Rosa do Deserto – Como Cuidar? + 60 Fotos Desta Planta Magnífica!
A rosa do deserto é um tipo de planta que vem conquistando muitos admiradores devido a sua beleza. Uma das principais características dessa planta é que ela pode chegar a ter 4 metros em um ambiente natural, também conhecida como adenium, pode ser encontrada em diferentes tamanhos, principalmente em lojas que são especialistas em bonsais.
Se você deseja investir em um lindo tipo de rosa do deserto para sua casa, separamos nesse post 60 ideias absurdamente lindas para se inspirar, além de poder aprender todo o necessário para cultivá-la e a manter linda!
Como cuidar e cultivar a rosa do deserto?
A rosa do deserto é uma flor originária da África do Sul. Uma das principais características desse tipo de flor é que ela se adapta facilmente em países tropicais, sendo esse o caso do Brasil.
O formato do seu caule mais grosso na base requer uma estrutura para suportar bastante vento e reservar água. A aparência da Adenium remete uma pequena árvore com raízes visíveis, tornando-a uma boa opção para decorar jardins de inverno.
Para manter sua Adenium sempre linda é necessário realizar os cuidados que explicaremos a seguir:
Rega e iluminação
A rega e a iluminação são cuidados fundamentais para o bom cultivo da rosa do deserto. Semelhante ao cacto, esse tipo de planta requer um ambiente arejado e iluminado, pois a flor necessita de luz solar para se manter florida.
O mais recomendado é deixá-la em um local no qual a temperatura mínima não seja menor que 14ºC, sendo assim, uma boa opção é deixá-la próximo de uma janela.
Com relação a rega, é fundamental não exagerar na quantidade de água, fazendo isso você evita o apodrecimento das raízes. Se você tem sementes da Adenium e deseja realizar o plantio delas, é necessário que a terra seja mantida úmida, porém sem estar encharcada.
Para saber se o vaso com as sementes precisa ser regado é muito simples, basta verificar se a terra está seca ou úmida com as pontas dos dedos.
Como podar a planta?
Se você gostaria de cultivar a rosa do deserto com troncos grossos, é necessário ter algumas ferramentas específicas de jardinagem para que possa promover os cuidados necessários para que a planta possa se desenvolver da forma correta. Porém, caso deseje é possível cultivar a rosa do deserto em estacas.
Com relação a poda é importante fazer o uso de luvas. As luvas são necessárias devido a um tipo de seiva muito tóxica que ela possui. Faça a remoção de flores mortas toda a semana, isso faz com que todos os nutrientes da planta sejam distribuídos da forma correta.
Como plantar e fazer mudas?
Se você faz parte do time de apaixonados pela rosa do deserto, temos certeza que criar novos vasos é um dos seus principais objetivos, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos a seguir um passo a passo para que você possa criar e plantar novas mudas.
- O primeiro passo para plantar a rosa do deserto é a escolha do vaso. Opte por um modelo que faça uma boa drenagem da água.
- Após a escolha do vaso, faça o preenchimento do fundo com pedras e uma tela plástica para que as raízes não saiam do vaso.
- Coloque um pouco de areia e também húmus de minhoca que possui uma série de nutrientes.
- Acrescente 2/3 de areia grossa e 1/3 de substrato para complementar o vaso até a borda.
- Para fazer as mudas de Adenium você pode aproveitar os galhos da poda. Pegue os galhos da poda, passe canela em pó na parte cortada e reserve por três dias. A canela fará com que o galho perca um pouco de umidade e possa absorver a água de forma rápida após o replantio.
- Após três dias retire todas as folhas do galho, cortando também sua gema apical. A retirada das folhas faz com que o galho não gaste água e nutrientes para mantê-lo hidratado, dessa forma toda a sua energia é utilizada para o crescimento de novas raízes da muda.
- É muito importante não ficar com dó na hora de retirar a gema apical, pois isso é necessário para que o galho não desperdice seiva com o crescimento da gema, ou seja, todos os nutrientes serão destinados para o crescimento da muda.
