Espelho Provençal: Tipos, modelos de molduras, DIY + 40 fotos!

Espelho provençal para decorar o ambiente: que tal apostar nessa tendência? Esse modelo é ideal para quem ama o estilo clássico e arrojado, como alternativa para diversos espaços e áreas da casa, empresa, comércio… São muitos tipos, com molduras diversas e até a opção para fazer você mesmo. Incrível, não é? Para saber tudo, acompanhe o artigo e renove de uma vez!

espelho-provencal-destaque

Antes de começar a falar do espelho, é primordial deixar claro o que se trata o estilo provençal, o termo que dá nome a esse objeto que, com certeza, seus parentes e amigos mais antigos já devem conhecer.

Provença é uma região do sul da França que inspira muitos profissionais há tempos por conta de suas características clássicas que chegaram ao ramo da decoração. Os campos de lavanda dessa área dão um toque peculiar ao paisagismo de casas com estilo rústico e naturalista, tanto que ficou reconhecido como provençal no mundo todo.

decoracao-provencal

Decoração provençal

Entre os maiores atributos do estilo provençal estão os móveis luxuosos próximos da realeza francesa, mas desenvolvidos com materiais mais econômicos e populares, feitos por artesãos da região. Geralmente, utilizam uma mistura de gesso com cola ou madeiras mais inferiores, mas com o mesmo molde tradicional. Com o envelhecimento, cria-se um efeito diferenciado que dá um toque elegante e ideal para a decoração.

Ou seja: o estilo provençal parte de uma linha artesanal, inspirada no luxo das casas dos aristocratas franceses dos séculos passados, com molduras bem destacadas e móveis com design clássico, retorcido e com muitos detalhes rústicos. No caso do espelho, conta com detalhes pequenos ou grandes, alguns seguindo até uma linha barroca e religiosa. 

Provençal x Veneziano: Qual a diferença?

Muita gente se confunde quando se trata de provençal e veneziano, achando que ambos tratam-se da mesma coisa. Bom, há diferenças que já começam sobretudo no nome. Enquanto Provença é uma região francesa, Veneza é a conhecida cidade italiana. A linha artesanal, porém, é a mesma.

O que muitos especialistas relatam é que o estilo veneziano, no caso dos espelhos, segue um padrão mais arrojado, bem voltado ao clássico, enquanto o provençal permite formatos mais variados quanto à geometria. Isso não significa que seja uma regra. As distinções são pequenas e por isso leva à dúvida. Para saber qual é qual, dê uma olhada nas fotos:

espelho-provencal

Espelho provençal

espelho-veneziano

Espelho veneziano

O estilo de espelho veneziano segue uma linha mais elegante e moderna, enquanto o espelho provençal é a cara de uma decoração mais rústica e naturalista. 

Tipos de Espelho Provençal

Como segue essa linha de inspiração em modelos super luxuosos, há vários tipos de espelho provençal que usam materiais variados, desde madeira até EVA e papelão.

De resina

Destacando esse tom de natureza comum da área original, modelos de espelho provençal de resina são os queridinhos de muitas pessoas desde os tempos antigos, ainda mais com molduras arrojadas e totalmente clássicas, ideias para quartos (em complemento a móveis mais rudimentares) ou banheiros, sobretudo em cores sóbrias, como o marrom ou o bege – embora modelos mais contemporâneos permitam tons mais leves!

espelho-provencal-de-resina

espelho-provencal-resina

modelos-de-resina-provencal

De MDF

O espelho provençal de MDF dá o toque tradicional dessa estrutura que fica melhor conforme o tempo e o envelhecimento. Geralmente, seguem a linha em cores que vão desde o mais clean, geralmente o branco, até aquelas marrom cheias de detalhes. As molduras dão um tom romântico e delicado ao ambiente em muitos projetos. Fica ótimo combinado desde com estampas floridas até móveis mais robustos.

espelho-provencal-de-madeira

espelho-provencal-mdf-simples

espelho-provencal-mdf

De gesso

Gesso + cola garante uma técnica conhecida como gessocré, bastante popular na região provençal. Esse é um material extremamente versátil e o mais utilizado na confecção desses espelhos, ainda mais por ser econômico e disponível em várias lojas. Só é preciso se atentar à fragilidade, pois não é tão resistente em comparação a outros materiais.

