Como Montar uma Padaria? – 6 Dicas para Iniciar!【2021】

Você já pensou em como montar uma padaria? Esse negócio no ramo de alimentação envolve muito planejamento, mas pode ser uma oportunidade de negócio rentável e que se adapta a diferentes tamanhos de cidades.

A proposta para montar uma padaria necessita de planejamento, e se você quer ver o passo a passo para começar nesse negócio, reunimos dicas para empreender e ideias de decoração para padaria, garantindo um ambiente agradável para atrair clientes.

como montar uma padaria

Como montar uma padaria? #dicas

Planejamento

Para montar uma padaria, a primeira etapa é o planejamento do negócio, e o plano de negócios pode ser um documento importante para auxiliar na estruturação do empreendimento.

A etapa de planejamento de padaria envolve várias etapas, entre elas a definição do estilo de negócio, definindo entre mini padaria, padaria gourmet, padaria artesanal, padaria pequena, padaria grande, entre outros.

O planejamento do empreendimento é essencial para estudar a viabilidade do negócio e montar um empreendimento sólido.

Público-alvo

A definição prévia do público-alvo para o seu negócio é bastante importante para definir diversos aspectos da padaria, conhecendo média de renda dos clientes, melhor localização para instalação da padaria, definição de um cardápio e produtos adequados de acordo com o seu público.

A identificação do público-alvo pode ser determinante para a estruturação e planejamento de uma padaria.

Localização

No processo de como montar uma padaria, uma das etapas é a definição do local para empreender, evitando em locais de concorrência acirrada e que podem dificultar a implantação do seu negócio.

Para montar uma padaria, é ideal escolher um local de grande densidade populacional, valorizando áreas com bastante movimento de pessoas e poucos concorrentes próximos.

Para definir a localização ideal do negócio, é necessário definir o público-alvo, escolhendo um ponto comercial que esteja em harmonia com os clientes que deseja atingir.

Investimento

O investimento para montar uma padaria é uma das etapas essenciais para começar o negócio, e o valor total de investimento pode variar de acordo com um estilo e tamanho da padaria.

Entre as necessidades de investimento está a preparação da estrutura, garantindo áreas para produção, estoque e atendimento, criando um espaço adequado e dentro das normas para produção de alimentos e também agradável para os clientes.

Além do investimento para a estrutura da padaria, ainda há a necessidade de investir em equipamentos, e algumas das necessidades de investimentos são:

  • cilindro,
  • amassadeira,
  • batedeiras,
  • divisórias de massas,
  • modeladora,
  • assadeiras e formas,
  • forno,
  • estufa,
  • mesas,
  • máquina fatiadora de frios,
  • balança,
  • freezers,
  • geladeiras,
  • expositores,
  • mesas e cadeiras,
  • balcão caixa,
  • armários,
  • utensílios de cozinha e confeitaria.

O investimento em equipamentos pode ser um pouco mais elevado, mas é necessário investir nesses itens para garantir a produção de pães, doces, entre outros produtos que serão comercializados.

Legalização

Entre as etapas que envolvem a pré-abertura de uma padaria, está a etapa de legalização do empreendimento.

Essa etapa envolve a emissão de documentos e alvarás necessários para o funcionamento regular do estabelecimento, garantindo que a padaria posso atuar dentro das normas estabelecidas para esse tipo de negócio.

Alguns dos documentos necessários para abertura de uma padaria são:

  • CNPJ,
  • Alvará de funcionamento,
  • Alvará do corpo de bombeiros,
  • Alvará da vigilância sanitária.

 

Para se certificar dos documentos necessários para montar uma padaria, é importante se informar junto a um contador e até mesmo na prefeitura municipal.

Colaboradores

Uma das etapas de planejamento para montar uma padaria é a contratação dos colaboradores, montando uma equipe de qualidade para contribuir com o seu negócio.

Para escolher profissionais para o seu negócio, é ideal optar por profissionais que já tenham tido experiência em panificação e confeitaria, garantindo maior adaptabilidade nesse tipo de negócio e conhecimentos específicos.

Ainda é importante oferecer cursos e treinamentos para manter os profissionais atualizados e garantir sucesso no negócio.

Além da escolha de profissionais para a área de produção, a contratação de colaboradores também envolve profissionais para a área de atendimento, garantindo que os profissionais sejam orientados para um atendimento de qualidade.

