Artesanato em MDF: 60 Ideias Incríveis para te Inspirar!

Dedicar-se a um artesanato é uma ótima maneira de relaxar, e as ideias de hoje são para quem precisa de dicas e inspirações de artesanato em MDF.

            A técnica de pintar e/ ou decorar a madeira permite criar vários objetos que podem ser usados na decoração de casa, ou até mesmo ser uma maneira de ter uma renda extra vendendo suas peças artesanais.

            Se você quer dicas e ideias para decorar os itens de madeira, vamos ao post!!!

ideias

Artesanato em MDF para cozinha

Puxa saco

puxa saco decoupage

Na parede, faixa com pastilhas

Nesta proposta de artesanato em MDF, a ideia foi de decorar uma caixinha que funciona como puxa saco. Para a decoração, a aposta foi por usar cores claras e na frente a decoração com uma galinha em relevo e que dá destaque à peça e deixa o item temático.

puxa saco galinha

As galinhas decoram as laterais do item

A proposta decorativa para o puxa saco em MDF foi de unir a técnica de pintura com decoupage. A caixinha foi pintada de branco e com a técnica de decoupage (colagem) foram inseridas as decorações que seguem as cores preto e branco e com imagens de galinhas.

 

Mais fotos

decoração puxa saco

A tampa foi decorada em preto e com bolinhas brancas

puxa saco casinha

modelos de puxa saco

 

Quadros temáticos

quadrinhos decorativos

As molduras brancas seguem uma pintura estilo desgastada

Se você gosta de quadros artesanais, pode apostar nessa ideia de fazer quadrinhos para decorar a cozinha. A proposta aqui foi de decorar as molduras de MDF na cor branca e para decorar o quadrinho a proposta foi de usar a técnica de decoupage com imagens de alimentos que fazem parte do ambiente.

quadro galinha

A palha usada na decoração deixa a moldura delicada

Mais uma proposta de fazer artesananto em MDF com decoupage, aqui os quadrinhos para cozinha foram decorados em preto e branco e as galinhas foram tema para a decoração. Seguindo a proposta do papel decorado, a moldura foi pintada de preta e ganhou bolinhas brancas.

 

Mais fotos

quadro 3d

O quadrinho é uma miniatura de cozinha

decoração pátina

quadro cozinha

Porta pano de prato

porta pano de prato

            Cada cantinho da cozinha merece atenção especial, e a proposta para o artesanato em MDF é de fazer porta panos de prato, assim os paninhos de cozinha ficam pendurados em um só lugar. Neste modelo, a peça em MDF já tinha o formato de cupcake e para a decoração a aposta foi pela pintura, que deixou o item super fofo.

porta pano de prato bichinhos

As peças menores são ideais para espaços pequenos

Além dos modelos maiores para pendurar mais que um pano, também vale se inspirar nestes modelos, onde a peça é menor e tem apenas uma alça para pendurar o pano. As propostas incluem diferentes formatos e animais em MDF que dão forma a peça, enquanto a decoração com tinta valoriza as peças.

 

Mais fotos

porta pano de prato decoupage

A decoração foi feita com decoupage

decoração vaquinha modelos porta guardanapo

 

Kit cozinha

kit cozinha pimenta

O pano de prato pintado decora a cozinha

Você também pode aproveitar as técnicas e ideias de artesanato em MDF para fazer um kit decorado para a cozinha. Neste caso, a proposta foi de usar decoupage com a temática de pimentas e pintar as peças em vermelho. Entre as peças para decorar a cozinha têm:

  • Caixa para papel toalha;
  • Bandeja;
  • Porta cartas e chaveiro juntos;
  • Quadrinhos decorativos;
  • Porta filtro de café;
  • Puxa saco;
  • Porta talheres.

 

artesanato-em-mdf-17

Nesta proposta de kit para a cozinha, a ideia foi de fazer um kit menor e com poucas peças. A composição do kit inclui porta pano de prato, e suporte para caixinhas (podem ser usadas como porta trecos ou temperos), com porta rolo de papel toalha e papel alumínio.

 

Mais fotos

 

kit galinha cozinha

O relógio também segue a decoração de galinha

decoração pinguim

As peças foram decoradas com pinguins

sousplat

O kit de cozinha inclui sousplat e porta copos

Artesanato em MDF para sala

Porta controles

porta controle decoupage

São tantos aparelhos eletrônicos, e consequentemente tantos controles que a gente chega a perder os controles pela casa. Para evitar que isso aconteça, você pode aproveitar essa ideia de artesanato em MDF para decorar uma caixinha porta controles. Neste caso, a caixa foi decorada com a temática de filmes.

craquelê

Na decoração de caixas e peças em MDF, também vale incluir a técnica de craquelê, como é o caso dessa proposta. O porta controles foi decorado em um tom de marrom e nos espaços craquelados aparece um toque de dourado, o que deixa o porta controle clássico e elegante.

 

Mais fotos

porta controle decorado

A estampa floral que decora a peça é delicada

decoração com tachas

As tachas decoram o porta controles

modelos de porta controles

Vasos

flores de tecido

No vaso, flores de tecido

Para usar vasos decorativos, vale seguir a ideia de decorar vasinhos de MDF. A sugestão aqui foi de usar um vasinho estilo provençal que foi pintado em um tom de salmão, deixando a peça delicada e super charmosa para decorar qualquer cantinho da casa.

vasinho decorado com fita cetim

A combinação de lilás e branco é delicada

Se a ideia é seguir uma decoração simples para os vasinhos de MDF, vale a pena se inspirar neste projeto. Para a decoração, a ideia foi de pintar as peças em cores únicas (lilás ou branco), e adicionar um lacinho de cetim, que valoriza o vasinho e deixa o artesanato mais delicado.

