Tinta para piscina: Qual a melhor e como escolher?【2024】

Tinta para piscina: como escolher, quais são as características e onde comprar? Muita gente não sabe que existe um tipo específico para essa função.

De fato, para pintar a piscina (seja de concreto, vinil ou fibra) é essencial usar tinta própria. Deve ser atóxica, resistente, com ótima aderência, boa durabilidade, enfim.

Para ajudar você a entender melhor esse assunto, preparamos este conteúdo completo. Saiba tudo sobre tinta para piscina e aprenda a escolher facilmente.

edicula com piscina 16

Sua piscina merece uma tinta de alta qualidade – Pinterest

Como escolher tinta para piscina? #dicas

Primeiramente, por que é necessário pintar a piscina? Esse processo é fundamental após a construção de uma piscina ou para uma reforma.

Seja um modelo de concreto ou de fibra, é indicado usar tinta própria para renovar a estrutura. Assim, ela fica mais bonita, com ótima aparência, e aumenta a durabilidade.

Segundo especialistas, é primordial entender que existem tintas próprias para piscina. Portanto, você nunca deve usar marcas e tipos convencionais, como usadas para paredes, por exemplo.

edicula com piscina 14

Piscinas pintadas ficam mais bonitas esteticamente – Pinterest

Para escolher, a tinta deve ser atóxica e impermeável. Essas são as duas características básicas. Além disso, o material conta bastante. Algumas versões são indicadas para qualquer estilo, outras são específicas. Então, atente-se a este detalhe.

Tintas atóxicas são essenciais pois não prejudicam a água. Além disso, ao entrar em contato com a pele, não causará danos. Outra característica deve ser a resistência, principalmente ao sol e a produtos químicos como o cloro. A tinta deve ter boa aderência, durabilidade e qualidade, para que retoques frequentes não sejam necessários.

edicula com piscina 15

Os modelos em fibra também podem receber tintas atóxicas – Pinterest

Felizmente, há uma série de opções específicas disponíveis nas lojas. As fabricantes estão cada vez mais atentas à fabricação desse produto, já que casas com piscinas são projetadas com frequência por muitos brasileiros.

area da piscina com porcelanato que imita pedra

A opção acetinada lembra pedra natural e tem tinta azul – Pinterest

Principais cuidados ao pintar uma piscina

Como é realizado o processo de pintura em piscinas?

Primeiramente, escolha o melhor tipo/marca de tinta de acordo com as características da estrutura. Depois, conte com o auxílio de profissionais para realizar o trabalho. De fato, há muita mão de obra disponível no mercado.

O dia de pintura deve ser claro, com sol, sem chuvas e ventos fortes. Além da tinta, você deve providenciar uma série de materiais auxiliares.

Paisagismo espetacular integrando o jardim com a piscina

Paisagismo espetacular integrando o jardim com a piscina – Pinterest

Use uma escova e um produto desengordurante para limpar bem a estrutura. Depois, lave com lavadora de alta pressão (o modelo da Wap é o mais comum). Para finalizar, passe uma lixa em toda a superfície para garantir a boa aderência e aplicação da tinta.

Para a aplicação, são indicados materiais como rolo, pincel ou pistola. A partir daí, a pintura começa. Siga as instruções do fabricante e comece pelo lado oposto da escada (caso a piscina tenha).

Quiosque rústico equipado com piscina

Piscinas grandes e pequenas devem ser pintadas – Pinterest

Vale destacar que são necessárias de duas a três demãos, respeitando um intervalo entre elas (cerca de 6 a 8 horas). O tempo de secagem da tinta epóxi é mais rápido em relação à tinta à base de esmalte.

Lembre-se que o produto deve ser bem diluído conforme indicação da embalagem. Aplique por igual e cubra com fita as estruturas que não serão pintadas.

Segundo especialistas, a piscina pode receber água cerca de 72 horas após a cura da tinta. Já o tratamento com cloro deve ser realizado sete dias depois.

Piscina sinuosa rodeada de pedra mineira

Piscina sinuosa rodeada de pedra mineira com tinta verde – Pinterest

Seja em piscinas de fibra ou concreto, a limpeza deve ser minuciosa antes do procedimento. De modo geral, a superfície deve estar seca, lixada, sem poeira, livre de gordura ou graxa, ferrugem, brilho e resto de pintura velha.

