Guia da【CRIAÇÃO DE CODORNAS】➞ Como lucrar em 2020

A criação de codornas é muito comum no Brasil devido à facilidade de cuidar e lidar com esses animais. Além da produção doméstica, também é possível pensar em questões mercadológicas, sobretudo quando se trata do consumo dos ovos dessas aves.

As codornas são animais domésticos que convivem bem em grupo, assim como as galinhas. Entretanto, não precisam de grande espaço para reproduzir e botar ovos. Com tantas vantagens, esse tipo de avicultura chama atenção de muitas pessoas.

Portanto, se você quer saber como iniciar no ramo, quais os cuidados e tudo mais sobre a criação de codornas, acompanhe nosso post completo sobre o tema.

criação de codornas

Características da codorna

A codorna é uma ave de pequeno porte, da mesma família dos perus, pavões e faisões. Entretanto, ao contrário das suas parentes, não precisa de grandes espaços para viver.

Apesar do tamanho, seu corpo é robusto, com asas curtas e sem a presença de esporas nas patas. As unhas, porém, são bem afiadas, essenciais para buscar alimento na terra.

Os hábitos das codornas são semelhantes aos das galinhas. Trata-se de um bicho cordial, mas um pouco arisco, principalmente as espécies selvagens. Já a codorna doméstica se adapta bem ao habitat e convive facilmente em grupo.

codornas poedeiras

Os machos são mais imponentes e possuem penas brilhantes, além de plumas longas. Já as fêmeas são menos ostensivas, mas costumam ter um peito mais largo. De modo geral, são animais independentes, com filhotes de rápido desenvolvimento, que podem deixar o ninho rapidamente.

As codornas emitem apenas pequenos pios, não cantam muito e não incomodam. Alimentam-se de ração especial, de frutas, sementes e insetos. Não exigem muitos cuidados, mas gostam de ambientes limpos para botar seus ovos.

como criar codornas

Quais as vantagens da criação de codornas?

Há muitas vantagens na criação de codornas:

  • São animais de fácil manejo e boa convivência;
  • Tem alto poder de reprodução;
  • Os filhotes crescem rapidamente e são independentes;
  • Produzem muitos ovos por dia. Os ovos de codorna são apreciados em toda a culinária;
  • O consumo alimentar é baixo em relação às galinhas;
  • Podem ser criadas em pequenos viveiros em grupos;

como criar codorna

  • A criação não exige muita técnica por parte do produtor, apenas cuidados com a limpeza e saúde das aves;
  • Os ovos de codorna podem ser colocados em chocadeiras para aumentar a eficiência;
  • Nutritivos, os ovos são ricos em vitaminas do complexo B e minerais;
  • É uma ave fácil de lidar. Apesar de arisca, não bica e nem ataca;
  • A criação doméstica não exige grandes investimentos;
  • O mercado da venda de ovos de codorna é crescente, seja para uma dieta livre de ovos de galinha, na linha gourmet, entre outros usos.

codornas domesticas

Como ter uma criação de codornas de sucesso?

Criar codornas é bem simples. A criação pode ser doméstica ou comercial. Entretanto, indicamos que você comece aos poucos, pois essas aves têm alto poder de reprodução e crescem rapidamente.

Local

O melhor local para manter as codornas são viveiros, que podem ser grandes gaiolas de aço galvanizado – seja em um galpão, em um criadouro, junto a um galinheiro, etc.

É importante que esteja em um local fechado, para não atrair predadores, como gambás, raposas, aves de rapina, entre outros animais selvagens.

O ambiente deve ser tranquilo, com boa ventilação e temperatura entre 20 e 23ºC. Já a iluminação artificial é muito importante para favorecer a produção de ovos. As codornas devem ficar expostas à luz cerca de 14 a 16 horas por dia.

Existem muitas estruturas próprias para a criação de codornas à venda em lojas de produtos agropecuários. Você pode iniciar com dois casais e aumentando gradativamente, usando chocadeiras para reprodução.

viveiro de codornas

Alimentação

Embora o consumo alimentar seja baixo, é essencial manter um comedouro à disposição das aves, que comem rações específicas, além de opções naturais. Já o bebedouro deve ser do tipo nipple, que mantém a disponibilidade de água fresca de modo recorrente. Outras versões podem ser instaladas desde que a água seja trocada frequentemente.

viveiro para codorna

Modelo de viveiro para codornas domésticas

Cuidados

Um fator muito importante na criação de codornas é a limpeza. O viveiro deve ser higienizado diariamente para eliminar fezes e outros agentes. Do mesmo modo, o recolhimento de ovos também é diário para que mantenham a qualidade.

Caso alguma codorna adoeça, separe do grupo e trate individualmente. Geralmente, os veterinários prescrevem remédios que são administrados junto à água, em tratamento similar ao das galinhas.

ovos de codorna

Os ovos de codorna são muito apreciados na gastronomia


De modo geral, o investimento na criação de codornas é baixo e o retorno é rápido. As fêmeas começam a reproduzir entre 40 dias de vida, já o macho de 70 a 90 dias. Além da venda de ovos, você também pode comercializar as aves para novos criadores.

Enfim, esse tipo de avicultura é muito vantajoso e atrai cada vez mais pessoas. Que tal começar também? Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre esses animais. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *