Como Organizar Guarda-Roupa – 10 Dicas Imperdíveis de Organização!


Está procurando dicas de como organizar guarda-roupa? Então está no lugar certo! Este post foi elaborado para mostrar sugestões e imagens para deixar roupas, acessórios e calçados na mais perfeita ordem. Mesmo que você não tenha aquele closet de estrela, poderá deixar todos os seus pertences organizados por cores, estilos, tamanhos, modelos, etc, sempre visíveis para facilitar na hora de escolher o look.

Acompanhe o artigo para conhecer dicas incríveis de como organizar seu armário, guarda-roupa, closet ou arara. São muitas ideias interessantes para colocar em prática já! Vamos lá?

10 Dicas de Como Organizar Guarda-Roupa

Não é nada fácil manter o guarda-roupa 100% organizado todos os dias. Por isso, é recomendado que você tire um dia da semana para colocar tudo em ordem – isso evita que no fim do mês esteja aquele caos completo!

Selecionamos 10 dicas bacanas que você deve seguir em sua rotina para que o guarda-roupa fique bem arrumadinho:

  1. Coloque os ganchos dos cabides para a mesma direção sempre. Isso vai ajudar na hora de tirar e colocar a roupa do varão, de identificar cada peça e ainda deixará o guarda-roupa visualmente mais bonito e claro. Tente também escolher o mesmo modelo de cabide para harmonizar a estética.
  2. Não amontoe os sapatos. Guarde-os em prateleiras – que podem ser as próprias do guarda-roupa -, mas sempre limpos e sem odores. É indicado passar um pano úmido nas solas antes de armazenar qualquer calçado. Abaixo você verá algumas maneiras de dispor cada par para deixar uma organização bem bonita.
  3. Tente manter espaços livres para aquela roupa nova, esqueça o hábito de abarrotar todas as peças que você reuniu durante a vida inteira. Desfaça de itens que já não usa mais para liberar espaço.
  4. Coloque as roupas no cabideiro de que forma que não as amasse. É muito comum as pessoas colocarem vestidos longos em uma parte que não há todo o comprimento necessário. Neste caso, existe uma forma bem bacana para pendurar peças mais compridas – confira na sessão “vestidos” do post.
  5. Essa dica é excelente para a hora de montar o look do dia: mantenha as camisas, camisetas, regatas, blusas de frio na parte de cima do guarda-roupa, e as calças, bermudas, shorts, saias, na parte de baixo. Pode parecer óbvio, mas ao fazer a organização podemos nos esquecer desse detalhe.
  6. Separe as roupas por estação do ano e por estilo para facilitar a visualização das peças. Não pendure os casacos junto com camisas finas, por exemplo, nem os vestidos longos misturados com os curtos. Isso pode atrapalhar muito.
  7. Coloque as peças em ordem cromática. Se você quer dar mais estilo ao seu guarda-roupa, siga esta dica – todas as celebridades apostam nessa tendência. Seja no cabideiro, nas prateleiras ou gavetas, as roupas podem estar separadas por cor.
  8. Estimule as crianças a escolherem e organizarem sua própria roupa. Por isso, o guarda-roupa deve ser um pouco mais baixo, para que fique mais acessível. 
  9. Use etiquetas de identificação, se for necessário. Facilidades nunca são demais e esse artifício pode ser poderoso principalmente para aqueles dias de correria.
  10. Proteja as peças delicadas – como vestidos de festa e roupas de seda, por exemplo – e aquelas que soltam bastante pelo, como as blusas de lã bem pesadas.

UFA! Essas são só algumas dicas para você anotar e começar a arrumação aí em sua casa. Daremos muitas outras sugestões de como organizar guarda-roupa nos próximos tópicos, fique de olho e aprenda!

Olha só que esquema bacana para você seguir! Inspiração tirada da página Bula da Arquitetura 😉

Camisetas

As camisetas, digamos, são itens universais. Todo mundo tem, seja mulher, homem ou criança. Talvez por isso que a organização delas seja algo tão preocupante, já que é comum que não sejam poucas.

Há diversas formas de organizar s camisetas no guarda-roupa, que podem ser colocadas em gavetas ou nas prateleiras, não sendo usual armazená-las em cabides. Confira as maneiras mais bacanas para você dobrar e guardar as famosas t-shirts:

Dobre as camisetas e coloque-as verticalmente na gaveta.

Coloque as camisetas em nichos ou divisórias:

Dobre-as da maneira convencional e separe por modelos e cores nas prateleiras:

Você pode fazer o mesmo da dica anterior nas gavetas:

Use placas de plástico para empilhar as camisetas e conseguir retirar uma só sem bagunçar o restante.

