Sofá de Vime – 60 Modelos Incríveis e Modernos, Dicas & Como Cuidar!

Modelos artesanais de móveis e acessórios estão em alta na decoração. Além de bonitos e econômicos, há muitas opções funcionais que conquistam qualquer pessoa – além de deixar o ambiente impecável, claro. Um exemplo perfeito dessa máxima é o sofá de vime, tema do nosso post de hoje.

Com certeza você já deve ter visto essa versão em algum lugar, sobretudo em chácaras ou jardins. A tendência, porém, também pode ser utilizada em interiores tranquilamente, combinando com diversos estilos – do rústico ao minimalista. São muitas vantagens e modelos perfeitos que vão te deixar boquiaberto.

Saiba tudo sobre o sofá de vime, como é produzido, tutorial completo de cuidados e limpeza, o preço e dicas de decoração com esse móvel incrível. 

sofá de vime

60 modelos incríveis de sofá de vime + ótimas dicas para conservar esse móvel por muito tempo

Como você pode ver pelas fotos, o sofá de vime possui uma aparência muito particular. Com uma cara artesanal, é produzido com fibras naturais ou sintéticas, totalmente confortável e aconchegante, além da versatilidade que garante sua presença em muitos espaços.

Geralmente, o sofá de vime possui a cor característica marrom, um tom neutro que fica bem com praticamente todos os estilos de decoração. Quem gosta de versões mais naturalistas de móveis, com um toque até rústico, pode escolher esse modelo e dar um plus em sua casa, seja no interior ou exterior.

Mas, afinal, o que é vime?

Vime é um material que provém de uma espécie de arbusto conhecido como vimeiro, muito comum em várias regiões do mundo.

Quem pensa que essas varas ‘flexíveis’ começaram a ser utilizadas para a confecção de adereços e móveis recentemente está muito enganado: desde a Antiguidade muitos povos já descobriram o pode do vime e fabricam uma série de acessórios, como escudos, cestos, entre outros.

O vime é um vegetal que lembra até bambus ou cana de açúcar, só que mais maleável e fino, perfeito para ser usado em uma série de produtos artesanais. Você pode moldá-lo facilmente e, graças a máquinas e outros instrumentos, é possível usá-lo para produzir até enormes sofás.

Entre as principais características do vime estão a durabilidade, a resistência e a exuberância. Você pode comprar para compor a decor do seu espaço, seja uma sala de estar, uma varanda, o jardim, entre outros espaços. Além disso, vale destacar o conforto dessa opção e os formatos diferenciados – seja quadrado, retangular ou redondo.

O vime é utilizado na produção de poltronas, cadeiras e mesas também, dando um toque mais rústico e interessante para sua residência!

Quanto Custa? #preço

Quanto custa um sofá de vime? Qual o preço médio desse móvel? Bom, atualmente você pode comprá-l0 em muitas lojas diferentes, desde físicas até online.

Em uma pesquisa básica, encontramos modelos na Mobly, Americanas, Mercado Livre, Tok Stok, Westwing, entre outras. Há modelos para todos os gostos e estilos de decoração, além do formato e demais detalhes.

sofá de vime

Pesquise e encontre o padrão que mais combina com seu ambiente

Já o preço médio do sofá de vime fica entre 1200 e 2000 reais. Trata-se de um bom investimento, já que o móvel pode durar anos caso seja bem conservado. Aproveite as promoções e os conjuntos, muitas opções vêm com poltronas e até com pequenas mesas de centro.

Como Limpar e Cuidar de Sofá de Vime

Para que tenha uma boa durabilidade, é essencial saber como limpar e cuidar do sofá de vime. Preparamos um guia passo a passo com ótimas dicas para você não perder nenhum detalhe!

  • As fibras de vime podem juntar muito pó e sujeira, ainda mais quando não são limpas com certa frequência. Caso seu sofá esteja na parte externa, é preciso se atentar à manutenção constantemente.
  • Para isso, você deve limpar usando apenas um pano úmido. Os móveis nunca devem ser molhados! Após esse processo, vale a pena usar um secador no caso da fibra natural ou deixar secando no sol quando for vime sintético.
  • Caso esteja muito sujo, vale a pena recorrer a um detergente neutro aliado a um pano com água quente. Passe bem nas bordas e nos trançados para remover todos os vestígios de sujeira.
  • Nunca use produtos corrosivos para limpar seu sofá de vime. Evite danos na estrutura, assim ela terá uma ótima durabilidade.
  • A limpeza deve ser regular, ainda mais se o sofá fica na varanda ou jardim. Segundo especialistas, a indicação básica é três vezes por semana.
  • Vale a pena usar cera para hidratar o vime, envernizando as cerdas caso necessário. No sofá não é muito indicado, depende do aspecto do móvel e de sua estrutura. Use um pincel para isso!
  • Além de evitar jogar água, não deixe que o sofá de vime tome chuva. Mantenha em um local coberto após o uso em áreas externas.

