COZINHA COM COIFA: dicas e modelos!

A cozinha com coifa tem se tornado cada vez mais frequente, já que o acessório é ideal para dar conta de retirar odores e fumaça no momento do preparo dos alimentos. Além de útil, o acessório ainda pode ser tornar parte da decoração e por isso o modelo escolhido é determinante para esta tarefa.

 

Diferença entre exaustor, depurador de ar e coifa

  1. Exaustor: o modelo costuma ser como um ventilador com hélices que é instalado na parede e puxa o ar quente para fora.
  2. Depurador de ar: o eletrodoméstico suga o ar quente e trata as partículas filtrando-o e devolvendo ao ambiente. Esse tipo é o mais indicado para cozinhas pequenas.
  3. Coifa: pode ter duas funções – exaustor e depurador. Na primeira, apenas suga o ar quente e o joga para fora através do duto; e na segunda há a filtragem do ar e devolução ao ambiente.

 

Dicas para coifa

  • Na hora de escolher, considere além do modele e leve em conta sua atuação na cozinha. Caso você cozinhe bastante ou o ambiente é com cozinha integrada, aposte em versões que tenham maior potência para absorver melhor o cheiro e fumaça.
  • A largura do aparelho é outro motivo de atenção. O fogão pode influenciar na escolha, já que versões de 4 bocas se adequam muito bem a coifas com largura de 60 cm, e para os modelos de 6 bocas o ideal são aparelhos com 90 cm.
  • Além da instalação da coifa, ainda há o duto e por isso é ideal considerar o uso do eletrodoméstico ainda na fase de reforma ou construção, de modo a evitar obras depois.
  • A altura indicada para instalar o utensílio é entre 65 e 75 cm acima do fogão.
  • Caso o ambiente não seja bem iluminado, o indicado é escolher um modelo com iluminação embutida para garantir o bom preparo dos alimentos.

 

Cozinha com coifa de parede

armário cozinha azul

            O modelo de parede é o mais indicado para quem tem o fogão instalado rente a superfície. Nesta cozinha, o fogão embutida na cor inox combina com a cor do eletro que suga odores e fumaça.

azulejo parede

Nas prateleiras, vasinhos com temperos e hortaliças frescas

Se você tem o pé direito mais alto, pode se inspirar nessa ideia de usar os dutos apenas até uma altura. E ainda tem a ideia de usar o revestimento de parede seguindo a largura dos eletros.

cozinha moderna

A cozinha moderna tem o eletro no mesmo estilo. A combinação de inox com vidro dá esse toque mais atual e deixa o ambiente cheio de estilo.

fogão embutido

Na parede, pastilhas vermelhas

            Com pouco espaço, também é possível investir em um equipamento com duto. Aqui a cozinha decorada com pastilhas tem o foco para o revestimento vermelho.

parede de pastilhas

Com design moderno de linhas retas, esta versão é ideal para fogões mais compactos e se encaixa muito bem em espaços reduzidos, como este projeto com ambientes integrados.

coifa colorida

O balcão de cimento queimado é tendência

Se a intenção é ter um projeto mais ousado, que pode seguir a linha retrô ou moderna, uma aposta certeira é usar a coifa colorida. Neste projeto, o utensílio amarelo combina com a decoração do espaço.

cortina veneziana

O espaço reduzido não é empecilho para ter o eletro, e aqui foi exatamente esta a ideia. Como o espaço é pequeno, uma aposta foi escolher um modelo menor e com luz para iluminar o fogão.

 

Mais fotos

geladeira side by side

O tapete na cozinha cria uma área aconchegante para a área de refeições

parede de espelho sala de jantar

cozinha cinza e amarela

A parede de lousa é moderna

cozinha com forno embutido

parede cinza

Os armários em azul dão cor ao ambiente

cozinha pequena decorada

coifa inox

decoração cozinha

Cozinha com coifa de ilha

cozinha moderna

Quadros decoram as prateleiras do armário

A cozinha com ilha também pode contar com o acessório, que tem uma versão especial para ser instalado no centro do ambiente.

coifa com revestimento

            Além de deixar o eletro exposto, há também a opção de revestir o item para integrá-lo ainda mais ao ambiente, mas o ideal é verificar se o modelo comprado permite isto e respeitar as saídas e entradas de ar.

banqueta preta

O balcão de vidro é ideal para ambientes pequenos

A versão para ilha também pode ser com vidro, como este modelo com linha arredondas e que combinam com os outros eletros da cozinha.

cadeira de acrílico

Se você quer um modelo moderno, aposte na coifa redonda, que é mais compacta e fica ótima para espaços reduzidos. E pode ser utilizada também em penínsulas.

decoração moderna

A mesa de vidro é moderna

            Mais uma versão moderna, é este modelo retangular que tem uma ampla área de sucção e fica ótimo para modelos de ilha com o mesmo formato.

 

Mais fotos

balcão branco

cozinha com ilha

Vasinhos de plantas decoram o ambiente

cozinha com papel de parede

cozinha pequena com ilha

A ilha central ainda serve de apoio para refeições

cooktop elétrico

A batedeira retrô vermelha decora a bancada

forno embutido

vasos hortaliças cozinha

Utensílios pendurados deixam o dia a dia mais fácil

decoração com samambaia

A parede de tijolo a vista é tendência

coifa para ilha

decoração contemporânea

Agora é só seguir as dicas e ideias de cozinha com coifa para ter um ambiente moderno, e deixar o restante da casa sem cheiro e fumaça.


Você pode gostar...