Reforma de apartamento: por onde começar + fotos de antes e depois!
O sonho da casa própria acaba vindo aliado ao sonho de dar o seu próprio jeitinho ao imóvel, e para quem não tem exatamente uma casa térrea, mas sim um apartamento, esse sonho também é mais que válido. E nesse caso, a reforma de apartamento exige um pouco mais de atenção, afinal é preciso tomar cuidado com o barulho excessivo e horários, além de enfrentar algumas dificuldades com alterações estruturais.
E se você já está com a chave do apê em mãos ou está querendo dar uma cara nova ao apartamento que já mora, é hora de pensar na reforma de apartamento e como dar um toque pessoal de estilo ao espaço.
Não sabe nem por onde começar?
Vamos com calma, afinal esse processo de reforma realmente tem muitas etapas, e para você não se perder separamos dicas de cada passo a passo do processo e inspirações de apartamentos reformados com antes e depois.
Por onde começar? Qual é o custo?
Antes de sair derrubando paredes ou modificando qualquer detalhe do apartamento é preciso planejar!
Isso mesmo, por mais empolgante que seja ver as coisas acontecendo, é preciso sentar e pensar no que você realmente quer, qual o orçamento disponível e quais os primeiros passos a serem tomados.
Para ajudar nessa etapa de planejamento, vamos a dicas essenciais:
- Planta do imóvel: se você não tem a planta original do imóvel, solicite à construtora ou verifique com o síndico. A planta original além de mostrar as estruturas do imóvel, muitas vezes também apresenta dutos e paredes estruturais, que não podem ser modificadas para não comprometer a estrutura do apê. Caso, a planta não apresente tais informações, verifique tais dados com o zelador ou síndico do prédio.
- Reúna ideias: essa etapa depende um pouquinho da anterior, mas pode ser feita previamente, desde que você esteja disposta(a) a ceder em alguns pontos que não poderão ser modificados. Reúna ideias e fotos do que gostaria de ter no novo lar, e isso vai ser um passo importante para definir o seu estilo e orientar a reforma de apartamento.
- Contrate os profissionais necessários: com essas duas etapas já definidas, contrate primeiro um arquiteto/ engenheiro civil que será responsável pela obra; e defina com esse profissional quais suas prioridades e gostos para a reforma de apartamento. Com tudo definido, é hora de contratar a mão-de-obra para executar os próximos passos.
- Demolições: agora começa a hora de derrubar o que é preciso e nesta fase é preciso se preparar para a sujeira e em maneiras de como o entulho será retirado do apartamento.
- Construções/ modificações: depois de derrubar o que era necessário, começa a fase de construir as novas necessidades e fazer as modificações estruturais que vão definir o apartamento reformado.
- Gesso e elétrica: nessa fase é feita as novas instalações elétricas que vão ser de acordo com o projeto elaborado juntamente com o responsável da obra, e de acordo com as necessidades do morador. Com a instalação já finalizada, é o momento de começar os acabamentos, e a primeira parte é o gesso, que gera bastante poeira.
- Contrapiso: caso o apartamento ainda não tenha contrapiso (comum em apartamentos novos e sem piso), é preciso regular o chão para a instalação do piso. Neste momento, verifique se banheiros, cozinha e lavanderia estão com impermeabilizantes. Caso ainda não tenha essa camada, é importante considerar a impermeabilização para evitar que durante a lavagem dessas áreas não haja infiltrações.
- Revestimentos: com o chão já nivelado, é hora de instalar o piso de cada ambiente e os revestimentos de paredes (azulejos, pastilhas). Nessa etapa da reforma de apartamento é ideal contratar um azulejista para as cerâmicas e sempre comprar revestimentos a mais que o necessário, considerando recortes e uma sobra extra para possíveis reparos futuros.
- Acessórios: caminhando para a etapa final da reforma de apartamento, é hora de instalar acessórios como torneiras, chuveiros, cubas, bancadas, entre outros detalhes que compõem o projeto.
