Vidros decorados: 68 ideias incríveis, veja como fazer!

São tantas as técnicas de vidros decorados, que a gente até se perde. E para dar uma ajudinha na hora de saber qual a técnica usada, elencamos inúmeras maneiras de decorar os potes e inspirações para todos os tipos de vidros, garrafas, potinhos e outros.

Quer ver mais como transformar vidros simples em ideias incríveis,e até ganhar um dinheiro extra? Vamos ao post!

 

Modelos de vidros decorados – Potes e garrafas:

Com tecido  

            Se você tem alguns pedaços de tecido em casa, aproveite os retalhos para transformar potinhos como uma nova decoração, que pode ser apenas na tampa, ou cobrindo todo o item.

Pote com tampa

Detalhes com renda decoram o tecido

Nesta proposta, a ideia foi de usar tecidos para decorar parte do corpo do vidro e a tampa. O mesmo tecido foi usado nas duas partes, e o pote fica ideal para lembrancinhas, ou até para presentear os amigos com uma bolachinha ou geleia caseira.

Garrafas decoradas tecido

Aqui a ideia foi de revestir as garrafinhas com tecido. Além do tecido, as garrafas ainda foram decoradas com tinta, deixando os pequenos detalhes a mostra e valorizando o trabalho manual.

 

Mais fotos

Patchwork garrafa

Os retalhos deram um charme a garrafa

Pote grande com tampa

O tecido foi recortado em formato de maçã e usado na frente do pote

Potinhos com tampa decorados tecido

A fita de cetim dá acabamento ao trabalho artesanal

Com renda

            A renda é um tecido ótimo para quem quer deixar os vidrinhos mais delicados e até com um leve toque romântico. Os vidros decorados com renda, podem receber apenas um detalhe na volta ou serem totalmente encobertos pelo tecido.

Pote maionese decorado

As flores artificiais foram usadas na decoração do potinho

Nesta proposta para a decoração dos potes de vidro (potes de doces, maionese, etc), a ideia foi usar uma renda fininha para cobrir toodo o pote e ainda fazer uma espécie de saia na parte de cima, dando ainda mais delicadeza ao item.

Garrafa decorada com renda

Nesta proposta para decorar as garrafas com renda, a ideia foi de usar toalhinhas rendadas e colá-las na frente da garrafa. O vidro verde ajudou a dar destaque ao tecido, e a peça pode até ser usada como enfeite de mesa em festas de aniversário ou até casamento.

 

Mais fotos

Barrado de renda

O barrado rendado foi usado na parte debaixo das garrafinhas

Vasos de flores

Para segurar a renda, lacinho com fita de cetim

Vasinhos de flores decoração

As flores brancas dão sutileza aos vasos decorados

Com linha 

            Uma técnica bem atual de vidros decorados é o uso da linha. O material super simples de ser encontrado, pode ser utilizado para contornar potes e garrafas e dá um toque bem delicado ao item. E o melhor é que é uma técnica simples e fácil; você vai ver nos tutoriais ao final do post!

Garrafas decoradas linha

Se você gostou da ideia de usar linha na decoração das garrafas, esses três modelos decorados mostram que o material dá uma charme bem especial, e ainda permite ser decorado com outros elementos, como pérolas, renda e fita de cetim; criando um ponto a mais na decoração.

 

Mais fotos

Garrafa linha branca

A linha branca deixou a garrafa clean para ser decorada com outros elementos

Garrafa com barbante colorido

As cores intensas deixam a composição alegre

Linhas coloridas

A mistura de cores é alegre

Garrafas decoradas com linha

Com EVA 

            Sabe aquela expressão “pau para toda obra”? Ela funciona muito bem para o EVA! A placa colorida e macia permite vários tipos de artesanatos e não seria diferente para os vidros decorados. Quer ver como fica o EVA nos potes? Vamos às inspirações!

