Esquadria de Alumínio – Como Cuidar, Preços & Principais Vantagens!

Toda porta e janela precisa ter uma esquadria. Esse material é excelente para acabamentos, produzido em uma diversidade de materiais, da madeira ao ferro, do PVC à esquadria de alumínio, tema do nosso post. Se você precisa saber tudo sobre esse tipo tradicional, acompanhe as informações e não perca nenhum detalhe.

Esquadria de alumínio

Esse tipo de esquadria é super usual e adequado para muitos conceitos diferentes

Quando você está no meio de uma obra ou reforma, muito se fala em esquadria, denominado uma abertura ou um tipo de armação fixa, há várias definições feitas por diferentes profissionais. O fato é que são essenciais para qualquer casa e projeto.

Como é primordial ficar a par de tudo que é necessário para uma construção econômica e eficiente, vale muito a pena saber tudo sobre esse tipo de acabamento e qual é o mais indicado para sua casa. Estamos destacando a esquadria de alumínio por ser um padrão convencional e popular, utilizado em larga escala em muitos locais. Conheça melhor e confira muitas fotos para ter uma ideia de como é essa estrutura e se é um bom investimento para seu planejamento.

Sobre a Esquadria de Alumínio

O que é?

A esquadria é um item indispensável em toda construção e projeto decorativo. Essa abertura comum em portas e janelas é essencial no acabamento e segue uma variedade de modelos, seja comprada pronta ou feita sob medida de acordo com sua instalação.

Além do design, muda o material e a cor, sendo a versão de alumínio uma das mais tradicionais – por ser um material inoxidável, leve, fácil de instalar e limpar, com muitos tons e com uma durabilidade admirável. O preço também é acessível, compensando bastante devido a tantas vantagens e funcionalidades.

A resistência é uma das características principais da esquadria de alumínio. É um tipo de material que não oxida, não enferruja e é livre de problemas como corrosão e maresia, sendo uma opção interessantíssima para projetos praianos e a beira-mar – assim como centros urbanos em que há muita poluição.

Vale a dica: se você utilizar parafusos ou acessórios de ferro ou aço, é possível que o alumínio enferruje, justamente por causa da associação com o outro material. É curioso, porém atestado por muitos especialistas.

Outro benefício do alumínio é a facilidade na limpeza e manutenção. Basta usar água e sabão para deixar a estrutura com um visual excelente. Além disso, dispensam pinturas e garante um aspecto exuberante ao ambiente, com a possibilidade de inovar nos acabamentos, nas cores e na associação com outros adereços – como persianas e vidro.

 esquadria de alumínio

A esquadria de alumínio é impermeável e estanque, por isso é uma opção relevante em muitos projetos atuais. Além disso, chama atenção pela versatilidade e beleza

Quanto Custa? #preço

O preço da esquadria de alumínio é um fator atrativo para muitas pessoas. Uma estrutura nova para a instalação de uma janela convencional (120 x 150 cm) custa de 1000 a 1500 reais, chamando atenção pela qualidade e todas as características do material que já listamos.

Todavia, é bom salientar que o valor oscila conforme as medidas e demais fatores particulares. Cada projeto é único. Para a fachada de comércios, por exemplo, há esquadrias enormes. Já em uma casa pequena que precisará apenas do básico, uma esquadria de alumínio comum dá conta do recado perfeitamente. De qualquer forma, as vantagens serão as mesmas para todos os casos.

Esquadria de alumínio

A esquadria branca é eclética e cai bem em qualquer perspectiva decorativa

Cuidados

O alumínio é um material resistente, mas necessita de cuidados para que tenha uma durabilidade excelente. A manutenção não precisa ser recorrente, mas é sempre bom observar o aspecto da estrutura, focar em uma limpeza frequente – pelo menos uma vez por mês e ficar atento em qualquer adversidade na estrutura.

