Casa Sustentável Ecológica: Vantagens e projetos incríveis!

O conceito de uma casa sustentável ecológica está cada vez mais em alta, uma forte tendência que chama a atenção de arquitetos e outros profissionais no mundo inteiro. A definição básica e prática desse projeto é construir pensando sempre no meio ambiente, otimizando todos os princípios de reaproveitamento em cada etapa. Para conhecer mais, acompanhe o post e confira ideias incríveis!

casa sustentável ecológica 1

O que é? Como funciona?

Respeitar o meio ambiente, proporcionar o bem estar dos moradores, reaproveitar materiais e usar todos os conceitos de sustentabilidade a fim de garantir que todos os recursos funcionem da melhor forma possível são algumas das características de uma casa sustentável ecológica.

É cada vez mais comum encontrar projetos desse tipo nas áreas urbanas, como forma de popularizar a arquitetura verde, dando uma cara nova às cidades cinzas e indo contra o ideal de construções desordenadas, com desperdício e sem pensar no impacto que podem causar no futuro.

Especialistas consideram que o princípio de uma casa sustentável ecológica é relativamente novo, ganhando força a partir do século XXI, com a percepção de que problemas como aquecimento global estavam tomando uma proporção jamais vista, como uma verdadeira ameaça à Terra. A ideia, então, foi começar a pensar em novas alternativas para acabar com o desgaste de recursos para frear esses fenômenos naturais.

A construção desse tipo de casa analisa todos os fatores a fim de aproveitá-los, tanto a característica do terreno e local quanto a natureza ao redor. A ideia é essa, ir além e buscar todas as formas de reaproveitamento. 

casa sustentável ecológica ideia

Madeiras legais, telhados verdes, reaproveitamento de bens naturais: tudo isso faz parte de um conceito sustentável

Muitos profissionais brasileiros têm se inspirado em ideias recorrentes da Europa e dos Estados Unidos para incorporar em novos projetos, ainda mais com ótima disponibilidade de materiais que temos por aqui. Assim, esse conceito começou a chamar a atenção de várias pessoas e das autoridades, que visam implantar cada vez mais a opção em moradias populares, tanto para reduzir os impactos com o ambiente quanto para economizar.

Algumas características desses projetos contemplam o reaproveitamento da água das chuvas, uso de energia solar, telhados verdes e jardins verticais, iluminação natural, geração de pouco lixo e esgoto, construção rápida e com otimização de materiais, reutilização e reciclagem de recursos.

É cada vez mais comum encontrar uma série de inspirações contemporâneas de casa sustentável. Além de ecologicamente correta, ela ainda é barata e resistente: uma ótima alternativa que pode virar regra no futuro – torço para isso!

Vantagens e Desvantagens

Vantagens de uma casa sustentável ecológica:

  • São mais econômicas, construídas rapidamente (em relação a uma casa convencional) e com otimização de recursos, respeitando sempre o meio ambiente;
  • É pensada para o bem-estar dos moradores, considerando toda a natureza ao redor do local;
  • Os materiais de construção são quase sempre reutilizáveis e reciclados;
  • Todas as madeiras são certificadas, de origem legal e altamente resistentes;
  • A iluminação é um ponto alto de uma casa sustentável ecológica, pensando sempre na luz solar também como geração de energia elétrica e aquecimento em dias mais frios;
  • O sistema hidráulico também visa a otimização com o armazenamento e uso de água da chuva, a fim de evitar o desperdício;
  • Já no sistema térmico, abre-se mão de opções como ar condicionado para dar preferência ao telhado verde, aumentando também o uso de alternativas naturais ao redor da casa para reduzir o calor;
  • A ideia é não gerar qualquer tipo de poluição ou desgaste ao meio ambiente, por isso, cada sistema é pensado exclusivamente para render algum benefício à construção e às pessoas.

A bioconstrução busca harmonizar tecnologia, estética e funcionalidade com o ambiente, seja rural ou urbano, com soluções práticas para garantir uma edificação sustentável e promover a saúde e bem-estar humano, com o máximo de fontes reutilizáveis e com foco total na energia limpa. 

casa sustentável ecológica projetos

Em meios urbanos, esses projetos estão cada vez mais comuns

Desvantagens de uma casa sustentável ecológica:

  • Alguns projetos podem ter vida útil menor quando comparados às construções convencionais, ou seja, a durabilidade não é tão alta;
  • Ainda não é popular, sobretudo aqui no Brasil. Só agora que esse conceito de casa sustentável ecológica começa a ganhar força por aqui, mas muito aquém do ideal;
  • Faltam  investimentos tanto do governo quanto das construtoras e especialistas para fazer com que esse projeto vire realidade de modo eficiente;
  • São poucas empresas que se preocupam com esse método, já que é mais vantajoso continuar nos tipos convencionais, que demandam menos estudos e estratégias de reaproveitamento/reciclagem.

Projetos de Casa Sustentável Ecológica

Muitos projetos de casa sustentável ecológica podem ser vistos mundo à fora. Conheça alguns conceitos que deram certo e inspiram muitas pessoas!