Potes doces EVA

Nesta proposta de potinhos decorados, o EVA é o destaque da decoração. Os vidros simples foram decorados na tampa e com rótulos feitos de EVA, indicando o uso de cada pote (doces, etc). Outro uso, foi  para fazer flores que decoram as tampas e até a frente dos potinhos, dando um estilo delicado ao enfeite.

 

Mais fotos

 

Animais de EVA

Nestes modelos, o EVA foi usado para fazer animais que decoram os potes

Flores de EVA

As flores de EVA decoram a frente dos potinhos

Decoração com EVA

Com biscuit 

            O biscuit é um tipo de material bem conhecido entre as propostas de potes decorados. A massinha que permite ser moldada de diferentes formas é super versátil e funciona para diferentes ideias, que podem ser desde a decoração da tampa, ou um enfeite para o pote todo.

Biscuit Snoopy

Na tampa, o personagem Snoopy e seu amigo Woodstock

Neste modelo de pote decorado, o tema escolhido para a decoração foi a turma do Snoopy. Os personagens da trama criam uma decoração super fofinha para o vidro, que pode ser usado para decorar o quarto infantil, ou como lembrancinha de festa. E claro que os fãs mais crescidinhos desse cãozinho da década de 50 também podem incluir o pote na decor.

 

Mais fotos

Biscuit vaquinha

A tampa foi decorada ao estilo de vaquinha malhada

Potes condimentos decorados

As abelhinhas foram tema para a decoração

Decoração com biscuit

Com fuxico 

            Para quem vive se aventurando com os retalhos de tecido para fazer fuxico, pode unir duas técnicas – fuxicos e potes de vidros decorados. As ideias são bem variadas e com as inspirações você pode criar modelos únicos para decorar a casa ou revender.

Decoração azul e branco

O laço de cetim é delicado

Nesta proposta de decoração do pote, a ideia foi de usar tecido como se fosse um rótulo e a flor de fuxico na frente, dando um toque toque especial ao potinho decorado com tecido em azul e branco.

Tampas decoradas fuxico

Essas propostas mostram diferentes ideias de usar fuxico na decoração. Todos os modelos se restringem a decoração da tampa, que ora foi feita com flor de fuxico, ora com o fuxico simples e uma pedrinha para dar acabamento.

 

Mais fotos

Decoração com fuxico

Botões em formato de melancia decoram os fuxicos

Decoração flores fuxico

O interior dos potinhos foram preenchidos com bombons

Com tinta 

            A tinta é uma técnica bem conhecida e já aplicada há algumas décadas, mas a verdade é que são tantas opções de usar tinta na decoração de potes, que dá para criar modelos incríveis e bem simples de fazer até para quem tem pouca habilidade com trabalhos manuais e o mundo do artesanato.

Tinta fosca

A técnica usada nessa decoração de potes foi bem básica – apenas a pintura dos potinhos. O que garantiu delicadeza aos modelos, foi o efeito fosco da tinta e o detalhe dos tecidos amarrados nas bordas dos potes, que contribuem para a decoração e combinam com as cores escolhidas.

 

Mais fotos

Garrafas pintadas com flores

O modelo com flores é ideal para quem tem habilidades com o pincel

Potinho de páscoa

Os modelinhos são ótimas inspirações para a páscoa

Vidros pintados por dentro

A técnica usada é a de pintura com tinta por dentro

Garrafas pintadas

Com decoupage 

            Se você não tem toda a habilidade com a decoração de vidros que envolvem técnicas com pinturas detalhes, pode se inspirar nos modelos de decoupage. A técnica envolve o recorte de papeis que são colados sobre o vidro e criam uma imagem ou desenho, e dispensam as habilidades artísticas com a pintura.

Pote decoupage

Para este modelo de pote decorado, a escolha foi por usar a imagem de uma abelha com um pote de mel para decorar a frente do vidro. O item ainda ganhou alguns detalhes em pintura nas bordas para combinar com a cor da tampa e o detalhe do laço.

