Iluminação zenital – O que é? + 55 projetos super lindos e funcionais!

A iluminação zenital é um estilo surpreendente que faz parte de muitos projetos de arquitetura. Diversas residências, estabelecimentos e espaços públicos contam com esse conceito que é fácil de ser reconhecido.

Provavelmente você já se visitou algum local com iluminação zenital, mas não se deu conta do que se trata. Sendo assim, é interessante conhecer melhor essa ideia e entender as vantagens e desvantagens.

Acompanhe nosso guia completo, inspire-se com fotos de projetos e saiba tudo sobre esse conceito.

dicas de iluminação zenital

Saiba o que é iluminação zenital em um guia completo!

Planejar a iluminação de uma residência ou de qualquer outra edificação é essencial. Tanto o projeto luminotécnico quanto a localização e escolha dos melhores aparatos devem ser levados em consideração para deixar o ambiente agradável.

Entre algumas opções, chama atenção a iluminação zenital, um conceito que é utilizado em uma variedade de projetos, seja em estilo clássico ou moderno. A versatilidade chama atenção, afinal, é possível aderir a esse conceito utilizando diversos sistemas.

ideias de iluminação zenital

O que é iluminação zenital?

Afinal, o que é iluminação zenital?

De modo geral, trata-se de um recurso que traz a iluminação natural para interiores por meio de aberturas de diversos tamanhos e padrões.

O nome provém de “zênite”, que indica o céu, o que vem de cima, o grau mais elevado. Sendo assim, a iluminação vem do teto que não é aberto, mas traz claridade ao ambiente por meio de diferentes sistemas.

A iluminação zenital parte de uma necessidade da obra, sobretudo em locais onde não é possível abrir janelas para trazer a claridade ao interior – como em grandes estabelecimentos e shoppings, por exemplo.

Além disso, há quem invista nesse modelo de iluminação por questão estética, sobretudo em residências. De fato, as aberturas dão um plus na decoração e valorizam o cenário de salas, quartos, banheiros, entre outros cômodos.

o que é iluminação zenital

Quais as vantagens e desvantagens?

Entre as vantagens da iluminação zenital, destacamos:

  • Entrada de luz natural no ambiente;
  • Economia de energia elétrica;
  • Ventilação natural – evitando o uso de ar condicionado;
  • Efeito visual impressionante que favorece a decoração;
  • Versatilidade e possibilidade de escolher diversas estruturas.

iluminação zenital

Entretanto, há algumas desvantagens que também vale ressaltar:

  • Limpeza e manutenção frequentes – como fica no teto, é mais difícil manter a estrutura sempre limpa;
  • Alguns modelos aquecem demais o ambiente;
  • Pode incomodar algumas pessoas, sobretudo se a abertura é grande.

Vale destacar que é preciso realizar um estudo da orientação solar de acordo com sua região antes de instalar qualquer estrutura. Isso vale tanto para a iluminação quanto para a ventilação do ambiente. Sendo assim, um planejamento especializado é primordial para um bom resultado.

ideia de iluminação zenital

Fotos e tipos de iluminação zenital

A iluminação do ambiente depende do elemento zenital que será utilizado na instalação. Conheça todos os tipos disponíveis e suas características.

Sheds

Sheds são comuns em fábricas e grandes galpões, instalados em telhados que tenham o formato de “dentes”. A instalação da estrutura deve ser direcionada ao sul para um efeito de iluminação indireta.

iluminação zenital SHED

Shed em iluminação zenital

Claraboia

A claraboia é visualmente bonita e melhora totalmente o padrão estético de qualquer ambiente. A instalação é realizada através de estruturas transparentes conhecidas como domos.

A abertura pode ser quadrada, triangular ou circular, seja de vidro, acrílico ou policarbonato. Independente do material, é preciso avaliar o ambiente para definir a melhor disposição. Embora o efeito seja interessante, a claraboia é um dos sistemas que mais exige manutenção.

iluminação zenital claraboia

iluminação zenital com claraboia

Lanternim

A iluminação zenital com lanternim é uma das mais comuns do mercado, perfeita para grandes espaços e ambientes com pé direito alto, proporcionando um efeito estético impressionante.

Do mesmo modo, facilita a ventilação e pode ser instalado de modo estratégico, com as aberturas orientadas no sentido Norte-Sul.

ideia de iluminação com lanternim

iluminação lanternin

lanternim

Átrio

Átrio é uma estrutura comum em muitas edificações, utilizado há tempos em diversos projetos, sobretudo em estabelecimentos, pátios e locais com grande circulação de pessoas.