espelho-provencal-em-gesso

espelho-provencal-gesso

espelho-provencal-modelo-de-gesso

Em biscuit

O que dizer do espelho provençal em biscuit? A porcelana é um material ideal para confecção dos mais diversos objetos, tanto por ser fácil de trabalhar quanto pelo preço e formatos versáteis. Em uma moldura desse tipo de espelho, pode-se ver muitas possibilidades peculiares. Mas, assim como o gesso, é preciso tomar cuidado com a baixa resistência do biscuit.

espelho-provencal-biscuit-ideias

espelho-provencal-biscuit

espelho-provencal-em-biscuit

Em EVA

Como um primeiro teste DIY (faça você mesmo), uma alternativa é fazer o espelho provençal em EVA. Esse material emborrachado é fácil de manipular e permite muitas ideias. Não é à toa que os artesãos sempre veem esse tipo como peça chave na fabricação de uma série de ornamentos. Para quem gosta de opções baratas, é uma ótima ideia!

espelho-provencal-de-eva

espelho-provencal-em-eva

espelho-provencal-eva-e-papel

Modelos de Espelhos e Molduras Provençais e Vitorianas

A versatilidade na moldura do espelho provençal chama a atenção, ainda mais quando se une o clássico ao moderno. Desde modelos grandes até de mesa, há boas inspirações ideais para a decoração da casa inteira! Vale a pena conferir!

Grande

Modelo de espelho provençal grande dá aquele toque de ostentação ao ambiente, próprio da aristocracia francesa antiga, que viam esses artigos como uma forma de mostrar todo o luxo de suas casas/castelos. Com certeza você já deve ter visto esse tipo em filmes e produções antigas.

espelho-provencal-grande-como-e

espelho-provencal-grande-ideias

espelho-provencal-grande

Oval

Nos formatos mais comuns desse espelho, o oval é o mais popular, a cara de Provença. Embora tenha disputado espaço com o quadrado, ainda é o que mais chama atenção das pessoas.

espelho-provencal-tipo-oval

espelho-provencal-oval

espelho-provencal-oval-simples

Colorido

Uma alternativa mais descolada e indicada para os jovens, o espelho provençal colorido é um conceito moderno, com essa ideia de romper os padrões do clássico e transformar objetos tradicionais em contemporâneos. É um meio termo bem interessante e que agrada muita gente!

espelho-provencal-diy-coloridos

espelho-provencal-coloridos

espelho-provencal-colorido-tipos

espelho-provencal-colorido

Dourado e Bronze

Não importa o material de fabricação, desde que se tenha um espelho provençal dourado e bronze, o ambiente fica mais elegante, atraente e com a ”cara da riqueza”. Vale a pena apostar nessas cores se você quiser dar destaque ao espaço, seja sala, quarto ou banheiro.

espelho-provencal-dourados

espelho-provencal-dourado

espelho-provencal-de-bronze

espelho-provencal-bronze

Experimente equilibrar com os demais itens do espaço, para que a decoração fique equilibrada e harmônica, com um toque leve e bonito. 

Princesa

Nas histórias de princesa, o espelho provençal sempre está em voga. Um modelo essencial para quartos e penteadeiras, seguindo uma linha totalmente clássica e que muitas mulheres adoram. A moldura pode seguir tanto um design tradicional quanto uma forma despojada e cheia de detalhes.

espelho-provencal-princesa

espelho-provencal-de-princesa-ideias

espelho-provencal-de-princesa

De mesa

O espelho provençal também é uma alternativa interessante para mesas. Geralmente, seguem aquele padrão pequeno e compacto, que não é fixo, garantindo uma versatilidade e uso para maquiagem e processos de beleza (aqueles que todo mundo faz e sempre precisa de um espelho).

espelho-provencal-de-mesa-grande

espelho-provencal-de-mesa

espelho-provencal-de-mesa-ideia

Como Fazer Moldura Provençal Passo a Passo – DIY

A moldura provençal pode ser feita em casa sem problemas. Como mostramos, há uma diversidade de materiais indicados para isso, basta escolher o tipo ideal e que fique mais destacado no ambiente. É preciso ter um pouco de técnica e treinar um pouco até chegar a um resultado bacana, mas, com o tempo, você alcança a perfeição e pode fazer seu próprio molde sem problemas!

espelho-provencal-diy


Para quem ama estilo clássico e quer dar um toque inovador a qualquer espaço da casa, o espelho provençal é um adereço prático e versátil que pode ser confeccionado de várias formas. Vale a pena testar e mudar! Depois, conte o resultado pra gente!

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...