10 mulheres empreendedoras que inspiram o Brasil!【2024】
A participação feminina no cenário empreendedor mundial tem crescido, e não é diferente com as estatísticas no Brasil, já que mulheres empreendedoras de sucesso estão se destacando no país.
Para ficar por dentro do assunto, trouxemos a importância de estimular o empreendedorismo feminino e uma lista com nomes de mulheres empreendedoras brasileiras que inspiram.
Qual a importância de exaltarmos cada vez mais as mulheres empreendedoras?
Ao exaltar o empreendedorismo feminino, há o apoio fundamental para promover a igualdade de gênero e desenvolvimento econômico.
O empreendedorismo feminino é uma opção de enfrentar barreiras no mercado de trabalho tradicional, como falta de oportunidade de ascensão profissional ao público feminino e discriminação salarial.
As mulheres empreendedoras também podem conquistar autonomia financeira, e isso pode ajudá-las a sair de relacionamentos abusivos e violência doméstica.
O apoio a mulheres empreendedoras também pode contribuir para a economia nacional, promovendo a criação de empregos.
E além de todos os benefícios financeiros e sociais de apoiar mulheres que empreendem, esse apoio ainda pode ajudar a inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos e também trabalharem para empreender.
Mulheres empreendedoras de sucesso
Ana Fontes
Ana Fontes é responsável pela Rede Mulher Empreendedora, uma plataforma que dá apoio ao empreendedorismo de mulheres brasileiras, reunindo mais de 750 mil mulheres, que recebem capacitações e mentorias.
O destaque de Ana Fontes como empreendedora feminina é no campo de fomentar o protagonismo feminino no empreendedorismo, ajudando outras mulheres a entrarem no campo do empreendedorismo e conquistarem sua independência financeira.
Cristina Boner
Cristina Boner é fundadora da Globalweb Corp, grupo empresarial da área de tecnologia da informação, e que atualmente conta com mais de 2 mil funcionários e mais de 500 clientes, participando de grandes projetos de tecnologia no Brasil e no mundo.
A empreendedora brasileira se destaca no setor de tecnologia e ainda fundou uma associação especializada em tirar mulheres do anonimato, a AME.
Emily Ewell
A empresária brasileira Emily Ewell se destaca por estar afrente da Pantys, uma marca de calcinhas absorventes que ganhou espaço no mercado brasileiro e está voltada para trazer conforto durante o período menstrual.
A marca Pantys é símbolo de sustentabilidade por utilizar tecidos biodegradáveis e tem etiqueta de carbono neutro.
Além de estar a frente de uma grande merca, Emily Ewell também é associada a programas de apoio à pobreza menstrual, apoio a ONGs e empoderamento de refugiados, e possui uma plataforma de educação menstrual e financeira para mulheres.
Isa Domingues
A empresária Isa Rodrigues é referência no segmento de live commerce no país, e se destaca pela empresa Oli.
A Oli é uma empresa com soluções de tecnologia para o varejo, disponibilizando ferramentas e estratégia que ajudam a alavancar vendas com vídeos.
A empresária de sucesso também é idealizadora do projeto Provador Livre, em que os seguidores podem realizar compras online durante a exibição de um conteúdo.
Isa Rodrigues foi eleita uma das 20 mulheres de sucesso de 2022 através da lista feita pela revista Forbes Brasil.
Isis Abbud
Isis Abbud é uma empresária brasileira e CEO da empresa Arquivei, negócio que nasceu da percepção de que a rotina fiscal contábil das empresas poderia ser facilitada e agilizada.
A empresária notou a oportunidade de empreender ao abrir uma empresa para importação de suplementos alimentares e através dessa empresa entendeu a burocracia do empreendedorismo, o que a levou a fundar a Arquivei para facilitar a vida fiscal de outras empresas.
Luiza Trajano
Luiza Helena Trajano é sem dúvida uma das empresárias brasileiras mais conhecidas e poderosas do país.
O nome do sucesso está associado ao período de 24 anos em que Luiza Trajano esteve à frente do Magazine Luiza, uma das maiores marcas de varejo do país, com lojas físicas e e-commerce.
Atualmente, Luiza Trajano atua como presidente do Conselho de Administração do Magalu, e acumula centenas de reconhecimentos e premiações como empreendedora, empresária e líder.
Manuela Bordasch
A empresária Manuela Bordasch é CEO e fundadora do Steal the Look (STL), maior plataforma brasileira de conteúdo de moda, beleza e comportamento feminino.
Além de se destacar na criação da plataforma STL, Manuela Bordasch também fundou o PUSH, uma frente de compartilhamento de experiências com temas relacionados a empreendedorismo.
Patrícia Lima
A empresária Patrícia Lima é CEO e fundadora da empresa Simple Organic, uma marca lançada em 2017 e voltada ao desenvolvimento de cosméticos e maquiagens orgânicas.
Em 2015 após dar a luz a sua filha, Patrícia Lima notou que a bebê colocava as mãos no rosto da mãe e depois levava à boca, ingerindo inconscientemente produtos químicos presentes em maquiagem que a mãe utilizava.
Assim, começou a busca por procurar maquiagens orgânicas no mercado e foi aí que a empresária notou a carência desse tipo de produto, fundando a sua marca de sucesso Simple Organic.
Sandra Chayo
Sandra Chayo é CEO e Diretora de Estilo e Marketing do Grupo HOPE, uma das marcas pioneiras de lingerie no país.
Sandra Chayo é filha do fundador do grupo HOPE, e entrou para os negócios da família para levar um olhar feminino para a gestão do grupo e dos produtos, tendo como missão desafiadora de reposicionar a marca e transformar peças íntimas em algo fashion e de desejo.
Em 2022, Sandra Chayo foi eleita uma das 20 mulheres de sucesso pela revista Forbes.
Sônia Hess
Sandra Hess é o nome que está por trás da marca Dudalina, uma empresa que existe desde 1957 e é especializada em camisas.
Em 2003, Sandra assumiu a presidência da empresa e transformou a camisaria dos seus pais na maior exportadora de camisas do país, se tornando um nome de sucesso no empreendedorismo brasileiro.
Agora que você já viu a importância de incentivar o empreendedorismo feminino e nomes de sucesso, quem sabe você não se sente mais inspirada há empreender e ter um negócio próprio?!