Piscina na Laje: Como Fazer, Ideias, Dicas e Fotos

Limitação de área não é proibição para investir em uma piscina em casa. Atualmente estão cada vez mais numerosos os projetos incluindo piscina na laje, uma forma de aproveitar a onda verticalização urbana. Usar o piso superior para criar uma área de lazer é uma forma criativa, moderna e também de valorizar o espaço. Mas como todo projeto deve ser bem analisado para evitar desperdício de investimentos.

fotos de piscina na lajemodelos de piscina na laje

projetos com piscina na laje

dicas de piscina na laje

 

Como saber se a estrutura da laje aguenta?

Os tipos de piscina para colocar na laje são:

  • concreto armado
  • alvenaria revestida com azulejos
  • em fibra de vidro – comprada pronta
  • vinil – comprada pronta

Ao selecionar um modelo para uma piscina na laje é preciso levar em consideração como primeiro passo a estrutura montada erguida. Será que sua laje suporta uma piscina?

A estrutura inferior deve suportar todo o peso da piscina. O peso total da piscina é a soma o peso da área para banho em si e mais a água com os usuários e seu encanamento. O peso da água de uma tonelada por metro cúbico e mais a sua estrutura física, seja de alvenaria revestida com azulejo, vinil ou fibra.

A espessura da laje é quem determina a carga que ela pode suportar e o sobrepeso pode causar rachaduras e a quebra, desmoronamento. Uma laje residencial suporta no geral 200 Kgf/m² de sobrecarga. Logo, se pretende colocar uma piscina precisa saber qual a espessura de sua laje, peso suportado e fazer a contagem dos itens a serem instalados para somar o peso e o distribuir.

modelos de piscina para piscina na laje

O tipo ideal de piscina para a sua laje

Para lajes de pisos leves os modelos mais indicados são de fibra ou vinil, mais leves e bem resistentes. Vale sempre lembrar que este tipo de estrutura sempre pede encanamento e muitos outros artigos que elevam o peso da área. Quanto mais reforçado for o piso inferior melhor.

Caso a ideia seja usar o maior espaço possível e ajustar a profundidade a seu modo o ideal seriam modelos de piscina de concreto ou alvenaria. Esse tipo de material tem como vantagem ainda poder decorar de sua forma, incrementar com luzes temáticas, dentre outras firulas para mudar o visual. Contudo, exigem uma estrutura robusta da laje para suportar o peso.

Cada tipo de piscina tem o seu diferencial. As de fibra de vidro ou vinil já vem prontas, basta criar a instalação e encaixar. Modelos de alvenaria ou concreto abrem margem para criar formatos diferentes, design moderno e elegante.

piscina na laje com piso de madeira

Piscina com deck de madeira

piscina na laje luxo

Piscina de alvenaria revestida com azulejo possibilita criar formas diferenciadas para o item de banho.

Modelos de piscina na laje / cobertura

Uma área de lazer em um piso superior valoriza e muito o valor do imóvel. É uma excelente forma de aproveitar o espaço e ainda elevar seu preço de revenda em duas vezes mais, triplicando os ganhos diante dos gastos. Contudo, é um projeto a ser feito com cautela por um engenheiro avaliando a laje para saber o peso e um arquiteto se possível para o melhor aproveitamento do espaço. 

É interessante ao elaborar o projeto pensar muito em quais pisos vai colocar ao lado da piscina. Ele precisa ser anti derrapante e não acumular calor. Uma área aberta tem ação direta do sol e pode deixar o piso quente. Cerâmicas apenas se forem anti derrapantes podem ser usadas.

piscina na laje de fibra de vidro

Piscina de fibra de vidro

piscina na laje simples

 

Com deck

O deck é um toque requintado na decoração e ajuda a valorizar o espaço. Em casas norte americanas é um dos estilos de decoração preferidos porque deixa o ambiente mais intimista e clássico. O visual fica mais descontraído e a piscina na laje pode receber uma decoração mais simples e elegante. É um dos modelos mais usados para criar espaços de relaxamento, em especial para casais.

O piso de madeira ao redor da piscina pede uma decoração com toque rústico na lateral. Cerâmica pode ser usada para revestir parede, mas pode ser mais interessante pensar em madeira e tons pastéis. Pode usar muito o verde também e criar um ambiente confortável aos olhos. Pense em bons complementos para relaxar como rede, cadeiras confortáveis para tomar sol e um espaço coberto para conversas e descontração.

piscina na laje de fibra com deck

Vasos e plantas ajudam a deixar o ambiente ainda mais relaxante.

piscina na laje com deck e parede de pedra

piscina na laje com decoração de madeira

Deck de madeira com água constantemente necessita de alguns cuidados como manutenção constante. A escolha da madeira é crucial para garantir a durabilidade e o bom visual. Apesar de parecer mais frágil é um revestimento para piso durável e funciona bem neste tipo de ambiente. 

usando deck em piscina na laje

modelos de piscina na laje com deck

Qual revestimento você pretende usar nas paredes ao redor? Dependendo da altura da laje pense em algo para valorizar a visão privilegiada do alto. Uma parede de vidro é uma boa pedida.

passo a passo de piscina na laje

Atente ao uso de degraus: devem ser bem espaçados e de material anti derrapante para evitar acidentes!como se coloca uma piscina na laje

 

Com churrasqueira

Já que estamos pensando em criar uma área de lazer, por que não tornar o ambiente o mais agradável possível? Uma churrasqueira no espaço de piscina na laje é uma ótima dica de complementação. Os modelos prontos para instalação são ótimos e muito práticos, além de usar pouco espaço. Mas caso você queira uma adaptação melhor opte por uma churrasqueira de canto e ajuste a construção da melhor forma.

São bons complementos para uma piscina na laje com churrasqueira:

  • mesa com cadeiras
  • balcão par preparo de carne
  • área com freezer ou geladeira para bebidas
  • um banheiro

piscina na laje com área para churrasco

piscina na laje com área gourmet

 

Uma área gourmet ao lado de uma piscina na laje é uma excelente forma de distribuir bem o espaço. Sempre terá uso valoriza muito o ambiente. Mas atente bem à decoração: por ser um ambiente aberto tudo ao redor deve combinar.

piscina na laje com área para festas

piscina na laje com churrasqueira

O mais importante é lembrar sempre: jamais comprar a piscina primeiro. Durante a fase de projeto muitas decisões são tomadas e até mesmo uma mudança de material para tornar a estrutura mais leve pode ser necessária. Uma piscina na laje é uma construção que requer tempo, um investimento alto e muita análise. Contudo, vale a pena. Pode triplicar o valor do seu imóvel para revenda, além de ser uma boa área de diversão.

Você pode gostar...