Cinema em casa – Como montar? + 55 ideias lindas e sensacionais!

Já pensou em ter um cinema em casa? Essa é uma ideia que tem se tornado tendência no que se refere a projetos modernos de arquitetura. Muitas pessoas querem levar as telonas para o seu dia a dia e podem fazer isso elaborando um espaço temático.

Existem muitas maneiras de criar uma sala própria para ver filmes dentro de casa para ninguém botar defeito. Há modelos para quem procura algo mais simples e outros que prezam pelo luxo.

De uma forma ou de outra ter um cantinho desse vai ser motivo para toda a família comemorar. Seus dias de lazer vão ficar ainda mais divertidos e completos com uma grande tela, além de lugares confortáveis para assistir a qualquer título que quiser.

Cinema em casa

O que acha de ter um cinema dentro de casa? Veja como isso é possível!

Bom, são muitas dicas para conhecer antes de iniciar um projeto assim. Para que você saiba tim tim por tim tim, resolvemos elaborar esse post.

Trouxemos muitas ideias práticas, itens que não podem faltar e aqueles que são opcionais, modelos de orçamentos, bem como fotos para inspirar! Fique por dentro agora mesmo 🙂

Como montar um cinema em casa? #dicas

É comum ter uma sala para TV em casa. No entanto, a moda agora é mais sofisticada: ter um cinema para chamar de seu.

Se isso antes era um luxo somente das celebridades e dos milionários de um modo geral, agora também pode ser um sonho realizado para nós, reles mortais.

De fato não é um projeto barato, no entanto, com algumas estratégias dá para montar um cinema com orçamento mais enxuto, sim. Com o surgimento de televisores modernos dá para fazer improvisos bem bacanas.

Cinema em casa

Com ou sem luxo você pode ver filmes e séries em um ambiente apropriado

Em suma, o que demanda um gasto maior é a tela e disso não dá para fugir. Mas de resto é possível pensar em soluções dinâmicas para não gastar tanto e ter um ambiente surpreendente e muito confortável.

Para te ajudar nesse processo, selecionamos algumas dicas super importantes. Veja só:

  • Televisão com tela de cinema

Falamos acima sobre o lançamento de televisões modernas, que podem ser ótimas estratégias para quem deseja criar uma atmosfera de cinema.

As que têm mais de 60 polegadas são as mais recomendadas. Mas vale dizer que atualmente encontramos modelos com 75, 82, 86 polegadas… levando uma tela realmente grande e geralmente em 4K para a sua casa.

Então, se você não quer investir em uma tela típica de cinema pode pular etapas comprando uma TV convencional, mas hiper grande e com imagem de excelente qualidade.

A tendência do momento, a saber, é a SmarTV. E praticamente todas as grandes marcas de eletrônicos já possuem esses modelos inteligentes, nos quais podem ser conectados a streaming como Netflix e Amazon Prime, por exemplo, e demais dispositivos com conteúdos em vídeo, como o Youtube.

Realmente é uma escolha certeira para você que não liga de deixar de lado a tela de cinema tradicional, pois vai facilitar muito o dia a dia e seu lazer. Afinal, os apps contém uma gama incrível de filmes e séries, e por meio dessas TV’s podem ser abertos com uma facilidade muito maior.

No entanto, vale a dica para você preferir aquela que possui conector via Wi-Fi, pois ainda há no mercado modelos que devem ser interligadas por cabeamento, o que não é nada funcional. Além disso, hoje em dia as 4K estão quase o mesmo preço que as Full HD e são consideravelmente muito melhores.

Dica para quem tem uma TV de LED, porém, que não é Smart e quer ter um cinema: Você pode conectar sua televisão com a ajuda de aparelhos como video-games conectados à web ou Chromecast.

  • Distância entre tela e usuário

Assim como é bacana ter uma TV ou tela de cinema, que seja, com muitas polegadas para proporcionar um ambiente temático mesmo, é preciso tomar cuidado com a distância que você tomará.

