ARANDELAS EXTERNAS: modelos e inspirações de uso!
A iluminação da casa além de ser um recurso funcional para garantir luminosidade, ainda pode ter seu valor estético agregando mais beleza ao projeto, e um elemento que é capaz de valorizar esteticamente é a arandela externa. A luminária de parede, como também é conhecida, pode ser encontrada em diversos modelos e diferentes projetos, e no post mostramos os tipos e as maneiras de utilizar.
Modelos e estilos
Modernas
Este design é ideal para quem quer garantir traços contemporâneos a fachada moderna, e dar um toque de iluminação com estilo. A ideia nestes modelos, são peças com design clean, já que essa é uma tendência atual.
Sem dúvida, entre as tendências de iluminação externa a arandela 2 fachos é a mais conhecida atualmente. O modelo aqui é a versão quadradinha, e a principal característica é essa abertura de luz para cima e para baixo, o que dá um estilo lindo a qualquer projeto.
Variando um pouquinho o modelo, mas seguindo a mesma ideia da abertura de luz para cima e para baixo, esta versão é tem o formato cilíndrico e é mais fininha. A composição com a luz amarela dá um toque especial e é capaz de deixar o ambiente mais aconchegante.
Além da variação de modelos, o que pode variar ainda neste tipo de item é o modo em que os feixes de luz são refletidos. Alguns exemplos são essas versões:
- Refletidos igualmente em ambos os lados e com abertura mais larga;
- Luz mais larga na parte de cima, e filete de luz mais fininha na parte debaixo;
- Feixes de luz mais finos tanto em cima, como embaixo.
Mais fotos
Rústicas
As fachadas de casas rústicas são bem conhecidas por incorporarem um estilo com tendência campestre, e para não fugir deste padrão, os modelos de iluminação devem respeitar materiais já utilizados na obra, ou apostar na inserção de elementos com características naturais, como fibras e madeiras.
Seguindo a ideia de um elemento já presente e com toque campestre, este modelo de luminária de ferro mantém o estilinho rústico e ainda combina com os detalhes da porta. O uso da luz próximo da entrada também favorece o projeto, e dá sensação de aconchego e acolhida ao lar.
Mais uma versão de metal, nesta proposta o item é feito de aço envelhecido, o que chega a aparentar uma peça enferrujada, e que remete a tendência da rusticidade. O item foi composto por lâmpadas amarelas, aumentando assim o destaque da peça.
Outras versões e modelos rústicos são estas versões:
- A estrutura feita de filetes de maidera garante que a luz passe entre os espacinhos da estrutura e dê um efeito super charmoso aos feixes de luz;
- O modelo chega a lembrar as versões modernas de 2 fachos, mas neste caso, o acabamento em tecido dá um toque mais suave a peça;
- A versão remete muito ao estilo campestre e até aos antigos suportes de parede para velas.
Mais fotos
Coloniais
As casas coloniais são conhecidas não só dos casarões históricos, mas algumas de suas características já fazem parte de projetos arquitetônicos. E se a intenção é manter esta estética, a iluminação que lembra um antigo postinho de luz, mas neste caso na parede, é a melhor aposta para seguir o estilo.
A estrutura de ferro com paredes de vidros é a mais utilizada pelo estilo colonial, e neste caso a iluminação vai além do acessório de parede, e também combina com o pendente que segue o mesmo estilo, garantindo assim, harmonia em todo o projeto.
Para este projeto, o estilo arquitetônico colonial nem é tão presente, mas a o uso do item também pode ser combinado a outros estilos, como mostra a casa. A ideia aqui foi deixar a estrutura das luminárias com a cor branca, de modo a manter a sintonia com a proposta e suavizar o item.
Algumas versões da arandela colonial são estes modelos:
- A estrutura de ferro fundido é clássica, e dá grande destaque ao estilo arquitetônico seguido;
- Diretamente fixada na parede, esta versão tem vidros jateados, o que não permite a visão nítida da lâmpada;
- Aqui o modelo é bem similar a versão colonial tradicional, mas neste caso há o uso da vela, o que deixa a peça mais delicada.
Mais fotos
Fotos de fachadas iluminadas com arandelas
Nesta fachada, o projeto moderno é marcante e pode ser visto pelo telhado embutido, pé direito duplo e uso de pedras decorativas. Neste ponto em que há a utilização das pedras, há também o uso da arandela de dois fachos, o que garante destaque a área e mantém um toque acolhedor a tendência contemporânea do lar.
Seguindo a tendência colonial, aqui a fachada é composta por portas de madeira com vidros que são intercaladas pelas luminárias de parede. Apesar do item ser apenas um detalhe, o modelo de metal fixo na parede é capaz de valorizar o projeto e aumentar as referências para o estilo colonial.
Para o projeto da casa rústica, como esta fachada, a aposta foi de usar os elementos de iluminação externa ao entorno de todo o andar térreo, e a escolha foi por um modelo que mescla estrutura de madeira com fibras naturais, dando esse toque campestre a luminária e mantendo harmonia com o restante do projeto.
Variando um pouco para a fachada de trás da casa, a ideia para estre projeto moderníssimo e lindo, foi de incluir a iluminação com dois feixes de luz, que refletem tanto na parte de cima, como na parte de baixo da luminária. O item foi instalado nas colunas, o que garantiu um visual clean e moderno para a estrutura de sustentação da obra.
Aqui o projeto é de uma casa com piscina, e o uso das arandelas modernas com dois fachos garantem o visual contemporâneo do projeto. A aposta pela luz branca foi ideal para manter o visual moderno e combinar com a pintura clara da casa, e desse modo a tendência moderna também ganhou destaque. Ao mesmo tempo, a casa também ganhou outros pontos de iluminação, como as luminárias decorativas em torno da piscina.
Mais fotos
Agora que você já sabe como usar as arandelas externas como elementos decorativos, é hora de acrescentar o item a obra e dar um toque mais aconchegante no projeto.