Uma tábua de carne – sim, é isso mesmo que você leu, mas que seja NOVA, por favor – pode ajudar a dobrar suas camisetas!

Vestidos

Peça-chave de qualquer guarda-roupa feminino, o vestido não é tão fácil de ser organizado nos cabides. Alguns modelos são muito leves e escorregadios, e transformam-se em uma missão impossível na hora de pendurar no cabideiro.

Conheça algumas ideias práticas para manter vestidos de quaisquer modelos no lugar:

Use cabides com ganchos próprios para os vestidos de alcinha: 

como organizar guarda-roupa vestido

Não possui cabides com ganchos? Aposte em elásticos nas extremidades de cada cabide para que as alcinhas não escorreguem!

Para os vestidos de seda, crepe, cetim, paetês e outros tecidos e materiais finos, recomenda-se o uso de capas protetoras.

como organizar guarda-roupa vestido capas

Veja como as capas promovem uma maior organização no guarda-roupa:

Veja uma forma interessante de pendurar vestidos longos:

Cosméticos / Maquiagem

Muitas mulheres sofrem para guardar todos os seus cosméticos e itens de maquiagem. A falta de padronização afeta bastante na agilidade na hora de se arrumar, fator que irrita bastante! Por isso, há algumas ideias legais para organizar o make, de forma que você sempre ache aquele batom ou aquela base rapidamente.

Caixas de acrílico são ótimas amigas de mulheres que amam maquiagem:

como organizar guarda-roupa cosméticos

Caixas simples de plástico organizadoras são fáceis de encontrar e baratas:

como organizar guarda-roupa maquiagem

Use caixas decoradas da mesma cor para deixar a sessão de maquiagem ainda mais incrível:

Separe por tipos de produtos: cremes, pincéis, maquiagens:

Caixas de papel também ajudam a organizar:

Use algumas gavetas do guarda-roupa para guardar seu kit de maquiagem:

como organizar guarda-roupa make

Sapateiras são ótimas para guardar esmaltes, maquiagens e afins:

Sapatos

Outra preocupação que afeta muita gente é a organização dos sapatos. Afinal, eles podem ou não ser colocados no guarda-roupa juntamente com as roupas? Bom, essa é uma polêmica frequente, porém, tudo vai depender de como você cuida dos calçados – é preciso mantê-los sempre limpos e sem odores (o famoso chulé), pois isso pode prejudicar sim a higiene das vestimentas.

Mas se seu intuito é manter os sapatos bem limpinhos, pode guardá-los no armário ou guarda-roupa sem problemas. Há dicas muito bacanas voltadas para essa dúvida. Veja só:

Reinvente os cabides de ferro para pendurar sapatilhas e sandálias no cabideiro:

como organizar guarda-roupa sapatilha

Cabides + prendedores de roupas podem se aliar para pendurar calçados diversos:

como organizar guarda-roupa sapatos

Caixas organizadoras mantêm os calçados infantis em ordem:

como organizar guarda-roupa sapatos infantis

Veja como entortar o cabide de ferro para pendurar os calçados:

como organizar guarda-roupa cabide pra sapatos

Dica incrível para quem tem uma coleção de botas:

como organizar guarda-roupa botas

Felizmente, existem sapateiras no mercado que podem ser colocadas no cabideiro:

Que tal apostar em nichos para os sapatos de salto alto?

Caixas de sapato com a imagem de identificação ajudam bastante!

Para que os canos das botas fiquem retos, use alguns artifícios destes:

Cintos

Os cintos são acessórios sempre presentes tanto no guarda-roupa feminino quanto no masculino. Mas como organizá-los? Bom, alguns preferem enrolar, outros pendurar. Não há jeito certo de guardar esse itens, mas os mais adequados para a sua necessidade. Veja só:

Coloque pequenos ganchos no cabide de madeira para guardar seus cintos:

como organizar guarda-roupa cinto

Nichos sob medida são perfeitos para guardar cintos e outros acessórios:

A divisórias econômicas e que você mesma pode fazer para colocar nas gavetas:

como organizar guarda-roupa cinto

Um jeito clássico é enrolá-los e colocar nas gavetas:

Caixinhas ou saquinhos específicos podem ajudar nessa missão:

Cabides com vários ganchos são ótimos para isso!

Sabe aqueles porta papel toalha? Eles são incríveis para guardar cintos e pulseiras!

Toalhas / Lençóis / Cobertores

Quando você termina de organizar suas roupas percebe que está faltando alguma coisa… seriam as roupas de cama e as toalhas? Sim. Elas também precisam ser bem armazenadas, dobradas de uma forma que não ocupe tanto espaço e nem deixe-as amarrotadas.