Atente-se a algumas dicas e cuide bem de sua esquadria de alumínio:

  • Evite que gesso, cimento, tintas, cal e demais produtos respinguem na esquadria. Caso isso aconteça, limpe imediatamente usando um pano úmido.
  • O alumínio pode empoeirar com facilidade, por isso vale lavar com frequência usando água e sabão. Em muitos casos, passar uma flanela também resolve esse problema.
  • Nunca passe palha de aço ou materiais que possam “cortar” ou riscar a superfície.
  • Caso caia óleo, graxa ou opções similares, é necessário passar um solvente para removê-lo.
  • Produtos abrasivos como removedores ou tíner não são indicados. Evite.
Esquadria de alumínio

Qualquer projeto fica deslumbrante com esse acabamento!

Principais Vantagens e Desvantagens

Listamos as principais vantagens e desvantagens da esquadria de alumínio para você definir se essa estrutura é interessante para seu projeto. Tenha em mente que nenhum material será perfeito, há sempre fatores a se atentar. Por isso, vale fazer boas pesquisas e considerar a visão de especialistas antes de decidir. Entre as vantagens podemos citar:

  • A durabilidade do material, muito resistente contra oxidação, corrosão e ferrugem;
  • A leveza e a beleza do alumínio, uma opção adequada para portas, janelas e demais aberturas;
  • O preço, bem menor que outras alternativas – como a madeira;
  • A facilidade de manutenção e limpeza;
  • A versatilidade nas cores, no design e na associação com outros materiais/acessórios;
  • Aspecto agradável, bonito e perfeito para qualquer projeto.

Há algumas desvantagens também que você precisa saber:

  • Você não conseguirá mudar a cor, ao menos que encontre alguma forma de customizar – com adesivos, por exemplo. Mas é bom ter em mente que não dá para pintar;
  • O alumínio revela um visual mais “volumoso” e não tão discreto quanto a madeira ou o vidro;
  • Não é tão isolante, precisa de selantes e materiais extras para aumentar sua condensação;
  • Pode rachar ou riscar facilmente caso você utilize produtos corrosivos ou cortantes. Por isso, é fundamental se atentar à limpeza de sua esquadria de alumínio.
Esquadria de alumínio

Que tal se inspirar nessas ideias para sua casa, chácara, prédio, comércio ou qualquer estabelecimento?

É interessante conhecer todos os detalhes da esquadria de alumínio para analisar e perceber se essa abertura é adequada para sua construção ou reforma. Pelas fotos também é possível ter uma boa ideia de como fica a instalação da estrutura!

Fotos e Modelos de Esquadria de Alumínio

Confira agora muitas fotos e modelos de esquadria de alumínio que servem de inspiração para sua obra. Selecionamos os melhores tipos, conheça todos detalhadamente e veja como mudam conforme a cor e demais características.

Branco

A esquadria de alumínio branca é a mais convencional, recomendada para dar exuberância a qualquer projeto moderno, seja em uma decoração minimalista ou industrial. É muito popular em casas tradicionais e estabelecimentos. Versátil, branco é uma cor neutra que combina com todos os tons e uma diversidade de materiais e objetos.

Esquadria de alumínio branca

Esquadria de alumínio para escritórios

Esquadria de alumínio branca

Veja como fica a janela com a esquadria branca e o vidro instalado

Esquadria de alumínio branca

Em aberturas para apartamentos e locais grandiosos

Esquadria de alumínio branca

Esquadria de alumínio branca na janela de cozinha

Esquadria de alumínio branca

Uma visão externa da esquadria nas portas principais de uma casa

Esquadria de alumínio branca

E uma visão interior da esquadria com o vidro

Esquadria de alumínio branca

Você pode utilizar a esquadria em todas as portas de janelas em seu projeto

Esquadria de alumínio branca

O formato muda conforme a perspectiva de sua janela

Esquadria de alumínio branca

A esquadria de alumínio em portas é uma opção perfeita para chácaras

Esquadria de alumínio branca

Instale um vidro e você terá uma bela visão exterior

Bronze

A versão de bronze é super arrojada e bacana para utilizar em uma decoração contemporânea e industrial. O acabamento e o aspecto desse tom dá um toque sofisticado à esquadria e toda a estrutura, seja para uma janela ou uma porta de entradas, sacadas, etc.

