Tudo sobre hamster anão russo【2024】➞ Guia completo!

O hamster anão russo é uma raça de roedor fofinha que tem ganhado cada vez mais fama e tem sido uma ótima opção de pet pequeno.

O pet tem suas peculiaridades e para ter esse animalzinho de estimação, é importante saber as características e cuidados necessários.

Para saber tudo sobre hamsters anão russo, é só continuar a leitura e conhecer mais desse apaixonante roedor.

0 hamster anao russo

Características do hamster anão russo

Quais as suas características mais marcantes?

O hamster anão russo é uma espécie de corpinho pequeno, roliço e cauda curta.

Algumas das principais características dessa espécie são linha mais escura no dorso e a barriga com pelagem branca.

1 caracteristicas de hamster anao russo

A linha no dorso do animal é uma característica marcante

As cores de pelagem mais comuns para a raça são café, cinza e branco; mas também há variações mais raras em tons de canela, mandarim e sépia.

2 cores e caracteristicas de hamster anao russo

Esse animalzinho de hábitos noturnos costuma ser bastante animado e ativo a noite, e durante o dia é comum que fique mais calmo e dorminhoco.

Uma curiosidade sobre o hamster anão russo é a habilidade de armazenar alimento nas bochechas.

A espécie costuma ser bastante confundida com o hamster chinês por conta da linha no dorso, mas ambos possuem características que os diferenciam.

  • Hamster anão russo: essa espécie costuma ter corpo arredondado, cauda curta, patas peludinhas e focinho curto.
  • Hamster chinês: a raça de hamster costuma ter corpo alongado, cauda de até 3 cm, patas peladas e focinho comprido.
3 diferenca entre hamster anao russo e hamster chines

Diferença entre hamster anão russo e hamster chinês

Tipos de hamster anão russo

A raça de hamster anão russo é bastante conhecida, mas você sabia que essa raça pode se dividir entre 3 espécies?

O hamster da raça é dividido entre as espécies Phodopus campbelli , Phodopus sungorus e Phodopus roborovskii.

  • Hamster anão russo Campbell (Phodopus campbelli): a espécie Campbell é uma das mais conhecidas, e tem como característica a coloração cinza com a linha mais escura nas costas. A espécie pode ter variações mais raras de cor, como o animal de pelagem caramelo. Esses animais de olhos pretinhos são bastante dóceis e muito conhecidos no Brasil.
4 Hamster anao russo Campbell

A espécie Campbell é uma das mais conhecidas

  • Hamster anão russo Winter White (Phodopus sungorus): a espécie também conhecida como hamster Siberiano é originário da Sibéria e tem como principal característica coloração branca e olhos pretos. A coloração clara ajuda o roedor se camuflar dos predadores na neve. Esse animalzinho de pelagem branca costuma ter manchas e listra cinza nas costas.
5 Hamster anao russo Winter White

A espécie tem pelagem branca e listra cinza

  • Hamster anão russo Roborovski ou Robo (Phodopus roborovskii): a espécie é a menor entre entre as variações de hamster anão russo, medindo até 5 cm. O animalzinho oriundo da Mongólia costuma ter uma parte branca no lugar das sobrancelhas e se diferencia por não ter a listra no dorso.

6 Hamster anao russo Roborovski

Qual é a média de peso e tamanho?

Como o próprio nome já sugere, os hamsters dessa raça são conhecidos por serem bastante pequenos e dificilmente passam dos 10 cm.

O peso desses pequenos roedores costuma variar de 35 a 50 g.

7 tamanho de hamster anao russo

A raça é bastante pequena

Quanto tempo vive?

A expectativa de vida de hamster costuma não ser muito longa, e não é diferente com a raça anão russo, que costuma viver até os 2 anos de idade.

Temperamento: para quem é indicado?

A raça do pequeno roedor tem como características ser bastante tranquila, dócil, calma e sociável.

Por conta do temperamento mais tranquilo e dócil, esse animalzinho é uma ótima indicação para famílias, inclusive é uma opção de pet pequeno para crianças.

Essa espécie de hamster costuma ser um pouco medrosa por serem animais muito pequenos e alvo de predadores, por isso, é importante passar segurança ao pet ao tocá-lo, evitando que o animalzinho fique assustado e possa morder.

8 temperamento de hamster anao russo

O pequeno roedor é bastante dócil

Quanto custa em média? #preço

O preço dessa raça de hamster pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo a diferenciação de espécies e tonalidades de pelagem.

O preço médio de cada animalzinho costuma variar entre R$ 40 e R$ 80, e é importante procurar um vendedor que seja responsável com a procriação e garanta o bem-estar dos animais.