Dicas de decoração de padaria

Decoração simples de padaria

decoracao de padaria simples com balcoes

Para montar uma padaria simples e funcional, a proposta aqui traz um ambiente com decoração simples e ideal para pequenos espaços.

A padaria simples traz balcões expositores e refrigerados como opção de vitrine para os produtos, garantindo que os clientes possam visualizar os diversos produtos da padaria.

A decoração do espaço traz predominância de cores claras e uma parede em tom coral, que traz um pouco mais de destaque para o espaço em uma forma de decoração simples.

 

padaria simples com detalhes em amarelo

A padaria simples tem balcões expondo os produtos

padaria simples e pequena

A ideia traz um espaço simples com balcões expositores

estilo simples para padaria

A decoração do espaço é simples e aconchegante

decoracao de padaria simples e pequena

A proposta simples traz algunspontos com tom de mostarda na pintura

ideias de decoracao para padaria simples

Decoração de padaria pequena

decoracao de padaria artesanal pequena com mesas

Para quem pensa em montar uma padaria pequena, a proposta traz uma inspiração de uma padaria artesanal, ofertando produtos especiais e específicos para atender a demanda por pães diferenciados.

A proposta para montar o ambiente foi de seguir um estilo com elementos industriais, como dutos aparentes e iluminação através de fios e trilhos, trazendo a ideia do estilo industrial.

A padaria pequena traz nichos na parede e balcão com exposição dos pães, que ganhou uma iluminação especial para valorizar os produtos.

O espaço pequeno ainda traz algumas mesas com cadeiras para que os clientes possam aproveitar mais da pequena padaria e também fazer o consumo de alguns produtos no próprio local.

 

padaria pequena com parede de lousa

A decoração traz parede lousa ao fundo

decoracao de padaria artesanal e pequena

A decoração do espaço pequeno traz móveis planejados para aproveitamento da área

decoracao de padaria pequena e artesanal

O espaço pequeno traz prateleiras para exposição dos produtos

padaria pequena com vitrine de paes artesanais

O espaço pequeno traz balcão e vitrine para exposição dos pães artesanais

ideias de decoracao para padaria pequena

Decoração moderna de padaria

padaria moderna e aconchegante

A decoração da padaria também pode seguir uma proposta moderna, como mostra esta inspiração com detalhes em preto e que lembra lousa.

A proposta de como montar uma padaria moderna traz uma decoração mais descolada, com balcões expondo os produtos e elementos que lembram quadro negro, trazendo trocadilhos e ditados populares com referências a produtos de padaria, uma proposta descolada para a decoração do ambiente.

A decoração ainda traz diversos pontos de iluminação, incluindo iluminação dentro dos balcões, ajudando a valorizar os produtos expostos.

 

decoracao de padaria moderna com detalhe de iluminacao de led

Os detalhes em led colorido valorizam a decoração do espaço

padaria com vitrine de vidro e decoracao moderna

Além de pendentes modernos, os pontos de iluminação em led também valorizam o espaço

padaria moderna com parede preta

A parede preta adiciona um toque moderno ao proejto

padaria moderna com balcao de madeira

A decoração mistura materiais como madeira, metal e vidro

padaria gourmet com decoracao moderna

O estilo moderno traz decoração com elementos em preto

ideias de decoracao para padaria moderna

Decoração rústica de padaria

padaria pequena com decoracao rustica

Para quem quer fugir das propostas mais básicas e montar um espaço com decoração rústica, a ideia aqui traz uma decoração rústica com elementos vintage, criando um espaço acolhedor e lindo!

Para exposição de produtos, a ideia foi de montar uma espécie de balcão de madeira de demolição e com vitrine de vidro, mantendo os produtos expostos de um jeitinho especial e com elementos decorativos, como abajur vintage.

A estante de madeira antiga que fica atrás do balcão também é outra maneira para expor produtos como pães, criando uma proposta diferenciada e que combina com o estilo rústico do ambiente.

 

padaria com moveis de madeira e estilo rustico

A estante de madeira é uma ideia para expor pães e produtos

padaria com decoracao rustica e moveis de madeira

O espaço rústico traz tijolinhos aparentes e elementos em madeira

padaria rustica com parede de tijolinhos

Os móveis e elementos em madeira criam um espaço rústico e acolhedor!

ideias de decoracao para padaria rustica

 

Você já tinha pensado em empreender nessa área? Antes de iniciar o negócio, faça o planejamento para garantir um empreendimento sólido e lucrativo.

Você pode gostar...