Seguindo essas dicas, com certeza seu sofá de vime permanecerá lindo e resistente por muito tempo. Caso aconteça algum dano, não precisa comprar outro, há maneiras de reformá-lo e até pessoas especializadas nesse trabalho de reconstrução. 

Fotos e Ideias de Sofá de Vime

Gostou de saber mais sobre o sofá de vime? Pois é, o que não faltam são fotos e ideias desse móvel para te inspirar. Separamos as melhores versões que vão te conquistar, tem para todos os gostos, dos mais simples aos luxuosos!

Redondo

O sofá de vime redondo está bastante popular atualmente, sobretudo para áreas de lazer. É o modelo perfeito para dar aquele descanso, super aconchegante, com cobertura, almofadas e outros acessórios confortáveis. Lembra até um grande cesto!

sofá de vime redondo

Esse modelo é perfeito para compor o ambiente de piscinas. A cor preta do móvel combina perfeitamente com o branco da cobertura e do estofado

sofá de vime redondo

Marrom combina com azul, que tal?

sofá de vime redondo

Esse modelo redondo é perfeito para jardins

sofá de vime redondo

Há formatos arrojados e perfeitos para relaxar

sofá de vime redondo

Esse toque naturalista do vime compõe perfeitamente o ambiente de chácaras e sítios

sofá de vime redondo

Perceba como os trançados são incríveis

sofá de vime redondo

Cor mais preponderante no sofá de vime, o marrom combina com praticamente tudo, até com estampas diferenciadas

sofá de vime redondo

O sofá de vime redondo é ideal para decks de piscinas também

Para Varanda

Que tal um sofá de vime para dar um up em sua varanda? Seja tradicional ou uma varanda gourmet, vale a pena usar esse móvel na decoração, para dar um toque funcional ao ambiente. Você vai adorar relaxar no sofá nesse ambiente.

sofá de vime para varanda

Muitos modelos vêm com cômodas e outros adereços também

sofá de vime para varanda

Olha só essa versão linda marrom e branca

sofá de vime para varanda

Para várias pessoas relaxarem juntas

sofá de vime para varanda

Sofá pequeno + poltronas auxiliares

sofá de vime para varanda

Há sofás com formatos diferenciados e que são perfeitos para decorações mais sofisticadas e intimistas

Para Sala

Se toda sala deve ter um sofá de centro na composição, você pode utilizar o padrão de vime para ornamentar seu espaço também, ainda mais se a decoração segue um toque rústico. Além disso, o sofá combinará perfeitamente com outros móveis produzidos com o mesmo material, como poltronas, mesas e cadeiras.

As cores neutras são as mais destacadas no sofá de vime, como o bege, o marrom e o cinza. Assim, não há segredos para compor com os mais variados tipos de decoração.

sofá de vime para sala

O vime também fica ótimo com outros materiais, como o vidro

Para Jardim

Não podiam faltar as ideias de sofá de vime para jardim! Deixe seu espaço externo mais bonito com esse móvel, ainda mais se você tem uma piscina ou um deck bacana. Dá para passar momentos relaxantes e magníficos nessa estrutura!

sofá de vime para jardim

O sofá fica adequado com os elementos naturais do espaço, perfeito na combinação com o verde característico de árvores e gramas

sofá de vime para jardim

Modelos modernos ajudam a dar um plus no paisagismo de muitos tipos de jardim

sofá de vime para jardim

Aproveite para criar um espaço com vários conjuntos confeccionados com vime

sofá de vime para jardim

Pequenas poltronas + mesa, o que você acha?

sofá de vime para jardim

Essa versão é ideal para descansar por muito tempo!

sofá de vime para jardim

Sofás grandes são ótimos para reunir a galera para um papo ou uma social em casa

Luxo

Com a evolução do sofá de vime, surgiram modelos luxuosos e requintados. Podem ser um pouco mais caros, mas trata-se de um ótimo investimento que deixará sua casa exuberante. Que tal apostar nesses padrões charmosíssimos?

sofá de vime luxo

Impossível não gostar desses modelos luxuosos de sofá de vime!

Opte por um estofado que valorize seu sofá de vime. Do neutro até estampas diferentes, há muitos padrões interessantes para você escolher, alguns lugares até personalizam de acordo com suas preferências.

sofá de vime luxo

Esse móvel ajuda até a compor uma paisagem perfeita!

sofá de vime luxo

Aproveite e use os mais diversos elementos para incrementar seu sofá, como almofadas, capas, estofados personalizados, etc.

Além do sofá, os apoios, centro de sala e tapete de vime. Bacana, né?

sofá de vime luxo

Esses modelos de poltrona estão cada vez mais populares nas lojas especializadas


Nós amamos todas essas versões de sofá de vime, e você? Conte pra gente o que achou desse móvel clássico, deixe suas dúvidas e compartilhe o post com os amigos. Escolha o que mais te agrada, boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...