Sala Rústica: Dicas, ideias e 30 fotos de modelos para se inspirar!

Planejar uma sala rústica para renovar e dar um tom clássico e incrível para sua casa é a dica da vez que falaremos neste post. Com certeza você já deve ter visto algum projeto que leva esse estilo de decoração, afinal essa tendência sempre está aí, unindo ideias tradicionais com contemporâneas. Por isso, há uma série de modelos para todos os gostos. Que tal escolher aquele que tem tudo a ver com você? Confira ideias e veja muitas fotos incríveis!

sala-rustica-ideias

Quando se trata de decoração rústica, é preciso pensar em detalhes que vão além de um piso de madeira ou uma móvel mais rudimentar. Mesmo no estilo simples e para quem gosta de conceitos discretos, há maneiras de manter o ambiente equilibrado com uma série de materiais campestres, artesanais e ligados à natureza.

Nesse contexto, em uma sala rústica (o principal espaço de convivência em uma casa) você pode investir em tipos variados, que vão desde a madeira até cerâmica, tecidos, tijolos, palha, pedras… o que não faltam são inspirações para deixar a sala com uma cara nova, elegante e aconchegante.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é difícil aderir a esse estilo e nem gastar muito para isso. Pequenas mudanças já fazem diferença. Para isso, dá para usar tanto alternativas artesanais e baratas quanto aqueles móveis ou revestimentos incrementados e resistentes.

sala-rustica-destaque

Além disso, o modelo de sala rústica serve tanto para apartamentos e casas nas áreas urbanas quanto para chácaras, fazendas e cabanas próximas à áreas mais frias e montanhosas. A ideia geral quando se pensa nessa decoração é trazer a natureza ao ambiente interno, proporcionando um bem-estar em meio a objetos trabalhados e que valorizam sua fabricação e formato.

Os móveis, o piso e os objetos decorativos tão o tom ideal para uma sala rústica dos sonhos. Você pode apostar desde um modelo clássico até na união com o moderno, colorido e outros conceitos interessantes. Para isso, selecionamos alguns tipos legais que, com certeza, irão te conquistar!

Fotos e Modelos de Sala Rústica

Rústica e Moderna

O conceito de sala rústica e moderna é o mais popular atualmente. O ambiente transmite uma harmonia perfeita entre materiais campestres e objetos atuais e contemporâneos. As melhores ideias ficam por conta dos detalhes de madeira nas janelas, piso ou aparador totalmente de madeira ou uma escada feita desse material. Tijolos e pedras na parede também rendem beleza e exuberância, além de vidros e plantas, é claro! Para ter ideia, veja as fotos!

sala-rustica-2

sala-rustica-3

sala-rustica-e-moderna-1

Nesse estilo de sala rústica e moderna, você pode também usar detalhes do pop art ou então da decoração minimalista. É bacana unir todos esses conceitos, mas sempre com um bom equilíbrio!

sala-rustica-e-moderna

sala-rustica-moderna-1

sala-rustica-moderna

Com Lareira

Quando se pensa em uma sala rústica, logo a lareira surge como o destaque máximo na decoração. Pois é! E, melhor ainda, ela não é exclusiva apenas de chácaras. Sobretudo no exterior, muitas casas urbanas contam com esse adereço que dá aquela ajuda nos dias mais frios. Como aqui no Brasil faz bastante calor, ainda é específico de regiões mais frias e montanhosas (como no sul e cidades serranas). De qualquer forma, fica a dica para você copiar em seu projeto, independente de onde seja.

Não abra mão do tapete, ainda mais em cores sóbrias e que harmonizem com o estilo de lareira, que geralmente é revestida com diversos tipos de pedras e tijolos!

sala-rustica-com-lareira-como-fica

sala-rustica-com-lareira-2

sala-rustica-com-lareira-como-e

sala-rustica-com-lareira-ideias

sala-rustica-com-lareira-1

sala-rustica-com-lareira

Pequena e Colorida

Esse modelo é indicado para apartamentos, escritórios, casas compactas e ambientes similares. Ideal para quem não gosta daquele tom totalmente rudimentar, sabe? De fato, pode ser um choque entrar em uma sala e dar de cara com tanta madeira e materiais rústicos, por isso, um pouco de cor faz bem (ou muito também, se quiser). Nesse caso, dá para pintar a parede com tons mais quentes ou abusar dos ornamentos coloridos.

sala-rustica-pequena-conceito

sala-pequena-rustica

sala-rustica-pequena

sala-rustica-pequena-e-colorida

sala-rustica-colorida

Chic com pé direito alto

Temos aqui um belo exemplo de arquitetura que segue totalmente o modelo clássico, super chique e elegante, no mesmo estilo de casas de fazenda antigas. Há muitos tipos que ainda seguem esse padrão grandioso que visa destacar um tom ousado e de empoderamento do imóvel em questão, feito em grande parte com materiais mais caros e resistentes, combinando com acessórios singelos como lustres, móveis de madeira, quadros, vidro, entre outros.

sala-rustica-chic-e-com-pe-grande

sala-rustica-com-pe-grande

sala-rustica-chic-pe-grande

sala-rustica-pe-grande-e-chic

sala-rustica-com-pe-grande

Para chácara

Sala rústica para chácara é quase pleonasmo para alguns profissionais e pessoas. Muitos arquitetos são categóricos em dizer que essas áreas rurais precisam ter um toque rudimentar, tanto porque estão ligadas à natureza, com necessidade de um toque naturalista, seja simplista ou destacado. De qualquer forma, rende muitas ideias interessantes, usando e abusando de materiais artesanais e rústicos, claro, como você pode ver nas imagens!

sala-rustica-para-fazenda-1

sala-rustica-pra-fazenda-moderna

sala-rustica-para-fazenda-ideias

sala-rustica-fazenda

sala-rustica-para-fazenda

Simples com Toques Rústicos

Como já dissemos, tem gente que não gosta do estilo rústico em todo o ambiente. Outras coisas pertinentes são quanto ao tamanho do espaço ou a economia, que não permitem investir em conceitos grandiosos e ousados. Isso, porém, não é empecilho para não ter uma sala rústica em casa. Há o modelo simples e que já garante sucesso e destaque a esse ambiente, seja em pequenos acessórios ou móveis. Nesse caso, uma boa dica é usar a criatividade!

sala-rustica-simples-ideias

sala-rustica-com-toques-simples

Sala pequena com toques rústicos é um conceito bacana para sala de estar, escritórios, kitnets, quartos e ambientes variados (e também é uma forma de economizar, não é?)!

sala-rustica-simples-moderna

sala-rustica-simples-e-com-toques

sala-rustica-simples

É um modelo mais bonito que o outro! Dá vontade de mudar agora, não é? Tá esperando o quê?


Viu como é fácil montar a sala rústica dos sonhos? Basta buscar uma inspiração, usar a criatividade e pensar no melhor investimento para renovar o ambiente, deixando lindo e aconchegante. Vale a pena mudar! Depois, conte o resultado pra gente!

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...