Como instalar uma lâmpada em 14 passos fáceis! •【2024】
Está com dúvidas de como instalar uma lâmpada? Por incrível que pareça você não está só! Muitas pessoas querem saber como se faz isso, visando economizar com a mão de obra terceirizada.
A saber, a instalação de uma lâmpada na maioria das vezes é mais fácil do que você imagina. A dificuldade surge no imaginário das pessoas por conta dos cuidados que são necessários para garantir a segurança, bem como para fazer a luz funcionar perfeitamente.
A eletricidade está presente em grande parte das casas brasileiras. Ainda há locais onde não há a distribuição de luz elétrica, deve-se lembrar. Isso mostra o quão valioso é poder ter sistema de iluminação em casa, podendo instalar lâmpadas para clarear os ambientes 😉
Aqui no Brasil os serviços dos eletricistas são super procurados. Mas nos Estados Unidos e outros países, por exemplo, é comum os próprios moradores da casa realizarem algumas dessas atividades.
Por essas e outras que no exterior é fácil encontrar pessoas que saibam fazer pequenos reparos e instalações. Em nosso país, contudo, essa tendência tem crescido bastante.
É super possível realizar a instalação de uma lâmpada sozinho, sem precisar contratar um profissional especializado.
Claro que deve-se, em primeiro lugar, ter segurança em mexer com a fiação elétrica, seguir todos os passos com atenção, tomando os cuidados devidos.
Pensando nessa onda DIY (Faça Você Mesmo), elaboramos esse post com o passo a passo de como instalar uma lâmpada. Fique por dentro!
Como instalar uma lâmpada – Passo a passo
Aqui vamos mostrar o passo a passo de como instalar uma lâmpada, mas antes de conhecer as técnicas, é preciso separar os materiais que serão necessários.
São eles:
- Fita isolante
- Alicate
- Chave de fenda ou philips
- Lâmpada
- Soquete de rosca simples
- Estilete
É essencial também que você esteja calçado. Mesmo com a rede elétrica desligada, pode não ser prudente realizar qualquer serviço de contato com a fiação com os pés sem proteção.
Se quiser, pode também usar luvas de borracha.
Com os materiais em mãos, vamos ao passo a passo:
1 – Desligue a rede elétrica da casa – e calce sapatos, como falamos anteriormente. Segurança é fundamental para a instalação da lâmpada, evitando possíveis choques, curtos-circuitos ou até acidentes maiores, como explosões.
2 – É preciso conhecer quais são os fios da eletricidade para correta instalação. De modo geral, eles são divididos em três fases. Veja abaixo:
- Fio neutro (azul de acordo com a norma) – não possui tensão
- Fio fase (marrom, vermelho) – tem a tensão 127V ou 220V
- Fio de retorno (amarelo, verde, preto)
Cada um desses fios terá uma cor específica que pode variar de acordo com o fornecedor do fio, se tiver uma chave de testes.
Muito provavelmente o eletricista que desenvolveu o projeto elétrico deixou marcado qual o tipo de fio e sua coloração. Assim fica mais fácil a identificação até mesmo por leigos que queiram fazer esse tipo de instalação ou reparo.
3 – Com os fios devidamente identificados, está na hora da ligação deles entre o interruptor e a lâmpada. Pode te dar um pouquinho de receio, mas com a rede elétrica desliga, não é preciso temer.
4 – Primeiramente, fio fase deve ser ligado ao interruptor.
5 – O fio do interruptor, que também é chamado de retorno, deve estar na saída do bocal da lâmpada.
6 – Com os fios nos devidos lugares é hora de fazer a conexão deles. O primeiro a ser conectado é o fio neutro, que será ligado do interruptor até o bocal da lâmpada. Os dois devem estar conectados e o do bocal vedado com fita isolante.
7 – Conecte o fio de retorno ao bocal também, não se esquecendo de finalizar a fita isolante, que vai proporcionar mais segurança a toda a fiação.
8 – A saber, no bocal da lâmpada devem estar conectados apenas dois fios: o fio de retorno que vai do interruptor até a lâmpada e o fio neutro, ambos devidamente isolados com fita isolante. Você pode usar o estilete ou alicate para cortar e descascar as pontinhas dos fios e fazer a ligação com mais precisão.
9 – Ligue o fio fase no local que está na caixa do interruptor em um dos parafusos laterais do interruptor. No outro parafuso, ligue o fio de retorno.
10 – Utilize a chave de fenda para melhor encaixe do parafuso.
11 – No interruptor deve existir dois fios instalados em cada parafuso. Sendo esses o fio fase e o fio de retorno, que também estará conectado à lâmpada. Confira se está assim para continuar com a instalação.
12 – Assim que tiver checado que todas as instalações de fios estão prontas, feche o espelho do interruptor com a ajuda de uma chave de fenda ou philips. Esse espelho é algo decorativo, que pode ser escolhido de acordo com o seu gosto, sendo combinado com todos os demais da casa.
13 – Rosqueie a lâmpada no soquete de rosca. Isso ainda com a rede elétrica desligada.
14 – Religue a energia e aperte o plug do interruptor: a luz deverá acender perfeitamente.
Vale lembrar, segurança é sempre importante e acidentes com energia elétrica podem custar vidas.
Viu como instalar uma lâmpada é simples?
Porém, caso não se sinta seguro ou nunca teve contato com instalações elétricas, procure ajuda de um profissional que possa te deixar mais confortável. Isso não é vergonha nenhuma 😀
A saber, a instalação das lâmpadas é bem simples na maioria dos casos. Principalmente quando todo o projeto elétrico já foi devidamente feito. Há muitos especialistas que realizam esse tipo de serviço cobrando um precinho bem camarada.
Aproveite para ler também:
Tipos de lâmpadas – Como escolher a melhor para cada ambiente?
Como fazer luminária? – 45 modelos artesanais e passo a passo!
Como fazer abajur? – 36 ideias para explorar a sua criatividade!
Volte mais vezes para conferir novidades sobre construção e decoração, até uma próxima 🙂