Coloque cada jogo de lençol dentro da fronha respectiva / enrole as toalhas para não ocupar espaço:

como organizar guarda-roupa toalhas

Sacos anti mofo são incríveis para guardar lençóis:

como organizar guarda-roupa lençois

Coloque identificação nos sacos para não precisar abrir cada peça:

Setorize cada parte do guarda-roupa para organizar os edredons, cobertores, lençóis e toalhas:

Você pode enrolar as mantas também:

como organizar guarda-roupa cobertores

Organize por tamanho e modelo:

Edredons e cobertores também podem ser guardados em sacos específicos:

Fotos e Modelos de Guarda-Roupa Organizado

Agora que você já aprendeu maneiras incríveis de dobrar suas roupas e armazenar calçados e acessórios, chegou a hora de conhecer alguns modelos de guarda-roupas organizados.

Com essas imagens você vai entender de vez como organizar guarda-roupa para nunca mais deixar a bagunça tomar conta!

Pequeno

Tem um guarda-roupa pequeno e não sabe como colocar tanta roupa nele? Com jeitinho você consegue! Dobre todas as camisetas, blusas de manga comprida e moletons, além dos shorts e calças. Coloque-as em pilhas separando por cores, modelos, etc.

O cabideiro também pode ajudar bastante. Faça como já dissemos anteriormente, separe por estações do ano e por cores. Assim, você encontrará suas roupas mais facilmente. Outra dica bacana é usar caixas organizadoras para guardar calçados e até blusas de lã.

Veja todas as ideias de como organizar guarda-roupa pequeno:

como organizar guarda-roupa pequeno

Feminino

Parece uma missão impossível organizar um guarda-roupa feminino, mas com muita força de vontade é possível! 🙂 Muitas meninas têm dificuldade em desapegar de peças que não usam mais, porém, essa é uma das técnicas mais eficientes para quem quer manter o armário bem arrumado.

Os sapatos e as bolsas, grandes paixões da maioria das mulheres, também podem ser um problema se não houver prateleiras ou um local destinado a eles. Colocar um pé na frente do outro pode ser uma saída para economizar espaço. Já as bolsas podem ser penduradas no cabideiro ou em ganchos nas portas.

Veja algumas ideias de como organizar guarda-roupa feminino:

como organizar guarda-roupa feminino

Um dilema entre as mulheres é sobre a organização das lingeries. Hoje em dia há organizadores de plástico ou de pano próprios para guardar calcinhas, deixando todas no lugar. Outra ideia bacana é reaproveitar canos de PVC para criar nichos para essa mesma finalidade. Veja só:

como organizar guarda-roupa calcinha

como organizar guarda-roupa lingeries

De Casal

Casou e agora precisa de dicas de como organizar guarda-roupa de casal? É muito simples! Os homens não possuem tanta variedade de modelos de roupas e por isso fica mais fácil fazer a organização do lado deles. Veja uma ideia de como você pode arrumar a parte masculina:

como organizar guarda-roupa masculino

Desta forma, um guarda-roupa de casal poderá ficar assim:

como organizar guarda-roupa casal

Selecionamos um vídeo que mostra exemplificadamente como fazer a divisão correta do guarda-roupa de casal e como organizá-lo. Veja:

De Recém-Nascido

Mães de bebês recém-nascidos precisam ter tudo à mão para trocá-los. Por isso é imprescindível que o guarda-roupa esteja bem organizado, com as roupas da idade certa acessíveis. É bacana também prestar atenção nas roupas que sejam compatíveis com a estação do ano, para facilitar.

Muitas famílias, antes do bebê chegar compram o enxoval pensando em todos os meses da criança geralmente até atingirem 1 ano de idade. Desta forma, o mais indicado é guardar seguindo a cronologia para não atrapalhar na hora de trocar o pequeno.

Uma boa dica para não tomar muito espaço é enrolar as roupinhas. Se o guarda-roupa tiver cabideiro, use para pendurar macacões mais pesados e blusas de frio.

Confira algumas fotos sobre como organizar guarda-roupa de recém-nascido:

Você pode usar identificadores como estes para indicar o tamanho das roupas:

Use caixas plásticas para guardar produtos de higiene do bebê:

Antes e Depois

O mais legal de organizar um guarda-roupa é ver seu resultado! Selecionamos algumas imagens de antes e depois para você ver que nossas dicas realmente funcionam e pode deixar sua casa muito mais arrumada. Confira:


Você viu como organizar guarda-roupa pode ser algo simples? Explore as dicas que trouxemos por aqui e faça uma organização perfeita em sua casa. Continue acompanhando nossos posts, esperamos você mais vezes, até uma próxima!



COMPARTILHE!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *