Mini orquídeas – 20 inspirações adoráveis e como cuidar da sua!

São muitos os amantes das orquídeas em todo o mundo. Há fã clubes, fóruns, listas de discussão e edições completas de revistas dedicadas ao cultivo de tão especiais que essas flores são. Entre os fãs há um amor especial por mini orquídeas, uma versão adaptável para ambientes menores. Saiba tudo sobre ela a seguir.

mini orquídeas em vaso de vidro

O que são mini orquídeas?

As mini orquídeas são versões da orquídea em tamanho menor. E quando falamos menor é menor mesmo, podendo ir de 5 centímetros a pouco mais de 40. São menores por conta do seu cultivo e o tipo de envazamento realizado durante o seu desenvolvimento.

Assim como a planta original de grande porte há muitas subespécie de mini orquídeas. São delicadas e sutis, sendo consideradas perfeitas para o cultivo em um ambiente pequeno.

São tipos de mini orquídeas:

  • Laeila Pupila – adaptável a diferentes ambientes. Ou seja: pode ser cultivada em vasos ou em ambiente natural. Desenvolve rápido e floresce nos meses de setembro e outubro;
  • Sophronitis Acuensis – Um dos menores tipos de mini orquídeas, chegando a cinco centímetros no máximo. Suas cores são bem diferentes também: pétalas roxas ou vermelhas. Precisa de luz indiretamente para desenvolver;
  • Laelia Crispata – é uma das maiores, alcançando 60 centímetros em desenvolvimento pleno;
  • Masdevallia – floresce por apenas 10 dias no ano;
  • Oncidium Twinkle – possui pétalas delicadas e coloridas;
  • Laelia Purpurata – pétalas na cor branca, alcançando em média 60 centímetros de altura em desenvolvimento pleno;
  • Cattleya Walkeriana – em uma mesma planta podemos encontrar três cores em uma pétala;
  • Phalaenopsis mini – uma das mais populares no Brasil para cultivo em casa. Pode ser encontrada na cor branca ou ainda rosa, vermelha, amarela ou roxa.
mini orquídeas branca em vaso de madeira

Vaso de madeira com pequenas orquídeas Phalaenopsis.

Como cuidar de mini orquídeas?

O cultivo de mini orquídeas pode ser feito dentro de casa (seja residencial grande, apartamento ou flat). Na verdade é como a maioria das pessoas faz para manter esta planta em casa, dada a necessidade de precisar de pouco espaço.

Para cuidar de mini orquídeas você precisa:

  • De um espaço com excelente ventilação – a circulação de ar é importantíssima para qualquer planta em ambientes internos, mas com essa o cuidado deve ser ainda maior;
  • De um local iluminado para receber luz do sol direta ou indiretamente ao menos por algumas horas por dia;
  • Usar um borrifador para regar as pétalas – elas são sensíveis e delicadas, podendo romper com a força de um regador tradicional;
  • Regagem semanal – as mini orquídeas não precisam de muita água. O intervalo de sete dias é o suficiente para uma boa hidratação e assim um desenvolvimento adequado;
  • Uma temperatura amena – nem quente demais e nem frio demais. O vaso deve ficar em um ambiente com o mínimo de 18º e um máximo de 29º de temperatura ou pode sofrer danos;
  • Aplique fertilizante uma vez por mês – Dilua fertilizante em água e aplique na regagem a cada 30 dias. Este pequeno fortificante é o suficiente para manter a planta saudável. Um pouco na terra deve ser adicionado e mexido para penetrar bem na raiz;
  • Faça uma podagem regular – com a ajuda de tesoura e alicates específicos para jardinagem faça uma poda regular. Remova pontas com formato diferenciado, folhas secas e mantenha a beleza de suas orquídeas em vasos na versão pequena.
mini orquídeas roxas

mini orquídeas

Fotos e inspirações de mini orquídeas

A popularidade das mini orquídeas se deve à possibilidade de ser cultivada em ambientes internos. Desde que sejam obedecidos os critérios acima listados, as flores podem ser admiradas em diferentes espaços na sua casa.

Janela ou Varanda – ótimos lugares! Com circulação de ar, boa iluminação e incidência direta ou indireta de luz do sol. É uma ótima opção para deixar suas flores em vasos lindos. E ainda deixa o ambiente mais alegre e pessoal.

mini orquídeas perto da janela

mini orquídeas na varanda

mini orquídeas em vasinhos na sala

Em ambiente verde interno – sabe aquele cantinho da sua casa com plantas? Pode ficar muito mais alegre e intimista com um toque especial. Coloque, por exemplo, um ou vários vasos de mini orquídeas para deixar o ambiente ainda mais bonito.

mini orquídeas em mini jardim

Em prateleiras – O aspecto das mini orquídeas acaba tornando a planta perfeita para decorar como se fosse uma flor fake. Precisa, todavia, de cuidados constantes como a limpeza das pétalas por conta da podeira, limpar o vaso e ao regar colocar um pratinho para a água não molhar a madeira.

mini orquídeas em mesa

mini orquídeas em vaso transparente

Vaso de vidro é neutro e combina com todo tipo de superfície escolhido para receber mini orquídeas.

mini orquídeas em cima do movel

Em um cantinho da casa – Nada melhor para tornar um cantinho da casa só seu que colocar mini orquídeas de seu agrado. Um ou dois vasos deixará o espaço com um jeitinho especial. Como você gosta!

mini orquídeas em vasos no chão

mini orquídeas em vaso no terraço

mini orquídeas em vaso de madeira

Vaso de madeira com mini orquídeas em centro de sala.

No banheiro – A presença de flores no banheiro está se tornando cada vez mais comum. Deixa o ambiente com um jeitinho especial, intimista, confortando o usuário mesmo para um simples banho. Seria uma solução diferenciada para a decoração do banheiro dos hóspedes, um dos mais usados da casa e com o qual todos queremos deixar uma boa impressão.

O cuidado com mini orquídeas em banheiro deve ser redobrado com a umidade. Algumas sub espécies de orquídeas não reagem bem a uma variação grande de temperatura e podem perder um pouco de sua beleza. Deve-se deixar a flor o mais próximo da janela possível e sempre que possível com a janela ou vasculhante aberto.

mini orquídeas no banheiro

mini orquídeas na pia do banheiro

Nicho instalado em cima do balcão especificamente para abrigar mini orquídeas na decoração de banheiro.

mini orquídeas amarelas no banheiro

Na mesa de jantar – troque o seu vaso de flor fake ou decoração fixa por algo vivo e tenha a mais bela mesa de jantar.

Há opções de cores variadas de acordo com o tipo de mini orquídea para cada estilo de decoração. Um florista pode te ajudar neste assunto de acordo com o modelo da mesa e estilo da sala de jantar.

mini orquídeas em masa da cozinha

mini orquídeas em mesa de jantar

mini orquídeas na casa

Vaso com mini orquídeas em mesa para casal.

Ao visualizar mini orquídeas na natureza a vontade pode ser grande de extraí-la e levá-la para casa. Os especialistas, todavia, pedem para isso não ser feito. Tais flores estão em extinção e elas não se desenvolvem bem em vasos após serem tiradas na natureza.

Há muitas sub espécies de mini orquídeas e algumas são específicas para o ambiente natural. Removê-las para levar para casa pode ser uma condenação de morte para a planta. Isso sem contar que ela pode vir da natureza com fungos e outros tipos de pragas, comprometendo a sua saúde e de outras plantas em casa.

Você pode gostar...