Como Abrir uma Franquia?【2021】– Guia COMPLETO!

Para quem pensa em criar um novo negócio, a franquia pode ser uma boa proposta de investimento, evitando os percalços de iniciar algo do zero, mas você sabe quais são os caminhos e como abrir uma franquia?

Se você pensa em investir em franquias, mas não sabe como começar esse negócio, no post reunimos dicas que podem facilitar o processo de empreender através de franquias com dicas para abertura de uma empresa de sucesso!

como abrir uma franquia

Como abrir uma franquia? #dicas

Segmento

A primeira etapa para a abertura de uma franquia é analisar o segmento, considerando modelos de franquias que atuem em segmentos que você tenha afinidade, o que pode facilitar o processo de aprendizado sobre o negócio e também a motivação para gerir a empresa.

Para investir em uma franquia de sucesso, é importante que você tenha afinidade com o tipo de negócio, garantindo identificação e não seguindo apenas um modelo de modismo, que pode não ser interessante para o seu perfil.

dicas para abrir uma franquia

O negócio deve ser em um segmento que seja interessante para você

Investimento

Uma das etapas do processo de como abrir uma franquia é a análise de investimento, considerando o quanto você pode investir para iniciar o negócio.

Assim, é preciso considerar não só os custos iniciais de investimento na franquia, mas também fluxo de caixa para os primeiros meses de operação do negócio, garantindo que o orçamento seja adequado para a taxa de franquia, instalação e operação do negócio.

dicas de como abrir uma franquia

Para iniciar o negócio, é importante analisar o investimento

Pesquisa

Para se tornar um franqueado de qualquer negócio é importante pesquisar sobre a franqueadora, analisando unidades já instaladas, data de criação e sistema de franquia adotado pela marca.

A pesquisa sobre a franquia também envolve a possibilidade de conversar com outros franqueados, o que permite analisar o negócio de acordo com o olhar de quem já está no negócio, avaliando pontos positivos e negativos.

A ideia da pesquisa é de sanar todas as dúvidas sobre a franquia antes de fechar o negócio.

dicas para abertura de franquia

As pesquisas podem ajudar a tirar dúvidas

Análise de riscos

Como qualquer outro tipo de negócio, também é importante analisar os riscos que envolvem a abertura da empresa.

No caso específico de uma franquia, analise com cautela as cláusulas de contrato, e também os aspectos financeiras, verificando se o contrato e o financeiro são compatíveis com o que você espera do empreendimento.

Para analisar tudo sobre o modelo de negócio é importante verificar a “circular de oferta de franquia”, um documento desenvolvido pelo franqueador e que mostra todas as condições do negócio, o que permite analisar o risco de investir no negócio.

cuidados para abrir franquia

Mercado

Para acertar no processo de como abrir uma franquia, é necessário acompanhar o mercado verificando o setor que planeja atuar, entendendo o seu público-alvo, tendências de mercado, concorrentes e até mesmo a localização.

O entendimento sobre o mercado pode te direcionar a escolher uma franquia que tenha mais sucesso de acordo com essas características.

abertura de franquia

Entender o mercado é essencial para a abertura do negócio

passo a passo para abrir franquia

Papel do franqueado

Para seguir o caminho de franquias, é importante se lembrar do seu papel como franqueado.

Dessa maneira, é preciso concordar com as regras definidas pela franqueadora e segui-las conforme o estipulado no contrato, garantindo que você esteja em total alinhamento com a franqueadora para o sucesso do negócio.

dicas de abertura de franquia

Para entrar no caminho de franquias e escolher o modelo certo para o seu perfil, confira nossos posts com dicas de franquias baratas e franquias de sucesso.

Agora que você já tem as dicas para seguir esse caminho, é a hora de fazer o planejamento e garantir que o processo seja mais simples e que possa surgir uma empresa lucrativa!

Você pode gostar...