Como Limpar Fogão? – 6 Dicas Incríveis!【GUIA [2022]】

Aprender como limpar fogão pode ser de grande valia para quem sofre com a manutenção da peça ou para quem deseja manter o utensílio impecável por muito tempo. 

Existem diversas maneiras de limpar o utensílio, mas cada uma delas é destinada ao tipo de fogão para que seja realizada a manutenção devidamente sem colocar em risco a peça. 

Como limpar fogao 1

A correta manutenção da peça irá estender a vida útil do utensílio. Por isso, aprender como limpar fogão devidamente é importante para economizar gás e custos adicionais por mau uso. 

Se você quer aprender como limpar fogão, como conservá-lo e diversos tipos de manutenções de acordo com o modelo do fogão. Acompanhe o post e fique por dentro do assunto! 

Como limpar fogao

Como conservar seu fogão? – Dicas e cuidados

Para quem cozinha profissionalmente ou em casa, conservar o fogão é fundamental para desempenhar a culinária de maneira plena. Por isso, aprender como limpar fogão é essencial para que ele continue conservado e duro por muito tempo. 

Atualmente os fogões possuem vários tipos de superfícies como a de inox, vidro temperado, além de modelos diferenciados como o cooktop. 

Como limpar fogao 4

Para conservar ainda mais o fogão e diminuir a quantidade de limpeza uma dica importante é a utilização de papel alumínio, deixando livre as bocas. Existem modelos que podem ser adquiridos em supermercados. 

No entanto, mesmo utilizando o papel alumínio é importante limpar o fogão. E antes de começar a manutenção do eletrodoméstico é importante tomar alguns cuidados, como:

  • Retire a tomada do fogão da energia;
  • Desligue o gás, caso o fogão seja deste modelo;
  • O fogão deve estar frio por completo para começar a limpeza.

Como limpar fogao 3

Esses procedimentos são fundamentais para a segurança de quem está realizando a manutenção do fogão. 

Além desses cuidados na hora de realizar a limpeza do fogão, nunca utilize esponja de aço, pois elas podem tirar o brilho e arranhar a superfície. Além disso, utilize uma esponja macia. Para realizar a correta manutenção da peça siga as instruções do fabricante, pois alguns fogões necessitam de cuidados especiais. Acompanhe o post e saiba tudo sobre o assunto! 

Como limpar fogão? – Passo a passo

Os procedimentos corretos de como limpar fogão são fundamentais para manter o funcionamento da peça em perfeito estado.

Abaixo selecionamos um passo a passo para cada tipo de fogão, para que o utensílio seja devidamente conservado. Acompanhe! 

Como limpar fogao 2

Como limpar fogão de vidro

Assim como qualquer modelo de fogão o de vidro também possui particularidades na hora de realizar a limpeza. Para remover as sujeiras e gorduras que aparecem no dia a dia por conta do uso, é preciso tomar alguns cuidados. 

Aprender como limpar fogão de vidro é uma tarefa fundamental para manter a peça em perfeito estado. Abaixo selecionamos um passo a passo sobre como limpar fogão de vidro, acompanhe! O primeiro passo será a retirada das grades e bocas  do fogão para que elas sejam lavadas com detergente neutro. 

  1. Utilize o lado macio da esponja com detergente neutro para limpar a superfície do fogão

como limpar cooktop

Essas peças costumam ficar bem sujas e engorduradas e por isso necessitam de um cuidado especial. Caso elas aparentam uma sujeira com manchas mais densas é preciso realizar um procedimento mais especial. 

Crie uma solução com 1 litro de água quente, meia xícara de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre. Deixe as bocas e grades de molho por 20 minutos e depois esfregue as com uma esponja e detergente neutro. 

2. É muito importante realizar a limpeza do fogão para que ele continue funcionando corretamente

maxresdefault 1

Já para a mesa de vidro do fogão será necessário a utilização de um desengordurante. Afinal, o vidro pode ser facilmente arranhado, o que pode promover a perda do brilho. Por isso, não utilize bicarbonato ou produtos químicos pesados. 

Sendo assim, na hora de realizar a limpeza prefira utilizar o lado macio da esponja com detergente neutro e desengordurante, esfregue suavemente a estrutura de vidro para retirar a sujeira e gordura. Logo em seguida utilize um pano úmido para retirar o produto. É importante que o pano seja macio e limpo. 

