Como Montar uma Lanchonete? – Dicas + Como Decorar!

Pretende abrir um novo negócio? Você sabe como montar uma lanchonete passo a passo? Esse comércio pode ser muito próspero, pois atende uma grande parcela de clientes e sempre é muito procurado.

De fato, o ramo alimentício sempre é valorizado, ainda mais quando se tem um diferencial. Sendo assim, vale a pena acompanhar este conteúdo com as melhores dicas.

Se você sonha em ter uma lanchonete pequena, acompanhe este guia e comece já.

como montar uma lanchonete passo a passo

Investir em uma empresa pode ser a chave do sucesso. Hoje em dia, o empreendedorismo está em alta e muita gente colhe bons frutos. Entretanto, é necessário ter boas noções de administração.

Quanto a isso, não há problema. A qualificação te ajuda a se tornar um ótimo gestor. Assim, com o investimento certo, é possível ganhar dinheiro e ser feliz com o seu negócio.

A lanchonete é um modelo de loja que sempre chama atenção. Pode angariar um bom público, ter uma ótima variedade de produtos e propor belas experiências para o público.

Mas, antes de montá-la, é necessário ter um bom plano de negócios e seguir uma série de etapas. Para ajudar você, listamos as melhores dicas para abrir uma lanchonete passo a passo.

lanchonete decorada

Como montar uma lanchonete? #dicas

Busque qualificação

Primeiramente, estude. Nunca abra um negócio e faça um investimento sem ter noção do mercado e de uma série de detalhes. A qualificação é importante para empreender com segurança.

Felizmente, órgãos como o Sebrae dispõem de uma série de cursos para novos empreendedores. Além disso, você pode escolher opções complementares gratuitas em sites especializados. Na própria internet é possível encontrar materiais, vídeos e dicas.

O conhecimento é essencial para começar a montar a sua lanchonete e qualquer outro tipo de comércio. A partir dessa base, você pode dar início ao sonho de ter seu próprio negócio.

Defina o modelo de lanchonete

Existem alguns modelos de lanchonete. Você pode começar com um modelo pequeno e expandir aos poucos. Em todo caso, é essencial conhecer as variações.

A lanchonete tradicional tem grande potencial de movimentação. Geralmente é localizada em grandes centros e conta com um espaço ideal para receber diversos clientes. Os modelos fast-food seguem esse padrão.

Por outro lado, a lanchonete móvel, no estilo food-truck, também está se popularizando. Tem custo menor e pode ser instalada em diversos locais. Uma espécie de trailer, ideal para eventos.

Por fim, a lanchonete delivery não atende clientes no local, apenas entrega os lanches. É um esquema muito comum e lucrativo, pois os aplicativos de entrega estão crescendo bastante. Entretanto, demanda um forte trabalho de divulgação.

Veja dicas de nomes para lanchonete para batizar seu negócio.

Faça um plano de negócios

O plano de negócios é essencial para a montagem de um negócio. Trata-se de um escopo especializado sobre o investimento, recursos humanos, localização, materiais e todo o planejamento necessário.

Para realizar essa análise, você pode contar com uma consultoria especializada. Além disso, pode aprender por meio de cursos. Na internet mesmo é possível ver modelos prontos e aprender como fazer passo a passo.

ideias para montar uma lanchonete

Investimento

Segundo especialistas, é preciso ter noção do investimento total para saber se vale a pena montar o negócio. Sendo assim, faça muitas cotações, seja para compra ou aluguel do espaço.

Além disso, considere os gastos com reforma e montagem, compra de equipamentos, decoração, estoque, enfim. Faça uma planilha contendo todos os valores, dos maiores aos menores.

Se por um lado você pode montar uma lanchonete do zero, também vale considerar algumas alternativas: comprar e renovar uma lanchonete já existente ou investir no modelo de franquias.

Saiba como abrir uma franquia neste conteúdo completo.

Localização da lanchonete

Uma boa localização faz toda a diferença para o negócio. Para escolher o melhor ponto de instalação, você deve considerar o modelo e também quais clientes deseja atender.

O espaço é primordial, ainda mais se você pretende receber os consumidores. Lembre-se que eles buscam uma experiência, por isso o local deve ser bonito e aconchegante.

Sendo assim, considere o tamanho, a movimentação, a concorrência, enfim. Em todo caso, você pode alugar um imóvel ou fazer um investimento. São vários fatores a estudar, por isso essa fase demanda uma longa análise.

Concorrentes

A instalação da sua lanchonete depende da avaliação dos concorrentes. Se o ponto tem várias lanchonetes próximas, pode ser um risco abrir um negócio ao lado.

Por outro lado, não isole a sua loja. Busque um ponto estratégico e saiba lidar com os concorrentes diretos e indiretos. Em todo caso, buscar um diferencial fará o seu comércio ser mais atrativo para os clientes.

Ao saber quais são os seus rivais, tente acompanhá-los. Veja o que estão fazendo e busque o seu próprio plano de divulgação. Essa “exclusividade” será primordial para conquistar o público.

Estrutura da lanchonete

Para aprender como montar uma lanchonete, você precisa pesquisar e comprar todos os equipamentos necessários. A estrutura deve ser aconchegante e, dependendo do tamanho, demanda um bom investimento.

Segundo especialistas, você precisará, basicamente: fogão, chapa, geladeira, freezer, forno, processador, liquidificador, balcão resfriado, estufas quentes e frias, utensílios de cozinha em geral.

Na parte “externa”: mesas, cadeiras, poltronas, sofás e tudo que é necessário para receber os clientes. Além disso, considere itens de decoração e outros acessórios.

