Pia para Banheiro Pequeno – Modelos, Dicas & Como Escolher!

A escolha da pia para banheiro pequeno envolve não só o design da bancada e da cuba, mas como esses itens se encaixam no pequeno espaço disponível. E por isso é preciso escolher por modelos que sejam proporcionais ao espaço.

E não é incomum ficar em dúvida na hora de escolher a pia para banheiro pequeno, afinal é preciso fazer algumas considerações, além do gosto pessoal para a escolha desse item indispensável do cômodo.

Para quem costuma ter dúvidas na hora de escolher, no post reunimos dicas de modelos e inspirações de projetos que mostram que é possível ter um banheiro pequeno e com muito estilo quando a escolha é feita da maneira correta.

modelos e projetos

Modelos de Pia de Mármore / Granito para Banheiro Pequeno

Ao falarmos sobre pia de mármore ou granito, devemos diferenciar a bancada (superfície) da pia (cuba) propriamente dita. Ambas podem ser feitas em pedra, mas o resultado é completamente diferente!

Pia esculpida na pedra

Primeiramente, vamos falar sobre a combinação de pia e bancada de granito ou mármore. Estamos falando do modelo mais moderno e sofisticado que existe atualmente: a pia esculpida na pedra (também chamada de escavada).

Trata-se de um modelo de pia para banheiro pequeno ideal, pois é feita sob medida, podendo ser recortada em tamanhos reduzidos e formatos diferentes, aproveitando o espaço disponível do banheiro.

banheiro pequeno

No projeto, a cuba foi esculpida na bancada de mármore Travertino Romano.

banheiro pequeno planejado

No banheiro, a bancada estendida em Travertino Bege Bahia tem recorte para o vaso sanitário

Pia de sobrepor de mármore ou granito

Existem, também, modelos de pias de mármore ou granito de sobrepor, ou seja, que devem ser instaladas sobre uma bancada, a qual pode ser do mesmo material ou não.

Pia de mármore redonda bege

É uma ótima pedida para dar um toque de requinte ao banheiro ou lavabo pequeno sem gastar muito.

Pia de granito branco para banheiro pequeno

Esta cuba está disponível no Mercado Livre.

Pia de mármore de sobrepor para banheiro pequeno

O modelo ainda traz como vantagem o fato de estar disponível em diferentes cores de mármore e granito, o que garante seguir a cartela de cores do banheiro com uma bancada que fique harmoniosa.

Cuba de mármore para banheiro

Bancada de mármore ou granito

Por fim, existem as bancadas de granito ou mármore, que muitas vezes são confundidas com as pias.

É a opção da maioria das pessoas, uma vez que concilia sofisticação, beleza, praticidade e custo. Afinal, em banheiros com pouco espaço acaba não saindo muito caro (principalmente se a escolha for pelo granito) e faz toda a diferença no visual.

bancada de mármore marrom

Como inspiração para compor o projeto com uma pia para banheiro pequeno, a ideia aqui traz a bancada de mármore marrom Emperador com cuba de apoio em cerâmica branca.

A pia de tamanho pequeno é perfeita para compor o banheiro sem ocupar muito espaço, já que fica em um cantinho.

No projeto, a ideia foi de priorizar tons de branco, como é o caso da cuba e do armário planejado, e assim a bancada marrom não pesa no projeto, mesmo o ambiente sendo pequeno.

lavabo pequeno moderno

Para o projeto do lavabo pequeno, a ideia aqui foi de fazer uma bancada de mármore Botticino bege cortado sob medida, atendendo ao tamanho adequado para o espaço.

Nesse caso, a bancada foi cortada em formato de onda, com recuo em um das pontas, onde permite o encaixe do vaso sanitário ao lado da bancada, e sem “brigar” por espaço.

bancada de mármore bege

A cuba pequena de apoio atende ao tamanho da bancada pequena de Travertino Bege Bahia.

banheiro claro e pequeno

A bancada de mármore cinza mantém as cores claras do banheiro

Outra vantagem interessante para usar esse tipo de bancada é em relação ao modelo de cuba que pode ser usado no projeto, uma vez, que a bancada de mármore/ granito permite escolher entre os diversos modelos de cuba – de apoio, de encaixe, esculpida, etc.

bancada com cuba

A bancada clara de granito branco Itaúnas tem cuba de encaixe

mármore branco

O mármore Carrarinha foi recortado liberando espaço para o vaso sanitário

banheiro pequeno e simples

A pequena bancada de granito amarelo Santa Cecília tem cuba branca

modelos de bancada de mármore e granito

Modelos de Pia de Madeira para Banheiro Pequeno

A madeira deve ser tratada com verniz marítimo, já que fica em ambiente úmido e sofre com a possibilidade de respingos de água sobre a madeira.

