Lustre para Escada: Dicas, Modelos e Como Escolher
O projeto arquitetônico de interiores sempre deve ser pensando em seus detalhes. Mesmos mínimos, todos os itens vão ajudar a compor o visual perfeito. Um desses detalhes que não pode ser esquecido é o lustre para escada, um diferencial em uma área muito usada e de uma residência ou prédio comercial. Com uma excelente seleção do item é possível sair do básico e comum para ir para o extraordinário e ganhar elogios.
Modelos de Lustre para Escada
Como diria o famoso arquiteto francês Philippe Starck, os detalhes é que fazem a diferença. São pequenos mimos ao longo da decoração de interiores podem elevar um projeto simples e básico para o patamar de extraordinário. É possível com a simples escolha de um lustre para escada tornar este pequeno espaço da casa um local diferenciado, digno de elogios e com muito mais conforto. A iluminação é o segredo de tudo isso. O tipo de lustre torna o ambiente diferente, mais aconchegante ou mais ativo e o lustre faz parte deste diferencial, assim como a escolha da lâmpada. Para quem está decidindo como decorar seu espaço temos algumas sugestões de modelos de lustres a seguir.
O tipo de lâmpada usado também vai influenciar tanto no lustre para escada como na beleza da decoração. As fluorescentes possuem uma luz mais ampla e mais forte, são ideais para ambientes claros e muito largos e altos. Mas se a ideia for criar um espaço intimista e reservado as opções seriam as lâmpadas incandescentes e de halogêneo, hoje com muito mais durabilidade e economia de energia. Para luzes pontuais em escadas a indicação é optar por LED ou croica, mais fracas e ideias para usar nos degraus. Um mesmo projeto pode receber os dois tipos de lâmpadas, pontuais nos degraus e em lustre para iluminar o ambiente todo, depende da intenção.
Cristal imponente
Luminárias de cristal são as mais usadas tanto por serem clássicas e com um alto poder de reflexão da luz. São resistentes, fáceis de limpar e escondem bem a sujeira já que a manutenção não é diária. Combinam com um estilo clássico e moderno com decoração em madeira, metalizada ou uma junção de ambos. Não exige muito do ambiente ao redor pela escolha do material ser cristal, mas o modelo da luminária deve acompanhar o ambiente.
Existem diversos tipos de cristais usados em luminárias como cristal de vidro (com maior poder de reflexão e mais delicado), o cristal acrílico (mais resistente mas com menor poder de reflexão), dentre outros. Opte pelo que mais se encaixa no ambiente.
Quanto maior for a escada e mais amplo o ambiente, maior deve ser a luminária usada.
Bolas modernas
O modelo bola também muito tradicional e super fácil de combinar com o espaço. Apesar da figura geométrica ser redonda não é preciso ter elementos ao redor combinando. Pode ser seu elemento solitário e diferencial e um belo truque para brincar com formas no ambiente. Mesmo todos os móveis ao redor terem um corte quadrado não é problema usar um lustre redondo.
O estilo de lustre bola é determinado pelo ambiente com um todo. Analise se a casa possui um toque mais moderno ou diversificado e bem livre. Segundo a segunda opção pode-se brincar com lustre para escada em formato bola semelhantes a globos de luz de festas e estilo anos 70, por exemplo. As possibilidades de escolha são infinitas, mas deve-se analisar com cautela para adequar o ambiente de forma elegante e funcional.
Brincar com figuras geométricas na decoração é elegante e o lustre para escada pode ajudar com uso. Escadarias com curvas, estilo cubista ou modernista ganham um enorme acréscimo com a esfera na iluminação.
Com uma escada dividindo espaço com uma sala de estar, por exemplo, tenha atenção na escolha dupla que está fazendo para o lustre. Analise se o modelo optado por sua iluminação encaixa bem com os dois ambientes.
Candelabro clássico
Com um modelo tão imponente como esse é preciso dar muito mais destaque ao item. Combina muito mais com escadas largas, amplas e para aqueles ambientes duplos, quando a escada divide espaço com a sala de estar e será apenas um lustre para as duas áreas. A regra é: quando maior o ambiente maior deve ser o lustre. Não vai funcionar um pequeno item no teto com uma escada de mais de 60 degraus, por exemplo.
Vale informar que a escolha de lustre para escada não elimina a necessidade de mais iluminação no ambiente. Em tetos altos e lustres suspensos pode ser necessário fazer uso de arandelas, luminárias pequenas a serem instaladas na parede. A segurança sempre deve vir em primeiro lugar e luzes pontuais próximo aos degraus podem ajudar bastante, em especial escadas altas e longas. Com arandelas o foco da luz pode ser ajustado para cima ou para baixo e muitos arquitetos optam pelo estilo mais moderno de eliminar o lustre e optar por focos de luz pontuais.
Preços de lustre para escada
Infelizmente não é possível informar uma média de preços de lustres para usar na escada porque eles podem ir de R$ 20 a mais de R$ 3 mil. Podem ser comprados em lojas de itens de decoração com preços mais em conta ou você pode analisar projetos diferenciados em estúdios e lojas de designer de interiores.
E será que vale a pena investir alto em lustre para escada? A resposta é sim. Além de ser um lindo complemento para o ambiente valoriza o espaço e não é um gasto temporário. Com uma boa manutenção e cuidados ele dura seguramente mais de vinte anos. Muitos modelos vintages no mercado de alto valor foram restaurados quanto ao brilho e persistem mesmo depois de mais de 50 anos de uso. O investimento não será em vão, com certeza.