Não se esqueça também de ficar por dentro dos trâmites legais para a instalação da sua loja. Siga as regras locais e consulte a prefeitura para evitar irregularidades e funcionar dentro dos conformes.

como montar uma lanchonete

Definir o cardápio

Monte um cardápio variado para agradar os clientes. Você pode vender lanches quentes e frios, salgados, bolos, bebidas, enfim. Tente diversificar para atender desde os consumidores esporádicos até os mais exigentes.

Além disso, você pode escolher uma especialidade para a sua lanchonete, como uma linha diferente de sanduíches. Busque sempre oferecer produtos de qualidade e frescos. Essa versatilidade é essencial para o seu comércio.

Funcionários

De fato, qualquer lanchonete precisa de uma equipe bem treinada. Sendo assim, você precisará montar um quadro de funcionários para diversos setores: chapeiros, garçons, entregadores, balconistas, caixas, faxineiros, etc.

Considere o tamanho do comércio para saber quantas pessoas precisará na inauguração. Depois, conforme a demanda, você pode aumentar o quadro de funcionários.

Mantenha sempre todos registrados e dentro dos parâmetros legais, pagando sempre salários justos e todos os direitos dos trabalhadores.

Decoração 

A decoração de lanchonete é um fator crucial para atrair mais clientes. Conforme salientamos, as pessoas querem viver verdadeiras experiências nesse local: comer, interagir com amigos, tirar fotos, enfim.

Por isso, quanto mais convidativo o espaço, mais consumidores você pode receber. A melhor parte é que uma décor conceitual chama atenção e os próprios clientes fazem propaganda do seu espaço.

Portanto, conte com o auxílio de um especialista, busque tendências e deixe a sua lanchonete diferente do convencional. Assim, o ponto se torna até uma referência.

Como divulgar sua lanchonete?

A divulgação também é essencial para o sucesso da sua lanchonete. Após toda a parte burocrática, você deve iniciar um plano de marketing para que todos possam conhecê-la.

Primeiramente, abra uma página oficial do comércio nas redes sociais. Tenha um WhatsApp oficial da loja e mostre aos clientes todas as promoções, novidades e tendências.

Essa interação pela internet pode angariar muitos frequentadores para o seu espaço. Ligado a uma boa decoração, uma identidade visual chamativa e um espaço aconchegante, é possível fazer muito sucesso.

Outra dica primordial é cadastrar sua lanchonete no Google Meu Negócio. Assim, você será listado nos comércios locais, pode colocar fotos, receber avaliações, enfim. Facilita demais para os clientes encontrarem sua loja.

decoracao de lanchonete

Administre com perfeição

Todo começo é desafiador, mas você pode conquistar bons frutos com uma boa administração da lanchonete. Vá aos poucos, não pense que os lucros virão em tempo recorde.

Busque qualificação frequentemente para se tornar um bom gestor. Fique de olho no estoque e nas tendências, forme uma equipe comprometida e faça do seu comércio uma verdadeira referência.

Agora que você já sabe como abrir uma lanchonete, considere nossas dicas para o sucesso do seu negócio. De fato, você pode se dar muito bem nesse ramo ascendente.

Dicas de decoração de lanchonete

Como montar e decorar uma lanchonete? Selecionamos algumas fotos incríveis para você se basear e deixar o espaço lindo e convidativo!

1. Que tal usar tons de azul para deixar o cenário sofisticado?

como decorar uma lanchonete

2. Você pode focar em uma decoração mais artesanal

como fazer uma lanchonete

3. Elementos de madeira para deixar o espaço requintado

como montar uma lanchonete passo a passo

4. Uma tendência incrível para receber vários clientes

como montar uma lanchonete

5. As mesas de madeira combinam com as cadeiras pretas

decor de lanchonete

6. Essa lanchonete tem dois andares para receber mais clientes

decor moderna de lanchonete

Veja mais neste conteúdo completo sobre decoração de lanchonete

7. Que tal esse estilo de decoração vintage?

decoracao de lanchonete passo a passo

8. Tons terrosos e amadeirados para dar um toque aconchegante

decoracao de lanchonete

9. Um verdadeiro equilíbrio de cores na decoração

fast food lanchonete

10. O painel animado dá um toque arrojado ao cenário

ideia de lanchonete decorada

11. Uma ideia interessante para lanchonete delivery

ideia de lanchonete

12. Espaço pequeno que funciona como cafeteria também

ideia de pequena lanchonete

13. O painel pode contar com artes e produtos relacionados ao seu negócio

lanchonete ideias

14. Ideia simples para os consumidores fazerem um lanche

lanchonete moderna

15. Uma lanchonete tradicional super convidativa

lanchonete pequena

16. Os sofás dão sensação de conforto e melhoram a experiência dos clientes

lanchonete retro

17. Para quem ama uma tendência retrô e industrial

lanchonete rustica

18. Estilo fast-food, porém com super espaço

lanchonete simples

19. Os cartazes e o jogo de cores deixam o espaço vibrante

linda ideia de lanchonete

20. De fato, a lanchonete retrô nunca sai de moda

linda lanchonete decorada

21. Um espaço interessante para as crianças

linda lanchonete

22. A área externa tem parede rústica e plantas suspensas

mesas de lanchonete

23. Elementos de madeira dão um charme bacana à decoração

modelo de decoracao de lanchonete

24. Várias mesas tradicionais para deixar o consumidor à vontade

modelo de lanchonete ideias

25. Acima de tudo, a decoração faz toda a diferença em seu comércio

modelos de lanchonete moderna


Enfim, essas são as nossas dicas de como abrir uma lanchonete. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte com seu empreendimento e até mais.

Você pode gostar...