Como ter uma criação de codorna gigante •【TUDO SOBRE】

Criar codorna gigante pode ser uma ótima oportunidade de negócio! Investir nessa ave pode garantir uma boa renda no final do mês.

A venda para o abate e dos ovos é super valorizada no mercado, com um preço competitivo e que atrai cada vez mais pessoas.

Outra vantagem é que não precisa de muito espaço para ter a sua criação. Ao contrário das galinhas, as codornas se adaptam a lugares menores, sem grandes estruturas.

Para aprender a criar codorna gigante passo a passo, acompanhe este guia completo.

como criar codornas

O que é uma codorna gigante?

A codorna gigante é uma espécie que chegou no Brasil na década de 1950. Ao contrário das codornas tradicionais, essa ave é um pouco maior.

Sendo assim, tem maior rendimento em relação à carne, ideal para quem deseja vender as aves para o abate.

Todavia, a criação e o desenvolvimento é o mesmo da codorna convencional. Você pode criar em gaiolas, em viveiros ou locais prontos para que os animais vivam bem.

codornas

A codorna é da família da galinha e pode ser criada como tal. Por ter porte pequeno, o lugar para o crescimento pode ser menor. É assustada, tem penas escuras, mede cerca de 20 cm e pia bastante.

Além disso, a codorna convive bem em grupos, sejam machos ou fêmeas. Não necessita de ninhos prontos para botar ovos, fazendo diretamente no chão.

O ninho só é indicado para que os ovos sejam chocados. Em geral, os filhotes são independentes e tem rápido crescimento. O tempo médio de vida de uma codorna é de 1 a 3 anos.

Aproveite e confira este guia completo para criação de codornas também!

codornas domesticas

Como ter uma criação de codorna gigante? #dicas

Se você pensa em ter uma criação de codorna gigante, pense primeiramente na estrutura. O local de instalação é essencial, ainda mais se pretende ganhar dinheiro com isso.

Estrutura

Primeiro, defina o local. Pense sempre em um local afastado das grandes cidades, sendo um sítio ou uma chácara, por exemplo.

Além disso, monte e cerque o local para que as aves não fujam. Se você erguer um galpão, pode colocar milhares de codornas!

Entretanto, comece aos poucos. Pense em um local com boa circulação de ar e temperatura em cerca de 20 graus Celsius.

O local deve ser coberto para evitar que molhe por causa da chuva e a alta incidência de sol. Pense sempre na saúde e no bem-estar das aves.

como criar codornas

Se for um viveiro ou uma gaiola, saiba que dá para manter cerca de 10 fêmeas para 1 ou 2 machos. Conforme salientamos, elas lidam bem independente do gênero.

No caso dessas estruturas, coloque um pouco de serragem no chão. Assim, os ovos não partem e ficam machucados conforme a movimentação das aves.

viveiro de codornas

O que a codorna gigante come?

De fato, a codorna gigante tem uma alimentação simples. Compre sempre rações próprias para essa ave. Você pode adquirir em lojas de produtos agropecuários.

Além disso, vale complementar com sementes, frutas ou insetos. As codornas possuem uma alimentação variada e se adaptam a diversas opções.

Como limpar o local?

Independente do número de aves, o local de criação deve ser limpo frequentemente. Você deve remover as fezes diariamente, assim como o excesso de serragem e sujeira.

Aproveite quando for retirar os ovos para fazer uma limpeza completa. Do mesmo modo, lave o bebedouro e troque a água todos os dias.

As codornas merecem água fresca, uma boa comida e um ambiente propício para o seu desenvolvimento. Você pode fazer isso com as aves no viveiro mesmo. Elas são inofensivas, não bicam e não atacam.

Todavia, elas são bem assustadas, então evite movimentações bruscas para não assustá-las e estressá-las.

criacao de codornas

Como adquirir codornas gigantes?

Em muitos sites e criadores, você pode comprar os ovos galados (férteis) ou codornas adultas para iniciar a sua criação. Assim, aos poucos, elas se reproduzem.

A reprodução das aves acontece rapidamente, com ovos sendo chocados em cerca de 16 dias. Os filhotes nascem praticamente independente e têm ótimo desenvolvimento. Uma codorna chega à fase adulta em cerca de dois meses.

Vale saber também que as codornas reproduzem o ano todo! Então, é lucro certo por muito tempo.

O acasalamento acontece em cerca de doze horas. A codorna pode chocar os ovos ou você pode colocá-los em uma chocadeira para facilitar. Em pouco tempo, eles eclodem.

criacao de codorna

Abate ou ovos?

Qual é o melhor modelo de negócio na criação de codorna gigante?

Segundo especialistas, você pode deixar o seu empreendimento bem variado. Como a criação dessas aves é simples, que tal apostar em diversos modelos?

Sendo assim, vale criar codornas para o abate, para a venda de ovos e também ovos/aves para novos criadores.

São três formas para ganhar dinheiro, basta fazer um bom investimento e seguir esse manual passo a passo. Cuide bem das aves e se dedique ao negócio.

codorna


Enfim, a criação de codorna gigante é perfeita para quem busca um ramo novo ou uma renda extra. Que tal investir? Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...