+60【MODELOS DE PERSIANAS】➞ Como escolher a ideal?

Quais modelos de persianas são os mais indicados para seu projeto? Essa peça é funcional e decorativa, perfeita para qualquer cômodo da casa: sala, cozinha, quartos, enfim.

Outra vantagem é a versatilidade. Você encontra versões de diversos materiais, tamanhos e cores diferentes. Todos são fáceis de instalar e renovam o ambiente, dando um toque sofisticado e exuberante.

Sendo assim, é ideal conhecer melhor os modelos de persiana. Preparamos um guia completo com 60 fotos + dicas imperdíveis. Leia e saiba tudo!

persianas modelos

60 lindos modelos de persianas para vários ambientes diferentes!

O que é persiana?

Com certeza você já viu esse adereço em muitos ambientes. A persiana é um adereço instalado em portas e janelas para limitar ou bloquear a passagem de luz, deixando o ambiente mais aconchegante.

Funciona como uma cortina, porém é mais funcional e versátil, além de visualmente mais bonita. Possui vários design, desde os modelos verticais ou horizontais, com várias cores e formatos.

A persiana surgiu há tempos na França, por meio de panos de algodão que eram controlados por cordas. O sistema abre e fecha simples é uma das principais características desse adereço, por isso é prático e popular.

modelos de persiana

Com o tempo, as persianas evoluíram e ganharam novas composições, sobretudo em relação ao material. Atualmente, você encontra modelos de alumínio, PVC, tecidos, bambu, madeira, entre outros.

Vale destacar também os tipos mais convencionais de persianas: rolô, venezianas e romanas. Elas são dispostas de modo vertical ou horizontal e tem ótima durabilidade. Além disso, são fáceis de limpar e você mesmo pode instalar passo a passo.

persiana para quarto 1

Vários modelos de persianas protegem e deixam o ambiente mais confortável

Fotos e modelos de persianas

Pretende instalar uma peça dessas em sua casa? Então, conheça vários modelos de persianas e suas características. 

Persiana rolô

Esse é um dos modelos mais tradicionais do mercado, muito comum em escritórios e ambientes corporativos. Trata-se de uma versão horizontal e retrátil, confeccionada de tecido natural ou sintético.

Funciona por meio de roldanas manuais ou automáticas, com controle remoto. Grande parte é blecaute, ou seja, bloqueia totalmente a passagem da luz para dentro do ambiente, deixando mais confortável.

Além disso, o preço da persiana rolô é acessível, há vários tamanhos disponíveis e possibilidade de instalação em qualquer local. Por isso, é requisitada para uma série de projetos.

persiana rolo grande

persiana rolo ideias

Saiba mais sobre a persiana rolô em nosso post específico e surpreenda-se com várias fotos!

persiana rolo

Persiana romana

A persiana romana também se destaca em muitos cômodos, sobretudo em janelas de salas e quartos. Possui cordão lateral que, quando puxado, dispõe as lâminas de forma horizontal criando dobras no tecido. Por isso, é fácil de manipular.

Embora siga um padrão clássico, há estilos modernos encantadores. Ambos mantém a sofisticação típica desse modelo de persiana, considerado um dos mais elegantes do mercado. Entre as cores que mais se destacam estão as neutras, como bege e branco.

estilos de persiana romana

modelo de persiana romana

persiana romana

Persiana vertical

A persiana vertical tem recolhimento lateral ou bilateral. Do mesmo modo, funciona por sistema de rotação de lâminas e modo fixo, comum nas versões de PVC e alumínio.

Modelos verticais de persiana costumam ser grandes e avolumados, regulando perfeitamente a entrada da luz. Além disso, chamam atenção pelo conceito decorativo, semelhante a cortinas tradicionais.

ideias de persiana vertical

persiana vertical ideias

persiana vertical

Persiana horizontal

O método horizontal é o mais popular entre todos os modelos de persianas. A retração é simples, com as lâminas puxadas para cima, de fácil manipulação e possibilidade de instalar em vários ambientes.

A persiana horizontal é conhecida também como veneziana. Se destaca pela versatilidade e deixa qualquer espaço protegido e elegante, seja simples ou de grande porte.

estilo de persiana horizontal

ideias de persiana horizontal

persiana horizontal

Persiana double vision

Quais são as características de uma persiana double vision? Conforme o próprio nome indica, trata-se de um modelo fabricado com camada dupla de tecidos para facilitar o controle da luz. Assim, você pode visualizar a área externa sem precisar recolhê-la totalmente.

Os tecidos dessa persiana são sobrepostos e garante maior funcionalidade e privacidade no ambiente. O sistema abre e fecha é horizontal e de simples manipulação, na qual se destacam as cores claras.

ideias de persiana double vision

persiana double vision moderna

Saiba mais sobre a persiana double vision em nosso guia completo!

persiana double vision

Persiana blackout

A principal característica da persiana blackout (ou blecaute) é diminuir a intensidade da luz na área interna, deixando qualquer ambiente mais escuro e confortável.

Grande parte dos modelos são de grande porte, indicados para cômodos com muito espaço, como salas de estar, salas de cinema e escritórios. O sistema de bloqueio é muito eficiente, com recolhimento horizontal e aspecto liso, com tecidos grossos e sem a presença de lâminas ou dobras.

estilos de persiana blecaute

modelos de persiana blecaute

persiana blecaute

Persiana de madeira

Quando se trata do material, a persiana de madeira é a favorita de muitas pessoas. Além de funcional, se destaca pela durabilidade e traz requinte a qualquer projeto, perfeita para um estilo rústico.