De acordo com especialistas, quanto maior o tamanho da tela, maior deve ser esse distanciamento. Como base, podemos citar uma TV de 42 polegadas, que exige pelo menos 2,70 metros de distância do usuário.

Por isso que é super importante pensar no espaço que você tem disponível para esse projeto, levando em conta a saúde de quem irá frequentá-lo. Não faz bem para ninguém ficar muito próximo de dispositivos, portanto, pense nisso antes mesmo de comprar o aparelho.

Leia mais sobre o tema: Sala de TV decorada – 90 ideias lindíssimas, confortáveis e criativas!

Cinema em casa

Tome a precaução de não deixar a tela muito próxima dos usuários

  • Potência do som

O sistema de som é um quesito que não pode passar batido na produção de um cinema em casa. O aparelho de home theater ainda é muito recomendado para quem tem esse intuito, apesar de sua moda ter ficado para trás.

Mas ao mesmo tempo que você deve ter noção do espaço para escolher a sua TV / tela, precisa saber disso para comprar o home theater mais adequado.

Conforme for o tamanho da sala em questão, deve ser um equipamento com uma potência determinada.

Caso seja muito potente em um cômodo pequeno, pode proporcionar uma experiência super desagradável para os usuários, bem como não favorecer a sonoridade real das mídias transmitidas – ela será distorcida.

Cinema em casa

Um bom home theater ajuda na propagação do som de cinema

O número de caixas espalhadas pelo ambiente também vai variar de acordo com a área disponível. Para uma sala pequena, duas podem bastar. Já para uma bem grande, pode necessitar de 5 ou mais caixinhas de som. Afinal, você quer som de cinema, não é mesmo?

Atualmente há muitos tipos para escolher. Os via Bluetooth são os mais usados hoje em dia, mas segundo especialistas, os aparelhos que são cabeados tendem a ter uma maior qualidade.

Sendo assim, é indicado pensar no som ao longo do projeto e não somente depois dele finalizado.

  • Aplicativos para ter um cinema completo

Ter um cinema em casa significa ter uma grade de filmes e demais conteúdos em vídeo para assistir quando quiser. Se antigamente era comum fazer uma ‘videoteca’ na estante da sala, atualmente isso foi substituído pelos aplicativos.

Os sistemas de streaming surgiram para facilitar a vida de quem curte a sétima arte e gosta de passar tempo consumindo documentários, séries, shows e demais mídias através de telas.

O mais famosos deles, sem dúvidas, é o Netflix, que atualmente já até tem sua própria produção de longas, curtas, especiais, etc. Pagando uma mensalidade (há vários planos), você acessa os títulos disponibilizados à vontade.

Cinema em casa

Aposte na facilidade dos aplicativos de filmes, séries e vídeos

Outros app’s também funcionam da mesma forma e são alternativas para quem deseja conhecer grades de filmes / seriados diferentes. Exemplos:

  • Amazon Prime Video
  • HBO Go
  • Telecine Play
  • Globo Play
  • Net Movies
  • Crackle
  • EI Plus
  • Fox Premium
  • Youtube Premium
  • Mubi
  • Lookie

Todos esses aplicativos podem ser conectados a sua televisão. se ela for Smart, como falamos no primeiro tópico, você terá mais facilidade para isso.

No entanto, consoles recentes, por exemplo: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One ou Nintendo Wii U, apresentam a opção de você fazer o login nesses app’s, mesmo se a sua TV não for Smart.

Enfim, há muitas formas de você ter conteúdos de cinema em casa pagando taxas que não são caras e garantem a diversão de toda a família.

Projeto de cinema em casa

Esses itens podem complementar a decoração temática de seu cinema!

  • Assentos confortáveis

Depois de resolver tudo relacionado à tecnologia, chega o momento de pensar no conforto desse cinema caseiro. Se é para ter um local de lazer e entretenimento, que seja com muito aconchego, melhor do que temos fora de casa.

Por isso que é bacana considerar um sofá ou poltronas bem confortáveis para serem posicionadas em frente à telona.