O formato piramidal é uma de suas principais características, além da instalação sempre no centro do teto, que facilita a entrada de luz em todo o ambiente. Atualmente, é um sistema comum em shoppings.

atrio na iluminação

atrio

iluminação com atrio

Cúpula

A cúpula é um tipo de iluminação zenital tradicional, utilizadas há muito tempo na arquitetura, sobretudo na construção de igrejas. Foi uma das primeiras ideias para trazer a luz natural ao ambiente e hoje em dia ainda é comum na estrutura de shoppings e áreas comerciais, na qual a alta intensidade da luz é indicada.

cúpula na iluminação

cúpula

iluminação com cúpula

Telha translúcida

Uma forma convencional e acessível de incluir a iluminação zenital em qualquer ambiente é instalar telhas translúcidas. Trata-se de uma opção simples, que pode ser realizada com telhas de vidro, policarbonato, acrílico e até materiais artesanais. Entretanto, dependendo do tipo, pode esquentar demais a parte interna, por isso vale consultar um especialista para definir o melhor para seu projeto.

iluminação com telha translucida

telha translucida na iluminação

É comum o uso de telhas translúcidas em galpões justamente por ser uma opção simples e acessível.

telha translucida

Ambientes com iluminação zenital

Agora que você já sabe tudo sobre iluminação zenital, veja fotos de projetos com esse sistema e surpreenda-se!

No banheiro

É comum muitos banheiros e lavabos com espaço reduzido, na qual é preciso usar cores claras e outras opções para manter o ambiente iluminado. Uma alternativa é a iluminação zenital, seja com sheds ou claraboias.

Esse é um padrão convencional também em banheiros de spa e espaços planejados, tanto para favorecer a entrada da luz natural quanto para valorizar a questão estética. De fato, o resultado é impressionante.

banheiro com iluminação zenital

banheiro moderno com iluminação zenital

ideia de iluminação zenital em banheiro

ideia de iluminação zenital no banheiro

As estruturas podem ser instaladas na área da pia ou no box, conforme mostram as imagens.

iluminação zenital em banheiro

iluminação zenital em banheiros

iluminação zenital no banheiro

Na cozinha

Para dar sensação de amplitude à cozinha, é indicada a instalação de sheds, lanternins ou outros sistemas de iluminação zenital. Assim, o espaço fica moderno e conceitual, perfeito para cozinhar e realizar as refeições.

Além disso, você pode aderir a esse sistema em áreas gourmet planejadas. A instalação pode ser realizada acima do balcão, da mesa, ao centro ou sob uma pia lateral, por exemplo.

cozinha com iluminação zenital

cozinha iluminação zenital

cozinha pequena com iluminação zenital

iluminação zenital em cozinha

iluminação zenital em cozinhas

No quarto

A iluminação zenital pode favorecer a estética e o conceito decorativo de muitos quartos, por isso diversas pessoas decidem instalar esse sistema em seu cantinho predileto.

Nesse caso, o uso de aberturas pequenas e discretas é indicado, como a claraboia ou as telhas translúcidas. A instalação também deve ser realizada de modo estratégico, geralmente nas laterais ou acima da cama. De modo geral, tudo depende do padrão do cômodo e das perspectivas de cada usuário.

ideia de iluminação zenital no quarto

iluminação zenital em quartos

iluminação zenital no quarto

quarto moderno com iluminação zenital

quarto pequeno com iluminação zenital

Na sala

Na sala, a iluminação zenital favorece ambientes pequenos e cria um conceito super arrojado, como um sistema de iluminação indireta que incrementa o cômodo. Essa ideia vale para salas de estar e jantar. No primeiro caso, uma faixa central é indicada. No outro, a abertura pode ficar acima da mesa principal.

Muitas residências amplas e modernas apostam nesse sistema para destacar a sala e valorizar um conceito sustentável. A combinação das aberturas no teto com vidros é uma boa ideia para grandes mansões, por exemplo, dando um toque sofisticado e inovador à decoração.

ideia de iluminação zenital na sala

iluminação zenital em salas

iluminação zenital na sala

sala com iluminação zenital

sala grande com iluminação zenital

sala iluminação zenital


Se você deseja investir na iluminação zenital em sua casa, é essencial contar com o apoio de um especialista para desenhar o projeto e de mão de obra especializada para a instalação. Assim, fica mais fácil definir a melhor estrutura e as possibilidades que favorecem a entrada de luz natural no espaço.

Esperamos que tenha gostado das dicas e das fotos. Conte pra gente o que achou do nosso guia, deixe suas dúvidas e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...