Como Ser Corretor de Imóveis? – 6 Dicas para o Sucesso!

Você já pensou em atuar no mercado imobiliário? Se já pensou nessa pergunta, é bem provável que também já tenha se perguntado em como ser um corretor de imóveis.

As frequentes transações no mercado imobiliário podem ser atrativas profissionalmente, e atuar como corretor de imóveis é uma possibilidade para quem busca boa remuneração e flexibilidade.

Para entender como atuar no mercado imobiliário e como ser corretor de imóveis, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e quem sabe iniciar uma atividade em uma nova área de atuação?!

 

O que faz um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é o profissional que intermedeia as negociações de compra e venda ou locação de imóveis comerciais residenciais, terrenos e loteamentos.

1 o que faz um corretor de imoveis Housing

Via: Housing

Esse profissional é especializado e licenciado para atuar no mercado imobiliário, sendo habilitado legalmente para realizar transações e dar suporte ao cliente durante todo o processo e negociação.

2 corretor de imoveis Loyala Group

Via: Loyala Group

Como é a rotina de um corretor de imóveis?

A rotina de um corretor de imóveis pode até ser flexível, mas isso não significa que é tranquila. Pelo contrário, a rotina é repleta de tarefas diárias que podem incluir:

  • apresentação e visitas a imóveis;
  • contato com clientes e interessados;
  • fortalecimento das redes de networking;
  • feedbacks a propostas de clientes;
3 rotina de corretor de imoveis Avail

Via: Avail

  • retorno de propostas e contrapropostas;
  • organização de papéis e etapas burocráticas;
  • verificação de documentos para envio a instituições financeiras;
  • atualização frequente da carteira de clientes.
4 dia a dia de corretor de imoveis Forbes

Via: Forbes

Quanto ganha um corretor de imóveis?

A remuneração de um corretor de imóveis pode variar de acordo com a sua atuação.

Para os corretores que trabalham através de imobiliárias, é comum o contrato pelo regime CLT, que costuma ser composto por um salário fixo e comissões.

De acordo com a tabela de honorários praticados por corretores, a comissão de venda é de no mínimo 6% sobre o valor que o imóvel foi vendido.

A locação também remunera os corretores, e nesse caso, a comissão é o valor de um aluguel. Para a administração de locação, o corretor costuma cobrar mensalmente de 5 a 10% do valor do aluguel.

5 quanto ganha corretor de imoveis Medium

Via: Medium

Em geral, os corretores que atuam por meio de imobiliárias não costumam ter as comissões em valores cheios, já que parte desses lucros são convertidos para a imobiliária.

Para ter a comissão completa, o corretor pode atuar de forma autônoma, desenvolvendo o seu próprio negócio para atuar em negociações de compra, venda, aluguel e administração de imóveis.

6 salario corretor de imoveis Pinterest

Via: Pinterest

Como ser um corretor de imóveis?

Por onde começar? 

Para quem tem dúvidas de como ser um corretor de imóveis, é necessário cumprir alguns pré-requisitos como:

  • ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • ter ensino médio completo;
  • fazer curso Técnico em Transações Imobiliárias (TII);
  • realizar estágio supervisionado;
  • solicitar o registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI).

 

A atuação como corretor de imóveis exige a formação no curso de transações imobiliárias, para posterior registro no CRECI, e a duração média para se tornar um corretor é de 10 a 12 meses.

7 como ser corretor de imoveis AceableAgent

Via: AceableAgent

Dicas para ser um bom corretor de imóveis

A atuação no mercado imobiliário é bastante concorrida e para ser um profissional de destaque é ideal muita dedicação para conquistar clientes e fazer boas negociações.

Para se destacar como corretor de imóveis e garantir bons lucros nessa área de atuação, trouxemos dicas para colocar em prática e garantir uma boa atuação.

  • Atendimento e relacionamento: a profissão inclui a necessidade de atendimento e relacionamento constantemente com o cliente, e esse contato deve ser feito de maneira profissional e com muita dedicação. Durante as conversas, demonstre interesse e ouça com atenção as expectativas e necessidades que o cliente têm, sendo paciente para esclarecer todas as dúvidas.
  • Nicho: definir um nicho de atuação pode fazer com que você se torne um profissional especializado e até mesmo mais valorizado. Para isso, você pode escolher uma área para atuar sendo referência no assunto. Algumas possibilidades de atuação são em aluguel, venda, negócios com imóveis residenciais, comerciais, imóveis rurais, imóveis de luxo, terrenos, entre outros.
  • Parcerias: firmar parcerias pode ser uma estratégia para se destacar e captar mais clientes, e você pode ter contato com outros corretores de nichos diferentes ou empresas, como incorporadoras e construtoras, que podem te indicar para clientes.
8 dicas para ser um bom corretor de imoveis Realtor

Via: Realtor

  • Conhecimento: o profissional pode se destacar pelo conhecimento, por isso, antes de apresentar uma possibilidade a um cliente, estude sobre o imóvel ou terreno e tenha o máximo de informações sobre o produto a ser negociado, garantindo respostas a dúvidas dos clientes e dando informações complementares que podem ser relevantes para firmar o negócio.
  • Organização: para ser um bom corretor de imóveis é necessário ser organizado, cumprindo a agenda diária e sendo pontual com os clientes. A organização com documentos também é essencial para garantir que as negociações aconteçam sem dores de cabeça.
  • Atualização: um bom corretor de imóveis deve estar sempre atualizado em relação ao mercado imobiliário, por isso, é importante participar de eventos da área, fazer especializações e acompanhar notícias sobre economia e mercado imobiliário.

 

 

Agora que você já viu os requisitos para atuar no setor imobiliário e tornar esse universo sua nova profissão, já pode colocar as dicas em prática para aproveitar as frequentes transações imobiliárias e esse mercado que pode garantir um bom retorno financeiro.

Você pode gostar...