Em muitos casos, a repintura deve ser realizada de cinco em cinco anos. Conforme salientamos, para um trabalho impecável, contrate profissionais especializados na pintura de piscinas.

area externa com piso de porcelanato amadeirado em volta da piscina

Piscinas grandes e pequenas podem ser pintadas – Pinterest

Melhores opções de tinta para piscina

De modo geral, o modelo mais comum de tinta para piscina é descrito como: esmalte poliuretano bicomponente impermeável. Sendo assim, é indicado para pintura de piscinas de concreto, vinil e fibra, considerado a mais versátil do mercado e garantindo beleza e durabilidade. Dá muito brilho e tem duas opções de cores: branco e azul.

Além desse, existem outros tipos. A tinta epóxi tem zero toxidade, por isso é indicada por muitos especialistas. É aderente à superfície, tanto que é indicada até para piscinas com azulejos. Também é resistente e tem ótima durabilidade.

Varanda gourmet simples com piscina e churrasqueira

Há vários tipos de tintas para pintar a sua piscina – Pinterest

Por fim, outra opção é a tinta acrílica acetinada, recomendada para piscinas em alvenaria e concreto. Além da boa aderência, resiste ao cloro e ao sol. Também é versátil e possui muitas cores.

Antes de comprar, leia bem as especificações na embalagem do produto, assim como outras características:

  • Ótima aderência
  • Resistência contra sol, umidade e cloro
  • Impermeável
  • Boa durabilidade
  • Atóxica
  • Proteção para a piscina e usuários da estrutura
  • Baixa manutenção e necessidade de retoques
  • Não desbota facilmente
  • Forma de aplicação
  • Cores disponíveis: azul, branco e verde.
Pedras mineiras em piscina

Sua piscina fica mais elegante com pedras mineiras e uma boa tinta – Pinterest

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

Diversas lojas de produtos para pintura, lojas de materiais para construção e lojas de produtos para piscinas vendem essa tinta específica.

Faça uma boa pesquisa nas opções mais próximas da sua casa. Além disso, pesquise e faça orçamentos em diversas lojas on-line.

Entre as opções de tinta para piscina disponíveis no mercado, destacamos:

Maza

Segundo a fabricante, é um esmalte poliuretano bi componente formulado para pintura de piscinas de concreto e fibra de vidro.

Tem um altíssimo grau de aderência e resistência a ação dos raios e ao tratamento químico usados em piscinas. Ele é impermeável e fácil de aplicar. Possui cor azul e rendimento de até 40m² por demão.

Geralmente, é vendido o kit com esmalte PU, complemento catalizador e complemento diluente. O preço varia entre 500 e 550 reais.

tintas maza

Tintas Maza – Globalmar

Recubriplast

De acordo com as informações da marca, é uma tinta impermeável ideal para piscinas de alvenaria. Sela, corrige e ainda corrige fissuras, com alta resistência e fácil de aplicar.

À base de água, acetinada e com necessidade de duas a três demãos. O balde de 3,6 litros possui cor verde e azul. Custa entre 190 e 250 reais.

tinta Recubriplast

Tinta Recubriplast – Mercado Livre

Renner

A opção da Renner é descrita como um esmalte poliuretano bi componente impermeável ideal para pintura de piscinas de concreto e fibra. Desenvolvido com a mais moderna tecnologia, possui excelente aderência e alta durabilidade.

O kit é vendido com galão de tinta, catalisador e diluente. O preço da embalagem de 2,7 litros varia entre 600 e 650 reais.

tintas renner

Tintas Renner – Paulitintas

Eucatex

De acordo com a fabricante, é uma tinta poliuretano (PU) bi componente de altíssima qualidade e tecnologia, desenvolvida para pinturas em piscinas de fibra de vidro e de concreto.

Seus principais atributos são: alta resistência a ataques químicos e físicos, durabilidade da película, resistência a Raios UV que deixa sua piscina renovada e protegida.

O kit conta com tinta (em embalagem de 2,7 litros), catalisador e diluente. Possui cor azul e rendimento de 30 a 35 metros. Custa entre 400 e 500 reais.

Eucatex

Tinta Eucatex – Paulitintas

Onde comprar? Entre as lojas que vendem tinta para piscina, destacamos: Mercado Livre, Americanas, Amazon, Leroy Merlin. Além disso, você pode comprar diretamente no site/loja oficial das fabricantes.

De fato, o preço das tintas para piscina é elevado, sobretudo em comparação com tintas comuns. Entretanto, elas possuem características específicas, prezando pela segurança e proteção da estrutura e dos usuários. Faça esse investimento agora para não ter problemas futuros.

Pastilha adesiva para piscina

Pastilha adesiva para piscina, instalada após a pintura – Pinterest


Enfim, esperamos que tenha gostado de saber mais sobre tinta para piscina. Deixe suas dúvidas e aproveite para compartilhar o conteúdo. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...