3. Aprender como limpar fogão é essencial para quem deseja manter o brilho da peça de vidro do fogão

fogao com mesa de vidro

Para deixar o fogão com o brilho ideal, passe um pano limpo e seco para secar devidamente a mesa de vidro. Faça esse procedimento nos queimadores e nos botões. Esses são os principais cuidados para deixar a superfície de vidro do fogão devidamente limpa e brilhosa. 

Como limpar fogão de inox

O inox é um dos materiais mais usados na fabricação de peças para cozinha. Seja panelas, utensílios e eletrodomésticos como os fogões. Por isso, aprender como limpar fogão de inox é fundamental para manter o funcionamento da peça. 

Além disso, tomar os devidos cuidados é importante para manter a beleza da peça, evitando que ela fique riscada e sem brilho. Abaixo selecionamos um passo a passo sobre como limpar fogão de inox, acompanhe! 

4. O inox é um material resistente e por isso é muito utilizado na fabricação de fogões

como limpar fogao inox passo a passo e dicas para evitar manchas

 

Para começar a limpeza do fogão de inox, retire todas as peças do utensílio, são elas:

  • Bocas, 
  • Queimadores, 
  • Grelhas. 

 

5. Faça a limpeza do fogão periodicamente para manter a peça funcionando corretamente

Screenshotfff 1

Logo em seguida, passe um pano úmido para que a sujeira e gorduras em excesso sejam retiradas. O próximo passo é esfregar a superfície de inox com um desengordurante e detergente neutro com o lado macio da esponja para retirar o restante da gordura e sujeira. Retire o sabão com um papel toalha ou pano úmido. Por fim, utilize um pano seco e macio para secar o fogão de inox. 

6. Aprender como limpar fogão de inox é fundamental. Uma das dicas é limpar cada uma das peças separadamente

pessoa limpando fogao de inox com agua e sabao usando esponja macia

7. Retire todas as peças do fogão e limpe tranquilamente a superfície do eletrodoméstico

maxresdefault 1 1

8. Utilizar removedores para limpar a superfície do fogão pode ajudar a remover as sujeiras mais pesadas

Limpar 700x409 2

9. Depois de realizar toda a limpeza do fogão, finalize com a utilização de um pano macio e seco

GettyImages 941571330 1

10. A correta manutenção do fogão é essencial para manter o brilho e beleza da peça

maxresdefault 2

Como limpar fogão cooktop

O cooktop tem ganhado cada vez mais espaços em cozinhas nos quatro cantos do mundo. Eles oferecem praticidade, além de ocupar pouco espaço no ambiente. 

Por isso, é uma peça adorada para quem mora em apartamentos pequenos, por exemplo. Mas assim como outros modelos, é preciso tomar cuidado e aprender como limpar fogão cooktop é fundamental. Por conta disso, selecionamos um passo a passo simples e prático sobre como limpar fogão cooktop, acompanhe! 

11. Para finalizar a limpeza do fogão, utilize um peno seco e macio para retirar as manchas e deixar a peça brilhando

4 dicas de como limpar cooktop CAPA

O primeiro passo é a retirada dos queimadores e botões do fogão cooktop. Logo em seguida utilize um lado macio da esponja com detergente neutro e retire a gordura e sujeira presente na superfície da peça. 

12. Aprender como limpar fogão cooktop pode fazer toda a diferença para o funcionamento do eletrodoméstico

como limpar cooktop 1

Nunca utilize produtos químicos pesados, pois eles podem acabar com o brilho da peça. Além disso, não utilize esponja de aço, pois elas arranham a superfície do utensílio. Passe um pano macio e úmido na superfície do cooktop para tirar o excesso de espuma. Para finalizar, utilize um pano seco e macio para secar o fogão. 

13. Utilize um pano macio e detergente neutro para limpar a superfície do cooktop

23634961

14. Sempre finalize a limpeza do cooktop com um pano seco e macio para manter a peça livre de manchas, mantendo o brilho de fábrica

12160 31102017211119

Como limpar fogão a lenha

Hoje em dia o fogão a lenha tem ganhado espaço nas áreas gourmet das casas. Trata-se de uma peça muito popular em sítios e chácaras, oferecendo charme e um toque especial na culinária. 