Há quem prefira reproduzir as poltronas típicas dos cinemas em casa, colocadas lado a lado, mas que de preferência sejam reclináveis e retráteis. Ou seja, melhores ainda que dos cinemas comerciais. É uma opção bacana caso você tenha um bom orçamento e um espaço considerável para por pelo menos 4 poltronas.

Assentos para cinema em casa

É imprescindível que o cinema em casa tenha assentos confortáveis

Mas o mais convencional é escolher um sofá despojado, que dê para deitar confortavelmente ou pelo menos esticar as pernas. Os que têm chaise e retráteis têm sido os mais procurados atualmente por oferecerem um aconchego a mais.

Claro que o modelo deve caber perfeitamente no cômodo, deixando espaço para a circulação das pessoas e demais móveis.

Vale dizer que outras ideias também podem ser consideradas, como namoradeiras, cadeiras, bancos, enfim… tudo depende do que você tem em mente para o projeto.

Além de levar em conta o tamanho e o tipo de assento, segundo especialistas, é essencial pensar no tecido do estofado, pois influencia na acústica do ambiente, bem como no conforto geral da nação. Capriche nos testes de “toque”, sente, deite no sofá / outro assento, para ver se combina com o seu gosto.

Assentos para cinema em casa

Aposte em sofás, poltronas, chaises e outros assentos que acomodem toda a galera!

  • Cortinas ou persianas

Cinema e claridade não combinam. Essa sala deve ser mesmo como diz a música: “no escurinho do cinema”. Portanto, você precisa pensar em um artifício para isolar a luz natural que vem das janelas.

As cortinas com blackout são a tendência do momento, mas você pode não querer investir em um modelo assim, fluido e convencional. Uma dica é a persiana, que é disponível em muitos modelos (rolô, horizontal, romana, etc.).

O importante é que essa cortina combine com o restante da decoração do ambiente e, claro, que deixe o local sem aquela luz incomodando na hora de assistir.

Leia mais sobre o tema: Modelos de cortinas: 75 Dicas para Escolher!

 


Enfim, essas são as principais dicas para você que sonha em ter um cinema em casa. Lembre-se que cada projeto é único e tudo varia de acordo com o que se tem disponível.

Fotos e inspirações de cinema em casa

Bom, agora que você já está por dentro das indicações sobre como ter um cinema em casa, que tal se inspirar com muitos projetos decorados?

Existem modelos simples, luxuosos, com tecnologia de ponta, com improvisos, pequenos, amplos, diferentões, modernos e até mesmo com estilos surpreendentes.

Conheça a seguir muitas ideias fantásticas para ter uma noção melhor de como ter um espaço assim em sua casa 🙂

Uma geladeira retrô pode dar mais estilo e garantir a bebida gelada para a hora do filme!

Projeto de cinema em casa

Faça um mix com sofás e poltronas!

Projeto de cinema em casa

Luzes de LED no teto e na parede dão um detalhe moderno

Projeto de cinema em casa

Cubra as janelas com cortinas blackout para que a claridade não atrapalhe a visualização da tela.

Projeto de cinema em casa

Que tal então espalhar almofadas gigantes no chão?

Projeto de cinema em casa

O sofá preto de couro pode combinar com uma sala estilo geek

Projeto de cinema em casa

Um sofá feito sob medida pode acomodar toda a família

Projeto de cinema em casa

Paredes pretas proporcionam uma visualização melhor da tela

Projeto de cinema em casa

A distância entre o assento e a TV é super importante para uma experiência prazerosa e saudável