E, assim como a pia de granito, o termo “pia de madeira” acaba sendo usado para designar duas coisas diferentes: cuba e bancada.

Pia de madeira de apoio

A pia de apoio ou sobrepor de madeira é muito bacana para combinar com bancadas brancas, pretas ou bege, se o visual pretendido for neutro.

Pia de madeira quadrada de sobrepor

Cuba de madeira oval diferente sobre bancada de granito preto

Já as pias de madeira para lavabo pequeno com decoração rústica podem ser artesanais e diferentonas!

Cuba redonda de madeira rústica

Pia de madeira rústica para lavabo pequeno

Pia esculpida na madeira

Também há a possibilidade de se escavar a madeira para produzir uma cuba/bancada moderna e estilosa.

Pia de madeira esculpida retangular para banheiro pequeno branco

Também dá para elaborar um visual rústico, usando uma madeira mais bruta.

Lavabo pequeno com pia de madeira escavada rústica

Bancada de madeira

Entre as inspirações de pia para banheiro pequeno, uma das possibilidades mais utilizadas em projetos é a bancada de madeira.

pia de madeira planejada

Como ideia para a decoração de banheiro pequeno com pia de madeira, a foto acima traz um projeto planejado interessante.

A bancada estreita de madeira se estende formando uma base para a cuba de apoio e uma moldura no vaso sanitário com caixa acoplada, que conta, ainda, com prateleiras.

A pequena bancada de madeira é bastante funcional no projeto, e o tamanho reduzido se encaixando a cada item do cômodo é perfeito para atender as necessidades do espaço, mas sem ocupar muito espaço.

banheiro moderno

A bancada de madeira é uma ótima escolha para quem quer adicionar o visual rústico ao projeto do banheiro, ou até mesmo adotar um estilo moderno com o mix de materiais, como uma bancada de madeira com cuba de vidro.

Na proposta, a bancada de madeira é simples e serve como base para a cuba, torneira e itens básicos, como sabonete líquido que fica sobre a superfície.

banheiro com decoração em madeira

A bancada de madeira tem suporte para toalha de mão

banheiro pequeno e moderno

Na bancada, cuba de apoio branca

banheiro moderno decorado

A bancada é de madeira clara

bancada de madeira com gavetas

O projeto tem revestimento de ladrilhos hidráulicos

lavabo decorado

No lavabo, prateleira e bancada em madeira

torneira de parede

A bancada estreita é perfeita para o lavabo pequeno

lavabo moderno decorado

O banheiro moderno tem bancada de madeira e parede de cimento queimado

modelos de pia de madeira

Modelos de pia de vidro para banheiro pequeno

Há várias possibilidades para escolher pia para banheiro pequeno, e um modelo bastante funcional para espaços reduzidos é a versão em vidro, principalmente o modelo incolor, que dá sensação de ocupar menos espaço.

A pia em vidro é uma opção bastante moderna e que combina com diversos estilos de projeto, já que pode ser usada como um item neutro, atendendo assim, a diferentes estilos decorativos.

banheiro com pastilha vermelha

Detalhes em vermelho adicionam cor ao banheiro

Para o projeto do banheiro pequeno com pia de vidro, a ideia aqui foi de fazer a bancada de vidro sob medida e estendida ao longo de uma das paredes do cômodo.

Na proposta, a bancada de vidro estendida tem recuo e é mais estreita em uma das partes, de modo a dar espaço para o vaso sanitário com caixa acoplada.

banheiro com bancada e cuba de vidro

Outra possibilidade bastante moderna e funcional de pia para banheiro pequeno, é este projeto que traz bancada e cuba de vidro integradas.

Na proposta, a composição toda em vidro garante ar moderno para a composição do pequeno banheiro, além de ser um item estratégico para dar a sensação de ocupar menos espaço do projeto.

