Casa Sustentável Ecológica: Vantagens e projetos incríveis!
O conceito de uma casa sustentável ecológica está cada vez mais em alta, uma forte tendência que chama a atenção de arquitetos e outros profissionais no mundo inteiro. A definição básica e prática desse projeto é construir pensando sempre no meio ambiente, otimizando todos os princípios de reaproveitamento em cada etapa. Para conhecer mais, acompanhe o post e confira ideias incríveis!
O que é? Como funciona?
Respeitar o meio ambiente, proporcionar o bem estar dos moradores, reaproveitar materiais e usar todos os conceitos de sustentabilidade a fim de garantir que todos os recursos funcionem da melhor forma possível são algumas das características de uma casa sustentável ecológica.
É cada vez mais comum encontrar projetos desse tipo nas áreas urbanas, como forma de popularizar a arquitetura verde, dando uma cara nova às cidades cinzas e indo contra o ideal de construções desordenadas, com desperdício e sem pensar no impacto que podem causar no futuro.
Especialistas consideram que o princípio de uma casa sustentável ecológica é relativamente novo, ganhando força a partir do século XXI, com a percepção de que problemas como aquecimento global estavam tomando uma proporção jamais vista, como uma verdadeira ameaça à Terra. A ideia, então, foi começar a pensar em novas alternativas para acabar com o desgaste de recursos para frear esses fenômenos naturais.
A construção desse tipo de casa analisa todos os fatores a fim de aproveitá-los, tanto a característica do terreno e local quanto a natureza ao redor. A ideia é essa, ir além e buscar todas as formas de reaproveitamento.
Muitos profissionais brasileiros têm se inspirado em ideias recorrentes da Europa e dos Estados Unidos para incorporar em novos projetos, ainda mais com ótima disponibilidade de materiais que temos por aqui. Assim, esse conceito começou a chamar a atenção de várias pessoas e das autoridades, que visam implantar cada vez mais a opção em moradias populares, tanto para reduzir os impactos com o ambiente quanto para economizar.
Algumas características desses projetos contemplam o reaproveitamento da água das chuvas, uso de energia solar, telhados verdes e jardins verticais, iluminação natural, geração de pouco lixo e esgoto, construção rápida e com otimização de materiais, reutilização e reciclagem de recursos.
É cada vez mais comum encontrar uma série de inspirações contemporâneas de casa sustentável. Além de ecologicamente correta, ela ainda é barata e resistente: uma ótima alternativa que pode virar regra no futuro – torço para isso!
Vantagens e Desvantagens
Vantagens de uma casa sustentável ecológica:
- São mais econômicas, construídas rapidamente (em relação a uma casa convencional) e com otimização de recursos, respeitando sempre o meio ambiente;
- É pensada para o bem-estar dos moradores, considerando toda a natureza ao redor do local;
- Os materiais de construção são quase sempre reutilizáveis e reciclados;
- Todas as madeiras são certificadas, de origem legal e altamente resistentes;
- A iluminação é um ponto alto de uma casa sustentável ecológica, pensando sempre na luz solar também como geração de energia elétrica e aquecimento em dias mais frios;
- O sistema hidráulico também visa a otimização com o armazenamento e uso de água da chuva, a fim de evitar o desperdício;
- Já no sistema térmico, abre-se mão de opções como ar condicionado para dar preferência ao telhado verde, aumentando também o uso de alternativas naturais ao redor da casa para reduzir o calor;
- A ideia é não gerar qualquer tipo de poluição ou desgaste ao meio ambiente, por isso, cada sistema é pensado exclusivamente para render algum benefício à construção e às pessoas.
A bioconstrução busca harmonizar tecnologia, estética e funcionalidade com o ambiente, seja rural ou urbano, com soluções práticas para garantir uma edificação sustentável e promover a saúde e bem-estar humano, com o máximo de fontes reutilizáveis e com foco total na energia limpa.