Como cuidar de um hamster anão russo? #dicas

Alimentação

Esses pequenos roedores são conhecidos por serem um pouquinho gulosos, por isso, devem ter uma alimentação equilibrada e que garanta os nutrientes necessários para a plena saúde do animal.

A recomendação é que a alimentação seja principalmente de ração específica para hamsters, podendo ser complementada com alguns legumes frescos, como verdes folhosos.

9 dicas sobre alimentacao de hamster anao russo

A alimentação do roedor deve ser equilibrada e nutritiva

10 alimentacao de hamster anao russo

O pequeno roedor também precisa ter acesso a água sempre fresca, e um bebedouro com o rolamento é uma ótima opção para que o animal possa se hidratar sem fazer muita bagunça na gaiola.

Higiene

Um dos cuidados em relação à higiene do hamster anão russo é a limpeza da gaiola ou viveiro, que deve ser feita com frequência para a remoção de sujeiras e higienização total do espaço.

A limpeza do local de vivência do roedor é importante para garantir um lugar limpo e prevenir doenças.

11 dicas de higiene para gaiola de hamster

A limpeza da gaiola deve ser feita com regularidade

Saúde

Uma das características dos roedores é o constante crescimento dos dentes, sendo necessário a disponibilização de itens para que que esses animaizinhos possam roer e desgastar os dentinhos, evitando desconforto ao animal.

O pequeno pet também pode sofrer de disfunções intestinais, como diarreia, caso consuma doces ou verduras em excesso.

Ao notar queda excessiva de pelo, é importante se atentar se o animalzinho não está debilitado ou com carência de vitaminas.

As consultas regulares ao veterinário também são recomendadas para acompanhamento da saúde do animal, garantindo bem-estar ao pet.

12 cuidados com hamster anao russo

Espaço

Para definir um local ideal para o hábitat do pet, é importante que o espaço seja um viveiro ou gaiola para hamsters de tamanho adequado para o deslocamento do animal e enriquecimento do ambiente, incluindo itens como toca, bebedouro, comedouro, e brinquedos.

A recomendação é de forrar o fundo de gaiolas para garantir conforto ao animal, evitando que as patinhas fiquem em contato direto com o solo e grades de gaiolas.

13 espaco para hamster anao russo

Em geral, os hamsters são territorialistas e a recomendação é de não manter 2 animais do mesmo sexo no mesmo ambiente, uma vez que isso pode gerar brigas.

Os animais de sexo diferente também não devem ser mantidos juntos, já que se reproduzem com muita facilidade e isso pode gerar uma superpopulação de hamsters.

Atividades e exercícios

Para garantir o bem-estar do animal, é importante que o pet faça atividades físicas, gastando energia e evitando que o pet fique estressado.

A atividade física pode ser incentivada com uma roda de exercícios na gaiola ou viveiro. A recomendação é de que o modelo de roda seja sólido, evitando que os modelos de arame possam machucar as patinhas do roedor.

14 dicas e cuidados com hamster anao russo

As rodas incentivam o animal a se exercitar

15 exercicios para hamster anao russo

Os brinquedos para hamster também podem fazer parte do enriquecimento ambiental no espaço de vivência do animal. Entre as opções de brinquedos para hamster, as versões de roer ajudam no entretenimento do animal e ainda auxiliam no cuidado com a saúde ao desgastarem os dentinhos.

Fotos de hamster anão russo

Para conhecer um pouco mais sobre hamster anão russo se apaixonar ainda mais pela raça, reunimos fotos desse pequeno roedor, que pode ter variações de tons na pelagem e características únicas.

16 hamster de raca pequena

O animalzinho é pequeno e dócil

23 filhote de hamster anao russo

O filhote do animal é ainda menor

22 hamster anao russo de pelagem branca

O pet tem pelo branco e corpinho roliço

21 filhote de hamster anao russo

O animalzinho tem cauda curta

20 hamster anao russo de pelo claro

O roedor de pelo branco tem listra cinza no dorso

19 cor de hamster anao russo

O roedor é bem pequeno e tem cara fofinha

18 hamster anao russo cinza

O roedor tem olhos de coloração preta

17 hamster anao russo branco

A foto traz o animalzinho de pelagem branca

24 foto de hamster anao russo Campbell

A listra no dorso é uma característica marcante da raça

 

Você já conhecia essa raça de hamster? Agora que você já tem mais conhecimento sobre o animalzinho, quem sabe não é hora de ser tutor desse pequeno hamster?!

Você pode gostar...