Como Limpar Grelha de Churrasqueira?【PASSO A PASSO】

Como limpar grelha de churrasqueira passo a passo? Se você ama usar essa estrutura, é essencial mantê-la sempre impecável.

Quem faz churrascos frequentemente deve contar com um aparato sempre limpinho, sem aqueles resquícios de carne, de queimado, enferrujado, enfim.

Felizmente, esses problemas podem ser evitados usando algumas técnicas simples e efetivas. Para ajudar você, preparamos este tutorial completo com ótimas dicas.

como limpar Grelha de churrasqueira

Pinterest

Como limpar grelha de churrasqueira? – Passo a passo

Que tal aprender como limpar grelha de churrasqueira? Antes de tudo, faça o processo sempre com a estrutura fria e fogo, no dia seguinte após o uso. 

Inox

A primeira dica é como limpar grelha de churrasqueira inox. Esse modelo é um dos mais populares, presentes em diversas casas.

Para limpar, é ideal usar uma mistura de bicarbonato de sódio, água e detergente. Além disso, uma esponja e um pano seco.

Depois de separar os materiais, comece tirando a sujeira “grossa”, como a gordura e os restos de comida que estão impregnados na estrutura.

Grelha de churrasqueira

Pinterest

Em seguida, deixe de molho na solução de água com bicarbonato de sódio. Use a esponja para esfregar a grelha e depois deixe de molho por um tempo.

Por fim, lave bem todas as partes da grelha e use o pano para secar.

Dica: se há muita sujeira, complemente a mistura com um produto removedor de gordura próprio para inox. Felizmente, há uma série de opções disponíveis no mercado.

limpeza de Grelha de churrasqueira

Pinterest

Enferrujada

A grelha está enferrujada? Então, anote uma receitinha básica que faz milagres!

Segundo especialistas, a ideia é misturar um copo de suco de limão com uma colher de sal. Jogue em um esponja e esfregue toda a grelha. Depois, lave com sabão e água morna.

Outra dica interessante é usar cebola. Corte a cebola e use a parte cortada para passar na grelha. Depois, lave normalmente. Se preferir, use uma batata.

Por fim, para acabar com a ferrugem na grelha, deixe de molho por duas horas em uma bacia com Coca Cola. Essa é outra solução que dá fim ao problema.

churrasqueira grelha

Pinterest

Elétrica

Como limpar grelha de churrasqueira elétrica?

Primeiramente, tire da tomada e deixe o equipamento esfriar. Sempre realize a limpeza com a churrasqueira fria.

Comece passando uma esponja em toda a estrutura, seja com água + sabão neutro ou um desengordurante específico.

A grelha deve ser tirada da churrasqueira apenas se estiver muito suja. Do contrário, dá para realizar o trabalho com a estrutura montada mesmo.

Após limpar, passe um pano úmido sem fiapos e finalize passando um pano seco.

Dica: faça tudo com cuidado, evite usar esponjas ásperas (como o modelo de aço) e use produtos indicados para churrasqueiras elétricas, pois são mais sensíveis em comparação com os modelos convencionais.

grelha inox

Pinterest

Engordurada

A grelha da churrasqueira está engordurada demais? Então, é essencial usar algumas receitinhas mágicas.

Nesse caso, comece removendo a peça e retirando todo o excesso com uma esponja embebida em água quente e sabão ou em uma mistura de água com limão. Se necessário, deixe um tempo de molho na água quente antes de começar o processo.

Passe bem a esponja de aço por toda a estrutura para eliminar todos os resíduos. Se a gordura continuar impregnada na peça, experimente passar uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre.

Por fim, seque bem a estrutura para evitar ferrugem. Nos próximos churrascos, evite que muita gordura penetre na grelha e mantenha a conservação da peça.

grelha limpa

Pinterest

Com Limão

De fato, o limão é um dos melhores ingredientes para limpar grelha de churrasqueira. Sendo assim, pode ser usado junto com água quente ou morna para retirar sujeira e gordura da estrutura.

Experimente juntar um limão com água e aplique a mistura por toda a peça usando uma esponja. Depois, é só lavar bem e secar usando um pano sem fiapos.

grelha de churrasco

Pinterest

Com Bicarbonato

Para aprender como limpar grelha de churrasqueira, outro ingrediente ideal é o bicarbonato de sódio, um verdadeiro coringa que tem muitas funções.

Em caso de grelha suja demais ou engordurada, misture bicarbonato com água morna ou com outros ingredientes, como limão e vinagre.

Passe por toda a estrutura com uma esponja e lave normalmente. Perceba que a grelha ficará com um aspecto novo, pronta para ser usada em outros churrascos.

Além disso, você pode encher uma bacia com água quente e duas colheres de bicarbonato. Deixe a grelha de molho para sair a sujeira e lave em seguida.

Grelha de churrasqueira limpeza

Pinterest

Outras dicas!

Lembre-se que a limpeza deve ser realizada sempre com a churrasqueira fria! Evite acidentes e queimaduras desnecessárias.

Além dos ingredientes mencionados, outras opções para limpar a grelha são: pão seco (para remover a sujeira que fica impregnada na estrutura), vinagre (para tirar o excesso de gordura) e amônia (que funciona como um potente detergente).

como limpar grelha

Pinterest

Outra ideia é deixar a grelha de molho na água quente ou morna com algum dos ingredientes mencionados. Assim, a sujeira desprende da estrutura e fica mais fácil esfregar com a esponja.

Por outro lado, há uma série de produtos de limpeza específicos disponíveis no mercado, conhecidos como “Limpa Grelha”. A base geralmente é uma solução alcalina, umectante, tensoativo aniônico e água. Já o preço de uma embalagem de 500 ml está na média de 20 reais.

limpeza de grelha

Pinterest


Todo mundo ama fazer aquele churrasco maravilhoso! Por isso, é primordial aprender como limpar grelha de churrasqueira para usar a estrutura sempre!

Gostou das dicas? Tem dúvidas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo! Até mais!

Você pode gostar...