Projeto de cinema em casa

O sofá pode tomar conta de todo o espaço, como se fosse uma grande cama

Projeto de cinema em casa

Coloque estantes para guardar seus vídeos de DVD

Projeto de cinema em casa

Uma dica é decoração temática é fixa pôsteres de filmes que você curte na parede

Projeto de cinema em casa

O sofá de canto é uma boa para acomodar mais pessoas

Projeto de cinema em casa

Você pode usar pallets para fazer sofás sob medida para seu cinema particular

Projeto de cinema em casa

Cores escuras e sóbrias ajudam a criar um clima intimista no cinema em casa

Projeto de cinema em casa

A iluminação pontual nas laterais relembra os cinemas comerciais

Projeto de cinema em casa

O telão pode ser embutido na sala, e somente puxado quando for usar

Projeto de cinema em casa

O rebaixamento de gesso deixa a sala de cinema clean e ampliada

Projeto de cinema em casa

Retroprojetor, assim como home theater são equipamentos que podem dar um up em seu cinema

Projeto de cinema em casa

Decore com bonecos e peças relacionadas a filmes e animações!

Projeto de cinema em casa

Dá para usar somente poltronas para acomodar as pessoas neste cinema

Projeto de cinema em casa

O cinema pode ser montado na sala de estar e ganhar uma lareira ainda por cima!

Projeto de cinema em casa

O revestimento amadeirado ajuda bastante na acústica do cinema

Projeto de cinema em casa

Ainda que seja pequeno, o cinema particular pode ter total conforto e tecnologia

Projeto de cinema em casa

Você pode empregar uma decoração a seu gosto nesse ambiente

Projeto de cinema em casa

Aposte em uma iluminação baixa e intimista para deixar tudo mais aconchegante

Projeto de cinema em casa

Outro item bacana é o ar condicionado para climatizar o ambiente

Projeto de cinema em casa

Cortina blackout para não deixar entra qualquer luzinha externa!

Projeto de cinema em casa

O tapete vermelho deixa a sala de cinema com um aspecto de Oscar!

Projeto de cinema em casa

Os tons de cinza com o branco deixam a sala bem aconchegante visualmente.

Projeto de cinema em casa

A sala grande pode receber um sofá que vai de fora a fora para caber todo mundo!

Projeto de cinema em casa

O preto e branco é um par de cores bem clássico e combina com tudo!

Projeto de cinema em casa

Poltronas reclináveis também são boas opções para compor o cinema em casa

Projeto de cinema em casa

Apostar na decoração minimalista está super na moda atualmente

Projeto de cinema em casa

A tecnologia garante um cinema incrível mesmo em um cômodo simples

Projeto de cinema em casa

O cinema pode dividir o mesmo ambiente que uma adega climatizada

Projeto de cinema em casa

A tela de cinema pode ser projetada também no lado externo de casa!

Projeto de cinema em casa

A decoração pode ter luzes que se assemelham ao céu noturno!

Projeto de cinema em casa

A acústica pode ser toda feita com estruturas de madeira

Projeto de cinema em casa

Sala de cinema rústica com forro com ripas de madeira

Projeto de cinema em casa

Outra ideia de cinema em casa com decoração rústica

Projeto de cinema em casa

Esse cinema minimalista conta com decoração predominantemente preta

Projeto de cinema em casa

A composição da decoração pode representar um cinema comercial

Projeto de cinema em casa

Você pode apostar em um adesivo temático para por na parede

Projeto de cinema em casa

O papel de parede ajuda a deixar a sala com uma decoração temática

Projeto de cinema em casa

Sala de estar com uma tela de cinema para garantir a diversão da família

Projeto de cinema em casa

Jardim decorado com tela de cinema ao ar livre

Projeto de cinema em casa

A iluminação de LED está na moda e combinam com o cinema em casa

Projeto de cinema em casa


Uau! Está pronto (a) para ter um cinema em casa? Leve em consideração as nossas dicas para tirar esse projeto do papel! Qualquer dúvida que tiver, deixe um recado para a gente!

Aproveite para ler também:

Sala de TV decorada – 90 ideias lindíssimas, confortáveis e criativas!

65 Modelos de RACKS para TV – Vários Estilos & Fotos Incríveis!

Sala de jogos decorada: 50 opções incríveis para sua casa

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração, construção, e muito mais!

Você pode gostar...