- Pintura/ aplicação de papel de parede: nessa etapa já dá para ver o final da obra e o apartamento ganhando mais estilo. Faça a pintura das paredes e forro, e aplicação dos papeis de parede. E não se esqueça de proteger o chão para não danificar o piso.
- Iluminação: começa a hora dos detalhes, e agora é o momento de instalar lustres e pendentes, spots e lâmpadas por todo o imóvel.
- Móveis: estamos no final da obra, e se você contratou móveis planejados, este é o momento da instalação. Caso vá usar peças não planejadas, limpe a casa e comece a levar os móveis para seus devidos espaços. E agora é só curtir o apartamento já reformado e prontinho!
E quanto custa a reforma de apartamento?
Essa é uma pergunta constante e tudo vai depender das mudanças que você pretende fazer no projeto.
Além disso, o custo também pode ser reduzido se você apostar na ideia “faça você mesmo” e colocar a mão na massa em processos mais simples, como a pintura das paredes.
Para economizar na reforma, vale também pesquisar muito antes de comprar os materiais necessários e tentar negociar os preços.
Mas é claro, que mesmo na tentativa de economizar, é preciso estar preparado para investir um pouco, afinal você vai precisar contratar serviços indispensáveis, como responsável da obra, e adquirir materiais.
Então, se você estiver planejando uma reforma padrão o custo médio por m², incluindo mão-de-obra e materiais, varia de R$ 800 a R$ 2000.
Fotos de Reforma de Apartamento Antes e Depois
Novo
- Apartamento 1
Para ganhar espaço na sala pequena, esta reforma apostou em estender a sala até a sacada, que foi envidraçada.
O resultado ficou ótimo, mas essa é uma modificação que precisa ser liberada pelo condomínio.
Com a intenção de manter o projeto moderno e ampliar espaços, a aposta foi por fazer ambientes integrados, e neste caso, a cozinha americana é uma ótima ideia para interligar os ambientes.
Entre as propostas na hora da reforma de apartamento, uma das ideias foi de transformar um dos quartos em closet e home office. Para isso, foi construída uma parede de drywall que separa os ambientes.
No pequeno espaço do home office, a aposta foi pela parede espelhada ao fundo das prateleiras, o que ajuda a dar sensação de um espaço maior para o ambiente.
E uma das grandes mudanças no projeto foi em um dos banheiros. Como o apartamento dispunha de dois banheiros, um dos espaços foi transformado em lavabo e cedeu espaço para criar uma cristaleira com adega que saia na sala.
- Apartamento 2
Neste projeto, a reforma de apartamento valorizou por ambientes clean e de cores claras, mantendo esse visual iluminado no piso, paredes e até nos móveis embutidos que compõem o espaço.
Antigo
- Reforma 1
No projeto de reforma de apartamento antigo, a ideia foi de reestruturar um apartamento de 130m² e com 3 dormitórios.
Para a reforma de apartamento, a cozinha ganhou um estilo bem mais atual e foi integrada a sala de jantar.
A ampla sala, comum de apartamentos antigos, também foi reestruturada e dividida em dois ambientes – sala de estar e sala de TV.
Para a reforma dos quartos, a aposta foi de transformar um dos dormitórios em um closet com home office, e assim o apartamento ficou com dois quartos.
Já a reforma do banheiro foi uma grande transformação, uma vez que o ambiente antigo tinha peças caramelo e um estilo bem antiguinho. Na reforma, o banheiro faz parte da suíte do casal e ganhou paredes revestidas de pastilhas e um visual clean.
Mais fotos de antes e depois
- Reforma 2
- Reforma 3
Agora que você já sabe tudo sobre reforma de apartamento e já viu inspirações com antes e depois, é hora de planejar o seu próprio espaço buscando o que é funcional para você e acrescentando um toque pessoal para o lar ficar ainda mais aconchegante.