 

Mais fotos

Decoupage desenho de frutas

As tampas foram decoradas combinando com os potes

Pote decorado decoupage

A tampa ganhou revestimento xadrez

Pote com fote decoupage

A foto foi usada como revestimento

Com juta

            O famoso tecido/ saco de estopa, é também conhecido pelo nome de juta e é uma ótima opção de tecido para quem pretende usar em vidros decorados e ainda dar um toque rústico à decoração do item. A ideia da juta é quase a mesma do tecido, mas como o material é mais grosso, vale fazer combinações mais delicadas.

Juta e renda

Nesta proposta de decoração do pote, a juta serviu de base e foi usada como se fosse um rótulo. Para dar mais delicadeza, a aposta foi por usar renda e uma flor feita de estopa, deixando o resultado super delicado.

 

Mais fotos

Decoração com flores mesa

As flores vermelhas combinam com o tecido xadrez

Garrafa de vinho decorada

A garrafa de vinho funciona como vaso decorativo

Decoração com juta/ estopa

Os potinhos servem de apoio para velas

Com papel 

            Sabe aquele papel de scrapbook ou até mesmo um pedaço de papel de presente bonito? As vezes dá dó de jogar fora, e se você quer reaproveitar o item para a decoração, aproveite as ideias incríveis para transformar os potinhos.

 Porta trecos decorado

            O modelo de papel usado aqui segue uma linha mais retrô, em branco e preto. O papel foi usado para revestir potes de vidro e ganharam um lacinho com barbante, criando porta trecos simples e fáceis de reproduzir.

 

Mais fotos

Vaso de garrafa simples

As flores naturais deixaram a garrafinha mais alegre

Pote para velas

Os potes foram usados para decoração com velas e flores

Decoração papeis coloridos

Craquelê 

             A técnica de craquelê em vidros já foi bem usual, mas vira e mexe aparece nas opções para vidros decorados. O craquelado pode ser usado sozinho para revestir toda a superfície do vidro, ou junto com outras técnicas, como a decoupage.

Craquelado laranda

As garrafas de formatos diferentes foram usadas em par

Para estas peças a aposta foi por fazer um fundo claro nas garrafas e uma cobertura alaranjada, que ao ser craquelada dá impressão de fissuras que deixam o fundo mais suave a mostra.

Mais fotos

Garrafa com craquelê

Garrafa decorada vermelho

A técnica de craquelado dá impressão de que a garrafa trincou

Decoração craquelê

Crochê

            Para quem já faz trabalhos manuais em crochê, como cortinas e tapetes, pode aproveitar as habilidades com as agulhas para decorar potes também.

Decoração pote geleia

O pote de geleia foi decorado na tampa

A decoração do pote com crochê neste caso foi feito apenas na tampa. O detalhe valorizou o potinho e deixa o conteúdo de dentro visível.

 

Mais fotos

Potes decorados crochê

Nestes modelos, o crochê cobre completamente os potinhos

Decoração crochê

Toalha crochê

As toalhinhas de crochê foram coladas na frente dos potes

 

Como decorar vidros passo a passo

passo a passo

  • Para iniciar os trabalhos, lave bem as garrafas e deixe-as secar completamente;
  • Depois que a garrafa já estiver bem seca, coloque uma quantidade de tinta acrílica dentro;
  • Vá virando a garrafa, para garantir que a tinta escorra por todos os lados e cubra cada pedacinho do vidro;
  • Em uma superfície, coloque as garrafas viradas de cabeça para baixo para secar e escorrer a tinta excedente;
  • Agora é só esperar que a tinta seque completamente e usar na decoração.

como fazer

  1. Limpe uma garrafa e retire o rótulo;
  2. Com auxílio de um pincel, passse cola gel, dê uma volta com linha e faça um nozinho;
  3. Vá passando a cola em gel pela garrafa e contornando-a com linha;
  4. Contorne toda a garrafa com a linha escolhida.
  5. Ao final, faça mais um nozinho e cole bem com cola gel.

E aí, gostou das ideias e tutoriais de vidros decorados? Agora é só colocas as ideias em prática.

Você pode gostar...