COZINHA COM COIFA: dicas e modelos!
A cozinha com coifa tem se tornado cada vez mais frequente, já que o acessório é ideal para dar conta de retirar odores e fumaça no momento do preparo dos alimentos. Além de útil, o acessório ainda pode ser tornar parte da decoração e por isso o modelo escolhido é determinante para esta tarefa.
Diferença entre exaustor, depurador de ar e coifa
- Exaustor: o modelo costuma ser como um ventilador com hélices que é instalado na parede e puxa o ar quente para fora.
- Depurador de ar: o eletrodoméstico suga o ar quente e trata as partículas filtrando-o e devolvendo ao ambiente. Esse tipo é o mais indicado para cozinhas pequenas.
- Coifa: pode ter duas funções – exaustor e depurador. Na primeira, apenas suga o ar quente e o joga para fora através do duto; e na segunda há a filtragem do ar e devolução ao ambiente.
Dicas para coifa
- Na hora de escolher, considere além do modele e leve em conta sua atuação na cozinha. Caso você cozinhe bastante ou o ambiente é com cozinha integrada, aposte em versões que tenham maior potência para absorver melhor o cheiro e fumaça.
- A largura do aparelho é outro motivo de atenção. O fogão pode influenciar na escolha, já que versões de 4 bocas se adequam muito bem a coifas com largura de 60 cm, e para os modelos de 6 bocas o ideal são aparelhos com 90 cm.
- Além da instalação da coifa, ainda há o duto e por isso é ideal considerar o uso do eletrodoméstico ainda na fase de reforma ou construção, de modo a evitar obras depois.
- A altura indicada para instalar o utensílio é entre 65 e 75 cm acima do fogão.
- Caso o ambiente não seja bem iluminado, o indicado é escolher um modelo com iluminação embutida para garantir o bom preparo dos alimentos.
Cozinha com coifa de parede
O modelo de parede é o mais indicado para quem tem o fogão instalado rente a superfície. Nesta cozinha, o fogão embutida na cor inox combina com a cor do eletro que suga odores e fumaça.
Se você tem o pé direito mais alto, pode se inspirar nessa ideia de usar os dutos apenas até uma altura. E ainda tem a ideia de usar o revestimento de parede seguindo a largura dos eletros.
A cozinha moderna tem o eletro no mesmo estilo. A combinação de inox com vidro dá esse toque mais atual e deixa o ambiente cheio de estilo.
Com pouco espaço, também é possível investir em um equipamento com duto. Aqui a cozinha decorada com pastilhas tem o foco para o revestimento vermelho.
Com design moderno de linhas retas, esta versão é ideal para fogões mais compactos e se encaixa muito bem em espaços reduzidos, como este projeto com ambientes integrados.
Se a intenção é ter um projeto mais ousado, que pode seguir a linha retrô ou moderna, uma aposta certeira é usar a coifa colorida. Neste projeto, o utensílio amarelo combina com a decoração do espaço.
O espaço reduzido não é empecilho para ter o eletro, e aqui foi exatamente esta a ideia. Como o espaço é pequeno, uma aposta foi escolher um modelo menor e com luz para iluminar o fogão.
Mais fotos
Cozinha com coifa de ilha
A cozinha com ilha também pode contar com o acessório, que tem uma versão especial para ser instalado no centro do ambiente.
Além de deixar o eletro exposto, há também a opção de revestir o item para integrá-lo ainda mais ao ambiente, mas o ideal é verificar se o modelo comprado permite isto e respeitar as saídas e entradas de ar.
A versão para ilha também pode ser com vidro, como este modelo com linha arredondas e que combinam com os outros eletros da cozinha.
Se você quer um modelo moderno, aposte na coifa redonda, que é mais compacta e fica ótima para espaços reduzidos. E pode ser utilizada também em penínsulas.
Mais uma versão moderna, é este modelo retangular que tem uma ampla área de sucção e fica ótimo para modelos de ilha com o mesmo formato.
Mais fotos
Agora é só seguir as dicas e ideias de cozinha com coifa para ter um ambiente moderno, e deixar o restante da casa sem cheiro e fumaça.