Assim como os outros tipos de fogões, o modelo a lenha também precisa ser devidamente higienizado, para manter o utensílio funcionando em perfeito estado. Abaixo selecionamos um passo a passo simples e prático sobre como limpar fogão a lenha. Veja! 

15. O fogão a lenha é uma peça linda e rústica e necessita de cuidados para funcionar de maneira satisfatória

Como Limpar Fogao a Lenha 2

16. Aprender como limpar fogão a lenha é essencial para que a peça funcione bem

Screenshot 1

Para começar forre o chão com papelão ou jornal para proteger o piso da sujeira que cairá do fogão a lenha. Em seguida retire gordura, sujeiras e restos de alimentos com a ajuda de uma espanador ou vassoura macia destinada apenas para a manutenção da peça. 

17. É possível conquistar um ótimo resultado ao aprender mais sobre como limpar fogão

maxresdefault 1 2

Para polir a chapa do fogão a lenha, utilize uma lixa fina para remover os detritos. Em seguida, retire toda a fuligem com uma vassoura, espanador ou pincel. Posteriormente, passe um pano úmido na chapa para retirar o restante da gordura. Depois, use um pano seco para secar a superfície. Por fim, utilize óleo de cozinha ou azeite para lubrificar a superfície e evitar que ela enferruje.  

18. Depois de realizar a correta manutenção a peça ganha um novo visual

maxresdefault 3

Como limpar boca de fogão queimada

Em algumas situações do dia a dia a boca do fogão pode acabar queimada. Por isso, aprender como limpar fogão com boca queimada é importante. Abaixo, selecionamos um passo a passo sobre como limpar fogão com boca queimada e promover o devido funcionamento da peça, veja! 

19. É possível recuperar o brilho e o visual da peça queimada

136

20. Aprender como limpar fogão com boca queimada é essencial para manter a beleza da peça

maxresdefault 2 1

O primeiro é esfregar a boca do fogão com detergente neutro para retirar o excesso de sujeiras e gorduras. 

Logo em seguida prepare uma solução com 1 litro de água quente, 2 colheres de bicarbonato de sódio e 2 colheres de vinagre. Posteriormente, deixe as bocas de molho na solução. 

21. Faça uma mistura com água quente, bicarbonato de sódio e vinagre e deixe as peças de molho

sddefault

Depois de deixar de molho por volta de 20 minutos, esfregue novamente as peças com detergente, desengordurante e limpador de inox com a ajuda de uma esponja. 

22. Depois de deixá-las de molho, utilize uma esponja macia para retirar toda a sujeira

Screenshot 2

Como limpar fogão muito sujo

Em algumas situações o fogão pode acabar muito sujo, ou seja, quando cai muita gordura, quando derrama alimentos e eles acabam secando na superfície e bocas da peça. Por isso, selecionamos um passo a passo prático sobre como limpar um fogão muito sujo, acompanhe! 

23. Mesmo com um fogão muito sujo é possível recuperar a peça

Captura de Tela 2015 05 23 as 23 41 09 610x300 1

O primeiro passo é retirar o excesso de sujeira presente na superfície do fogão. Com a ajuda de um pano ou esponja macia com removedor e detergente neutro, esfregue a parte de cima da peça. 

Se ainda ficar restos de sujeira, utilize um removedor para limpar a superfície do fogão. Logo em seguida passe um pano úmido para retirar o produto. Depois, pegue um pano seco e macio e seque a parte de cima do fogão.

24. Mesmo que a peça esteja muito suja é possível recuperá-la com uma boa limpeza

Screenshot 3

Para limpar a sujeira pesada em bocas, faça uma mistura com 1 litro de água quente, duas colheres de bicarbonato de sódio e duas colheres de vinagre, logo em seguida deixe as bocas de molho por vinte minutos. Depois de esperar o tempo, esfregue novamente as bocas com detergente neutro para retirar as manchas densas. 

25. Aprender como limpar fogão muito sujo é essencial para recuperar o eletrodoméstico

maxresdefault 4

Já para realizar a manutenção das grelhas, utilize detergente neutro e uma esponja macia para retirar o excesso de sujeira e gorduras. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como limpar fogão? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário! 

Não deixe de ler também – Como Fazer Limpeza de Carpete? – Dicas e Passo a Passo.

Você pode gostar...