Esquadria de alumínio bronze

Veja como o bronze revela lindas nuances em sua decoração

Esquadria de alumínio bronze

Veja só que lindo esse acabamento para escritórios e comércios

Esquadria de alumínio bronze

Um modelo tradicional com vidro

Esquadria de alumínio bronze

Esquadria de alumínio bronze para apartamentos

Esquadria de alumínio bronze

Uma porta básica para uma casa simples

Esquadria de alumínio bronze

Utilize a esquadria de alumínio em todas as aberturas, atente-se ao padrão e ao design para que seu projeto saia impecável

Esquadria de alumínio bronze

Janelas de pia pedem uma esquadria caprichada

Marrom

O marrom é um tom mais fraco e não tão destacado como o bronze, ideal para quem gosta de projetos discretos e versáteis. Fica ótimo em perspectivas rústicas e modernas! Uma dica é usar esse padrão em empreendimentos e residências litorâneas, fica bem interessante e equilibrado!

Esquadria de alumínio marrom

Veja como o marrom combina bem com outras cores neutras

Esquadria de alumínio marrom

Esquadria de alumínio marrom à beira-mar

Esquadria de alumínio marrom

Na entrada de prédios é uma opção bem convencional

esquadria marrom

Um panorama da sala com a porta e a janela com esquadria de alumínio

esquadria marrom

Em complemento à casa de madeira

esquadria marrom

Na varanda de uma chácara, em complemento com o vidro

Imitando Madeira

A esquadria de alumínio com acabamento que imita madeira está cada vez mais popular. Se você não pode investir nesse material, essa é uma opção primorosa e econômica. O aspecto é tão impressionante que poucos perceberão que se trata de alumínio. Veja as imagens para ter uma noção.

esquadria de alumínio imitando madeira

Somente de perto você perceberá que é alumínio

esquadria de alumínio imitando madeira

Em um projeto com linhas rústicas

esquadria de alumínio imitando madeira

O acabamento é perfeito e exuberante

esquadria de alumínio imitando madeira

Há desde um tom mais claro até o mais escuro

esquadria de alumínio imitando madeira

Esse padrão leva sofisticação a qualquer conceito

esquadria de alumínio imitando madeira

O aspecto rústico e requintado impressiona!

esquadria de alumínio imitando madeira

Em uma janela simples com vidro e persiana

Com vidro

Toda esquadria de alumínio depende de um vidro para que fique com a instalação completa e um ótimo aspecto. Veja algumas imagens com alternativas simples ou super estruturadas – a versatilidade dessa composição permite sua utilização em muitos casos!

Esquadria de alumínio com vidro

Esquadria de alumínio com vidro para sacadas

Esquadria de alumínio com vidro

Olha só que projeto lindo e harmônico!

Esquadria de alumínio com vidro

Um design lindíssimo e sofisticado

Esquadria de alumínio

O design da porta altera bastante, aposte em uma esquadria mais fina e discreta

Esquadria de alumínio com vidro

Para casas modernas e exuberantes

Esquadria de alumínio com vidro

Esquadria de alumínio com vidro em chácara

Com persiana embutida

Por fim, apresentamos algumas fotos de esquadria de alumínio com persiana embutida. Além do vidro, você pode aderir a esse acessório para proteger sua janela, evitar a claridade, entre todas as características dessa estrutura. O resultado é bem bacana!

Esquadria de alumínio com persiana

Esquadria de alumínio com persiana para sacada

Esquadria de alumínio com persiana

A persiana oscila conforme o formato e o tipo também

Esquadria de alumínio com persiana

Em janelas de obras convencionais

Esquadria de alumínio com persiana

A persiana pode ser colocada nas janelas principais da casa

Esquadria de alumínio com persiana

A melhor indicação para utilizar a persiana na esquadria é em sacadas


E aí, o que achou da esquadria de alumínio? É interessante para sua obra ou reforma? Conte suas impressões pra gente e deixe suas dúvidas. Esperamos que tenha gostado, boa sorte e até mais!

Você pode gostar...