.

Para entender a importância do empreendedorismo feminino, reunimos alguns pontos que demonstram a relevância das mulheres de estarem à frente de negócios.

  • Contribuição para a economia: a abertura de negócios de sucesso é uma forma de incentivar a economia do país e a criação de empregos.
  • Igualdade de gênero: ao apoiar mulheres à frente de negócios, há a promoção da igualdade de gênero, auxiliando mulheres a enfrentarem barreiras do mercado de trabalho tradicional, como falta de oportunidade para ascensão social e discriminação salarial.
2 importancia empreendedorismo feminino Chamber of Commerce

Via: Chamber of Commerce

  • Autonomia financeira: o apoio a mulheres empreendedoras pode ser um incentivo para que as mulheres conquistem autonomia financeira vir o que pode ajudar muitas mulheres a sair de relacionamentos abusivos e violência doméstica.
  • Inspiração: o apoio a uma mulher empreendedora pode inspirar outras mulheres a também seguirem seus sonhos, aumentando o cenário de mulheres a frente de negócios.

Desafios do empreendedorismo feminino

Diante do crescimento de mulheres empreendedoras no país, ainda existe muitos desafios para a conquista desse cenário pelas mulheres. Os maiores desafios no empreendedorismo feminino são questões como:

  • carga burocrática;
  • impostos corporativos elevados;
  • complexidade do sistema tributário;
  • menos acesso a financiamentos e restrição de acesso à capital.
3 desafios empreendedorismo feminino Inc Magazine

Via: Inc Magazine

O que é preciso para ser mulher empreendedora?

Para se tornar uma mulher empreendedora é preciso desenvolver algumas habilidades essenciais e que podem ajudar a alcançar o sucesso nesse cenário.

Entre as habilidades pessoais e técnicas que podem tornar uma mulher uma empreendedora de sucesso estão:

  • iniciativa;
  • inovação;
  • resiliência;
  • atitude empreendedora;
  • organização e planejamento;
  • capacidade de comunicação;
  • habilidade para criar e conduzir uma equipe.

 

Para se inspirar em mulheres empreendedoras brasileiras, você pode clicar aqui e conferir nosso post sobre o assunto e com referências de sucesso no mundo dos negócios.

4 dicas empreendedorismo feminino Experian

Via: Experian

Atividades com mais mulheres empreendedoras

De acordo com pesquisas recentes, o cenário de empreendedorismo feminino se destaca em algumas áreas como:

  1. Cabeleireiros e tratamento de beleza;
  2. Comércio de vestuário;
  3. Serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada;
  4. Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria;
  5. Confecção sob medida;
  6. Profissionais de saúde, exceto médicos e odontólogos;
  7. Confecção (vestuário);
  8. Outras atividades de serviços pessoais;
  9. Outras atividades de ensino;
  10. Fabricação de artefatos têxteis.
5 mulheres empreendedoras Babson College

Via: Babson College

 

Agora que você já sabe o histórico e os desafios enfrentados pelas mulheres nesse cenário que por décadas foi predominantemente masculino, já pode apoiar mulheres que se desafiam e buscam empreender.

Você pode gostar...