  • Hotel ecológico na Ucrânia

Esse hotel é feito apenas de materiais como barro, pedra e madeira, construído ao lado de um rio e próximo a uma área verde, totalmente integrado à paisagem natural e com harmonização orgânica à natureza no interior, sobretudo quanto à iluminação. O projeto é do escritório de Arquitetura Ryntovt.

casa sustentável ecológica na ucrania

casa sustentável ecológica ucrania

casa sustentável ecológica

 

  • Wikkelhouse, a casa de papelão montada em apenas um dia

Todos os materiais utilizados nessa casa são 100% recicláveis. A estrutura utiliza nódulos de papelão que são integrados a outros componentes e uma super cola para resistir mais de 100 anos! O conceito é de uma empresa holandesa, que promete montar a Wikkelhouse em apenas um dia. Além disso, é versátil, a gosto do dono, ótima para pessoas que querem morar próximo à natureza com muito conforto.

casa de papelão

Olhando assim, nem parece que essa casa é de papelão

casa sustentavel

wikkelhouse

 

  • Casa de terra batida na Austrália

Um projeto simples, lindo e eficiente. Essa casa foi construída em uma região remota da Austrália, sem abastecimento de água e energia, feita especificamente para reaproveitamento de recursos e com estrutura necessária para aguentar qualquer adversidade. Entre as características, estão paredes de taipa, tanques para captar água da chuva, ventilação cruzada, iluminação natural e métodos para utilização de energia solar.

casa australiana

casa sustentável ecológica austrália

casa sustentável ecológica australiana

 

  • Casa feita com materiais reciclados na Argentina

Essa iniciativa partiu de uma ONG para a construção e uma casa sustentável ecológica na cidade de Ushuaia, sul da Argentina, usando materiais reciclados, como pneus, garrafas PET, latas de alumínio e vidro. Feita por voluntários, conta também com captação de energia solar e eólica, técnicas de isolamento térmico e reaproveitamento da água da chuva.

casa ecologica na argentina

casa sustentável ecológica argentina

A ideia é tão incrível que não conseguimos pensar como pneus e materiais reciclados podem ser usados como materiais de construção, não é?

casa sustentável ecológica ideias

 

  • Casa sustentável brasileira econômica e que fica pronta em 6 dias

O projeto de casa sustentável brasileira é inspirado em um padrão europeu, com construção baseada na nanotecnologia, pronta em apenas 6 dias e 25% mais barata. Possui isolamento térmico, materiais resistentes à água e fogo, foco no aproveitamento de água, ar e energia e alta durabilidade. As primeiras unidades foram erguidas em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Saiba mais aqui.

casa sustentável ecológica brasileira

casa sustentável ecológica como é

casa sustentável ecológica no brasil

Se você mora na cidade de Campo Grande, vale a pena conhecer essa casa sustentável!

Fotos de casas sustentáveis ecológicas

Veja como não há limites para a criatividade e inteligência de profissionais do mundo inteiro em projetos de casas sustentáveis! São ideias realmente inspiradoras!

casa sustentável ecológica urbana

Veja que a ideia é aproveitar tudo no ambiente, seja onde for, como essa casa em cima de um rio

casa sustentável ecológica tipos

Telhados verdes para refrescar!

casa sustentável ecológica o que é

Para aproveitar a iluminação!

casa sustentável ecológica natureza

Quem não queria morar aqui? Super conceitual!

casa sustentável ecológica madeira

Casas móveis e de madeira são uma forte tendência atualmente

casa sustentável ecológica moderna

Até prédios maiores podem se valer desse projeto sustentável

casa sustentável ecológica na neve

Na neve, onde as condições climáticas necessitam de uma construção otimizada

casa sustentável ecológica natural

Um modelo simples e orgânico

casa sustentável ecológica design moderno

Quem disse que não dá para inovar no design e arquitetura?

casa sustentável ecológica construção

Além de ecológicas, elas ficam lindas visualmente!

casa sustentável ecológica como é feita

Em áreas rurais, dá para inovar bastante na construção

casa sustentável ecológica 2

Muitos hotéis ao redor do mundo se inspiram nesse conceito de casa ecológica sustentável

Qual o preço médio de uma casa sustentável ecológica? 

Depende muito! Há muitos fatores a considerar, sobretudo quanto às condições do local em que será feita. Pode ser mais econômica que um tipo convencional ou com valor alto, tudo varia quanto a diversas características.

Quem constrói e vive em uma casa assim garante que há mais benefícios do que problemas, justamente porque cada detalhe é pensado individualmente, com muitos estudos e análises para que funcionem da melhor forma possível! 


A ideia, agora, é que o conceito de casa sustentável ecológica fique cada vez mais popular, sobretudo aqui no Brasil. Nós merecemos viver bem em um espaço que busque uma integração total ao ambiente e com respeito à natureza, afinal, sem ela não somos nada!

Espero que tenha gostado do post e de saber mais sobre esse projeto inspirador. Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário. Para ler outras matérias legais, continue navegando no site. Até mais! 🙂

Você pode gostar...