 

banheiro decorado

O banheiro pequeno tem mix de materiais, como vidro e madeira

banheiro com pastilhas

A bancada de vidro garante visual clean ao banheiro

banheiro com cuba de vidro

O projeto tem cuba de vidro

lavabo de luxo

O projeto traz a bancada em formato de aparador de vidro

pia de vidro

No projeto, bancada de vidro com cuba de vidro de apoio

lavabo com bancada de vidro

A base em vidro forma a bancada para a cuba de apoio

banheiro decorado moderno

A bancada de vidro dá estilo moderno ao banheiro

modelos de pia de vidro

Fotos e ideias de pias de canto

Como proposta para aproveitar ao máximo cada cantinho do espaço reduzido, uma das possibilidade de pia para banheiro pequeno é aproveitar o espaço de canto entre paredes perpendiculares.

Esse tipo de pia de canto pode ser um modelo já pronto ou uma versão feita sob medida, mas em ambos os modelos, a ideia é de aproveitar ao máximo o espaço do banheiro.

pia pequena de canto

Como ideia de projeto sob medida para banheiro pequeno, a proposta aqui traz uma bancada de granito feita na diagonal e entre paredes, de modo a aproveitar um dos cantos do banheiro para a pia.

A bancada de granito feita sob medida traz uma pequena cuba de apoio e espelho entre as paredes perpendiculares, que além de atender ao uso da pia, também ajudam a ampliar o banheiro pequeno.

 

pia de mármore de canto

O projeto traz prateleira de mármore embaixo da pia

Outra variação de modelo de pia para banheiro pequeno de canto, é esta versão feita em mármore bege, que traz a bancada feita entre paredes e com a borda circular.

O modelo de bancada de canto conta com cuba de embutir instalada na diagonal, e harmonizando com a ideia da bancada de canto.

banheiro com papel de parede

O banheiro moderno tem pia de canto com armário

lavabo pequeno decorado

No projeto, bancada de madeira de canto

banheiro pequeno com armário

A bancada de canto tem cuba de apoio

pia de canto moderna

A pia de canto é um mix de materiais

pia de canto de madeira

A bancada de canto é de madeira

armáro de canto

A pia de canto conta com armário planejado

bancada diagonal

O espelho tem luz embutida

projeto pia de canto

Fotos e ideias de pia com gabinete / armário

Para planejar o banheiro pequeno tornando o espaço funcional e bem aproveitado, uma boa dica é incluir ao projeto uma bancada com armário ou gabinete completo, criando assim um espaço com cuba e armário para o pequeno espaço.

Com o banheiro de tamanho reduzido, a dica é escolher um armário pequeno e que seja harmonioso e proporcional com o tamanho do espaço, atendendo às necessidades, mas sem “entulhar” o banheiro.

banheiro pequeno e planejado

No projeto, as prateleiras decoram a parede

Como ideia de pia para banheiro pequeno com armário, a ideia aqui foi por um móvel sob medida, de modo a encaixar-se no pequeno espaço disponível.

No projeto, a bancada é de granito com cuba de apoio, modelo perfeito para liberar espaço dentro do armário, já que o modelo é fixado sobre a bancada, ao contrário da versão de encaixe, que ocupa espaço no interior do armário.

armário espelhado

Outra versão de banheiro pequeno com pia completa com armário, é este modelo planejado e com armário espelhado, ótimo truque para ampliar e dar mais luminosidade ao banheiro pequeno.

O modelo de pia com armário é composto por bancada branca com cuba de apoio, e armário com portas e gavetas espelhadas, dando um ar moderno ao projeto do banheiro pequeno.

banheiro com espelho de canto

O projeto tem armário branco abaixo da bancada

gabinete com armário

O gabinete imita madeira

bancada com armário

No projeto, o armário é em MDF branco

banheiro colorido

O armário amarelo ilumina o banheiro simples

banheiro com box de vidro

O modelo conta com armário em madeira

banheiro pequeno e clean

O armário branco mantém o banheiro clean

modelos com armário

Agora é só seguir as dicas e inspirações, e fazer com que o projeto do banheiro seja proporcional e do jeitinho que você sempre sonhou.

Você pode gostar...