Uma ideia bem interessante é combinar esse adereço amadeirado aos móveis, esquadrias e demais objetos que compõem o ambiente. Grande parte dos modelos são formados por lâminas e abrem de modo horizontal, garantindo o conforto em qualquer cômodo da casa.

persiana de madeira 5

persiana grande de madeira

persiana grande de madeira 1

Persiana de bambu

Na linha de materiais rústicos, destacamos o bambu. Persianas assim se destacam pela resistência e beleza, moldadas em grande parte de modo artesanal.

Há versões finas e grossas, adaptáveis a qualquer tipo e tamanho de porta e janela. É muito comum ver as persianas de bambu em salas de estar, em quartos com sacada, em spas e hotéis, tudo para dar um toque naturalista ao ambiente. Do mesmo modo, vale combinar com aparatos em madeira, com vasos de plantas, enfeites, etc.

lindas persianas de bambu

persiana de bambu

persiana grande de bambu

Persiana de PVC

A persiana de PVC se destaca pela variedade de cores e formatos. É um dos modelos mais populares nas lojas, pois tem um preço acessível, é fácil de instalar e manipular.

Além disso, é uma versão fácil de limpar, pois as lâminas são duras e em material lavável. As cores escuras são bem cotadas, como em azul ou preto, mas também há persianas brancas que se adaptam a qualquer estilo decorativo.

modelo de persiana PVC

persiana PVC

persiana de pvc 1

Persiana de alumínio

A persiana de alumínio é a melhor opção para a janela da cozinha, pois é fácil de limpar e combina com uma série de elementos desse cômodo, como a geladeira e eletroportáteis.

Os modelos em cinza conferem charme e elegância ao espaço, além de ter boa durabilidade e escurecer totalmente o ambiente graças às lâminas retas que têm ótimo encaixe.

Como possui vários tamanhos, também é uma boa opção para áreas externas, pois não sofre tanto com os efeitos do sol e da chuva. Há quem use em sacadas e na entrada da casa, principalmente em aberturas de vidro, tudo para manter a privacidade e segurança dos moradores.

persiana de aluminio

persiana grande de aluminio linda

persiana grande de aluminio

persiana horizontal de aluminio

Persiana elétrica

Quem busca praticidade pode comprar uma persiana elétrica. O funcionamento é via controle remoto, proporcionando comodidade ao usuário.

Esse tipo também é recomendado para áreas com janelas e portas grandes, como escritórios, estabelecimentos, coberturas e salas com grandes sacadas.

A persiana é acionada e se eleva de modo horizontal, além de contar em grande parte com o sistema blecaute e tons neutros, como branco e off white. Uma versão moderna e perfeita para qualquer projeto.

linda persiana eletrica

persiana eletrica grande

persiana grande eletrica

Persiana para sala

Toda sala precisa de uma persiana. Você pode escolher qualquer modelo, desde que cumpra sua função e mantenha a área interna totalmente aconchegante, camuflando a luz que vem de fora.

Uma dica é adaptar a persiana ao estilo decorativo do ambiente. Se rústico, vale instalar um modelo de madeira. Já a versão de PVC fica ótima em conceitos modernos. O equilíbrio faz toda a diferença e valoriza seu projeto.

Para saber mais e ver muitas fotos, leia nosso post completo sobre persiana para sala

linda persiana para sala

modelo de persiana para sala

persiana para sala

persianas modelos de persianas

Persiana para quarto

Em vez de instalar uma cortina grande, vale escolher uma persiana para quarto. O adereço fica ótimo em qualquer composição: quartos de casal, de solteiro e infantil.

Nesse caso, as versões de tecidos diferentes são boas apostas, em cores adaptáveis ao conceito decorativo, de modo que deixe o ambiente harmônico e exuberante.

Além de toda a funcionalidade, a persiana também pode trazer mais elegância a qualquer cômodo. Invista em uma versão que una resistência e beleza.

persiana branca para quarto

persiana para quarto de casal

persiana para quarto infantil

A versatilidade dos modelos de persianas é vista em muitos quartos diferentes. São tantos tipos que fica até difícil escolher.

persiana para quarto

persianas para quarto

Persiana para cozinha

Na cozinha, as persianas devem ser instaladas nas janelas. Nesse caso, os modelos de alumínio e PVC são recomendados. São fáceis de limpar, por isso ficam livres de gordura e poeira facilmente. Você pode passar um pano úmido e até lavar.

Cores neutras combinam com grande parte dos projetos: cinza, branco, preto e bege. Você pode comprar sob medida e adaptar perfeitamente a móveis e outros aparatos do ambiente.

cozinha com persiana

persiana para cozinha marrom

persiana para cozinha


Onde comprar persianas? De modo geral, você encontra todos os modelos de persianas em lojas de decoração e materiais de construção. O preço varia conforme o material, formato e tamanho – de 100 a 500 reais, na média. Algumas dicas: Leroy Merlin, Fácil Persianas, Classic Persianas, Etna, Mercado Livre, MadeiraMadeira.

Enfim, esperamos que tenha gostado do nosso guia com tudo sobre persianas. Tem alguma dúvida? Deixe um comentário. Aproveite e compartilhe também. Até mais.

Você pode gostar...