Lago artificial: 49 fotos de projetos e passo a passo!
O lago artificial é um elemento ótimo para valorizar o projeto paisagístico e ainda criar um cantinho relaxante em meio ao jardim.
No entanto, ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é criar um lago no jardim, e as perguntas em relação a preço, manutenção e como montar são constantes.
E se você também faz esse tipo de pergunta, é hora de ler o post e ter tudinho respondido.
Fotos e Modelos de Lago Artificial
Pequeno / Mini lago
Nesta proposta de mini lago, a ideia foi de aproveitar o cantinho entre paredes e fazer um lago de canto. Para o projeto, a aposta foi de recobrir parte da parede com pedras e investir na decoração do jardim com pedras e vegetação.
O tamanho do espaço disponível não é problema, e um exemplo disso é este mini lago que foi construído na sacada. Aqui o jardinzinho foi decorado com pedras e um pequeno lago, o que deixa a varanda ainda mais aconchegante.
Mais fotos
Com cascata
Entre as propostas de lago com cascata, uma das inspirações é este modelo. Na proposta o lago ornamental foi criado em meio a um jardim repleto de espécies diferentes de plantas, e as pedras foram a aposta para compor o projeto e formar a cascata.
Nesta proposta, a ideia foi de fazer um mini lago artificial com cascata. No projeto, as pedras contornam o lago e formam a cascata, que direciona mais água e movimentação para a água já existente.
Mais fotos
Para peixes
Nesta proposta de jardim, o espaço é composto por pergolado de madeira e lago com estilo rústico com ponte, que dá acesso ao pergolado.
O lago estilo rústico foi decorado com troncos de madeira e folhagens verdes, e conta com várias carpas, o que dá um caráter ainda mais ornamental ao projeto.
A proposta aqui foi de um mini lago no jardim de inverno. Como o espaço era pequeno, a aposta foi por um mini lago, e com espécies de peixes pequenos, respeitando a dimensão do laguinho.
Mais fotos
Com deck
Entre as proposta de lago artificial, neste projeto o espaço zen foi criado em meio ao jardim. O projeto com lago ornamental ganhou ainda um deck de madeira que foi decorado com lanternas decorativas e sofás, tornando o jardim em um espaço relaxante.
Outra proposta de jardinagem com deck é esta inspiração. No projeto, o deck fica rente a abertura da porta e dá acesso ao lago ornamental, que segue a forma dos recortes do deck.
Mais fotos
Com ponte
Entre as ideias de jardim com lago artificial, uma das inspirações é o jardim japonês, como neste projeto. Além do lago, outros elementos caracterizam esse tipo de jardim, como a lanterna, as pedras e até mesmo a ponte que liga os diferentes lados do lago.
A proposta para esse jardim foi um projeto mais simples, mas lindo. Neste caso, o lago contornado por pedras claras ganhou um ponte de madeira, que dá um charme ainda mais especial ao projeto.
Mais fotos
Com pneu
Uma proposta simples e ótima para o jardim é reaproveitar o pneu para fazer o lago artificial. Nesta proposta o tamanho do pneu define o tamanho e formato do lago, que é redondo e decorado com pedras ao entorno. No projeto, ainda há outro recipiente com cano, que faz a circulação e renovação da água.
Esse passo a passo mostra uma proposta para quem está precisando de ideias para reaproveitar pneus. No projeto, a a ideia foi de usar três pneus – um maior e dois menores – formando laguinhos um ao lado do outro.
De concreto
Uma das inspirações é o lago feito de concreto, como neste projeto. Aqui a forma orgânica com bordas arredondadas define o formato de lago, que ganhou uma cascata de pedras e foi decorado com carpas.
Nesta proposta, o lago foi usado para decorar a fachada do lar e tem formato de L. O projeto feito a partir de concreto contorna uma das laterais da casa e foi decorado com pedras rústicas, o que garante mais charme ao laguinho.
Mais fotos
Interno
Para um lago artificial interno, essa proposta é bem diferenciado, mas é uma ótima ideia para quem não quer escavar um buraco para o lago. No projeto, o lago foi feito como um tanque de vidro, e com as paredes em volta revestidas de pedra. O resultado ficou lindo, e é uma ótima inspiração!
Entre as ideias de lagos internos, essa inspiração é para aproveitar o espaço embaixo da escada. E na proposta, a ideia foi de fazer um pequeno jardim com lago, o que acrescenta um estilo único para a decoração
Mais fotos
Dicas para fazer um lago no jardim
- Local: o momento de escolher o local para construir o lago ornamental exige atenção, e é preciso considerar alguns pontos. Observe se há árvores próximas – as raízes abaixo da terra podem atrapalhar na construção do lago. Outros pontos a serem observados é passagem de dutos elétricos e de água no terreno em que se deseja criar o lago artificial.
- Peixes: é bem comum usar peixes ornamentais no lago; no entanto, é preciso considerar o espaço disponível no lago e a quantidade de peixes. Para não usar mais peixes que o necessário, há uma conta simples – para cada 1 cm de peixe é preciso ter 2L de água. Ou seja, se você escolher carpas que podem chegar até 50 cm, para cada carpa é preciso ter disponível 100L de água.
- Cuidado com água e eletricidade: fazer um lago ornamental não é tão complicado, mas se o seu lago conter bomba ou outros dispositivos elétricos é preciso muito cuidado. Faça as instalações corretamente, ou se não tiver muita habilidade contrate um profissional.
Como Fazer Lago Ornamental Passo a Passo
Se você está considerando construir o seu próprio lago artificial, separamos alguns tutoriais com passo a passo completo para fazer o lago.
Quanto Custa um Lago Residencial?
O preço de lago pode variar muito, e isso vai depender de vários fatores como tamanho do lago e uso de dispositivos, como bomba e filtro.
Se você está como orçamento apertado, dá para recorrer a um modelo de lago barato, que pode ser feito com pneu e sem uso de dispositivos elétricos. Neste caso, a ideia de reaproveitar pneu no jardim para fazer um lago é a solução, e os gastos são menores, podendo ficar em torno de R$ 100.
Para quem está considerando um lago maior – com peixes, dispositivos de limpeza e oxigenação, pedras, cascata – também é preciso consider gastos maiores, e neste caso é possível que o custo gire em torno de R$ 500 ou até ultrapasse esse valor.
Como Limpar? Cuidados e Manutenção
Entre os métodos de manter e limpar o lago, há duas maneiras que são mais conhecidas:
- Manutenção natural: esse é o meio mais barato para fazer a limpeza e manutenção. Neste processo não se usa dispositivos como filtro, e a limpeza é feita de modo natural com plantas e peixes que ajudam a manter a limpeza da água evitando que o lago fique esverdeado.
- Manutenção artificial: para quem está considerando um lago maior e que esteja sempre equilibrado e limpo, o ideal é investir na manutenção artificial. Neste caso, é preciso recorrer a dispositivos e sistema de bomba e filtro, que funciona como piscina para a limpeza da água. Os filtros UV evitam formação de algas no lago, o que costuma deixar água esverdeada.
Depois de descobrir tudinho sobre lago artificial, deu para perceber que é mais fácil de construir e de manter do que se imagina, então está na hora de considerar um laguinho para compor o projeto do jardim interno ou externo.