Desvantagens de uma casa sustentável ecológica:
- Alguns projetos podem ter vida útil menor quando comparados às construções convencionais, ou seja, a durabilidade não é tão alta;
- Ainda não é popular, sobretudo aqui no Brasil. Só agora que esse conceito de casa sustentável ecológica começa a ganhar força por aqui, mas muito aquém do ideal;
- Faltam investimentos tanto do governo quanto das construtoras e especialistas para fazer com que esse projeto vire realidade de modo eficiente;
- São poucas empresas que se preocupam com esse método, já que é mais vantajoso continuar nos tipos convencionais, que demandam menos estudos e estratégias de reaproveitamento/reciclagem.
Projetos de Casa Sustentável Ecológica
Muitos projetos de casa sustentável ecológica podem ser vistos mundo à fora. Conheça alguns conceitos que deram certo e inspiram muitas pessoas!
- Hotel ecológico na Ucrânia
Esse hotel é feito apenas de materiais como barro, pedra e madeira, construído ao lado de um rio e próximo a uma área verde, totalmente integrado à paisagem natural e com harmonização orgânica à natureza no interior, sobretudo quanto à iluminação. O projeto é do escritório de Arquitetura Ryntovt.
- Wikkelhouse, a casa de papelão montada em apenas um dia
Todos os materiais utilizados nessa casa são 100% recicláveis. A estrutura utiliza nódulos de papelão que são integrados a outros componentes e uma super cola para resistir mais de 100 anos! O conceito é de uma empresa holandesa, que promete montar a Wikkelhouse em apenas um dia. Além disso, é versátil, a gosto do dono, ótima para pessoas que querem morar próximo à natureza com muito conforto.
- Casa de terra batida na Austrália
Um projeto simples, lindo e eficiente. Essa casa foi construída em uma região remota da Austrália, sem abastecimento de água e energia, feita especificamente para reaproveitamento de recursos e com estrutura necessária para aguentar qualquer adversidade. Entre as características, estão paredes de taipa, tanques para captar água da chuva, ventilação cruzada, iluminação natural e métodos para utilização de energia solar.
- Casa feita com materiais reciclados na Argentina
Essa iniciativa partiu de uma ONG para a construção e uma casa sustentável ecológica na cidade de Ushuaia, sul da Argentina, usando materiais reciclados, como pneus, garrafas PET, latas de alumínio e vidro. Feita por voluntários, conta também com captação de energia solar e eólica, técnicas de isolamento térmico e reaproveitamento da água da chuva.
- Casa sustentável brasileira econômica e que fica pronta em 6 dias
O projeto de casa sustentável brasileira é inspirado em um padrão europeu, com construção baseada na nanotecnologia, pronta em apenas 6 dias e 25% mais barata. Possui isolamento térmico, materiais resistentes à água e fogo, foco no aproveitamento de água, ar e energia e alta durabilidade. As primeiras unidades foram erguidas em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Saiba mais aqui.
Fotos de casas sustentáveis ecológicas
Veja como não há limites para a criatividade e inteligência de profissionais do mundo inteiro em projetos de casas sustentáveis! São ideias realmente inspiradoras!
Qual o preço médio de uma casa sustentável ecológica?
Depende muito! Há muitos fatores a considerar, sobretudo quanto às condições do local em que será feita. Pode ser mais econômica que um tipo convencional ou com valor alto, tudo varia quanto a diversas características.
Quem constrói e vive em uma casa assim garante que há mais benefícios do que problemas, justamente porque cada detalhe é pensado individualmente, com muitos estudos e análises para que funcionem da melhor forma possível!
A ideia, agora, é que o conceito de casa sustentável ecológica fique cada vez mais popular, sobretudo aqui no Brasil. Nós merecemos viver bem em um espaço que busque uma integração total ao ambiente e com respeito à natureza, afinal, sem ela não somos nada!
Espero que tenha gostado do post e de saber mais sobre esse projeto inspirador. Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário. Para ler outras matérias legais, continue navegando no site. Até mais! 🙂