- Depois de preparar a terra é hora de fazer o plantio da muda.
- Faça um buraco no centro e enterre sem pressionar, não se esqueça de umedecer.
- Com relação ao plantio das sementes, é necessário colocá-las sob o substrato umedecido, cobrir com um pouco mais de substrato e molhar novamente.
- É importante se atentar a umidade da terra no decorrer dos dias, tomando cuidado para que ela não fique muito encharcada e receba luz do sol.
Fotos e cores de rosa do deserto
A rosa do deserto pode ser encontrada em diversas cores desde tons de branco, azul, vermelho, laranja, amarelo até a exótica rosa do deserto negra.
Se você deseja uma cor específica para Adenium como no caso da preta, por exemplo, é necessário saber a procedência da planta e a forma como ela foi cultivada.
No caso de plantas que foram cultivadas em estufas a polinização foi feita com duas plantas iguais, não havendo a polinização de insetos as chances de você conseguir a cor que deseja são altas.
Para se inspirar separamos a seguir por categorias diferentes opções de cores para rosa do deserto.
Rosa do deserto preta / negra
Conhecida como um item de colecionador entre os amantes de plantas, a rosa do deserto negra é uma das cores mais procuradas. Na verdade, a planta foi batizada como rosa do deserto preta devido os tons serem bem escuros, mas na verdade além da cor preta você pode encontrar a flor em tons escuros de vinho e vermelho rubro.
Rosa do deserto azul
A rosa do deserto na cor azul é considerada um tipo raro da espécie, tanto que algumas pessoas afirmam não existir. Já outras pessoas afirmam que o que alguns chamam de azul na verdade são tons de roxo mais claros. Verdade ou mito, não tem como negar ao ver as imagens podemos considerar essa como uma das opções de cores mais bonitas.
Para se inspirar separamos a seguir algumas inspirações de Adeniuns azuis.
Rosa do deserto amarela
As rosas do deserto amarela em tons de amarelo são muito utilizadas principalmente na decoração de salas de estar e jantar. O tom claro esbanja leveza e traz um ar super aconchegante para o ambiente.
Rosa do deserto vermelha
Uma das cores mais procuradas a rosa do deserto vermelha é absurdamente linda. Geralmente, essa é uma opção muito utilizada não só para a decoração de casa, mas também há quem utilize para decoração de casamento.
Se você deseja investir na Adenium vermelha é possível encontrá-la não só na cor vermelha, mas também com traços em outras cores como branco e roxo.
Rosa do deserto branca
A rosa do deserto branca é a opção perfeita para ambientes com uma decoração mais clean. Além de ser uma flor muito bonita, ela promove uma maravilhosa sensação de tranquilidade, com isso sendo uma boa opção principalmente para decorar quartos e escritórios.
Rosa do deserto rosa
Embora esta seja uma opção de Adenium fácil de cultivar, ela é muito suscetível ao ataque de ácaros, por isso é necessário ficar de olho. As flores possuem uma coloração uniforme, que varia entre diferentes tons de rosa, além de também aparecer em tons de roxo rosado.
Rosa do deserto roxa
Tanto a Adenium simples quanto a dobrada em tons de roxo são muito charmosas e consideradas uma opção exótica. Por ter um aspecto mais sofisticado, elas são muito utilizadas na decoração de salas e halls de entrada.
Rosa do deserto laranja
Ter uma rosa do deserto laranja em seu jardim para muitos é sinônimo de charme e muito requinte. Essa é uma opção de cor da planta que esbanja alegria, podendo ser plantada em vasos para decorar ou diretamente no chão.
Rosa do deserto verde
A rosa do deserto verde é considerada uma opção um pouco mais difícil de encontrar. Conhecida por alguns amantes da espécie como uma planta mutante, essa flor com característica única é muito procurada. É válido ressaltar que se você deseja investir em cores mais exóticas como no caso das rosas pretas e verdes, será necessário pagar um valor mais alto.
Gostou das nossas dicas para rosa do deserto? Quais tipos mais chamaram sua atenção? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.