Gaiola para codorna – Principais tipos e como fazer em casa!
A criação de codornas tem se tornado uma atividade frequente, e pode se tornar um negócio para quem pretende fazer da criação uma atividade comercial. Para a criação dessas pequenas aves, é indispensável escolher o modelo de gaiola para codorna ideal, priorizando pelo modelo adequado para a criação.
E se você não faz ideia de como escolher modelos de gaiola para codorna, no post reunimos dicas para escolher o modelo ideal, garantindo que a criação de codornas seja feita da maneira correta.
Principais tipos de gaiola para codorna
Em geral as gaiolas para criação de codornas podem ser adquiridas em lojas de produtos agropecuários e que fornecem insumos para a vida no campo.
Há uma grande variedade de modelos de gaiola para codorna, mas na hora de escolher o modelo ideal, priorize por versões que incluem comedouro e bebedouro.
Além disso, vale escolher também modelos que venham como desnível para que os ovos posso deslizar e ficar mais fácil na hora de recolhê-los.
Outra dica, é escolher modelos em que o piso para as pequenas ave tenha espaçamento, garantindo que as fezes não fiquem os pés dos animais e que fique mais fácil de higienizar as gaiolas, mas observe o espaçamento, de modo que não seja tão grande a ponto de que a ave possa se enroscar, principalmente na fase filhote.
Os modelos mais comuns de gaiola para codornas são as versões simples e pequenas de um único andar, que é ideal para uma criança pequena.
Outra versão são os modelos de gaiolas piramidal ou com baterias, que são versões que trazem espécies de andares de gaiolas empilhados, sendo um modelo para criações maiores e com a vantagem de ocupar o espaço vertical.
Como fazer uma gaiola para codorna? – Passo a passo
E se você é do tipo que adora desenvolver novos projetos através de tutoriais que ensinam como fazer diferentes itens; reunimos um passo a passo para você aprender a fazer gaiola para codorna de maneira caseira. Assim, é possível construir a gaiola e economizar como compra do item.
- A primeira etapa do processo para construir a gaiola de codorna é fazer a parte estrutural da gaiola. Para isso, use ripas de madeira para fazer as bordas, criando uma base retangular estrutural como fundo, e 4 laterais que deem a altura para a gaiola;
- Una essa estrutura de madeira através de parafusos, garantindo que as placas de madeira fiquem bem firmes para formar a estrutura;
- Faça de madeira a estrutura da parte de cima seguindo o mesmo modelo da base da gaiola, ou seja, um formato retangular unindo os 4 pilares que dão a altura da gaiola e garantindo maior sustentação para a estrutura;
- Com quatro ripas de madeira, faça um formato quadrado para que seja a porta da gaiola;
- Cubra a gaiola com tela aramada, mantendo as laterais e o teto fechado, mas sem fechar a frente da gaiola e o fundo;
- Para o piso da gaiola, escolha tela mais fininha e menos espaçadas, evitando que filhotes e aves menores possam se enroscar na estrutura;
- Prenda as telas de arame com grampos para cerca;
- Na parte da frente e que ainda está sem tela, acrescente a estrutura da porta no canto, unido a estrutura lateral com a estrutura da porta através de 2 dobradiças, mecanismo que permite a abertura fechamento da porta. Além disso, adicione também um trinco para garantir que a gaiola possa ser fechada;
- Por fim, use a tela aramada para fechar a frente da gaiola e a estrutura da porta, garantindo que as codornas fiquem em segurança e que nenhum predador possa capturá-las.
Se você já teve criação dessas pequenas aves, conte-me qual foi o modelo de gaiola escolhido, e se você tem alguma dica especial na hora de escolher o melhor modelo para a criação.