 

Mais fotos

decoração degradê

Para a decoração a aposta foi usar o estilo degradê

decoupage vaso

decoração pintura

O trio de vasinhos é delicado

Caixas / Porta treco

caixas decoradas

Na tampa, decoração com fita de cetim

As caixas de MDF decoradas são clássicas e continuam sendo muito utilizadas, afinal uma caixinha bonita é sempre bem-vinda na decoração. Neste caso, a ideia foi de fazer um kit com três caixinhas e para a decor a aposta foi de fazer um fundo marrom e decorá-las com flores em decoupage.

caixa com revestimento de tecido

A combinação das cores é elegante

O artesanato em tecido também pode fazer parte da decoração de caixas em MDF, e é o que apresenta essa proposta. Para a decoração da caixa, a ideia foi de revesti-la com tecido floral e tecido com estampa de bolinhas. As cores que variam em um tom de vermelho antigo e deixam a decoração super linda!

 

Mais fotos

decoração caixa floral

Os pezinhos de metal deixam a caixa mais sofisticada

porta canecas

O porta canetas pode ser utilizado ao lado do telefone

ideias de caixas

Enfeites de parede

sala decorada

As placas e elementos decorativos de parede em MDF são a nova tendência para o artesanato. Ao invés de usar quadros na decoração da sala, a ideia é de usar uma placa de MDF com formas e cores que valorizem a decoração. Neste caso, a aposta foi pelo formato de rosa e a decoração em vermelho, o que destaca o item na parede branca.

aparador de vidro

Na sala de jantar, aparador de vidro

            Entre os variados modelos, também possuem as versões abstratas, como este modelo. A peça com formas geométricas foi pintada de preto e decora a parede acima do aparador, dando um toque moderno para o ambiente.

 

Mais fotos

decoração borboleta

sala com sofá branco

O sofá branco deixa a sala clean

parede laranjada

No sofá, almofadas coloridas

Artesanato em MDF para banheiro e lavabo

Bandeja

bandeja provençal

A bandeja segue o estilo provençal

Na decoração do banheiro, elementos como bandejas ajudam a deixar os itens organizados e dão um up na decoração do ambiente. Para este caso, a ideia foi de pintar a bandeja de MDF de branco e usá-la para deixar perfumes, valorizando a decoração do ambiente e adicionando um elemento delicado para a decor.

bandeja casamento

Uma inspiração para o artesanato em MDF é decorar bandejas para banheiros de casamento. Neste caso, vale incluir na decor elementos que remetem aos noivos, como o monograma do casal na base, o que deixa a peça personalizada.

 

Mais fotos

bancada banheiro

Na bancada, bandeja com perfumes

bandeja sofisticada

Detalhes em dourado valorizam a bandeja

modelos de bandejas

Lixeira

lixinho banheiro

As lixeirinhas de MDF também podem ser customizadas ao estilo da decoração do banheiro e funcionarem como um elemento decorativo para o ambiente. Na proposta, a peça foi pintada de branco e a tampa de preto, enquanto as laterais foram decoradas com flores na técnica de decoupage.

decoupage lixo

Na tampa, puxador branco

Seguindo a proposta de decoupage no artesanato em MDF, esta lixeira foi toda coberta por papeis estampados e que simulam um tecido, dando um toque delicado e com flores na decoração da peça que será utilizada no banheiro.

Mais fotos

lixinho quadrado

A estampa animal print decora a peça

decoração lixeira

A pintura verde seguiu um estilo de peça antiga

Quadrinhos

kit de quadros

A decoração do banheiro não pode ser esquecida, afinal o cômodo faz parte da casa, e a proposta aqui é de fazer um kit de quadrinhos decorativos para o ambiente. A plaquinha banheiro pode ser utilizada na porta, enquanto os outros dois podem ser utilizados em dupla em uma das paredes do ambiente.

quadrinho preto e branco banheiro

Ao fundo, estampa em preto e branco

Entre os quadros para banheiro e lavabo vale a pena usar a base de MDF e decorá-lo em 3D, como se fosse um mini banheiro dentro de um quadrinho. A peça fica delicada e dá um charme especial para a decoração do cômodo.

Mais fotos

quadrinho 3D banheiro

A decoração segue tons de verde

decoração com biscuit

decoração quadro banheiro

A moldura branca dá destaque para o item

Artesanato em MDF para Lembrancinhas /Bebê

lembrancinha maternidade

Se você está em busca de uma inspiração de lembrancinha de nascimento pode incluir a caixinha de MDF entre as possibilidades. Neste caso, o item foi decorado em azul e branco e na tampa um ursinho de acrílico com um cartãozinho. Depois é só usar a caixinha para colocar um bem-nascido ou outra lembrancinha.

caixa lembrancinha

Os tecidos estampados são alegres

Outra proposta de decoração de caixinhas de MDF é nessa proposta. Aqui as caixinhas foram decoradas com tecido e podem servir de lembrancinhas ou para decorar e guardar itens no quartinho de bebê.

 

Mais fotos

lembrancinha Peppa Pig

Na tampa, decoração com feltro

lembrancinha batizado

Gostou das ideias de artesanato em MDF? Agora é só escolher qual das ideias vai seguir e aproveitar as dicas para decorar a casa e ganhar uma renda extra.


Você pode gostar...